Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - A Indomada Volume 1 (1997)



        Um retrato bem humorado do Brasil com realismo fantástico, cultura nordestina e hábitos ingleses fizeram de A Indomada, do autor Aguinaldo Silva, um dos últimos grandes sucessos desse gênero no horário nobre global.
        Depois de A Indomada, a Globo só voltou a apresentar uma trama desse gênero em 2001, Porto dos Milagres , também do  Aguinaldo Silva, que em seguida se consagraria com as tramas mais realistas como Senhora do Destino (2004), Duas Caras (2007), Fina Estampa (2011) e Império (2014).
        Ao que me parece o gênero vai voltar com tudo. A Globo e Aguinaldo Silva já estão totalmente mergulhados na próxima trama do horário nobre – a tão polêmica e conturbada – O Sétimo Guardião – que vai trazer o realismo fantástico de volta à  teledramaturgia. De olho nisso, o Canal Viva  vai finalmente  trazer A Indomada, que tantas vezes já figurou entre as opções de  reprises desde a estreia do canal.
        A trama foi um show à parte, consagrou a já consagrada Eva Wilma, na pele da grande vilã Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque;   e Adriana Esteves  em sua última grande mocinha do horário nobre.
        Para acompanhar uma trama tão visceral e espetacular, uma   trilha à altura. Os dois volumes   da trilha  foi repleto de grandes sucessos que tomaram as rádios e temas que casaram com perfeição  com cada personagem. 
        A trilha sonora volume 1 de A Indomada foi a última a ser lançada ainda em LP pela Som Livre.  A Partir do volume 2 da trama, as trilhas  das novelas da Globo passaram a ser lançadas apenas em CD.

        O LP que trazia Adriana Esteves linda na capa, abria  com a clássica “Impossível Acreditar  que Perdi Você” , imortalizada nos 70 por Márcio Greyck. A música,  que era uma composição do Márcio com o irmão Cobel, levou o cantor ao estrelato e as paradas de sucesso. Na trilha de A Indomada a música,  tema do personagem Teobaldo, o protagonista vivido  pelo José Mayer, também marcou o ano de 1997, desta vez na voz do FábioJr em uma regravação impecável.

        Ciranda da Rosa Vermelha  na voz da Elba Ramalho, foi outra faixa do disco que fez a trilha vender feito água.  Acho que depois de “De Volta pro Aconchego” que a Elba gravou para Roque Santeiro Volume 1, este  é o tema de novela mais marcante gravado pela cantora. Composição do AlceuValença, a música embalou o romance entre Grampola e Emanuel, vividos pela Karla Muga e Selton Mello.  A personagem Grampola chamou muita atenção na novela e foi usada  numa ação de merchandising social , que  no decorrer da trama encontrava uma alternativa à prostituição. A Inserção ganhou reconhecimento formal da Campanha Nacional pelo Fim da Exploração, da Violência e do Turismo Sexual contra Crianças e Adolescentes.

        Adriana Esteves voltava à Globo depois de uma breve passagem pelo SBT como protagonista de Razão de Viver (1996).  A Helena, protagonista de A Indomada, foi feita sob medidas para a atriz, que brilhou com a mocinha destemida e forte, a  “indomável” do título da trama.  Para ajudar na composição da personagem junto ao público, foi escolhido o tema “Unicamente” na voz da deusa Déborah Blando, que composta por uma turma da pesada A Levin, C.M. Celli, É. Baptista, G. Grody, Repolho e a própria Déborah, representava com perfeição todas as nuances da personagem. Curiosamente na reprise da trama no Vale a Pena Ver de Novo, em 1999, “Unicamente” assumiu o  posto de tema de abertura da trama, substituindo “Maracatudo”, a instrumental do Sérgio Mendes, tema de abertura da  apresentação oficial da trama.

        Maria Bethânia, sempre espetacular, não ficou de fora da trilha. Com “Onde Estará o Meu Amor”, composição do Chico César,  a cantora embalou o improvável casal Pedro Afonso e Zenilda, vividos pelo saudoso Cláudio Marzo e Renata Sorrah.

        Outros fortes nomes femininos da MPB enriqueceram a trilha de A Indomada: Sandra de Sá gravou  Não Adianta Saber” uma versão de “I Might Be Crying”, composta pela Sandra, Tanita Tikaram e Ronaldo Bastos. A música embalou o casal Hércules e Inês, vividos pelo Marcos Winter e Isabel Fillardis, que foram infernizados na trama por Altiva (Eva Wilma), que não aceitava o filho casado com uma negra.  Fafá de Belém com “É tão Bom de Amar”, do Nando Cordel, foi a voz que embalou o complexo romance entre Dinorah e Sérgio Murilo, os personagens da Carla Marins e Cássio Gabus Mendes. Na trama,  Sérgio Murilo se casava com Dinorah só para roubar o seu rim. Parece estranho, mas  o casal acabou chamando muito atenção e ganhou torcida do público.  A trinca  de deusas femininas da MPB fecha com Baby do Brasil na sensual “Baby Toque”, composição da própria e De Harris, Paul Fischmen e Yazz, que embalou  os devaneios sexuais  da sensualíssima Scarlett, personagem da Luiza Tomé, primeira dama de Grenville, a cidade fictícia de A Indomada.

        Trama mesmo  realista e fantástica  sem uma casal jovem que prenda o público não existe. Em A Indomada,  Felipe e Caroline, os personagens do Mateus Rocha e Nívea Stelmann, foram esse casal. Ele filho da juíza Mirandinha, vivida pela Betty Faria, e ela, do prefeito Ypiranga Pitaguari, do Paulo Betti, que viviam em guerra. O Casal  conquistou  o público com a história regional do clássico Romeu e Julieta, e o Djavan com “Meu Bem Querer  embalou o casalzinho. Esta era a segunda vez que a música figurava em uma trilha de novela. Em 1980, a gravação original integrou a trilha de Coração Alado. Em 1998, a música voltou a integrar uma trilha, desta vez como a abertura da novela homônima Meu Bem Querer, do Ricardo Linhares.

        A dupla pernambucana  Alceu Valença e Geraldo Azevedo também marcaram presença na  trilha da trama. Geraldo Azevedo embalou o casal de vilões Pitágoras e Altiva, vividos pelo Ary Fontoura e Eva Wilma, com o carnaval do compositor   Capiba “Á Procura de Alguém”. Alceu Valença gravou “Cana Caiana”, usado como tema  de locação da novela.

        A Trilha é fechada ainda com “Música da Noite (Music Of The Night)” do Ricardo Feghali e Guilherme Dias Gomes, o tema do Artêmio (Marcos Frota); “Esse Seu Olhar”, do Dick Farney, tema da Mirandinha (Betty Faria) e Egídio (Ligurgo Spínola) e “A Indomada” também do Guilherme Dias Gomes, que servia como tema geral da trama.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Setembro

“ Malhação Sonhos”, “As Três Marias”, “Mário Fofoca” e “Três  Irmãs”         Veja os títulos   que a Globoplay vai disponibilizar esse mês de setembro em sua plataforma – 01.09 – Malhação Sonhos (2014) – A Temporada da trama teen escrita por Rosane Svartmann , protagonizada por Rafael Vitti, Artur Aguiar, Bruna Hamu e   Isabela Santoni entra pelo Projeto Originalidade.     08.09 – As   Três Marias (1980 )   -    Novela do autor  Wilson Rocha , não chegou a ter  o brilho esperado, e logo no primeiro mês da novela  o autor foi substituído por  WaltherNegrão  que deu um ar de suspense policial à trama.   A história    entra pelo Projeto Fragmentos e traz   três musas da década de 80   que  começavam a assinar seu nome na história da teledramaturgia,  Glória Pires , Maitê Proença e Nadia Lippi ,   num   enredo   basead...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...