Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

A Rosa de “Segundo Sol” e outras 10 prostitutas protagonistas que mudaram a carreira das suas intérpretes



        Viver uma prostituta na tv é sempre uma incógnita  para as  atrizes que as interpretam. Não deixa de ser uma personagem dúbia,  de mão dupla, que pode ganhar  a empatia do público, bem como sua rejeição.
        Porém a história da teledramaturgia mostra que esse tipo de personagem mesmo exercendo uma profissão ainda vista com muito preconceito, se o caráter é do bem, quase sempre o público compra sua história,  e  sua intérprete ganha ares de grande estrela. É o que vem acontecendo agora com a Letícia Colin, que vive a Rosa na trama de Segundo Sol. A garota de “cabelo nas  ventas” se prostitui para ajudar a família e não ficar dependente de um pai  autoritário. Logo em suas primeiras cenas, o carisma da atriz e o perfil da personagem conquistaram o público, e a  Rosa que nem era  considerada “protagonista oficial” da novela do JEC, roubou a cena e já assumiu esse posto.
        Curiosamente, em 2015, Sophie Charlotte vinha de dois grandes papéis de destaque -  a Amora de Sangue Bom (2013), no horário das sete, e a Duda do remake de O Rebu (2014),  no no horário das onze,   e criou-se uma grande expectativa em torno da sua Alice, na trama de Babilônia do Gilberto Braga, autor que escreve como ninguém perfis de prostitutas para suas tramas. Porém a personagem da Sophie que nos primeiros capítulos se transformou em uma prostituta de luxo, acabou sendo totalmente rejeitada pelo público, junto com outros entrechos da novela. O que poderia ser o grande momento da Sophie na teledramaturgia,   acabou não vingando e a atriz amargou por toda a novela uma personagem chata e sem nexo dentro da história.
        Relembre 10 atrizes que se destacaram ou tiveram um novo “up” em suas carreiras depois de viver prostitutas na tv:

Dona Beija – Maitê Proença em Dona Beija (1986)

        Maitê Proença começava a despontar como uma das grandes  atrizes da sua geração quando  trocou a Globo pela Rede Manchete para viver Dona Beija, na novela homônima  do Wilson Aguiar Filho, baseado nos romances Dona Beija, a Feiticeira de Araxá, de Thomas Leonardos, e A Vida em Flor de Dona Beija, de Agripa Vasconcellos. A Novela foi o primeiro grande sucesso da teledramaturgia da emissora e Maitê  alçada  ao posto de grande estrela graças a sua beleza e atuação na pele da prostituta de Araxá. Inesquecível a cena da atriz nua em cima de um cavalo branco.  Depois da trama Maitê voltou à Globo no ano seguinte e protagonizou várias  novelas de sucesso como Sassaricando (1987), O Salvador da Pátria (1989), Felicidade (1991), Torre de Babel (1998) entre outros.

Tieta – Betty Faria em Tieta (1989)

        Betty Faria já era uma atriz consagrada e aclamada pela crítica e público, quando aceitou fazer o papel de Tieta, a personagem emblemática do agreste que fazia fortuna como prostituta em São Paulo,  criada por Jorge Amado. A Atriz havia adquirido os direitos do romance e Aguinaldo Silva,  que chefiou a adaptação declarou em entrevistas que não imaginava outra atriz  fazendo a personagem. Estava certo. Betty Faria fez o seu melhor personagem,   no auge da sua beleza   foi aplaudida de pé pelo Brasil inteiro. A Atriz  estava na trama de O Salvador da Pátria, que antecedeu Tieta, e precisava descansar a imagem antes de incorporar  esse desafio. Assim Aguinaldo optou  por contar a história  por fases. Convidou Cláudia Ohana para viver Tieta Jovem, assim Betty Faria só entrou no capítulo 18, em uma das melhores cenas da trama – O Retorno de Tieta ao som de “Coração do Agreste” na voz da Fafá de Belém.  


        Dona Anja foi uma esposa que não aguentou ter somente a companhia do marido e, com a morte deste, abriu um bordel “aceito” pelas famílias da cidade. A personagem baseada na obra de Josué Guimarães, deu um novo up a carreira de Lucélia Santos, consagrada em grandes trabalhos na Globo como Escrava Isaura (1978), Locomotivas (1979) e Sinhá Moça (1986), que imortalizou a cortesã com um charme único, e mesmo em uma trama exibida pelo SBT, teve um bom desempenho.

Hilda Furacão – Ana Paula Arósio em Hilda Furacão (1998)

        Ana Paula Arósio debutou na Globo na pele da prostituta Hilda Furacão, da homônima minissérie da Glória Perez, baseada no romance de Roberto Drummond.  Na época a atriz ainda era do SBT e fora emprestada para emissora carioca especialmente para viver Hilda. A personagem seduziu o Brasil, era impossível não se render ao dotes da Ana Paula. Depois da minissérie a atriz foi alçada ao posto de grande estrela com sucessos em novelas como Terra Nostra (1999), Esperança (2002), Páginas da Vida (2006) entre outras.

Paula Lee - Malu Mader em  Labirinto (1998)

        Malu Mader se consagrou durante a década de 80 vivendo mocinhas protagonistas, mas foram as prostitutas que marcaram sua carreira de forma visceral. A Atriz é uma das que mais viveu esse tipo de personagem na tv e nos cinemas. A Paula Lee, de Labirinto, do Gilberto Braga, foi a primeira delas. A Inteligente e articulada prostituta, roubou a cena, o mocinho e ainda foi uma das responsáveis por  ajudar descobrir o grande segredo da minissérie : Quem Matou Otacílio Martins Fraga (Paulo José)? 

Ester Delamare - Malu Mader em Força de Um Desejo (1999)

        Em 1999, Malu voltou a Tv vivendo uma prostituta, mas precisamente uma cortesã  no Rio de Janeiro do século 19, a estonteante e bela Ester Delamare. Assim como  Labirinto (1998), Força de Um Desejo é de autoria do Gilberto Braga e Malu dividiu o protagonismo com Fábio Assumpção. No auge da sua beleza, Malu deu uma ar tão glamuroso  à Ester, que assim como Inácio (Fábio Assumpção) e o Barão Sobral (Reginaldo Faria) foi impossível não se apaixonar por ela.

Capitu - Giovanna Antonelli em  Laços de Família (2000)

        Giovanna Antonelli deve todos os louros da sua carreira  à  Capitu,  a garota de programa que ela viveu na trama de Laços de Família, do Manoel Carlos, em 2000. Depois da personagem, Giovanna ganhou sua primeira protagonista, a Jade de O Clone (2001), e foi alçada ao post de grande estrela da sua geração consagrada em trabalhos como a Bárbara de Da Cor do Pecado (2004), a Dora de Viver a Vida (2009), a Cláudia de Aquele Beijo (2011), a Helô de Salve Jorge (2012), a Clara de Em Família (2014), a Atena de A Regra do Jogo (2015) e agora a Luzia/Ariela de Segundo Sol.

Bebel - Camila Pitanga em  Paraíso Tropical (2007)

        Camila Pítanga roubou a trama de Paraíso Tropical na pele da ingênua vilã  de “catiguria”, a prostituta Bebel. Nem a Alessandra Negrini duplicada  como as gêmeas  Paula e Tais foram suficientes para o sucesso da Bebel. A personagem que foi recusada pela Mariana Ximenes, que  com certeza se arrependeu muito, afinal de contas a Bebel  com seus bordões e frases que o povo repetiu nas ruas como “cueca manera” e “que boa ideia este casamento primaveril em pleno outono!” , conquistou o público, seduziu a crítica e elevou Camila Pitanga à um novo patamar na  carreira.

Morena - Nanda Costa em  Salve Jorge (2012)

        A Morena de Salve Jorge, apesar de ter sido obrigada a se prostituir ao ser traficada para fora do Brasil, foi sim a primeira prostituta oficial  à protagonizar uma trama. Nanda Costa que até então só vivia coadjuvantes na Tv, mas  já tinha ótimos papéis no cinema, antes mesmo da estreia da novela foi muito criticada ao ser escolhida para viver sua primeira protagonista em horário nobre. No ar, Nanda Costa mostrou um interpretação segura  e o roteiro “voador”  foi quem acabou atrapalhando mais a atriz do que sua inexperiência.  Mesmo com a controversa personagem, Nanda Costa foi alçada ao posto de grande estrela, estampou um dos melhores ensaios da Revista Playboy em sua reta final, e depois da Morena da Glória Perez se  destacou nos papéis da Sandra Helena de Pega-Pega (2017) e atualmente brilha na trama de Segundo Sol com a policial Maura.

Angel de Verdades Secretas (2015)

        Camila Queiroz  roubou a cena como a garota de programa Angel na trama de Verdades Secretas, do Walcyr Carrasco. A Atriz debutava na tv e já ganhou esse desavio de viver uma protagonista e prostituta.  Tirou de letra, conseguiu destaque  mesmo estando entre atores do nível do Rodrigo Lombardi e Drica Moraes, esbanjou sensualidade, e nem mesmo o destaque da Vanessa da Grazzi Massafera ofuscou sua estreia. Entrou para o hall das promissoras atrizes da sua  geração. Depois da personagem,  Camila brilhou  em tramas como Êta Mundo Bom (2016) e Pega-Pega (2017) e será uma das estrelas da novela Verão 90 Graus, uma das próximas do horário das sete.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube