Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Tocaia Grande (1995)



        Tocaia Grande , novela dos autores  Mário Teixeira,  Duca Rachid  e Marcos Lazarini com supervisão de Walther Geoge Durst, baseada no romance homônimo de Jorge Amado,  completa  20 anos de estreia.


        A Novela foi idealizada por Adolpho Bloch que investiu pesado, mas de 8 milhões de  reais, pois tinha a esperança de que Tocaia Grande fosse o sucesso que a Rede Manchete precisava para se revitalizar. Infelizmente  a novela ficou muito abaixo do esperado, Adolpho pediu para que trocassem o diretor da trama, assim assumiu Walter Avancini que imediatamente contratou Walther George Durst para supervisionar o texto. As mudanças logo foram vistas na trama, que ganhou mais agilidade e sensualidade. Os três pontos marcados inicialmente na audiência, passaram para 10 e mesmo não sendo considerada um grande sucesso como foi Pantanal (1990) e como seria Xica da Silva (1996) a novela substituta, Tocaia Grande deu uma boa alavancada na parte financeira da Rede Manchete, que durante  quase um ano de exibição da trama,  viu seu faturamento subir e  produziu vários outros  programas. No final da novela a programação da Manchete já era outra ,  com um novo fôlego, e bem diferente da apresentada em outubro de 1995.


        Tocaia Grande é a história da fundação de uma cidade no sul da Bahia numa época em que as plantações de cacau eram adubadas com sangue. A disputa pela terra e pelo domínio político entre os coronéis Boaventura Amaral (Carlos Alberto)  e Elias Daltro (Leonardo Villar).
Tudo começa quando Natário da Fonseca (Roberto Bonfim) quer deixar de ser um simples jagunço para virar coronel. Natário começa a plantar cacau e incentiva a fundação de uma nova cidade cujo nome será Tocaia Grande, palco de conflitos com os coronéis de Itabuna que querem continuar dominando a região e não admitem a ascenção de Natário.


No meio da disputa, surge a prostituta Júlia Saruê (Tânia Alves), que é perseguida pelos coronéis. Júlia tem quatro filhos, que abandonou
quando estes eram pequenos. Entre eles, Sacramento (Gabriela Alves), Ressú (Giovanna Antonelli) e Bernarda (Tais Araújo). Ressú fora criada com o padre Mariano (Antônio Petrin) em Itabuna. Apaixonada pelo cego Coronel Felipe Sampaio (Victor Wagner), a moça vive com ele o romance central da história. Bernarda é apaixonada por Natário, que, juntamente com sua esposa Zilda (Ângela Leal), foi quem a criou. Com a morte de sua esposa, Natário fica livre e cai nos braços de Bernarda. E Sacramento é a alegria do Coronel Boaventura , que ao morrer pede a Natário que se encarregue da moça encaminhando-a da melhor forma possível.
Mas a morte do Coronel Boaventura traz a Tocaia Grande o seu filho, Venturinha (Dalton Vigh), que é obrigado a largar de sua boa vida na Europa, regressar para casa, e assumir as finanças e a política deixadas pelo pai. Ao saber que o Capitão Natário não irá mais lhe assessorar, pois o seu compromisso era com o pai e com a morte dele cessou suas obrigações, Venturinha se revolta e vai à cata de vingança.





Dalton Vigh e Taís Araújo estrearam na trama de Tocaia Grande. Foi a Bernarda que revelou Taís Araújo e que fez com que o diretor Walter Avancini, depois de ter testado várias outras atrizes estreantes, a escolhesse para viver a protagonista da próxima novela do canal, o sucesso Xica da Silva (1996).
Tocaia Grande passou por um feito inédito. A Novela, ou melhor, suas fitas de gravação, foram dadas como garantia para pagamento de dívidas trabalhistas da já extinta Rede Manchete. Era primeira vez que a Justiça do Trabalho aceitava uma obra de produção audiovisual como garantia em processos trabalhistas.
Tocaia Grande nunca é citada entre os sucessos da Rede Manchete, mas a trama foi um dos pilares que ajudaram a manter a emissora no ar ainda por mais 4 anos. A Emissora encerraria suas  atividades no ano de 1999.

Ficha Técnica:
Novela dos autores Mário Teixeira, Marcos Lazarini e Duca Rachid
Supervisão de Texto : Walther George Durst
Baseada na obra homônima do Jorge Amado
Direção Geral : Walter Avancini
Elenco:
ROBERTO BONFIM – Natário da Fonseca
CARLOS ALBERTO – Coronel Boaventura Amaral
TÂNIA ALVES – Julia Saruê
GABRIELA ALVES – Sacramento
TAÍS ARAÚJO – Bernarda
GIOVANNA ANTONELLI – Ressú
VICTOR WAGNER – Coronel Felipe Sampaio
DALTON VIGH – Venturinha
LEONARDO VILLAR – Coronel Elias Daltro
GÉRSON BRENNER – Pedro Cigano
JOSÉ DUMONT – Né Cachorrão
ANTÔNIO POMPEO – Robustiano
DENISE DEL VECCHIO – Jacinta
ÂNGELA LEAL – Zilda
PATRÍCIA LUCCHESI – Maria Mocinha
REGINA RESTELLI – Gringa
JOANA LIMAVERDE – Buriti
ALEXANDRE ZACCHIA – Fadul Abdala
ANA CECÍLIA – Marisca
MIRIAN PIRES – Ernestina
JACKSON COSTA – Aurélio
ANTÔNIO PETRIN – Padre Mariano
EDWIN LUISI – Enoch Morgado
VICK MILITELLO – Dora Pão-de-Ló
SUELY FRANCO – Marcolina
LOU MODESTO – Belinha
TIÃO D’AVILLA – João Lírio
LUCIANA PALHARES – Morena
GEÓRGIA GOMIDE – Ludmila
ISAAC BARDAVID – Jamil Scaff
SUZANA PIRES – Arusa
ROBERTO FROTA – Mestre Rosa
MARIA CEIÇA – Rufina
IVAN DE ALMEIDA – Tobias
LAERTE MORRONE – Barão de Itauçú
BÁRBARA FAZIO – Maria Claude (Baronesa Itauçú)
MARCO MARCONDES – Terêncio
BENVINDO SIQUEIRA – Lupicínio Larora
JOÃO SIGNORELLI – Agnaldo
CARLA REGINA – Diva
TINA FERREIRA – Ana
MARCELO PICCHI – Pif Paf (Aristides)
CÍNTIA RACHEL – Alta Rosa
ELIANE NARDUCCI – Caetana
TIÊ ALVES
JORGE EDUARDO COSTA
IBANÊZ FILHO – Coronel Ilídio
CLÁUDIO MAMBERTI – Dodô Pó-de-Arroz
HENRIQUE CÉSAR – Dr. Eusébio
LUÍS MAGNELLI – Florêncio
NILDO PARENTE – Frei Théo
ALCIONE MAZZEO – Irmã Auxiliadora
NEUZA AMARAL – Madre Maria de Jesus
LÉA GARCIA – Isabel
SIMONE CARVALHO – Jussara Rabad
MARCOS WAIMBERG – Klaus
SERAFIM GONZALEZ – Kurt
TÂNIA BÔSCOLLI – Lia
ELIANE OVALLE – Madeleine
IZA DO EIRADO – Maria Gina
SOLANGE COUTO – Sabina
MARCELA CARTAXO – Vangé
LUCIENE ADAMI – Zezinha
NÚBIA DE OLIVEIRA – Mimi
NELSON FREITAS – Adão Valadares / Olímpio Damião
ALEXANDRE MORENO – Castor
MARIA CLARA – Cotinha
ROZANA PRAZERES SOARES – Sinhá Dadinha
REJANE DE MORAES – Zu
EVANDRO LEANDRO – Zé Amâncio
CLAUDIONEY PENIDO – Cravo Preto

Exibição:16 de Outubro de 1995 à 10 de Setembro de 1996
Capítulos: 236


Fonte :
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: teledramaturgia.com , memóriaglobo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...