Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Belíssima”




        A  Grécia , as passarelas  da moda e a busca pelo poder através da aparência no mundo regido pela estética era a espinha dorsal de Belíssima do autor Silvio de Abreu. A novela acabou se tornando um grande suspense e crítica a essa obsessão  por uma beleza  estipulada pela sociedade.      
        Uma trama cheia de personagens típicos criados pela mente brilhante do Silvio de Abreu, que iam desde a implacável vilã Bia Falcão,  da Fernanda Montenegro, e passava pelo carismático Nikos (Tony Ramos), e a família louca e turca do Murat (Lima Duarte) e Katina (Irene Ravache). Um grande suspense mesclado com muito romance e humor, ou seja mais um novelão.  
        Belíssima está de volta no Vale a Pena Ver de Novo a partir do próximo dia 04, e para incentivá-los a acompanhar a reprise  segue 10 motivos que tornam a trama imperdível:

1 – Bia Falcão (Fernanda Montenegro), a grande vilã de Belíssima

        Pobreza Pega! Com essa frase Bia Falcão marcou sua participação na trama de Belíssima e um dos melhores trabalhos da Fernanda Montenegro na teledramaturgia como a grande vilã da novela. Mesmo tendo ficado uma boa parte de tempo fora da trama, seu assassinato mexeu com toda a trama e seu retorno triunfal criou um ótimo entrecho para a reta final do folhetim.  A Personagem rendeu a Fernandona o prêmio de melhor atriz daquele ano pela  APCA.

2 – Tony Ramos em mais um tipo inesquecível – O Grego Nikos

        A composição do personagem inicialmente chegou a irritar ao telespectador, mas  Tony Ramos, perito em viver tipos na tv, soube dosá-lo no decorrer da trama, e provou mais uma vez seu talento e carisma transformando o Nikos em um dos  mais aclamados personagens  de Belíssima.

3 - Primeiro encontro de Tony Ramos e Glória Pires na Tv

        Com vários anos de carreira, em Belíssima foi  a primeira vez  que Tony Ramos e Glória Pires, que vive a Júlia na trama, seu par romântico,  trabalharam juntos. O Casal já havia gravado o filme Se Eu Fosse Você,  mas eu só seria lançado em 2006.

4 – O Casal Safira e Pascoal – Claudia Raia e Reynaldo Gianechinni, em uma sintonia cênica perfeita



        Numa dose certa e  milimétrica entre o romance e o humor, Safira e Pascoal, os personagens vividos pela Claudia Raia e Reynaldo Gianechinni, roubaram a cena como o casal preferido do grande público.  Esbanjando sensualidade sem apelação, as cenas de amor da dupla esquentou a história e terminou apoteótica com direito a explosão e queda de prédio, tudo com muito amor envolvido.

5 – Astros que estourariam futuramente tiveram destaque na trama :  Cauã Reymond, Paolla Oliveira, Marina Ruy Barbosa e Vladimir Brichta


        Belíssima serviu de espelho para destaque no trabalho de vários atores que estourariam nos anos seguintes:
·        Paolla Oliveira (Giovanna) – Ganhou sua primeira protagonista depois do sucesso em  Belíssima, a Sônia de  O Profeta (2006);
·        Vladimir Brichta (Narciso) – Depois de Belíssima, ganhou o protagonista de dois seriados: Faça sua História (2007) e Separação!? (2008);
·        Cauã Reymond (Mateus)  - Dividiu o protagonismo de Eterna Magia (2007) com Thiago Lacerda e em 2008 viveu o seu maior coadjuvante, o Harley de A Favorita (2008).
·        Marina Ruy Barbosa (Sabina) – Marina encantou o público com a doçura e graciosidade da sua personagem. A Menina que   viveu personagem seguido do outro,   e hoje é uma das mais requisitadas e talentosas atrizes da sua geração.

6  – A Família Murat


        Um núcleo importante na história de Belíssima é a família do turco Murat  e a grega Katina, os personagens vividos de forma magistral por Lima Duarte e IreneRavache.  A Família chamava atenção pela alegria e nesse campo Lima e Irene nos brindaram com grandes cenas. Porém   ao mesmo tempo tinham  segredos que escondiam do passado e que ligava muitos outros personagens. Katina , escondera a verdadeira identidade do pai de seu filho Cemil  (Leopoldo Pacheco), que  era filho biológico de Nikos (Tony Ramos). Já Murat, teve uma relação no passado com Bia Falcão (Fernanda  Montenegro).

7 - Último trabalho do ator Gianfrancesco Guarnieri  

        Belíssima foi a última novela do grande ator Gianfrancesco Guarnieri. Ele teve problemas de saúde e precisou sair da novela. O Ator esteve na trama desde o início, porém devido seus problemas de saúde aparecia sempre sentado e tinha pouco texto, para não lhe exigir demais. Gianfrancesco deu vida ao professor de teatro Pepe. Na reta final da novela foi internado e não pode gravar suas últimas cenas. Para homenageá-lo,  no último capítulo Silvio de Abreu escreveu uma cena em que Murat, o personagem do Lima, conversava com Pepe, seu amigo de infância, ao telefone. Gianfrancesco Guarnieri veio a falecer em 21/07/2006, semanas depois do fim da novela.

8 – As Vedetes: Mary Montilla (Carmem Verônica) e Guida Guevara (Íris Bruzzi)

        Sílvio de Abreu trouxe na trama a história de duas ex-vedetes que renderam as melhores e inesquecíveis cenas hilárias para a  novela - Mary Montila e Guida Guevara, vividas pela Carmem Verônica e Íris Bruzzi. Mary é uma ex-vedete, ex-cantora e ex-apresentadora de programa infantil, que enriqueceu ao se casar com um rico empresário industrial, o qual foi disputado a tapas com Guida, sua parceira no programa Os Furacões de Cuba, um enorme sucesso na extinta Tv Tupi.  Mary não sente falta dos holofotes e prefere desfrutar de sua fortuna, porém Guida sonha em voltar à mídia. Os  diálogos cênicos de ambas “desenterrou” expressões como “Mamenbada” (Companhia de teatro sem muitos recursos), “Me Achei um Chuchu” e “Nerusca de Pitibiribas”.  Íris Bruzzi já havia vivido uma ex-vedete de nome Guida na trama de Jogo da Vida (1981), também do Sílvio. Mas as personagens são totalmente diferentes. Numa homenagem a todas as vedetes do teatro rebolado, o show de Mary Montilla e Guida Guevara, dirigido por Carlos Manga, no último capítulo de Belíssima, trouxe a participação de grandes estrelas como Virginia Lane, Dorinha Duval, Marly Marley, Anilza Leoni, Elizabeth Gasper, Brigitte Blair, Lia Mara, Lilian Fernandes, Teresa Costelo, Maria Pompeu, Lady Hilda entre outras.

9 – Racismo e o Tráfico Internacional de Mulheres



        O Racismo e tratado de forma leve e com comicidade através da personagem Dagmar, vivida pela atriz Sheron Menezes. Fladson (Marcelo Médici) é o filho superprotegido de Tosca, a personagem da Jussara Freire, que se apaixona perdidamente por Dagmar. Ao conhecer Dagmar, Tosca passa a derramar uma enxurrada de provocações e preconceitos contra a nora, que para não entrar em atrito com a sogra resolve não revidar. Porém no dia da inauguração da Churrascaria da Tosca, quando Dagmar leva seu pai Altino (Tony Tornado), e ele é ofendido por Tosca, resolve quebrar a banca e denuncia a sogra por racismo, que vai presa imediatamente.
        Outro assunto abordado em foi o tráfico internacional de mulheres através da personagem Taís, vivida pela Maria Flor. A brasileira aceita a oferta  para trabalhar como bailarina na Grécia, e acaba vítima de um grupo de traficantes de mulheres. No decorrer da trama, depois de muita luta e ajuda de Nikos, Tais consegue voltar para o Brasil e encontra o amor nos braços de Narciso, o personagem do Vladimir Brichta.


10 – Trilha nacional e Internacional


        As trilhas de Belíssima são em minha singela opinião uma das melhores de tramas contemporâneas lançadas nos anos 2000. É fato  que há uma grande diferença entre as trilhas dos anos  80 e 90  e as dos anos 2000 em diante. As trilhas recentes são bem menos, digamos, marcantes, com raras exceções, as trilhas de novelas de hoje não  marcam suas respectivas tramas, são praticamente descartáveis.
        A trilha sonora nacional trazia duas canções inéditas: “Bonita Demais”, composição de Vinícius de Moraes, na voz de Daniel Jobim, e “Belíssima”, da Adriana Calcanhoto, na voz do Ney Matogrosso. Outras faixas de destaque foram: “Ai, Ai, Ai” na voz da Vanessa da Mata; “Feliz” da Maria Rita; “Então me Diz”, na voz da Simone, entre outras.



        A trilha internacional abria com James Blunt em “You´re Beautiful” que invadiu as rádios do Brasil e “The Blower´s Daughter” na voz do Damien Rice , entre outras.



Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa


Comentários

  1. Mais as trilhas da década de 2000 ainda assim são superiores às da atual década sem sombra de dúvidas!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube