Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Encontros Cênicos - Betty Faria x Arlete Salles




        Duas grandes atrizes da história da nossa teledramaturgia, o post de hoje vai relembrar os encontros em cena de Betty Faria e Arlete Salles.
        Betty Faria, bailarina e atriz, estreou na tv  em 1965, já na Globo, na série TNT, e no decorrer dos anos se tornou uma das mais requisitadas e talentosas atrizes da sua geração. Sua beleza  e profissionalismo lhe renderam grandes personagens na teledramaturgia,  como a Lucinha de Pecado Capital (1975), a Lídia Prado de Água Viva (1980), a Joana de Baila Comigo (1981) e a inesquecível Tieta da novela homônima baseada no romance de Jorge Amado, no ar em 1989. Sua última aparição na tv  foi numa participação no humorística Tá no Ar – A Tv na Tv e já  terminou de gravar sua participação em Se eu Fechar os Olhos Agora e Os Experientes que irão ao ar em 2019.
        Arlete Salles estreou na tv no humorístico A, e, i , o Urca exibido pela Rede Tupi em 1963, participou ainda do Grande Teatro Tupi e estreou nas novelas em 1967 na trama de Sangue e Areia. O Humor e a teledramaturgia sempre oscilaram durante toda a carreira da atriz que teve papéis de destaques em  novelas como a Laura de  Selva de Pedra (1972); a Germana Steen de A Sucessora (1978); a Pepa de Cabocla (1979);  A Vilma de O Outro (1987) e as inesquecíveis Carmosina de Tieta (1989) e Kika Jordão de LuaCheia de Amor (1990).  Nos humorísticos destaques em Toma Lá, Da Cá (2007 – 2009) e como a Berna Cavalcanti no recém terminado Brasil à Bordo (2018). Arlete está de volta às novelas  dando vida a Naná, matriarca da Família Falcão,   na trama de Segundo Sol, do João Emanuel Carneiro.
        As carreiras de Betty e Arlete sempre se cruzaram no decorrer desses anos , são nove encontros em novelas, séries e seriados, além da participação de Arlete no programa Betty Faria Especial, que a atriz apresentou na Globo em 1984.


Inês x Lia  de O Homemque Deve Morrer (1971)


        O primeiro encontro da dupla foi em 1971, na trama de O Homem que Deve Morrer , da autora Janete Clair. Betty deu  vida a simplória Inês, filha do humilde pescador Mestre Jonas (Gilberto Martinho) , e  no decorrer da trama se casa com Baby (Cláudio Cavalcanti), filho do poderoso homem da região, o Comendador Liberato (Macedo Neto). Arlete Sales deu vida a Lia, secretária e amante do vilão estilo nazista  Otávio Von Muller, vivido pelo saudoso Jardel Filho.

Joana x Lenita de Cavalo de Aço (1973)


        Em 1973, Betty e Arlete, vivem papéis importantes na trama de Cavalo de Aço, do autor Walther Negrão. Joana, a personagem da Betty, era a protagonista, filha mimada do grande vilão Max (Ziembiski), e que se envolvia no decorrer da trama com Rodrigo (Tarcísio Meira), o homem que voltara a cidade para vingar a massacre ocorrido anos antes com sua família, e que Max teria sido o responsável.  Já Arlete, deu vida a falsa e dissimulada Lenita, sobrinha de Max,  na verdade filha ilegítima dele, e que no fim era revelada como a assassina do vilão.  

Leda Maria x Gilda de Duas Vidas (1976)


        Em Duas Vidas, novela da autora Janete Clair, Betty e Arlete tiveram uma relação conturbada. Betty Faria era Leda Maria, uma mulher sufocada pelo ciúme do marido Tomás (Cécil Thiré), que por usa vez  a abandona por Gilda, sua amante, a personagem da Arlete Salles.


Lígia Prado e Celeste de Água Viva (1980)


        As duas voltaram a se encontrar literalmente, em Água Viva, novela do autor GilbertoBraga.  Betty deu vida a forte Lígia Prado, uma mulher que luta para ascender socialmente. Foi casado duas vezes e Celeste, a personagem da Arlete, inicia a trama como a atual mulher de seu primeiro marido. Inicialmente as duas não se suportam, até a morte de Sérgio (Milton Moraes), ex-marido e marido respectivamente, mostrar que elas tinham mais em comum do que   pensavam.  Ligia e Celeste passam a morar juntas e selam uma grande amizade, pelo menos até Miguel Fragonard (Raul Cortez) aparecer entre elas.


Joana e Dolores de Baila Comigo (1981)


        Em Baila Comigo, do Manoel Carlos, Arlete e Betty viveram papéis de destaque.  Betty Faria seduziu o Brasil com collants  e maiôs de ginástica da protagonista Joana Lobato, uma professora de dança linda e independente, e que com medo de perder sua independência não se apegava a ninguém.  Arlete Salles,   deu vida a Dolores, namorada de Saulo (Reginaldo Faria). No decorrer da trama eles se distanciam,   quando Saulo se muda para o Rio de Janeiro. Alegre e vivaz, vive entre altos e baixos.


Tieta e Carmosina de Tieta (1989)


        Sem dúvidas o grande encontro de Betty e Arlete foi em Tieta, novela do autor Aguinaldo Silva, baseada na obra de Jorge Amado. Betty Faria deu vida a esfuziante protagonista. Uma mulher linda, passional e irresistivelmente sedutora. Betty estava no auge da beleza dos seus quase 50 anos e fez de Tieta o seu grande momento na teledramaturgia. Arlete Salles deu vida a solteirona Carmosina, amiga fiel de  Tieta, e conforme a própria Arlete faz questão de dizer em suas entrevistas, sua melhor personagem.


Djanira e Rita de América (2005)


        Em 2005, Arlete fez uma pequena participação no início da trama de América, da GlóriaPerez. Rita , sua personagem,  era Tia de Drica (Thainá Menezes), que a leva para os Estados Unidos no início da novela. Betty Faria teve uma personagem fixa na trama, a bela e sedutora Djanira Pimenta. Vive em Miami vendendo documentos falsos para os imigrantes  e revendendo carros usados. Frequenta a Miami rica, onde não se suspeita da natureza de seus negócios. É a chefe de uma quadrilha que a atravessa ilegais pela fronteira do México, para a qual trabalham o “atravessador” Alex (Thiago Lacerda) e o coiote Ramiro (Luís Mello).


Laura e Dona Gioconda de Pé na Jaca (2006)


        O último encontro da dupla até então, foi na trama de Pé na Jaca, do autor CarlosLombardi.  Encontro mesmo entre elas em cena não houve, a Arlete aparecia em flashes como a Gioconda na fase jovem, que na fase atual da trama era vivida pela saudosa Nair Bello. Betty Faria  era  Laura, mãe de Eliza Beth (Déborah Secco), Leila (Fernanda de Freitas) e Barrão (Rodrigo Hilbert), cada um de um pai diferente. Costureira de mão cheia, era  mal vista na cidade, especialmente pelas mulheres. Não tem dinheiro, mas vira e mexe ganha presentes de seus antigos amantes.

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...