Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

A Rosa de “Segundo Sol” e outras 10 prostitutas protagonistas que mudaram a carreira das suas intérpretes



        Viver uma prostituta na tv é sempre uma incógnita  para as  atrizes que as interpretam. Não deixa de ser uma personagem dúbia,  de mão dupla, que pode ganhar  a empatia do público, bem como sua rejeição.
        Porém a história da teledramaturgia mostra que esse tipo de personagem mesmo exercendo uma profissão ainda vista com muito preconceito, se o caráter é do bem, quase sempre o público compra sua história,  e  sua intérprete ganha ares de grande estrela. É o que vem acontecendo agora com a Letícia Colin, que vive a Rosa na trama de Segundo Sol. A garota de “cabelo nas  ventas” se prostitui para ajudar a família e não ficar dependente de um pai  autoritário. Logo em suas primeiras cenas, o carisma da atriz e o perfil da personagem conquistaram o público, e a  Rosa que nem era  considerada “protagonista oficial” da novela do JEC, roubou a cena e já assumiu esse posto.
        Curiosamente, em 2015, Sophie Charlotte vinha de dois grandes papéis de destaque -  a Amora de Sangue Bom (2013), no horário das sete, e a Duda do remake de O Rebu (2014),  no no horário das onze,   e criou-se uma grande expectativa em torno da sua Alice, na trama de Babilônia do Gilberto Braga, autor que escreve como ninguém perfis de prostitutas para suas tramas. Porém a personagem da Sophie que nos primeiros capítulos se transformou em uma prostituta de luxo, acabou sendo totalmente rejeitada pelo público, junto com outros entrechos da novela. O que poderia ser o grande momento da Sophie na teledramaturgia,   acabou não vingando e a atriz amargou por toda a novela uma personagem chata e sem nexo dentro da história.
        Relembre 10 atrizes que se destacaram ou tiveram um novo “up” em suas carreiras depois de viver prostitutas na tv:

Dona Beija – Maitê Proença em Dona Beija (1986)

        Maitê Proença começava a despontar como uma das grandes  atrizes da sua geração quando  trocou a Globo pela Rede Manchete para viver Dona Beija, na novela homônima  do Wilson Aguiar Filho, baseado nos romances Dona Beija, a Feiticeira de Araxá, de Thomas Leonardos, e A Vida em Flor de Dona Beija, de Agripa Vasconcellos. A Novela foi o primeiro grande sucesso da teledramaturgia da emissora e Maitê  alçada  ao posto de grande estrela graças a sua beleza e atuação na pele da prostituta de Araxá. Inesquecível a cena da atriz nua em cima de um cavalo branco.  Depois da trama Maitê voltou à Globo no ano seguinte e protagonizou várias  novelas de sucesso como Sassaricando (1987), O Salvador da Pátria (1989), Felicidade (1991), Torre de Babel (1998) entre outros.

Tieta – Betty Faria em Tieta (1989)

        Betty Faria já era uma atriz consagrada e aclamada pela crítica e público, quando aceitou fazer o papel de Tieta, a personagem emblemática do agreste que fazia fortuna como prostituta em São Paulo,  criada por Jorge Amado. A Atriz havia adquirido os direitos do romance e Aguinaldo Silva,  que chefiou a adaptação declarou em entrevistas que não imaginava outra atriz  fazendo a personagem. Estava certo. Betty Faria fez o seu melhor personagem,   no auge da sua beleza   foi aplaudida de pé pelo Brasil inteiro. A Atriz  estava na trama de O Salvador da Pátria, que antecedeu Tieta, e precisava descansar a imagem antes de incorporar  esse desafio. Assim Aguinaldo optou  por contar a história  por fases. Convidou Cláudia Ohana para viver Tieta Jovem, assim Betty Faria só entrou no capítulo 18, em uma das melhores cenas da trama – O Retorno de Tieta ao som de “Coração do Agreste” na voz da Fafá de Belém.  


        Dona Anja foi uma esposa que não aguentou ter somente a companhia do marido e, com a morte deste, abriu um bordel “aceito” pelas famílias da cidade. A personagem baseada na obra de Josué Guimarães, deu um novo up a carreira de Lucélia Santos, consagrada em grandes trabalhos na Globo como Escrava Isaura (1978), Locomotivas (1979) e Sinhá Moça (1986), que imortalizou a cortesã com um charme único, e mesmo em uma trama exibida pelo SBT, teve um bom desempenho.

Hilda Furacão – Ana Paula Arósio em Hilda Furacão (1998)

        Ana Paula Arósio debutou na Globo na pele da prostituta Hilda Furacão, da homônima minissérie da Glória Perez, baseada no romance de Roberto Drummond.  Na época a atriz ainda era do SBT e fora emprestada para emissora carioca especialmente para viver Hilda. A personagem seduziu o Brasil, era impossível não se render ao dotes da Ana Paula. Depois da minissérie a atriz foi alçada ao posto de grande estrela com sucessos em novelas como Terra Nostra (1999), Esperança (2002), Páginas da Vida (2006) entre outras.

Paula Lee - Malu Mader em  Labirinto (1998)

        Malu Mader se consagrou durante a década de 80 vivendo mocinhas protagonistas, mas foram as prostitutas que marcaram sua carreira de forma visceral. A Atriz é uma das que mais viveu esse tipo de personagem na tv e nos cinemas. A Paula Lee, de Labirinto, do Gilberto Braga, foi a primeira delas. A Inteligente e articulada prostituta, roubou a cena, o mocinho e ainda foi uma das responsáveis por  ajudar descobrir o grande segredo da minissérie : Quem Matou Otacílio Martins Fraga (Paulo José)? 

Ester Delamare - Malu Mader em Força de Um Desejo (1999)

        Em 1999, Malu voltou a Tv vivendo uma prostituta, mas precisamente uma cortesã  no Rio de Janeiro do século 19, a estonteante e bela Ester Delamare. Assim como  Labirinto (1998), Força de Um Desejo é de autoria do Gilberto Braga e Malu dividiu o protagonismo com Fábio Assumpção. No auge da sua beleza, Malu deu uma ar tão glamuroso  à Ester, que assim como Inácio (Fábio Assumpção) e o Barão Sobral (Reginaldo Faria) foi impossível não se apaixonar por ela.

Capitu - Giovanna Antonelli em  Laços de Família (2000)

        Giovanna Antonelli deve todos os louros da sua carreira  à  Capitu,  a garota de programa que ela viveu na trama de Laços de Família, do Manoel Carlos, em 2000. Depois da personagem, Giovanna ganhou sua primeira protagonista, a Jade de O Clone (2001), e foi alçada ao post de grande estrela da sua geração consagrada em trabalhos como a Bárbara de Da Cor do Pecado (2004), a Dora de Viver a Vida (2009), a Cláudia de Aquele Beijo (2011), a Helô de Salve Jorge (2012), a Clara de Em Família (2014), a Atena de A Regra do Jogo (2015) e agora a Luzia/Ariela de Segundo Sol.

Bebel - Camila Pitanga em  Paraíso Tropical (2007)

        Camila Pítanga roubou a trama de Paraíso Tropical na pele da ingênua vilã  de “catiguria”, a prostituta Bebel. Nem a Alessandra Negrini duplicada  como as gêmeas  Paula e Tais foram suficientes para o sucesso da Bebel. A personagem que foi recusada pela Mariana Ximenes, que  com certeza se arrependeu muito, afinal de contas a Bebel  com seus bordões e frases que o povo repetiu nas ruas como “cueca manera” e “que boa ideia este casamento primaveril em pleno outono!” , conquistou o público, seduziu a crítica e elevou Camila Pitanga à um novo patamar na  carreira.

Morena - Nanda Costa em  Salve Jorge (2012)

        A Morena de Salve Jorge, apesar de ter sido obrigada a se prostituir ao ser traficada para fora do Brasil, foi sim a primeira prostituta oficial  à protagonizar uma trama. Nanda Costa que até então só vivia coadjuvantes na Tv, mas  já tinha ótimos papéis no cinema, antes mesmo da estreia da novela foi muito criticada ao ser escolhida para viver sua primeira protagonista em horário nobre. No ar, Nanda Costa mostrou um interpretação segura  e o roteiro “voador”  foi quem acabou atrapalhando mais a atriz do que sua inexperiência.  Mesmo com a controversa personagem, Nanda Costa foi alçada ao posto de grande estrela, estampou um dos melhores ensaios da Revista Playboy em sua reta final, e depois da Morena da Glória Perez se  destacou nos papéis da Sandra Helena de Pega-Pega (2017) e atualmente brilha na trama de Segundo Sol com a policial Maura.

Angel de Verdades Secretas (2015)

        Camila Queiroz  roubou a cena como a garota de programa Angel na trama de Verdades Secretas, do Walcyr Carrasco. A Atriz debutava na tv e já ganhou esse desavio de viver uma protagonista e prostituta.  Tirou de letra, conseguiu destaque  mesmo estando entre atores do nível do Rodrigo Lombardi e Drica Moraes, esbanjou sensualidade, e nem mesmo o destaque da Vanessa da Grazzi Massafera ofuscou sua estreia. Entrou para o hall das promissoras atrizes da sua  geração. Depois da personagem,  Camila brilhou  em tramas como Êta Mundo Bom (2016) e Pega-Pega (2017) e será uma das estrelas da novela Verão 90 Graus, uma das próximas do horário das sete.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa