Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - A Indomada Volume 1 (1997)



        Um retrato bem humorado do Brasil com realismo fantástico, cultura nordestina e hábitos ingleses fizeram de A Indomada, do autor Aguinaldo Silva, um dos últimos grandes sucessos desse gênero no horário nobre global.
        Depois de A Indomada, a Globo só voltou a apresentar uma trama desse gênero em 2001, Porto dos Milagres , também do  Aguinaldo Silva, que em seguida se consagraria com as tramas mais realistas como Senhora do Destino (2004), Duas Caras (2007), Fina Estampa (2011) e Império (2014).
        Ao que me parece o gênero vai voltar com tudo. A Globo e Aguinaldo Silva já estão totalmente mergulhados na próxima trama do horário nobre – a tão polêmica e conturbada – O Sétimo Guardião – que vai trazer o realismo fantástico de volta à  teledramaturgia. De olho nisso, o Canal Viva  vai finalmente  trazer A Indomada, que tantas vezes já figurou entre as opções de  reprises desde a estreia do canal.
        A trama foi um show à parte, consagrou a já consagrada Eva Wilma, na pele da grande vilã Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque;   e Adriana Esteves  em sua última grande mocinha do horário nobre.
        Para acompanhar uma trama tão visceral e espetacular, uma   trilha à altura. Os dois volumes   da trilha  foi repleto de grandes sucessos que tomaram as rádios e temas que casaram com perfeição  com cada personagem. 
        A trilha sonora volume 1 de A Indomada foi a última a ser lançada ainda em LP pela Som Livre.  A Partir do volume 2 da trama, as trilhas  das novelas da Globo passaram a ser lançadas apenas em CD.

        O LP que trazia Adriana Esteves linda na capa, abria  com a clássica “Impossível Acreditar  que Perdi Você” , imortalizada nos 70 por Márcio Greyck. A música,  que era uma composição do Márcio com o irmão Cobel, levou o cantor ao estrelato e as paradas de sucesso. Na trilha de A Indomada a música,  tema do personagem Teobaldo, o protagonista vivido  pelo José Mayer, também marcou o ano de 1997, desta vez na voz do FábioJr em uma regravação impecável.

        Ciranda da Rosa Vermelha  na voz da Elba Ramalho, foi outra faixa do disco que fez a trilha vender feito água.  Acho que depois de “De Volta pro Aconchego” que a Elba gravou para Roque Santeiro Volume 1, este  é o tema de novela mais marcante gravado pela cantora. Composição do AlceuValença, a música embalou o romance entre Grampola e Emanuel, vividos pela Karla Muga e Selton Mello.  A personagem Grampola chamou muita atenção na novela e foi usada  numa ação de merchandising social , que  no decorrer da trama encontrava uma alternativa à prostituição. A Inserção ganhou reconhecimento formal da Campanha Nacional pelo Fim da Exploração, da Violência e do Turismo Sexual contra Crianças e Adolescentes.

        Adriana Esteves voltava à Globo depois de uma breve passagem pelo SBT como protagonista de Razão de Viver (1996).  A Helena, protagonista de A Indomada, foi feita sob medidas para a atriz, que brilhou com a mocinha destemida e forte, a  “indomável” do título da trama.  Para ajudar na composição da personagem junto ao público, foi escolhido o tema “Unicamente” na voz da deusa Déborah Blando, que composta por uma turma da pesada A Levin, C.M. Celli, É. Baptista, G. Grody, Repolho e a própria Déborah, representava com perfeição todas as nuances da personagem. Curiosamente na reprise da trama no Vale a Pena Ver de Novo, em 1999, “Unicamente” assumiu o  posto de tema de abertura da trama, substituindo “Maracatudo”, a instrumental do Sérgio Mendes, tema de abertura da  apresentação oficial da trama.

        Maria Bethânia, sempre espetacular, não ficou de fora da trilha. Com “Onde Estará o Meu Amor”, composição do Chico César,  a cantora embalou o improvável casal Pedro Afonso e Zenilda, vividos pelo saudoso Cláudio Marzo e Renata Sorrah.

        Outros fortes nomes femininos da MPB enriqueceram a trilha de A Indomada: Sandra de Sá gravou  Não Adianta Saber” uma versão de “I Might Be Crying”, composta pela Sandra, Tanita Tikaram e Ronaldo Bastos. A música embalou o casal Hércules e Inês, vividos pelo Marcos Winter e Isabel Fillardis, que foram infernizados na trama por Altiva (Eva Wilma), que não aceitava o filho casado com uma negra.  Fafá de Belém com “É tão Bom de Amar”, do Nando Cordel, foi a voz que embalou o complexo romance entre Dinorah e Sérgio Murilo, os personagens da Carla Marins e Cássio Gabus Mendes. Na trama,  Sérgio Murilo se casava com Dinorah só para roubar o seu rim. Parece estranho, mas  o casal acabou chamando muito atenção e ganhou torcida do público.  A trinca  de deusas femininas da MPB fecha com Baby do Brasil na sensual “Baby Toque”, composição da própria e De Harris, Paul Fischmen e Yazz, que embalou  os devaneios sexuais  da sensualíssima Scarlett, personagem da Luiza Tomé, primeira dama de Grenville, a cidade fictícia de A Indomada.

        Trama mesmo  realista e fantástica  sem uma casal jovem que prenda o público não existe. Em A Indomada,  Felipe e Caroline, os personagens do Mateus Rocha e Nívea Stelmann, foram esse casal. Ele filho da juíza Mirandinha, vivida pela Betty Faria, e ela, do prefeito Ypiranga Pitaguari, do Paulo Betti, que viviam em guerra. O Casal  conquistou  o público com a história regional do clássico Romeu e Julieta, e o Djavan com “Meu Bem Querer  embalou o casalzinho. Esta era a segunda vez que a música figurava em uma trilha de novela. Em 1980, a gravação original integrou a trilha de Coração Alado. Em 1998, a música voltou a integrar uma trilha, desta vez como a abertura da novela homônima Meu Bem Querer, do Ricardo Linhares.

        A dupla pernambucana  Alceu Valença e Geraldo Azevedo também marcaram presença na  trilha da trama. Geraldo Azevedo embalou o casal de vilões Pitágoras e Altiva, vividos pelo Ary Fontoura e Eva Wilma, com o carnaval do compositor   Capiba “Á Procura de Alguém”. Alceu Valença gravou “Cana Caiana”, usado como tema  de locação da novela.

        A Trilha é fechada ainda com “Música da Noite (Music Of The Night)” do Ricardo Feghali e Guilherme Dias Gomes, o tema do Artêmio (Marcos Frota); “Esse Seu Olhar”, do Dick Farney, tema da Mirandinha (Betty Faria) e Egídio (Ligurgo Spínola) e “A Indomada” também do Guilherme Dias Gomes, que servia como tema geral da trama.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Aguardada cena do dilúvio em “Gênesis” marca um dos primeiros grandes momentos da trama da RecordTv

        A RecordTv exibiu no capítulo de quarta-feira (27.01) de Gênesis , a aguardada cena do dilúvio , uma das primeiras aguardadas   passagens da bíblia que a trama vai   retratar.         Com Oscar Magrini como o Noé, o capítulo mostrou   o dilúvio e Arca sendo   levada pelas águas salvando a família e vários animais do seu criador.         A cena repleta de efeitos especiais e computação gráfica, bem melhores e mais preparados do que as mostradas na primeira semana que retrataram os Jardins do Éden,   foi muito bem recebida pelo público e   deu picos de audiência para a trama dos autores Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro .         Na próxima fase da trama a passagem bíblica retratada será a construção e destruição da torre de babel, outro momento épico que a novela nos reserva. Veja...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...