Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Meu Bem Meu Mal (1990)



        Esta semana o blog vai falar novamente de  obra no horário nobre do autor Cassiano Gabus Mendes. Na semana passada foi Champagne (1983)  e hoje vou  falar de Meu Bem Meu Mal , a segunda e última novela do autor no horário nobre , que está completando 25 anos de estreia.
        Com Meu Bem Meu Mal o autor resolveu não arriscar e logo declarou que não mostraria nada de novo. Assim Meu Bem Meu Mal foi realmente uma novela das oito, diferente de Champagne que tinha uma espinha dorsal de novela das sete apresentada no horário das oito.


        Cassiano apresentou um leque de clichês e ganchos que fizeram o público logo se interessar pela trama, que conseguiu aos poucos se firmar no horário. Personagens passionais e dúbios que mostravam novas facetas a cada virada da trama aguçaram o interesse do público.  


        A novela conta a história  Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte), sócio majoritário da Venturini Designers, é obrigado a conviver com Ricardo Miranda (José Mayer) que detém 30 por cento das ações da empresa e representa o adultério de sua falecida mulher. Ricardo mantém um caso secreto com Isadora Venturini (Silvia Pfeiffer ), a viúva do filho de Dom Lázaro,  também acionista e odiada por ele. Mas tanto Ricardo quanto Isadora são vítimas do ódio de outras pessoas.
        Além da cena do “Eu Prefiro Melão” , em que Dom Lázaro depois de sofrer um infarto quando descobre o caso de Isadora com Ricardo, volta a falar; outra cena marcante também é o primeiro encontro entre Isadora e Ricardo, quando o telespectador depois de pensar que ambos se odiavam, pois fingiam brigar  até então, descobriam que eles eram amantes. Como na época ainda sem a internet tão divulgada, o romance escondido dos personagens ainda não havia vazado para imprensa,  a cena mesmo apresentada nas chamadas do capítulo do dia,  foi chocante.

Nívea Maria, Jorge Dória e Lídia Brondi
        Outras tramas paralelas também ajudaram no sucesso de Meu Bem Meu Mal. Como a vingança de Berenice, personagem da Nívea Maria. Depois de ver a filha humilhada por Isadora, quando esta exige que Fernanda (Lidia Brondi) abandone seu filho Marco Antônio (Fábio Assumpção), ela resolve armar um plano, transformando o pobretão Doca (Cássio Gabus Mendes) em um rico milionário  para seduzir a queridinha filha  da sua inimiga. A Vingança rendeu muitas situações engraçadas com o Doca de Carlos Eduardo Costa Brava e a Ariclê Perez, fazendo a chiquérrima Rose  Marie.

José Mayer e Adriana Esteves 
        Outra vingança também movimentou à trama. Patrícia, a personagem da Adriana Esteves, entra  na novela com o intuito de se vingar de Ricardo Miranda, o homem que destruíra a vida do seu pai. O que ela não contava  é que se apaixonaria pelo algoz. A relação dos personagens ficou tão forte que ambos terminaram a trama juntos.

Guilherme Karan e Vera Zimermann 
        Os Núcleos de humor de Meu Bem Meu Mal  renderam  ótimos momentos à trama. O jogo de sedução de Porfírio e Magda, personagens do Guilherme Karan e Vera Zimermann também  seduziu o público e transformou os personagens nos mais marcantes da novela.

Zilda Cardoso e Lima Duarte 
        Jorge Dória e Zilda Cardoso, que estreava em novelas na trama, também renderam cenas hilárias e fizeram muito sucesso. Ele era o proprietário do apartamento no qual ela morava, e viviam em pé de guerra.

        Silvia Pfeiffer famosa modelo dá década de 80 e 90 estreava em novelas na trama do Cassiano Gabus Mendes. Antes a atriz havia protagonizada a minissérie Boca do Lixo, do Silvio de Abreu. Mesmo estreando, Silvia Pfeiffer foi  a protagonista de Meu Bem Meu Mal. A Atriz/modelo sofreu uma avalanche de críticas devido sua atuação, mas nada que tenha abalado os alicerces da novela. Eu particularmente adorava a interpretação engessada da atriz, que deu um charme a mais a vilã Isadora Venturini. A frase que ela usa para afastar Fernanda, a moça pobre que pretendia se casar com seu filho Marco Antônio, nunca saiu da minha cabeça: “Esqueça Marco Antônio e a Família Venturini”.

