Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Meu Bem Meu Mal (1990)



        Esta semana o blog vai falar novamente de  obra no horário nobre do autor Cassiano Gabus Mendes. Na semana passada foi Champagne (1983)  e hoje vou  falar de Meu Bem Meu Mal , a segunda e última novela do autor no horário nobre , que está completando 25 anos de estreia.
        Com Meu Bem Meu Mal o autor resolveu não arriscar e logo declarou que não mostraria nada de novo. Assim Meu Bem Meu Mal foi realmente uma novela das oito, diferente de Champagne que tinha uma espinha dorsal de novela das sete apresentada no horário das oito.


        Cassiano apresentou um leque de clichês e ganchos que fizeram o público logo se interessar pela trama, que conseguiu aos poucos se firmar no horário. Personagens passionais e dúbios que mostravam novas facetas a cada virada da trama aguçaram o interesse do público.  


        A novela conta a história  Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte), sócio majoritário da Venturini Designers, é obrigado a conviver com Ricardo Miranda (José Mayer) que detém 30 por cento das ações da empresa e representa o adultério de sua falecida mulher. Ricardo mantém um caso secreto com Isadora Venturini (Silvia Pfeiffer ), a viúva do filho de Dom Lázaro,  também acionista e odiada por ele. Mas tanto Ricardo quanto Isadora são vítimas do ódio de outras pessoas.
        Além da cena do “Eu Prefiro Melão” , em que Dom Lázaro depois de sofrer um infarto quando descobre o caso de Isadora com Ricardo, volta a falar; outra cena marcante também é o primeiro encontro entre Isadora e Ricardo, quando o telespectador depois de pensar que ambos se odiavam, pois fingiam brigar  até então, descobriam que eles eram amantes. Como na época ainda sem a internet tão divulgada, o romance escondido dos personagens ainda não havia vazado para imprensa,  a cena mesmo apresentada nas chamadas do capítulo do dia,  foi chocante.

Nívea Maria, Jorge Dória e Lídia Brondi
        Outras tramas paralelas também ajudaram no sucesso de Meu Bem Meu Mal. Como a vingança de Berenice, personagem da Nívea Maria. Depois de ver a filha humilhada por Isadora, quando esta exige que Fernanda (Lidia Brondi) abandone seu filho Marco Antônio (Fábio Assumpção), ela resolve armar um plano, transformando o pobretão Doca (Cássio Gabus Mendes) em um rico milionário  para seduzir a queridinha filha  da sua inimiga. A Vingança rendeu muitas situações engraçadas com o Doca de Carlos Eduardo Costa Brava e a Ariclê Perez, fazendo a chiquérrima Rose  Marie.

José Mayer e Adriana Esteves 
        Outra vingança também movimentou à trama. Patrícia, a personagem da Adriana Esteves, entra  na novela com o intuito de se vingar de Ricardo Miranda, o homem que destruíra a vida do seu pai. O que ela não contava  é que se apaixonaria pelo algoz. A relação dos personagens ficou tão forte que ambos terminaram a trama juntos.

Guilherme Karan e Vera Zimermann 
        Os Núcleos de humor de Meu Bem Meu Mal  renderam  ótimos momentos à trama. O jogo de sedução de Porfírio e Magda, personagens do Guilherme Karan e Vera Zimermann também  seduziu o público e transformou os personagens nos mais marcantes da novela.

Zilda Cardoso e Lima Duarte 
        Jorge Dória e Zilda Cardoso, que estreava em novelas na trama, também renderam cenas hilárias e fizeram muito sucesso. Ele era o proprietário do apartamento no qual ela morava, e viviam em pé de guerra.

        Silvia Pfeiffer famosa modelo dá década de 80 e 90 estreava em novelas na trama do Cassiano Gabus Mendes. Antes a atriz havia protagonizada a minissérie Boca do Lixo, do Silvio de Abreu. Mesmo estreando, Silvia Pfeiffer foi  a protagonista de Meu Bem Meu Mal. A Atriz/modelo sofreu uma avalanche de críticas devido sua atuação, mas nada que tenha abalado os alicerces da novela. Eu particularmente adorava a interpretação engessada da atriz, que deu um charme a mais a vilã Isadora Venturini. A frase que ela usa para afastar Fernanda, a moça pobre que pretendia se casar com seu filho Marco Antônio, nunca saiu da minha cabeça: “Esqueça Marco Antônio e a Família Venturini”.

Fábio Assumpção 
        Além de Zilda Cardoso e Silvia Pfeiffer, Meu Bem Meu Mal marcou a estreia em novelas da Globo  do atores Fábio Assumpção ,   Vera Zimermann e Mylla Crhistie.

Cássio Gabus Mendes e Lídia Brondi 
        Lídia Brondi, que viveu a Fernanda , marcou a novela como seu último trabalho. A Atriz se casou com Cássio Gabus Mendes, com quem fazia par romântico na trama e resolveu abandonar a profissão.

