Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Eva Wilma


        Homenagear Eva Wilma é uma responsabilidade muito grande, escolher seus melhores personagens chega a ser uma tarefa quase impossível, em pouco mais de 60 anos de carreira , a Vivinha como é chamada entre os amigos e colegas, nos presenteou com o seu talento vivendo grandes personagens que  são páginas importantes na história da teledramaturgia.
        Sua estreia em 1953 no seriado Namorados de  São Paulo que posteriormente seria transformado no famoso  Alô Doçura por Cassiano Gabus Mendes , foi sucesso absoluto. Eva Wilma e Jonh Herbert que fazia par  com ela no seriado foram catapultados aos sucesso instantaneamente, e a química em cena saltou para a realidade e os dois realmente se casaram na vida real.
        Iniciou a carreira como bailarina mais foi a arte de interpretar que transformou Eva Wilma em uma das damas da televisão brasileira.
        Então vamos a lista das 10 personagens preferidos da Eva Wilma e suas respectivas menções honrosas:

10º. Ruth e Raquel de Mulheres de Areia (1973)
Mulheres de areia
Com Carlos Zara
Foto : http://3.bp.blogspot.com
        Um dos primeiros grandes momentos da Eva Wilma na TV foi sem dúvidas as gêmeas Ruth e Raquel  na primeira versão de Mulheres de Areia na TV Tupi. A Atriz foi elogiada e aclamada pela crítica ao viver as personagens criadas por Ivani Ribeiro. Em entrevista na época , Eva contou as dificuldades que enfrentou para gravar as cenas em que as gêmeas contracenavam, onde ela trabalhava em dobro tendo que gravar as cenas de Ruth e depois as mesmas cenas desta vez com as falas da Raquel. Regina Duarte foi eleita a  melhor atriz pelo Troféu Imprensa de 1973 , por sua atuação em Carinhoso (1973),   a atriz repassou o prêmio  para Eva Wilma como reconhecimento pelo brilhante trabalho em Mulheres de Areia.

9º. Jô Penteado de A Barba Azul (1974)
A barba azul
Foto : http://i4.ytimg.com
        Em 1974 Eva Wilma dá vida a outra personagem de Ivani Ribeiro, desta vez a Jô Penteado da novela A Barba Azul na Tupi. A Novela  foi uma incrível comédia  romântica que conquistou o país  e o casal Eva Wilma e Carlos Zara (que ainda não eram casal na vida real naquela época ) foram o destaque do elenco.

8º. Rebeca de Plumas e Paetês (1981)
Plumas e paetês
Foto : http://f.i.bol.com.br/entretenimento/fotos/eva
        Em 1981 depois do encerramento das atividades da Rede Tupi Eva Wilma protagoniza na Globo a novela Plumas e Paetês do autor Cassiano Gabus Mendes. Com a personagem Eva  mostrava um novo lado,  o cômico. Rebeca ficava viúva logo no início da trama , e tinha que se virar para dar conta de uma empresa de confecção , o assédio do seu gerente interesseiro  e  as aventuras amorosas de seu filho.

7º. Márcia de Elas por Elas (1982)
Elas por elas
Foto : http://4.bp.blogspot.com/
        Outro show de comédia a atriz deu ao interpretar uma das amigas de colégio da novela Elas por Elas  também do Cassiano Gabus Mendes. As cenas entre a atriz e Luiz Gustavo foram com certeza as melhores da trama. Na novela Márcia queria a todo custo agarrar Mário Fofoca (Luiz Gustavo) , o detetive que conquistou seu coração na trama. Os dois peritos atores , improvisavam várias cenas do inesquecível casal  , e esses improvisos foram cruciais para o sucesso da novela.

6º. Angelina de De Quina Pra Lua (1986)
De quina pra lua
Com Taumaturgo Ferreira e Isabela Garcia
Foto : http://2.bp.blogspot.com
        De Quina pra Lua foi a primeira novela solo do autor Alcides Nogueira , infelizmente a trama não alcançou os objetivos , mas a novela foi salva  pela brilhante atuação de Eva Wilma  em parceira com o comediante Agildo Ribeiro, que faziam os protagonistas da trama.
       