Fábio Assumpção 
        Além de Zilda Cardoso e Silvia Pfeiffer, Meu Bem Meu Mal marcou a estreia em novelas da Globo  do atores Fábio Assumpção ,   Vera Zimermann e Mylla Crhistie.

Cássio Gabus Mendes e Lídia Brondi 
        Lídia Brondi, que viveu a Fernanda , marcou a novela como seu último trabalho. A Atriz se casou com Cássio Gabus Mendes, com quem fazia par romântico na trama e resolveu abandonar a profissão.

Capa da Trilha Nacional da Novela 
        Ísis de Oliveira se desentendeu com a produção da novela e abandonou a personagem Mimi Toleto no meio da trama. Luma de Oliveira, sua irmã, que na trama fazia a sensual Ana Maria, também deixou Meu Bem Meu Mal inesperadamente depois de descobrir sua primeira gravidez. Na trama a personagem foi assassinada por Valentina, personagem da Yoná Magalhães, por ciúmes do seu caso com Henrique. A cena da morte de Ana Maria foi gravada com a dublê de Luma  de costas, a modelo não voltou nem para gravar sua despedida do folhetim. A Globo não contava com a saída da modelo e atriz da trama, tanto que foi ela quem estampou a capa da trilha nacional da novela.
        Marcos Paulo que integrava o elenco de Meu Bem Meu Mal, acabou assumindo a direção substituindo Paulo Ubiratan. Já Maria Adelaide Amaral, convida por Cassiano para escrever a novela, integrou o grupo de escritores depois da trama  iniciada.
        Guilherme Karan que ficou imortalizado como o Mordomo Porfírio, declarou em entrevistas que as falas do personagem para a sua divida Magda eram uma espécie de alter-ego do autor. Cassiano  havia dito as mesmas coisas para uma atriz na vida real.

Capa da Trilha Internacional de MEU BEM MEU MAL 
        A trilha internacional de Meu Bem Meu Mal foi arrastada para o sucesso graças a inserção da música  “Unchained Melody” do Righteous Brothers,  também tema do filme Ghost, o grande sucesso cinematográfico daquele ano. A Música   fechou a trama na cena final em que Isadora Venturini termina sozinha. 


        Meu Bem Meu Mal vai comemorar seus 25 anos com uma volta triunfal ao Canal Viva. A emissora declarou a reprise da trama no ano de 2016. Assim vamos poder recordar e reencontrar Isadora Venturini, Dom Lázaro, Porfírio e cia.

Ficha Técnica :
Novela do Autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral : Paulo Ubiratan e Marcos Paulo
Elenco:
SILVIA PFEIFER – Isadora Venturini
JOSÉ MAYER – Ricardo Miranda
LIMA DUARTE – Dom Lázaro Venturini
CÁSSIO GABUS MENDES – Doca / Eduardo Costabrava
LÍDIA BRONDI – Fernanda
ADRIANA ESTEVES – Patrícia
MARCOS PAULO – André
YONÁ MAGALHÃES – Valentina
THALES PAN CHACON – Henrique
ARMANDO BÓGUS – Felipe
NÍVEA MARIA – Berenice
LUCIANA BRAGA – Dirce
FÁBIO ASSUNÇÃO – Marco Antônio
LIZANDRA SOUTO – Victória
MYLLA CHRISTIE – Jéssica
FRANÇOISE FORTON – Marcela
ARICLÊ PEREZ – Rosa Maria / Rose Marie
ZILDA CARDOSO – Elza
JORGE DÓRIA – Emílio
GUILHERME KARAN – Porfírio
VERA ZIMERMANN – Magda
MILA MOREIRA – Bianca
MONIQUE ALVES – Luciana
SÔNIA CLARA – Angelina
SÉRGIO VIOTTI – Toledo
MARIA ESTELA – Gigi (Gisela)
EDSON FIESCHI – João Manoel
HUGO GROSS – Zé Guilherme
MARCELO GALDINO – Jorge
JÚLIO BRAGA – Ananias
Zico
e
HERSON CAPRI – Cláudio Venturini
STÊNIO GARCIA – Argemiro
LUMA DE OLIVEIRA – Ana Maria
ÍSIS DE OLIVEIRA – Mimi Toledo
MAURO MENDONÇA
CLÁUDIA MAGNO – Eulália (amiga de Dirce)
GEORGE OTTO – namorado de Jéssica, com que ela planeja fugir
THELMA RESTON – cartomante, acompanhante de Emílio a um baile
TURÍBIO RUIZ – acompanhante de Elza ao mesmo baile
HENRIQUETA BRIEBA – beata
LÍCIA MAGNA – beata
AURICÉIA ARAÚJO – beata