Capa da Trilha Nacional da Novela 
        Ísis de Oliveira se desentendeu com a produção da novela e abandonou a personagem Mimi Toleto no meio da trama. Luma de Oliveira, sua irmã, que na trama fazia a sensual Ana Maria, também deixou Meu Bem Meu Mal inesperadamente depois de descobrir sua primeira gravidez. Na trama a personagem foi assassinada por Valentina, personagem da Yoná Magalhães, por ciúmes do seu caso com Henrique. A cena da morte de Ana Maria foi gravada com a dublê de Luma  de costas, a modelo não voltou nem para gravar sua despedida do folhetim. A Globo não contava com a saída da modelo e atriz da trama, tanto que foi ela quem estampou a capa da trilha nacional da novela.
        Marcos Paulo que integrava o elenco de Meu Bem Meu Mal, acabou assumindo a direção substituindo Paulo Ubiratan. Já Maria Adelaide Amaral, convida por Cassiano para escrever a novela, integrou o grupo de escritores depois da trama  iniciada.
        Guilherme Karan que ficou imortalizado como o Mordomo Porfírio, declarou em entrevistas que as falas do personagem para a sua divida Magda eram uma espécie de alter-ego do autor. Cassiano  havia dito as mesmas coisas para uma atriz na vida real.

Capa da Trilha Internacional de MEU BEM MEU MAL 
        A trilha internacional de Meu Bem Meu Mal foi arrastada para o sucesso graças a inserção da música  “Unchained Melody” do Righteous Brothers,  também tema do filme Ghost, o grande sucesso cinematográfico daquele ano. A Música   fechou a trama na cena final em que Isadora Venturini termina sozinha. 


        Meu Bem Meu Mal vai comemorar seus 25 anos com uma volta triunfal ao Canal Viva. A emissora declarou a reprise da trama no ano de 2016. Assim vamos poder recordar e reencontrar Isadora Venturini, Dom Lázaro, Porfírio e cia.

Ficha Técnica :
Novela do Autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral : Paulo Ubiratan e Marcos Paulo
Elenco:
SILVIA PFEIFER – Isadora Venturini
JOSÉ MAYER – Ricardo Miranda
LIMA DUARTE – Dom Lázaro Venturini
CÁSSIO GABUS MENDES – Doca / Eduardo Costabrava
LÍDIA BRONDI – Fernanda
ADRIANA ESTEVES – Patrícia
MARCOS PAULO – André
YONÁ MAGALHÃES – Valentina
THALES PAN CHACON – Henrique
ARMANDO BÓGUS – Felipe
NÍVEA MARIA – Berenice
LUCIANA BRAGA – Dirce
FÁBIO ASSUNÇÃO – Marco Antônio
LIZANDRA SOUTO – Victória
MYLLA CHRISTIE – Jéssica
FRANÇOISE FORTON – Marcela
ARICLÊ PEREZ – Rosa Maria / Rose Marie
ZILDA CARDOSO – Elza
JORGE DÓRIA – Emílio
GUILHERME KARAN – Porfírio
VERA ZIMERMANN – Magda
MILA MOREIRA – Bianca
MONIQUE ALVES – Luciana
SÔNIA CLARA – Angelina
SÉRGIO VIOTTI – Toledo
MARIA ESTELA – Gigi (Gisela)
EDSON FIESCHI – João Manoel
HUGO GROSS – Zé Guilherme
MARCELO GALDINO – Jorge
JÚLIO BRAGA – Ananias
Zico
e
HERSON CAPRI – Cláudio Venturini
STÊNIO GARCIA – Argemiro
LUMA DE OLIVEIRA – Ana Maria
ÍSIS DE OLIVEIRA – Mimi Toledo
MAURO MENDONÇA
CLÁUDIA MAGNO – Eulália (amiga de Dirce)
GEORGE OTTO – namorado de Jéssica, com que ela planeja fugir
THELMA RESTON – cartomante, acompanhante de Emílio a um baile
TURÍBIO RUIZ – acompanhante de Elza ao mesmo baile
HENRIQUETA BRIEBA – beata
LÍCIA MAGNA – beata
AURICÉIA ARAÚJO – beata

Exibição : 29 de Outubro de 1990 à 18 de Maio de 1991
Capítulos : 173



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com, teledramaturgia.com, Wikipédia.com

Comentários

  1. Será a proxima novela a ser reprisada no Viva...Estou ansioso para rever a Lídia Brondi em seu ultimo personagem na TV.

    ResponderExcluir
  2. Lidia Brondi não fazia par romântico com o marido em Meu bem meu Mal! Eles fizeram par romântico em Vale Tudo de 1988.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não começam a trama juntos. Mas na reta final se apaixonam e ficam juntos !!

      Excluir
  3. Queria saber pq a Isis brigou com a produção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, na época da novela "Meu bem Meu mal", a atriz Isis de Oliveira viajou sem pedir permissão a produção e provavelmente faltou ao trabalho. Geralmente isso atrapalha todo o esquema de gravação. Ai despediram ela. Isso é o que dizem.

      Excluir
  4. Agora tá explicado pq não vemos mais a Mimi (Isis de Oliveira) e Ana Maria (Luma de Oliveira) na trama q está reprisando no canal Viva.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Ela separou do Ricardo e foi morar sozinha. Voltou a trabalhar e tinha uma amizade colorida com o André.

      Excluir
  6. Evaldiano, sabe dizer se lima Duarte dona Zilda Cardoso, poderão ser chamados para trabalhar novamente ?

    ResponderExcluir
  7. Há uma música instrumental presente nas cenas de Don Lazaro e o mordomo Porfirio, que não constou das trilhas nacional ou internacional. Na época busquei e não encontrei. Aqui também não consta. Mas ela tocava constantemente, principalmente na reta final da novela. O autor da matéria saberia informar? Grata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...