Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

A Rosa de “Segundo Sol” e outras 10 prostitutas protagonistas que mudaram a carreira das suas intérpretes



        Viver uma prostituta na tv é sempre uma incógnita  para as  atrizes que as interpretam. Não deixa de ser uma personagem dúbia,  de mão dupla, que pode ganhar  a empatia do público, bem como sua rejeição.
        Porém a história da teledramaturgia mostra que esse tipo de personagem mesmo exercendo uma profissão ainda vista com muito preconceito, se o caráter é do bem, quase sempre o público compra sua história,  e  sua intérprete ganha ares de grande estrela. É o que vem acontecendo agora com a Letícia Colin, que vive a Rosa na trama de Segundo Sol. A garota de “cabelo nas  ventas” se prostitui para ajudar a família e não ficar dependente de um pai  autoritário. Logo em suas primeiras cenas, o carisma da atriz e o perfil da personagem conquistaram o público, e a  Rosa que nem era  considerada “protagonista oficial” da novela do JEC, roubou a cena e já assumiu esse posto.
        Curiosamente, em 2015, Sophie Charlotte vinha de dois grandes papéis de destaque -  a Amora de Sangue Bom (2013), no horário das sete, e a Duda do remake de O Rebu (2014),  no no horário das onze,   e criou-se uma grande expectativa em torno da sua Alice, na trama de Babilônia do Gilberto Braga, autor que escreve como ninguém perfis de prostitutas para suas tramas. Porém a personagem da Sophie que nos primeiros capítulos se transformou em uma prostituta de luxo, acabou sendo totalmente rejeitada pelo público, junto com outros entrechos da novela. O que poderia ser o grande momento da Sophie na teledramaturgia,   acabou não vingando e a atriz amargou por toda a novela uma personagem chata e sem nexo dentro da história.
        Relembre 10 atrizes que se destacaram ou tiveram um novo “up” em suas carreiras depois de viver prostitutas na tv:

Dona Beija – Maitê Proença em Dona Beija (1986)

        Maitê Proença começava a despontar como uma das grandes  atrizes da sua geração quando  trocou a Globo pela Rede Manchete para viver Dona Beija, na novela homônima  do Wilson Aguiar Filho, baseado nos romances Dona Beija, a Feiticeira de Araxá, de Thomas Leonardos, e A Vida em Flor de Dona Beija, de Agripa Vasconcellos. A Novela foi o primeiro grande sucesso da teledramaturgia da emissora e Maitê  alçada  ao posto de grande estrela graças a sua beleza e atuação na pele da prostituta de Araxá. Inesquecível a cena da atriz nua em cima de um cavalo branco.  Depois da trama Maitê voltou à Globo no ano seguinte e protagonizou várias  novelas de sucesso como Sassaricando (1987), O Salvador da Pátria (1989), Felicidade (1991), Torre de Babel (1998) entre outros.

Tieta – Betty Faria em Tieta (1989)

        Betty Faria já era uma atriz consagrada e aclamada pela crítica e público, quando aceitou fazer o papel de Tieta, a personagem emblemática do agreste que fazia fortuna como prostituta em São Paulo,  criada por Jorge Amado. A Atriz havia adquirido os direitos do romance e Aguinaldo Silva,  que chefiou a adaptação declarou em entrevistas que não imaginava outra atriz  fazendo a personagem. Estava certo. Betty Faria fez o seu melhor personagem,   no auge da sua beleza   foi aplaudida de pé pelo Brasil inteiro. A Atriz  estava na trama de O Salvador da Pátria, que antecedeu Tieta, e precisava descansar a imagem antes de incorporar  esse desafio. Assim Aguinaldo optou  por contar a história  por fases. Convidou Cláudia Ohana para viver Tieta Jovem, assim Betty Faria só entrou no capítulo 18, em uma das melhores cenas da trama – O Retorno de Tieta ao som de “Coração do Agreste” na voz da Fafá de Belém.  


        Dona Anja foi uma esposa que não aguentou ter somente a companhia do marido e, com a morte deste, abriu um bordel “aceito” pelas famílias da cidade. A personagem baseada na obra de Josué Guimarães, deu um novo up a carreira de Lucélia Santos, consagrada em grandes trabalhos na Globo como Escrava Isaura (1978), Locomotivas (1979) e Sinhá Moça (1986), que imortalizou a cortesã com um charme único, e mesmo em uma trama exibida pelo SBT, teve um bom desempenho.

Hilda Furacão – Ana Paula Arósio em Hilda Furacão (1998)

        Ana Paula Arósio debutou na Globo na pele da prostituta Hilda Furacão, da homônima minissérie da Glória Perez, baseada no romance de Roberto Drummond.  Na época a atriz ainda era do SBT e fora emprestada para emissora carioca especialmente para viver Hilda. A personagem seduziu o Brasil, era impossível não se render ao dotes da Ana Paula. Depois da minissérie a atriz foi alçada ao posto de grande estrela com sucessos em novelas como Terra Nostra (1999), Esperança (2002), Páginas da Vida (2006) entre outras.

Paula Lee - Malu Mader em  Labirinto (1998)

        Malu Mader se consagrou durante a década de 80 vivendo mocinhas protagonistas, mas foram as prostitutas que marcaram sua carreira de forma visceral. A Atriz é uma das que mais viveu esse tipo de personagem na tv e nos cinemas. A Paula Lee, de Labirinto, do Gilberto Braga, foi a primeira delas. A Inteligente e articulada prostituta, roubou a cena, o mocinho e ainda foi uma das responsáveis por  ajudar descobrir o grande segredo da minissérie : Quem Matou Otacílio Martins Fraga (Paulo José)? 

Ester Delamare - Malu Mader em Força de Um Desejo (1999)

        Em 1999, Malu voltou a Tv vivendo uma prostituta, mas precisamente uma cortesã  no Rio de Janeiro do século 19, a estonteante e bela Ester Delamare. Assim como  Labirinto (1998), Força de Um Desejo é de autoria do Gilberto Braga e Malu dividiu o protagonismo com Fábio Assumpção. No auge da sua beleza, Malu deu uma ar tão glamuroso  à Ester, que assim como Inácio (Fábio Assumpção) e o Barão Sobral (Reginaldo Faria) foi impossível não se apaixonar por ela.

Capitu - Giovanna Antonelli em  Laços de Família (2000)

        Giovanna Antonelli deve todos os louros da sua carreira  à  Capitu,  a garota de programa que ela viveu na trama de Laços de Família, do Manoel Carlos, em 2000. Depois da personagem, Giovanna ganhou sua primeira protagonista, a Jade de O Clone (2001), e foi alçada ao post de grande estrela da sua geração consagrada em trabalhos como a Bárbara de Da Cor do Pecado (2004), a Dora de Viver a Vida (2009), a Cláudia de Aquele Beijo (2011), a Helô de Salve Jorge (2012), a Clara de Em Família (2014), a Atena de A Regra do Jogo (2015) e agora a Luzia/Ariela de Segundo Sol.

Bebel - Camila Pitanga em  Paraíso Tropical (2007)

        Camila Pítanga roubou a trama de Paraíso Tropical na pele da ingênua vilã  de “catiguria”, a prostituta Bebel. Nem a Alessandra Negrini duplicada  como as gêmeas  Paula e Tais foram suficientes para o sucesso da Bebel. A personagem que foi recusada pela Mariana Ximenes, que  com certeza se arrependeu muito, afinal de contas a Bebel  com seus bordões e frases que o povo repetiu nas ruas como “cueca manera” e “que boa ideia este casamento primaveril em pleno outono!” , conquistou o público, seduziu a crítica e elevou Camila Pitanga à um novo patamar na  carreira.

Morena - Nanda Costa em  Salve Jorge (2012)

        A Morena de Salve Jorge, apesar de ter sido obrigada a se prostituir ao ser traficada para fora do Brasil, foi sim a primeira prostituta oficial  à protagonizar uma trama. Nanda Costa que até então só vivia coadjuvantes na Tv, mas  já tinha ótimos papéis no cinema, antes mesmo da estreia da novela foi muito criticada ao ser escolhida para viver sua primeira protagonista em horário nobre. No ar, Nanda Costa mostrou um interpretação segura  e o roteiro “voador”  foi quem acabou atrapalhando mais a atriz do que sua inexperiência.  Mesmo com a controversa personagem, Nanda Costa foi alçada ao posto de grande estrela, estampou um dos melhores ensaios da Revista Playboy em sua reta final, e depois da Morena da Glória Perez se  destacou nos papéis da Sandra Helena de Pega-Pega (2017) e atualmente brilha na trama de Segundo Sol com a policial Maura.

Angel de Verdades Secretas (2015)

        Camila Queiroz  roubou a cena como a garota de programa Angel na trama de Verdades Secretas, do Walcyr Carrasco. A Atriz debutava na tv e já ganhou esse desavio de viver uma protagonista e prostituta.  Tirou de letra, conseguiu destaque  mesmo estando entre atores do nível do Rodrigo Lombardi e Drica Moraes, esbanjou sensualidade, e nem mesmo o destaque da Vanessa da Grazzi Massafera ofuscou sua estreia. Entrou para o hall das promissoras atrizes da sua  geração. Depois da personagem,  Camila brilhou  em tramas como Êta Mundo Bom (2016) e Pega-Pega (2017) e será uma das estrelas da novela Verão 90 Graus, uma das próximas do horário das sete.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...