Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Aberturas dos grandes sucessos do Benedito Ruy Barbosa


        Benedito Ruy Barbosa  foi  o autor escolhido para substituir João Emanuel Carneiro no horário nobre global. O Autor que já tinha se conformado com a trama de Velho Chico no horário das seis, agora vai poder alcançar ainda mais telespectadores  com a magia  da sua história sobre o Rio São Francisco.
        Para comemorar a volta do autor ao horário nobre, o post de hoje vai relembrar 12 aberturas de novelas do Benedito que marcaram a história da teledramaturgia nacional.

Os Imigrantes (Bandeirantes/1981)

        Os Imigrantes foi o primeiro grande sucesso do autor Benedito Ruy Barbosa. A novela falava da imigração, um assunto  sobre o qual  Benedito sabe escrever como poucos. A novela é a segunda maior em número de capítulos, foram 459 em suas seis fases. A Abertura acima é a da primeira fase e mostra imagens reais de imigrantes chegando ao Brasil, mesclada com cenas da trama que marcou a teledramaturgia nacional.

O Feijão e o Sonho (Globo/1976)
feijaoeosonho_logo


    Com  O Feijão e O Sonho,  novela baseada no romance de Orígenes Lessa, o horário das seis global começava abandonar o romantismo e as ilusões do século passado e primava pela realidade. Na abertura da trama, imagens dos atores desenhadas a lápis num fundo colorido enchiam  diariamente nossa tela. 



À Sombra dos Laranjais (Globo/1977)
sombradoslaranjais_logo

              O Mágico mundo do circo foi retratado na trama adaptada do conto de Viriato Correa para a Tv, a charmosa novela À Sombra dos Laranjais (1977) . A Novela foi adaptada por Sylvan Paezzo  até o capítulo 31, e Benedito Ruy Barbosa assumiu a trama até o seu final.
               Ary Fontoura foi o grande astro e destaque da trama vivendo o personagem Tomé, um homem triste com várias desilusões amorosas que sofreu  no decorrer da vida;   e o Palhaço Estopim. Esse contraponto do personagem de Ary Fontoura que foi usado para ilustrar a abertura da novela, que trazia um homem com uma expressão de tristeza se transformando em um palhaço cheio de graças.  A Música “O Circo”, aquela que virou tema das apresentações circense que começa com a frase “Vai , Vai, Vai começar a brincadeira...” Vocês lembram? Foi gravada por Marília Barbosa  que vivia a personagem Ritoca na novela.


Cabocla (Globo/1979)
cabocla79_logo



        Em Cabocla, Benedito Ruy Barbosa explorou o tema que mais gosta: A Vida rural. A novela transformou em estrelas o casal de protagonistas vividos por Glória Pires e Fábio Jr. A Abertura da trama trazia Glória Pires mescladas com imagens do campo ao som de “Mágoas do Caboclo” na voz de Nelson Rodrigues.


Paraíso (Globo/1982)
paraiso82_logo



        Em 1982, foi encomendado a Benedito Ruy Barbosa uma novela que pudesse alavancar a audiência do horário que estava sendo tirada pelo programa “O Povo na Tv” que o SBT exibia na época. O programa entre muitas coisas sugerias ao telespectador  que pusessem um copa d´agua em cima da tv para que um Padre benzesse.
        Benedito Ruy Barbosa pensou : “Para concorrer com água benta, só casando o filho do Diabo com uma santa”. Assim nasceu Paraíso, a trama que contava a história de Zeca (Kadu Moliterno), um rapaz tido com o filho do Diabo, depois de uma promessa feita por seu pai, e Santinha (Cristina Mullins), menina prometida pela mãe desde  nascença para virar freira.

        A Abertura da trama trazia Kadu Moliterno e Cristina Mullins, ambos  no auge da beleza, ao som de “Promessas Demais”  na voz do Ney Matogrosso, em algumas imagens  tiradas da novela.



Voltei pra Você (Globo/1983)
volteipravoce_logo


       
        Voltei pra Você foi outra trama do Benedito no horário das seis. Infelizmente a trama ficou devendo muito se comparada à Cabocla (1979) e Paraíso (1982),  mas valeu pela divulgação da bela cidade de São João Del Rei,  nas Minas Gerais,  onde se passava a trama. Na abertura as belas locações da cidade eram mostradas através de passos de um casal que se encontravam no final do vídeo. Os sapatos que os jovens usavam na abertura viraram moda em todo o Brasil. A música tema  foi cantada pelo cantor João Paulo.


Sinhá Moça (1986)
sinhamoca86_logo



        Na trama, de Sinhá Moça, Lucélia Santos  deu vida a personagem título e Rubens de Falco novamente seu algoz,  tal qual em Escrava Isaura (1976), do Gilberto Braga, só que em Sinhá Moça ele era seu pai, o Barão de Araruna.
        No vídeo de abertura  um leque de uma sinhá daquele século  cortava as cenas onde eram mostradas as grandes fazendas de café, a moeda da época.
        Como tema de abertura a música “Pra não Mais Voltar” na voz da Fafá de Belém. A música  era uma composição da cantora Maysa, mãe do  Jayme Monjardim que dirigiu a trama.
        A Música logo virou sucesso,  com direito a clip no Fantástico protagonizado por Fafá de Belém , esbanjando sensualidade e talento.


Pantanal (Manchete/1990)
pantanal_logo



Em 1990 a nudez e sensualidade que iria ajudar muito no sucesso de Pantanal, novela  do autor Benedito Ruy Barbosa,  exibida pela Rede  Manchete e que abalou a homogenia global, já era mostrada logo em sua abertura.

        O Vídeo de abertura trazia Nani Venâncio no auge da sua beleza se transformando em pantera completamente nua. A Abertura mostra inclusive um nu frontal da então modelo, algo impensável para os atuais padrões de hoje. O SBT teve até  que criar uma nova abertura quando reprisou a trama em 2008.


Renascer (Globo/1990)
renascer_logo

        “La i alá, u lelê ...”   Era com esse canto de guerra que a novela Renascer nos era apresentada todos os dias. Ao som de “Confins” da Banda Batacoto em parceria com Ivan Lins.
        O Sucesso que marcou a volta do Benedito Ruy Barbosa à Globo e sua chegada ao horário nobre da emissora, mostrava em sua abertura o contraponto entre a vida rural das fazendas de cacau no sertão baiano e a metrópole.

O Rei do Gado (Globo/1997)
reidogado_logo

          “Sou desse chão, sou peão laçador, no sertão sou senhor...”

        Quem  lembra dessa refrão?  Ela faz parte da música “Rei do Gado”,  cantada pela banda Orquestra da Terra especialmente para a abertura da novela O Rei do Gado, no ar pela Globo entre 1996 e 1997.

        A Novela é um dos grandes sucessos do autor Benedito Ruy Barbosa no horário nobre e foi protagonizada por Antônio Fagundes e Patrícia Pillar.  Sua segunda reprise no Vale a Pena Ver de Novo este revitalizou o horário de reprises da Globo.

        A abertura trazia as imagens das fazendas de gado do Rei, título da trama, levadas em comitiva pelo Brasil afora. No final o boiadeiro em forma de ouro se transforma na imagem de Antônio Fagundes, e o logotipo da trama é marcado em fogo na tela.

Terra Nostra (Globo/1999)
terranostra_logo

            Terra Nostra foi um marco para a história atual da teledramaturgia. Benedito Ruy Barbosa  que é um perito em escrever sobre imigração estava em sua melhor forma.
     Só pela abertura a novela já dizia a que vinha. Imagens em preto e branco da partida dos italianos para o Brasil, gravadas no porto de Southampton , e  a  travessia dessas famílias dentro do barco   eram mescladas pelo verde dos olhos de Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda, protagonistas da trama.
      O Dueto inesquecível entre Aguinaldo Timóteo e Charlotte Church em “Tormento D´Amore” que era  o tema de abertura,  emocionou o Brasil inteiro. A Música foi o carro chefe do CD da trilha.
       
 Meu Pedacinho de Chão (Globo/2014)
meupedacinho14



        O Remake de Meu Pedacinho de Chão, sucesso do autor, reescrito em 2014  pelas suas filhas Edilene e Edmara Barbosa, surpreendeu a todos e foi marcado pelo sucesso no horário das seis.
        O Universo rural da primeira versão ganhou ares lúdicos que encheram os olhos dos telespectadores, e  era exatamente esse clima que a abertura trazia, já nos deixando familiarizados com a trama.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Vídeo : You Tube

         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa