Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Brida (1998)


Última trama da extinta Rede Manchete, inspirada no best-seller de Paulo Coelho, que completa 20 anos   


   
        Em 1998, a Rede Manchete dava seus últimos suspiros, e com o intuito de tentar alavancar seus números de audiência resolveu não arriscar e,   baseado no grande sucesso do Paulo Coelho,  produziu Brida, com a certeza de que a novela estouraria e conquistaria o grande público.



        Foi uma produção muita cara para os então padrões financeiros da emissora, e logo em seus primeiros capítulos  Brida significou o desperdício do que poderia ter sido uma ótima história. O Público não comprou a trama,  os patrocinadores fizeram um contrato de risco para patrocinar a novela, onde só injetariam recursos se a trama ultrapasse os   10 pontos e com isso  os problemas financeiros da Manchete se agravaram e culminaram em uma greve dos atores e equipe técnica da novela por falta de pagamentos.  

        Era uma novela que tinha tudo para acontecer, bonita e com belas imagens, com direito à gravações na Irlanda, talvez  se a trama tivesse sido produzido em um outro momento da Manchete tivesse realmente acontecido no ar.

        A emissora  tentou salvar a trama em vários momentos. Trocou  o roteirista Jaime Camargo, que iniciou os textos, por Sonia Motta, filha de Nelson Rodrigues,  e Angélica Lopes, para tentar fazer a novela mais chamativa para o público feminino. Atores conhecidos da emissora foram chamados para tentar tornar a trama mais a cara do público da Manchete, como Victor Wagner, em sua quarta novela seguida, Carla Regina, Alexia Dechamps e Tânia Alves. Rosanne Gofmann e Fafy Siqueira, pela primeira vez na Manchete, foram contratadas especificamente para fazer rir na trama.

        Para viver a protagonista foram convidadas as atrizes Christine Fernandes, Drica Moraes e Teresa Sseiblitz, mas com a recusa delas, Carolina Casting que já estava no elenco, foi alçada ao posto de protagonista. Coincidência ou não, Brida foi a única protagonista da atriz, que depois se consagrou na Globo vivendo grandes coadjuvantes.


        O Apresentador de telejornais, Augusto Xavier, estreou como ator na trama. Depois do seu término, voltou a ser âncora.



        Assim como no livro, a novela contava a história da personagem título. Brida era uma jovem comum, que descobre pertencer ao mundo da bruxaria e já ter sido bruxa em outras encarnações. Assim como na Irlanda do século XVII, a moça segue sendo perseguida por um feiticeiro rival, Vargas (Rubens de Falco).
        Walter Avancini chegou a ser presunçoso ou talvez um pouquinho otimista demais. O diretor contou em entrevistas antes da estreia da trama, que nem cogitava a falta de audiência e sucesso da  novela, afinal de contas estavam trabalhando em cima do livro de Paulo Coelho que vendera mais de 10 milhões de exemplares em todo o mundo.
        Brida  estreou em agosto de 1998, e além de enfrentar diariamente Torre de Babel (1998), na Globo, o Programa do Ratinho (SBT) e  o Leão Livre (RecordTv), o Horário Eleitoral Gratuito foi apontado como  o grande vilão da trama. A Rede Manchete acreditava que depois da propaganda gratuita a audiência viria. Ledo engano!



 Em outubro de 1998, dia 23, Brida foi encerrada aos 54 capítulos. O Final foi produzido de uma maneira inédita: Enquanto eram exibidas cenas que já haviam sido gravadas, o desfecho da trama foi narrado por Eloy Decario, locutor oficial da Rede Manchete, sem a existência de um desfecho propriamente dito. O Horário foi ocupado por mais uma reprise de Pantanal (1990). A Rede Manchete saiu do ar definitivamente em 10 de maio de 1999,  deixando para  Brida  o título de última novela inédita produzida pelo canal.

Ficha Técnica:


Novela dos autores Jaime Camargo, Sonia Mota e Angélica Lopes
Baseados no romance homônimo de Paulo Coelho
Direção Geral:  Wálter Avancini
Elenco:
CAROLINA KASTING – Brida
LEONARDO VIEIRA – Lorens
AUGUSTO XAVIER – Mariano
NADIA LIPPI – Leonor
RUBENS DE FALCO – Vargas
OTHON BASTOS – Fradique
TÂNIA ALVES – Mercedes
FAFY SIQUEIRA – Valdete
VICTOR WAGNER – Edmundo
CARLA REGINA – Elisa
PATRICIA NOVAES – Isabel
GIOVANNA DE TONI – Vica
GUILHERMINA GUINLE – Priscilla / Eileen
BETE MENDES – Diva
EDNEY GIOVENAZZI – Patrick O’Neal
PAULO RAMOS – Chrystian
WANESSA BONELLI – Guta
MANUELA DIAS – Inês
FABIANA AMORIM – Andréa
SANDRA BARSOTTI – Malu
JARBAS TOLEDO – Cláudio
CARLOS SATO – Tanaka
ROBERTA PORTO – Lílian
SIMONE MORENO – Ongala
WANDA STEFANIA – Marília
ANSELMO VASCONCELLOS – Henrique
ALEXIA DESCHAMPS – Diana
DANIEL LOUREIRO – Álvaro
CLÁUDIA RANGEL – Celina
CANDICE VALDUGA – Silvia
ROSANE GOFMAN – Socorro
ÂNGELA FIGUEIREDO – Elvira
GIAN CARLO – Alberto Vaz de Couto
SÉRGIO ABREU – Guilherme
ANDRÉA AVANCINI – Ermée
VIVIANE NOVAES – Beatriz
MARCELO BOSSCHART – Técio
LUÍS LOBO – Zé Alberto
FÁBIO MÁSSIMO – Ariovaldo
FABIANA RAMOS – Paulina
GISELE FRAGA – Selma
JOSÉ MARINHO – Varela
GLÓRIA PORTELA – Helena
ESTELA RENNER – Rita
FÁBIO PILLAR – Jacaré
JÚLIO LEVY – Clerston
NILL MARCONDES – Caio
PAULA SARDÁ – Dedé
RONALDO REIS – Afrânio
GUSTAVO LONG – Jonas
ROBERTA PORTO – Lílian
MARCOS PASQUIM
CHRISTINA FERRO – Bianca
MÁRCIA BARROS – Helga
MURILO ELBAS – Santos

Exibição: 11 de Agosto de 23 de Outubro de 1998
Capítulos: 54
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...