Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Meu Bem Meu Mal (1990)



        Esta semana o blog vai falar novamente de  obra no horário nobre do autor Cassiano Gabus Mendes. Na semana passada foi Champagne (1983)  e hoje vou  falar de Meu Bem Meu Mal , a segunda e última novela do autor no horário nobre , que está completando 25 anos de estreia.
        Com Meu Bem Meu Mal o autor resolveu não arriscar e logo declarou que não mostraria nada de novo. Assim Meu Bem Meu Mal foi realmente uma novela das oito, diferente de Champagne que tinha uma espinha dorsal de novela das sete apresentada no horário das oito.


        Cassiano apresentou um leque de clichês e ganchos que fizeram o público logo se interessar pela trama, que conseguiu aos poucos se firmar no horário. Personagens passionais e dúbios que mostravam novas facetas a cada virada da trama aguçaram o interesse do público.  


        A novela conta a história  Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte), sócio majoritário da Venturini Designers, é obrigado a conviver com Ricardo Miranda (José Mayer) que detém 30 por cento das ações da empresa e representa o adultério de sua falecida mulher. Ricardo mantém um caso secreto com Isadora Venturini (Silvia Pfeiffer ), a viúva do filho de Dom Lázaro,  também acionista e odiada por ele. Mas tanto Ricardo quanto Isadora são vítimas do ódio de outras pessoas.
        Além da cena do “Eu Prefiro Melão” , em que Dom Lázaro depois de sofrer um infarto quando descobre o caso de Isadora com Ricardo, volta a falar; outra cena marcante também é o primeiro encontro entre Isadora e Ricardo, quando o telespectador depois de pensar que ambos se odiavam, pois fingiam brigar  até então, descobriam que eles eram amantes. Como na época ainda sem a internet tão divulgada, o romance escondido dos personagens ainda não havia vazado para imprensa,  a cena mesmo apresentada nas chamadas do capítulo do dia,  foi chocante.

Nívea Maria, Jorge Dória e Lídia Brondi
        Outras tramas paralelas também ajudaram no sucesso de Meu Bem Meu Mal. Como a vingança de Berenice, personagem da Nívea Maria. Depois de ver a filha humilhada por Isadora, quando esta exige que Fernanda (Lidia Brondi) abandone seu filho Marco Antônio (Fábio Assumpção), ela resolve armar um plano, transformando o pobretão Doca (Cássio Gabus Mendes) em um rico milionário  para seduzir a queridinha filha  da sua inimiga. A Vingança rendeu muitas situações engraçadas com o Doca de Carlos Eduardo Costa Brava e a Ariclê Perez, fazendo a chiquérrima Rose  Marie.

José Mayer e Adriana Esteves 
        Outra vingança também movimentou à trama. Patrícia, a personagem da Adriana Esteves, entra  na novela com o intuito de se vingar de Ricardo Miranda, o homem que destruíra a vida do seu pai. O que ela não contava  é que se apaixonaria pelo algoz. A relação dos personagens ficou tão forte que ambos terminaram a trama juntos.

Guilherme Karan e Vera Zimermann 
        Os Núcleos de humor de Meu Bem Meu Mal  renderam  ótimos momentos à trama. O jogo de sedução de Porfírio e Magda, personagens do Guilherme Karan e Vera Zimermann também  seduziu o público e transformou os personagens nos mais marcantes da novela.

Zilda Cardoso e Lima Duarte 
        Jorge Dória e Zilda Cardoso, que estreava em novelas na trama, também renderam cenas hilárias e fizeram muito sucesso. Ele era o proprietário do apartamento no qual ela morava, e viviam em pé de guerra.

        Silvia Pfeiffer famosa modelo dá década de 80 e 90 estreava em novelas na trama do Cassiano Gabus Mendes. Antes a atriz havia protagonizada a minissérie Boca do Lixo, do Silvio de Abreu. Mesmo estreando, Silvia Pfeiffer foi  a protagonista de Meu Bem Meu Mal. A Atriz/modelo sofreu uma avalanche de críticas devido sua atuação, mas nada que tenha abalado os alicerces da novela. Eu particularmente adorava a interpretação engessada da atriz, que deu um charme a mais a vilã Isadora Venturini. A frase que ela usa para afastar Fernanda, a moça pobre que pretendia se casar com seu filho Marco Antônio, nunca saiu da minha cabeça: “Esqueça Marco Antônio e a Família Venturini”.

Fábio Assumpção 
        Além de Zilda Cardoso e Silvia Pfeiffer, Meu Bem Meu Mal marcou a estreia em novelas da Globo  do atores Fábio Assumpção ,   Vera Zimermann e Mylla Crhistie.

Cássio Gabus Mendes e Lídia Brondi 
        Lídia Brondi, que viveu a Fernanda , marcou a novela como seu último trabalho. A Atriz se casou com Cássio Gabus Mendes, com quem fazia par romântico na trama e resolveu abandonar a profissão.

Capa da Trilha Nacional da Novela 
        Ísis de Oliveira se desentendeu com a produção da novela e abandonou a personagem Mimi Toleto no meio da trama. Luma de Oliveira, sua irmã, que na trama fazia a sensual Ana Maria, também deixou Meu Bem Meu Mal inesperadamente depois de descobrir sua primeira gravidez. Na trama a personagem foi assassinada por Valentina, personagem da Yoná Magalhães, por ciúmes do seu caso com Henrique. A cena da morte de Ana Maria foi gravada com a dublê de Luma  de costas, a modelo não voltou nem para gravar sua despedida do folhetim. A Globo não contava com a saída da modelo e atriz da trama, tanto que foi ela quem estampou a capa da trilha nacional da novela.
        Marcos Paulo que integrava o elenco de Meu Bem Meu Mal, acabou assumindo a direção substituindo Paulo Ubiratan. Já Maria Adelaide Amaral, convida por Cassiano para escrever a novela, integrou o grupo de escritores depois da trama  iniciada.
        Guilherme Karan que ficou imortalizado como o Mordomo Porfírio, declarou em entrevistas que as falas do personagem para a sua divida Magda eram uma espécie de alter-ego do autor. Cassiano  havia dito as mesmas coisas para uma atriz na vida real.

Capa da Trilha Internacional de MEU BEM MEU MAL 
        A trilha internacional de Meu Bem Meu Mal foi arrastada para o sucesso graças a inserção da música  “Unchained Melody” do Righteous Brothers,  também tema do filme Ghost, o grande sucesso cinematográfico daquele ano. A Música   fechou a trama na cena final em que Isadora Venturini termina sozinha. 


        Meu Bem Meu Mal vai comemorar seus 25 anos com uma volta triunfal ao Canal Viva. A emissora declarou a reprise da trama no ano de 2016. Assim vamos poder recordar e reencontrar Isadora Venturini, Dom Lázaro, Porfírio e cia.

Ficha Técnica :
Novela do Autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral : Paulo Ubiratan e Marcos Paulo
Elenco:
SILVIA PFEIFER – Isadora Venturini
JOSÉ MAYER – Ricardo Miranda
LIMA DUARTE – Dom Lázaro Venturini
CÁSSIO GABUS MENDES – Doca / Eduardo Costabrava
LÍDIA BRONDI – Fernanda
ADRIANA ESTEVES – Patrícia
MARCOS PAULO – André
YONÁ MAGALHÃES – Valentina
THALES PAN CHACON – Henrique
ARMANDO BÓGUS – Felipe
NÍVEA MARIA – Berenice
LUCIANA BRAGA – Dirce
FÁBIO ASSUNÇÃO – Marco Antônio
LIZANDRA SOUTO – Victória
MYLLA CHRISTIE – Jéssica
FRANÇOISE FORTON – Marcela
ARICLÊ PEREZ – Rosa Maria / Rose Marie
ZILDA CARDOSO – Elza
JORGE DÓRIA – Emílio
GUILHERME KARAN – Porfírio
VERA ZIMERMANN – Magda
MILA MOREIRA – Bianca
MONIQUE ALVES – Luciana
SÔNIA CLARA – Angelina
SÉRGIO VIOTTI – Toledo
MARIA ESTELA – Gigi (Gisela)
EDSON FIESCHI – João Manoel
HUGO GROSS – Zé Guilherme
MARCELO GALDINO – Jorge
JÚLIO BRAGA – Ananias
Zico
e
HERSON CAPRI – Cláudio Venturini
STÊNIO GARCIA – Argemiro
LUMA DE OLIVEIRA – Ana Maria
ÍSIS DE OLIVEIRA – Mimi Toledo
MAURO MENDONÇA
CLÁUDIA MAGNO – Eulália (amiga de Dirce)
GEORGE OTTO – namorado de Jéssica, com que ela planeja fugir
THELMA RESTON – cartomante, acompanhante de Emílio a um baile
TURÍBIO RUIZ – acompanhante de Elza ao mesmo baile
HENRIQUETA BRIEBA – beata
LÍCIA MAGNA – beata
AURICÉIA ARAÚJO – beata

Exibição : 29 de Outubro de 1990 à 18 de Maio de 1991
Capítulos : 173



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com, teledramaturgia.com, Wikipédia.com

Comentários

  1. Será a proxima novela a ser reprisada no Viva...Estou ansioso para rever a Lídia Brondi em seu ultimo personagem na TV.

    ResponderExcluir
  2. Lidia Brondi não fazia par romântico com o marido em Meu bem meu Mal! Eles fizeram par romântico em Vale Tudo de 1988.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não começam a trama juntos. Mas na reta final se apaixonam e ficam juntos !!

      Excluir
  3. Queria saber pq a Isis brigou com a produção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, na época da novela "Meu bem Meu mal", a atriz Isis de Oliveira viajou sem pedir permissão a produção e provavelmente faltou ao trabalho. Geralmente isso atrapalha todo o esquema de gravação. Ai despediram ela. Isso é o que dizem.

      Excluir
  4. Agora tá explicado pq não vemos mais a Mimi (Isis de Oliveira) e Ana Maria (Luma de Oliveira) na trama q está reprisando no canal Viva.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Ela separou do Ricardo e foi morar sozinha. Voltou a trabalhar e tinha uma amizade colorida com o André.

      Excluir
  6. Evaldiano, sabe dizer se lima Duarte dona Zilda Cardoso, poderão ser chamados para trabalhar novamente ?

    ResponderExcluir
  7. Há uma música instrumental presente nas cenas de Don Lazaro e o mordomo Porfirio, que não constou das trilhas nacional ou internacional. Na época busquei e não encontrei. Aqui também não consta. Mas ela tocava constantemente, principalmente na reta final da novela. O autor da matéria saberia informar? Grata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...