Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – O Clone (2001)


        Há exatos 14 anos estreava na tela da Globo em horário nobre uma novela que viria a se tornar um dos maiores sucessos da teledramaturgia até então.
        O Clone,  da autora Glória Perez, trazia com uma de suas principais temáticas a clonagem humana, e novamente tal qual acontecera em Barriga de Aluguel (1990),  o ineditismo  do tema fez com que  a autora fosse  considerada insensata por abordar uma ficção científica que praticamente não se concretizaria jamais. Será? Na outra ponta de O Clone vinham os costumes e cultura islâmica contrastando com a discussão da clonagem humana, e cerca de três semanas antes da sua estreia, acontecera os atentados  em Washington e Nova Yorque e a  explosão  torres gêmeas , o que fez com a Globo receasse sobre a aceitação da trama. Mas nada respingou na novela, e O Clone virou um sucesso arrebatador tendo com seus pilares a Clonagem humana, o mundo islâmico que  somados ainda  com  a discussão sobre as drogas,  formaram a trinca responsável por esse  sucesso.

        A história  fala sobre o encontro de um homem com sua imagem 20 anos mais jovem. Lucas (Murilo Benício) é um adolescente alegre, romântico, cheio de projetos, e está apaixonado por uma moça muçulmana: Jade (Giovanna Antonelli). Mas a vida não correu bem pra ele: separa-se de Jade e, ao longo dos 20 anos que se passam na novela, decaiu fisicamente, seus projetos se perderam pelo caminho, não tem mais a ternura, o romantismo, a poesia de antes. Tornou-se seco e duro. Jade, por outro lado, viveu todo esse tempo imaginando que sua vida teria sido muito mais feliz se tivesse casado com ele. Vinte anos mais tarde eles se reencontram. Jade se decepciona, tentando encontrar, no Lucas quarentão, resquícios do adolescente por quem se apaixonara um dia. É quando aparece o clone, feito à revelia de Lucas pelo seu padrinho, o geneticista Albieri (Juca de Oliveira). O clone não é Lucas, mas é a imagem que Jade amou e cultivou durante a vida inteira. Temos então, um triângulo incomum: Lucas se tornando o rival de si próprio. O aparecimento do clone revoluciona completamente as vidas de todas as outras personagens da trama.

        O Clone consagrou Giovanna Antonelli, que ganhou o papel devido seu destaque com a Capitu de Laços de Família (2000), um ano antes. Giovanna conseguiu dar  a identidade que a personagem precisava e logo  fez com a que Jade fosse um novo sucesso em seu currículo.

        Murilo Benício, que viveu três personagens em O Clone, os irmãos Lucas e Diogo, e o clone Léo, foi muito criticado inicialmente. A Crítica alegava não haver diferença entre os gêmeos que o ator viveu na primeira fase da novela, o que fez o ator explicar que era impossível que dois irmãos criados juntos, tendo a mesma educação fossem tão diferentes. Porém na terceira fase, com a aparição do clone Léo, o ator foi aplaudido pela interpretação dos personagens Lucas de 40 anos e seu  clone  20 anos mais jovem.

        Na terceira fase de O Clone, o tema sobre a dependência química tomou conta da trama e acabou  chamando atenção do público tanto quanto a principal, o que elevou Débora Falabella, que viveu a personagem Mel, ao status de estrela da trama dividindo o protagonismo com a Giovanna Antonelli. A Mel confirmou o talento irrepreensível da Débora,   e credenciou a jovem atriz no hall das grandes estrelas globais.

        Outras tramas paralelas também tiveram destaque na trama. A Poligamia e o choque cultural  foram  retratada pela autora através dos costumes mulçumanos e o papel do homem e da mulher dentro dessa religião.

        Vários atores também se destacaram em O Clone e imortalizaram personagens,  como a Dona Jura, da Solange Couto e seu inesquecível bordão “Né Brinquedo não!”. O Bar da Dona Jura virou atração da trama e recebia semanalmente cantores, atores e personalidades nacionais.

        Outros destaques do elenco: Adriana Lessa (A Deusa), Dalton Vigh (Said), Stênio Garcia (Tio Ali), Juca de Oliveira (Albieri), Daniela Escobar (Marisa), Nívea Maria (Edna), Letícia Sabatella (Latiffa), Eliane Giardini (Safira), Cristiana Oliveira (Alicinha), Osmar Prado (Lobato), a saudosa Mara Mazan (Odete) entre outros.
        Depois de um mês da estreia de O Clone, o assunto clonagem humana virou notícia internacional quando o médico Severino Antinori anunciou que faria a primeira experiência de clonagem humana. Isso ajudou ainda mais na divulgação da trama.

        As expressões árabes  faladas pelos personagens foi outro ponto forte de O Clone. MaktubInshaláHaram, “Jogar ao vento” e “Arder no mármore do inferno” ganharam os quatro cantos do Brasil.  


        Glória Perez trouxe para discutir as questões éticas da clonagem humana na trama os médicos Molina e Miss Braw, os mesmos que discutiram a ética sobre  o tema das mães de aluguel na novela Barriga de Aluguel de 1990, vivido pelos atores Mário Lago e Beatriz Segall. O Clone acabou sendo o último trabalho na tv do ator Mário Lago, que veio a falecer em maio de 2002.
        O Clone abocanhou todos os prêmios no decorrer da sua exibição  como melhor autora, melhor novela, e melhores atores do seus elenco de vários canais, programas e associações, mas sem dúvidas o principal desses prêmios foram as homenagem que a autora ganhou devido a abordagem ao uso das drogas na trama. Glória Perez mesclou depoimentos reais de usuários à trama, desde anônimos até pessoas famosas, como o ator Carlos Vereza e a cantora Nana Caymmi. Por esse trabalho, a autora foi homenageada pela Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (Abrad) e recebeu o prêmio Personalidade dos anos 2001 e 2002, concedido pelo Conselho Estadual Antidrogas (Cead/RJ). Em fevereiro de 2003, ela e o diretor Jayme Monjardim receberam um prêmio concedido pelo FBI e pela Drug Enforcement Administration (DEA) – os dois principais órgãos do governo norte-americano responsáveis pelo controle do tráfico de drogas.

        O Clone tinha como principais  locações cinco cidades do Marrocos. Uma equipe com vários profissionais envolvidos na trama, entre diretores e elenco, passaram 40 dias no país gravando as cenas principais para a novela.  Constantemente e com a maior facilidade os personagens da novela viajavam  do Rio para Marrocos como se as cidades fossem vizinhas, o que muitas vezes foi criticado pelos telespectadores, mas sem por em risco a   veracidade da novela.

clonet1 clonet2 clonet3 clonet4 clonet5 clonet6
        A novela teve cinco trilhas musicais. Além das tradicionais  nacional e internacional, foi lançado um CD com os temas do Bar da Dona Jura,  Marktub com os temas instrumentais islâmicos apresentados na novela; e na terceira fase o CD com o repertório da boate Nefertiti. Mas foi a música “A Miragem” na voz do Marcus Vianna, tema de Jade e Lucas que mais marcou e identifica  a novela. A Música ganhou  outra  versão   na voz do cantor Michael Bolton  “Al For Love” que abria a trilha  internacional.
        Dois momentos foram muito aguardados na terceira fase da novela: O Aparecimento do clone Léo e seu encontro com Lucas. Léo apareceu pela primeira vez no capítulo  91, exibido dia 14 de janeiro de 2002; e o encontro entre Léo e Lucas  aconteceu no capítulo 181, no dia 29 de abril de 2002.



        O sucesso de O Clone foi muito além da sua exibição original. A novela foi exportada para 91 países, além de ter sido produzida uma versão hispânica pela Telemundo  com atores de diversos países da América Latina. A Telemundo teve sua audiência aumentada em 60% quando reprisou a trama em 2002, e O Clone se transformou no maior sucesso exportado  para comunidade hispânica  nos Estados Unidos.
        Quando apresentada no Vale a Pena Ver de Novo em 2011, mesmo tendo algumas tramas mutiladas devido o horário, principalmente a fase da Mel (Débora Falabella) drogada, a novela conseguiu dar uma novo fôlego de audiência ao horário, e é a novela mais longa já apresentada no seção vespertina.
        Vale lembrar que O Clone sofreu o impacto da estreia do reality Casa dos Artistas,  apresentado às pressas pelo SBT em outubro de 2011, um mês depois da estreia da trama. Mas  a história forte, a direção cirúrgica ,  o elenco estrelar  e o ineditismo da tema conseguiram atenuar o impacto do reality na audiência, e a novela seguiu sua trilha de sucesso.

Ficha Técnica :


