Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Tocaia Grande (1995)



        Tocaia Grande , novela dos autores  Mário Teixeira,  Duca Rachid  e Marcos Lazarini com supervisão de Walther Geoge Durst, baseada no romance homônimo de Jorge Amado,  completa  20 anos de estreia.


        A Novela foi idealizada por Adolpho Bloch que investiu pesado, mas de 8 milhões de  reais, pois tinha a esperança de que Tocaia Grande fosse o sucesso que a Rede Manchete precisava para se revitalizar. Infelizmente  a novela ficou muito abaixo do esperado, Adolpho pediu para que trocassem o diretor da trama, assim assumiu Walter Avancini que imediatamente contratou Walther George Durst para supervisionar o texto. As mudanças logo foram vistas na trama, que ganhou mais agilidade e sensualidade. Os três pontos marcados inicialmente na audiência, passaram para 10 e mesmo não sendo considerada um grande sucesso como foi Pantanal (1990) e como seria Xica da Silva (1996) a novela substituta, Tocaia Grande deu uma boa alavancada na parte financeira da Rede Manchete, que durante  quase um ano de exibição da trama,  viu seu faturamento subir e  produziu vários outros  programas. No final da novela a programação da Manchete já era outra ,  com um novo fôlego, e bem diferente da apresentada em outubro de 1995.


        Tocaia Grande é a história da fundação de uma cidade no sul da Bahia numa época em que as plantações de cacau eram adubadas com sangue. A disputa pela terra e pelo domínio político entre os coronéis Boaventura Amaral (Carlos Alberto)  e Elias Daltro (Leonardo Villar).
Tudo começa quando Natário da Fonseca (Roberto Bonfim) quer deixar de ser um simples jagunço para virar coronel. Natário começa a plantar cacau e incentiva a fundação de uma nova cidade cujo nome será Tocaia Grande, palco de conflitos com os coronéis de Itabuna que querem continuar dominando a região e não admitem a ascenção de Natário.


No meio da disputa, surge a prostituta Júlia Saruê (Tânia Alves), que é perseguida pelos coronéis. Júlia tem quatro filhos, que abandonou
quando estes eram pequenos. Entre eles, Sacramento (Gabriela Alves), Ressú (Giovanna Antonelli) e Bernarda (Tais Araújo). Ressú fora criada com o padre Mariano (Antônio Petrin) em Itabuna. Apaixonada pelo cego Coronel Felipe Sampaio (Victor Wagner), a moça vive com ele o romance central da história. Bernarda é apaixonada por Natário, que, juntamente com sua esposa Zilda (Ângela Leal), foi quem a criou. Com a morte de sua esposa, Natário fica livre e cai nos braços de Bernarda. E Sacramento é a alegria do Coronel Boaventura , que ao morrer pede a Natário que se encarregue da moça encaminhando-a da melhor forma possível.
Mas a morte do Coronel Boaventura traz a Tocaia Grande o seu filho, Venturinha (Dalton Vigh), que é obrigado a largar de sua boa vida na Europa, regressar para casa, e assumir as finanças e a política deixadas pelo pai. Ao saber que o Capitão Natário não irá mais lhe assessorar, pois o seu compromisso era com o pai e com a morte dele cessou suas obrigações, Venturinha se revolta e vai à cata de vingança.





Dalton Vigh e Taís Araújo estrearam na trama de Tocaia Grande. Foi a Bernarda que revelou Taís Araújo e que fez com que o diretor Walter Avancini, depois de ter testado várias outras atrizes estreantes, a escolhesse para viver a protagonista da próxima novela do canal, o sucesso Xica da Silva (1996).
Tocaia Grande passou por um feito inédito. A Novela, ou melhor, suas fitas de gravação, foram dadas como garantia para pagamento de dívidas trabalhistas da já extinta Rede Manchete. Era primeira vez que a Justiça do Trabalho aceitava uma obra de produção audiovisual como garantia em processos trabalhistas.
Tocaia Grande nunca é citada entre os sucessos da Rede Manchete, mas a trama foi um dos pilares que ajudaram a manter a emissora no ar ainda por mais 4 anos. A Emissora encerraria suas  atividades no ano de 1999.

Ficha Técnica:
Novela dos autores Mário Teixeira, Marcos Lazarini e Duca Rachid
Supervisão de Texto : Walther George Durst
Baseada na obra homônima do Jorge Amado
Direção Geral : Walter Avancini
Elenco:
ROBERTO BONFIM – Natário da Fonseca
CARLOS ALBERTO – Coronel Boaventura Amaral
TÂNIA ALVES – Julia Saruê
GABRIELA ALVES – Sacramento
TAÍS ARAÚJO – Bernarda
GIOVANNA ANTONELLI – Ressú
VICTOR WAGNER – Coronel Felipe Sampaio
DALTON VIGH – Venturinha
LEONARDO VILLAR – Coronel Elias Daltro
GÉRSON BRENNER – Pedro Cigano
JOSÉ DUMONT – Né Cachorrão
ANTÔNIO POMPEO – Robustiano
DENISE DEL VECCHIO – Jacinta
ÂNGELA LEAL – Zilda
PATRÍCIA LUCCHESI – Maria Mocinha
REGINA RESTELLI – Gringa
JOANA LIMAVERDE – Buriti
ALEXANDRE ZACCHIA – Fadul Abdala
ANA CECÍLIA – Marisca
MIRIAN PIRES – Ernestina
JACKSON COSTA – Aurélio
ANTÔNIO PETRIN – Padre Mariano
EDWIN LUISI – Enoch Morgado
VICK MILITELLO – Dora Pão-de-Ló
SUELY FRANCO – Marcolina
LOU MODESTO – Belinha
TIÃO D’AVILLA – João Lírio
LUCIANA PALHARES – Morena
GEÓRGIA GOMIDE – Ludmila
ISAAC BARDAVID – Jamil Scaff
SUZANA PIRES – Arusa
ROBERTO FROTA – Mestre Rosa
MARIA CEIÇA – Rufina
IVAN DE ALMEIDA – Tobias
LAERTE MORRONE – Barão de Itauçú
BÁRBARA FAZIO – Maria Claude (Baronesa Itauçú)
MARCO MARCONDES – Terêncio
BENVINDO SIQUEIRA – Lupicínio Larora
JOÃO SIGNORELLI – Agnaldo
CARLA REGINA – Diva
TINA FERREIRA – Ana
MARCELO PICCHI – Pif Paf (Aristides)
CÍNTIA RACHEL – Alta Rosa
ELIANE NARDUCCI – Caetana
TIÊ ALVES
JORGE EDUARDO COSTA
IBANÊZ FILHO – Coronel Ilídio
CLÁUDIO MAMBERTI – Dodô Pó-de-Arroz
HENRIQUE CÉSAR – Dr. Eusébio
LUÍS MAGNELLI – Florêncio
NILDO PARENTE – Frei Théo
ALCIONE MAZZEO – Irmã Auxiliadora
NEUZA AMARAL – Madre Maria de Jesus
LÉA GARCIA – Isabel
SIMONE CARVALHO – Jussara Rabad
MARCOS WAIMBERG – Klaus
SERAFIM GONZALEZ – Kurt
TÂNIA BÔSCOLLI – Lia
ELIANE OVALLE – Madeleine
IZA DO EIRADO – Maria Gina
SOLANGE COUTO – Sabina
MARCELA CARTAXO – Vangé
LUCIENE ADAMI – Zezinha
NÚBIA DE OLIVEIRA – Mimi
NELSON FREITAS – Adão Valadares / Olímpio Damião
ALEXANDRE MORENO – Castor
MARIA CLARA – Cotinha
ROZANA PRAZERES SOARES – Sinhá Dadinha
REJANE DE MORAES – Zu
EVANDRO LEANDRO – Zé Amâncio
CLAUDIONEY PENIDO – Cravo Preto

Exibição:16 de Outubro de 1995 à 10 de Setembro de 1996
Capítulos: 236


Fonte :
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: teledramaturgia.com , memóriaglobo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...