Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Tocaia Grande (1995)



        Tocaia Grande , novela dos autores  Mário Teixeira,  Duca Rachid  e Marcos Lazarini com supervisão de Walther Geoge Durst, baseada no romance homônimo de Jorge Amado,  completa  20 anos de estreia.


        A Novela foi idealizada por Adolpho Bloch que investiu pesado, mas de 8 milhões de  reais, pois tinha a esperança de que Tocaia Grande fosse o sucesso que a Rede Manchete precisava para se revitalizar. Infelizmente  a novela ficou muito abaixo do esperado, Adolpho pediu para que trocassem o diretor da trama, assim assumiu Walter Avancini que imediatamente contratou Walther George Durst para supervisionar o texto. As mudanças logo foram vistas na trama, que ganhou mais agilidade e sensualidade. Os três pontos marcados inicialmente na audiência, passaram para 10 e mesmo não sendo considerada um grande sucesso como foi Pantanal (1990) e como seria Xica da Silva (1996) a novela substituta, Tocaia Grande deu uma boa alavancada na parte financeira da Rede Manchete, que durante  quase um ano de exibição da trama,  viu seu faturamento subir e  produziu vários outros  programas. No final da novela a programação da Manchete já era outra ,  com um novo fôlego, e bem diferente da apresentada em outubro de 1995.


        Tocaia Grande é a história da fundação de uma cidade no sul da Bahia numa época em que as plantações de cacau eram adubadas com sangue. A disputa pela terra e pelo domínio político entre os coronéis Boaventura Amaral (Carlos Alberto)  e Elias Daltro (Leonardo Villar).
Tudo começa quando Natário da Fonseca (Roberto Bonfim) quer deixar de ser um simples jagunço para virar coronel. Natário começa a plantar cacau e incentiva a fundação de uma nova cidade cujo nome será Tocaia Grande, palco de conflitos com os coronéis de Itabuna que querem continuar dominando a região e não admitem a ascenção de Natário.


No meio da disputa, surge a prostituta Júlia Saruê (Tânia Alves), que é perseguida pelos coronéis. Júlia tem quatro filhos, que abandonou
quando estes eram pequenos. Entre eles, Sacramento (Gabriela Alves), Ressú (Giovanna Antonelli) e Bernarda (Tais Araújo). Ressú fora criada com o padre Mariano (Antônio Petrin) em Itabuna. Apaixonada pelo cego Coronel Felipe Sampaio (Victor Wagner), a moça vive com ele o romance central da história. Bernarda é apaixonada por Natário, que, juntamente com sua esposa Zilda (Ângela Leal), foi quem a criou. Com a morte de sua esposa, Natário fica livre e cai nos braços de Bernarda. E Sacramento é a alegria do Coronel Boaventura , que ao morrer pede a Natário que se encarregue da moça encaminhando-a da melhor forma possível.
Mas a morte do Coronel Boaventura traz a Tocaia Grande o seu filho, Venturinha (Dalton Vigh), que é obrigado a largar de sua boa vida na Europa, regressar para casa, e assumir as finanças e a política deixadas pelo pai. Ao saber que o Capitão Natário não irá mais lhe assessorar, pois o seu compromisso era com o pai e com a morte dele cessou suas obrigações, Venturinha se revolta e vai à cata de vingança.





Dalton Vigh e Taís Araújo estrearam na trama de Tocaia Grande. Foi a Bernarda que revelou Taís Araújo e que fez com que o diretor Walter Avancini, depois de ter testado várias outras atrizes estreantes, a escolhesse para viver a protagonista da próxima novela do canal, o sucesso Xica da Silva (1996).
Tocaia Grande passou por um feito inédito. A Novela, ou melhor, suas fitas de gravação, foram dadas como garantia para pagamento de dívidas trabalhistas da já extinta Rede Manchete. Era primeira vez que a Justiça do Trabalho aceitava uma obra de produção audiovisual como garantia em processos trabalhistas.
Tocaia Grande nunca é citada entre os sucessos da Rede Manchete, mas a trama foi um dos pilares que ajudaram a manter a emissora no ar ainda por mais 4 anos. A Emissora encerraria suas  atividades no ano de 1999.

Ficha Técnica:
Novela dos autores Mário Teixeira, Marcos Lazarini e Duca Rachid
Supervisão de Texto : Walther George Durst
Baseada na obra homônima do Jorge Amado
Direção Geral : Walter Avancini
Elenco:
ROBERTO BONFIM – Natário da Fonseca
CARLOS ALBERTO – Coronel Boaventura Amaral
TÂNIA ALVES – Julia Saruê
GABRIELA ALVES – Sacramento
TAÍS ARAÚJO – Bernarda
GIOVANNA ANTONELLI – Ressú
VICTOR WAGNER – Coronel Felipe Sampaio
DALTON VIGH – Venturinha
LEONARDO VILLAR – Coronel Elias Daltro
GÉRSON BRENNER – Pedro Cigano
JOSÉ DUMONT – Né Cachorrão
ANTÔNIO POMPEO – Robustiano
DENISE DEL VECCHIO – Jacinta
ÂNGELA LEAL – Zilda
PATRÍCIA LUCCHESI – Maria Mocinha
REGINA RESTELLI – Gringa
JOANA LIMAVERDE – Buriti
ALEXANDRE ZACCHIA – Fadul Abdala
ANA CECÍLIA – Marisca
MIRIAN PIRES – Ernestina
JACKSON COSTA – Aurélio
ANTÔNIO PETRIN – Padre Mariano
EDWIN LUISI – Enoch Morgado
VICK MILITELLO – Dora Pão-de-Ló
SUELY FRANCO – Marcolina
LOU MODESTO – Belinha
TIÃO D’AVILLA – João Lírio
LUCIANA PALHARES – Morena
GEÓRGIA GOMIDE – Ludmila
ISAAC BARDAVID – Jamil Scaff
SUZANA PIRES – Arusa
ROBERTO FROTA – Mestre Rosa
MARIA CEIÇA – Rufina
IVAN DE ALMEIDA – Tobias
LAERTE MORRONE – Barão de Itauçú
BÁRBARA FAZIO – Maria Claude (Baronesa Itauçú)
MARCO MARCONDES – Terêncio
BENVINDO SIQUEIRA – Lupicínio Larora
JOÃO SIGNORELLI – Agnaldo
CARLA REGINA – Diva
TINA FERREIRA – Ana
MARCELO PICCHI – Pif Paf (Aristides)
CÍNTIA RACHEL – Alta Rosa
ELIANE NARDUCCI – Caetana
TIÊ ALVES
JORGE EDUARDO COSTA
IBANÊZ FILHO – Coronel Ilídio
CLÁUDIO MAMBERTI – Dodô Pó-de-Arroz
HENRIQUE CÉSAR – Dr. Eusébio
LUÍS MAGNELLI – Florêncio
NILDO PARENTE – Frei Théo
ALCIONE MAZZEO – Irmã Auxiliadora
NEUZA AMARAL – Madre Maria de Jesus
LÉA GARCIA – Isabel
SIMONE CARVALHO – Jussara Rabad
MARCOS WAIMBERG – Klaus
SERAFIM GONZALEZ – Kurt
TÂNIA BÔSCOLLI – Lia
ELIANE OVALLE – Madeleine
IZA DO EIRADO – Maria Gina
SOLANGE COUTO – Sabina
MARCELA CARTAXO – Vangé
LUCIENE ADAMI – Zezinha
NÚBIA DE OLIVEIRA – Mimi
NELSON FREITAS – Adão Valadares / Olímpio Damião
ALEXANDRE MORENO – Castor
MARIA CLARA – Cotinha
ROZANA PRAZERES SOARES – Sinhá Dadinha
REJANE DE MORAES – Zu
EVANDRO LEANDRO – Zé Amâncio
CLAUDIONEY PENIDO – Cravo Preto

Exibição:16 de Outubro de 1995 à 10 de Setembro de 1996
Capítulos: 236


Fonte :
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: teledramaturgia.com , memóriaglobo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...