Novela da Autora Glória Perez
Direção Geral : Jayme Monjardim
Elenco:
MURILO BENÍCIO – Lucas / Diogo / Léo
GIOVANNA ANTONELLI – Jade
JUCA DE OLIVEIRA – Albieri
REGINALDO FARIA – Leônidas Ferraz
VERA FISCHER – Yvete
STÊNIO GARCIA – Ali
DALTON VIGH – Said
DANIELA ESCOBAR – Maysa
ADRIANA LESSA – Deusa
NÍVEA MARIA – Edna
ANTÔNIO CALLONI – Mohamed
LETÍCIA SABATELLA – Latiffa
ELIANE GIARDINI – Nazira
DÉBORA FALABELLA – Mel
MARCELO NOVAES – Xande
SOLANGE COUTO – Dona Jura
NEUZA BORGES – Dalva
JANDIRA MARTINI – Zoraide
CRISTIANA OLIVEIRA – Alicinha
CISSA GUIMARÃES – Clarisse
MARCOS FROTA – Escobar
OSMAR PRADO – Lobato
VICTOR FASANO – Tavinho
BETH GOULART – Lidiane
LUCIANO SZAFIR – Zein
NÍVEA STELMANN – Ranya
RAUL GAZOLLA – Miro
JULIANA PAES – Karla
MARA MANZAN – Odete
ROBERTO BOMFIM – Edvaldo
TOTIA MEIRELLES – Laurinda
ERI JOHNSON – Ligeiro
GUILHERME KARAN – Raposão
THIAGO FRAGOSO – Nando
VIVIANE VICTORETE – Regininha
THAÍS FERSOZA – Telminha
SÉRGIO MARONE – Cecéu
MARIA JOÃO – Amália
MYRIAN RIOS – Anita
FRANCISCO CUOCO – Padre Matiolli
MURILO GROSSI – Júlio
FRANÇOISE FORTON – Simone
THALMA DE FREITAS – Carol
ELIZÂNGELA – Noêmia
PERRY SALLES – Mustafá
SEBASTIÃO VASCONCELOS – Abdul
CARLA DIAZ – Khadija
STEPHANY BRITO – Samira
THIAGO DE OLIVEIRA – Amin
SÍLVIO GUINDANE – Basílio
CHRISTIANA KALACHE – Aninha
ANTÔNIO PITANGA – Tião
RUTH DE SOUZA – Dona Mocinha
LÉA GARCIA – Lola
ANDRESSA KOETZ – Soninha
INGRA LIBERATO – Amina
JAYME PERIARD – Rogê
MARCELO BROU – Pitoco
FRANCYELE FREDUZESKY – Beta
EDUARDO CANUTO – Gasolina
PAULA PEREIRA – Creuza
EDUARDO MARTINI – Cotia
CAROLINA MACIEIRA – Sumaya
YURI XAVIER – Zé Roberto
LUÃ UBACKER – Duda
AIMÉE UBACKER – Aimée
KARIMA EL MAATAOVI – Karima
AHMED EL MAATAOVI – Ahmed
MICHELE FRANCO – Michele
HAYLTON FARIAS DA SILVA – Haylton
NÓRIS BARTH – Tetê
ROSIMAR DE MELO – Lurdes
FABIANA ALVAREZ – Zuleika
GUSTAVO OTTONI – Detetive Ramos
MILENA PAULA – Milena
MARIA CLARA GUEIROS – Graça (empregada de Lidiane)
participações na 1ª fase
WALDEREZ DE BARROS – Sálua
ELOÍSA MAFALDA – vizinha de Sálua
PAULO BETTI – Armando
NUNO LEAL MAIA – Jorge Luís
MÁRIO LAGO – Dr. Molina
BEATRIZ SEGALL – Miss Penélope Brown
TÂNIA ALVES – Norma
CÁSSIA LINHARES – Elba
KARINA BACCHI – Muna
JOÃO CARLOS BARROSO – Severino (amigo de Edvaldo)
SAMARA FELIPPO – namorada de Diogo / Lucas
PEDRO CRAVO – Diogo / Lucas (crianças)
participações na 2 fase
SILVIA PFEIFER – Cinira
FÁBIO JUNQUEIRA – Chuvas
ALESSANDRO SAFINA como ele mesmo
EDUARDO GALVÃO – Alex (pretendente de Yvete)
SÉRGIO MAMBERTI – Dr. Vilela
JOANA FOMM – Drª Cecília
TÁCITO ROCHA – juiz
JONAS BLOCH – juiz no caso Tavinho e Karla
ROBERTO PIRILO – advogado no caso Tavinho e Karla
CARLA REGINA – Dora (namorada de Xande)
LUIZ NICOLAU – traficante
GUSTAVO MORAES – namorado jovem de Clarice
CLEMENTE VISCAÍNO – médico de Mel
TADEU DI PIETRO – médico de Mel
participações nos últimos capítulos
TONY RAMOS – namorado de Maysa
HUMBERTO MARTINS – Aurélio (ex de Alicinha)
DANIELLE WINITS – Shirley (nova namorada de Escobar)
HENRIQUE PAGNOCELLIS – José Victor (novo patrão de Alicinha)
CYNTHIA FALABELLA – Monique (filha de Lobato)
CAIO JUNQUEIRA – Pedrinho (filho de Lobato)


Exibição : 01 de Outubro de 2001 à 15 de Junho de 2002
Capítulos : 221


Adicionar legenda

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com e Wikipédia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Meus Personagens Favoritos da Carolina Kasting

A Rosana de “ Terra Nostra”   e a   Rosa de “ Além do Tempo ” na   Globoplay Novelas                 Elegante, versátil e dona de uma carreira marcada por personagens memoráveis, Carolina Kasting se consolidou como uma das artistas mais completas de sua geração. Muito além das novelas que a tornaram conhecida pelo grande público, sua trajetória envolve teatro, dança, artes visuais, poesia e performance — um verdadeiro universo criativo que ela vem expandindo ao longo dos anos.         No ar em 2 reprises   -    com a Rosana de Terra Nostra (1999) no Vale a Pena Ver de Novo e a Rosa   em Além do Tempo (2015) na Globoplay Novelas   - o público está   conferindo    alguns dos seus melhores e nos mostrando o quanto ela faz falta a tv.         Nascida em Florianópolis, Carolina ingressou...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...