Exibição : 29 de Outubro de 1990 à 18 de Maio de 1991
Capítulos : 173



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com, teledramaturgia.com, Wikipédia.com

Comentários

  1. Será a proxima novela a ser reprisada no Viva...Estou ansioso para rever a Lídia Brondi em seu ultimo personagem na TV.

    ResponderExcluir
  2. Lidia Brondi não fazia par romântico com o marido em Meu bem meu Mal! Eles fizeram par romântico em Vale Tudo de 1988.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não começam a trama juntos. Mas na reta final se apaixonam e ficam juntos !!

      Excluir
  3. Queria saber pq a Isis brigou com a produção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, na época da novela "Meu bem Meu mal", a atriz Isis de Oliveira viajou sem pedir permissão a produção e provavelmente faltou ao trabalho. Geralmente isso atrapalha todo o esquema de gravação. Ai despediram ela. Isso é o que dizem.

      Excluir
  4. Agora tá explicado pq não vemos mais a Mimi (Isis de Oliveira) e Ana Maria (Luma de Oliveira) na trama q está reprisando no canal Viva.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Ela separou do Ricardo e foi morar sozinha. Voltou a trabalhar e tinha uma amizade colorida com o André.

      Excluir
  6. Evaldiano, sabe dizer se lima Duarte dona Zilda Cardoso, poderão ser chamados para trabalhar novamente ?

    ResponderExcluir
  7. Há uma música instrumental presente nas cenas de Don Lazaro e o mordomo Porfirio, que não constou das trilhas nacional ou internacional. Na época busquei e não encontrei. Aqui também não consta. Mas ela tocava constantemente, principalmente na reta final da novela. O autor da matéria saberia informar? Grata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

10 Destaques de “Volta por Cima”

               Volta  por Cima   entra em sua reta final como a melhor novela no ar  no momento, embora  não tenha  caído no gosto das redes sociais, a trama   é a melhor escrita e com roteiro perfeito , Cláudia Souto    colhe só os   melhores   frutos desse trabalho.         Nas últimas quatro semanas a trama deu uma disparada na audiência mostrando que, as redes sociais nem sempre   refletem o sucesso.           Cheia de personagens críveis e interessantes a trama vista por   uma janela de um ônibus, é muito mais que uma novela inclusiva e consciente. Tem esses ingredientes cruciais    para as produções de dramaturgia atuais, mas é muito bem costurada por entrechos folhetinescos e viradas importantes que não a distância dos clássicos novelões....

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

No Tema e na Trilha do Yahoo

        Este   mês aqui em Fortaleza, a Banda Yahoo reapareceu para participar   de um show com temática nostálgica, e claro que eu logo lembrei dos inesquecíveis hits que a banda imortalizou em nossas novelas entre o final da década de 80 e   início de 90.         Yahoo fundada em 1988, bem antes do portal Yahoo de internet,   tinha como principal fundador o guitarrista Robertinho do Recife , além dos músicos Zé Henrique (Baixo e Vocal) ,   Marcelo Azevedo (Teclado, Guitarra e Vocal)   e Marcelão (Bateria e Vocal) e ficou conhecida nacionalmente por fazer versões de hard rock internacional com letras em português. O Disco de estreia intitulado apenas de “ Yahoo ”, ganhou destaque nacional com a canção “ Mordida de Amor ” (Versão de “ Love Bites ” , do Def Leppard ) imortalizado na trilha nacional de Bebê a Bordo (1988). No disco,   destaque ainda para as músicas “ Pra ...