5º. Penélope de Sassaricando (1987)
Sassaricando
Com Roberto Bataglin
Foto : msalx.claudia.abril.com.b
        Em 1987 ainda dando vida a seus personagens cômicos, Eva Wilma brilhou na novela Sassaricando do autor Sílvio de Abreu , dando vida a Penélope. A personagem era uma das três senhoras que se uniam para agarrar um milionário, em um acordo de que a primeira que conseguisse fisgar um bom partido pagaria as contas das outras duas. Na verdade como um passe do destino Penélope acaba se apaixonando pelo pobretão sócio de seu filho Tadeu,  e esse relacionamento lhe faz viver as maiores e mais hilárias situações na trama.

4º. Laura de Ciranda de Pedra (1981)
Ciranda de pedra
Com Armando Bógus
Foto : http://zappiando.files.wordpress.com
        Em 1981 Eva Wilma fez um sensível trabalho na caracterização da esquizofrênica Laura da novela Ciranda de Pedra do autor Teixeira Filho.  A Personagem sofreu fortes traumas agravados por um  péssimo  casamento , com um homem autoritário e ciumento. A Dobradinha Eva Wilma e Lucélia Santos que faziam  mãe e filha na trama foi impecável.

3º. Tereza Pelegrini de Pátria Minha (1994)
Pátria minha
Com Tarcisio Meira
Foto ; http://f.i.bol.com.br/
        Uma mãe que chora   a morte do filho , depois de ter sido humilhada e rejeitada por ele. Como não se emocionar com uma cena assim, principalmente se nesta cena Eva Wilma foi uma das estrelas.  Isso aconteceu em Pátria Minha novela do autor Gilberto Braga. Na trama Eva deu vida a personagem Tereza Pelegrini , uma mulher  descoberta em adultério pelo marido depois de um golpe armado por sua amiga Lídia Laport (Vera Fischer) que cobiçava-o. Com a situação Gustavo o filho do casal repudiou a mãe  pela traição ao pai. No leito de morte, Gustavo perdoa a mãe em uma das cenas mais marcantes da novela. A Emoção tomou conta do set , e Kadu Moliterno que fazia o filho ,  contou em entrevista que mesmo depois do “cortando” encerrando a gravação ele e Eva Wilma não conseguiram  se desabraçar e  parar de chorar.

2º. Dinah de A Viagem (1975)
A viagem
Com Altair Lima
Foto : http://3.bp.blogspot.com
        Em 1975 Eva Wilma mais uma vez brilhou vivendo uma personagem  de Ivani Ribeiro. A Dinah que ela interpretou na primeira versão de A Viagem na rede Tupi  é inesquecível.
       
1º.  Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque de A Indomada (1997)
Foto : http://www.telehistoria.com.br
        A Magia de uma vilã em cena é  contagiante e enriquece o trabalho de qualquer  atriz. Eva Wilma que em 1997 já tinha em seu currículo os mais diversos personagens que a consagraram, ao viver   Maria Altiva , a grande vilã de A Indomada  provou que uma profissional independente  do tempo de carreira pode sempre se superar e nos presenteou  com uma grande personagem. A Altiva mesclava o que mais gostamos em uma vilã, a maldade propriamente dita e o humor sarcástico. A Personagem e seus bordões que misturavam o português com o inglês “grenvillense”  conquistou  o público que elegeu  a vilã a melhor personagem da trama de Aguinaldo Silva. Inesquecível a cena em que depois de expulsa de casa pelo marido e jogada na sarjeta , Altiva no auge da sua soberba , desfila  toda sua empáfia nas alamedas da cidade.

        Consegui falar sobre minhas 10 preferidas da atriz , mas não posso deixar de fazer uma menção honrosa para outras personagens vividas pela atriz, que tal qual às 10 citadas acima , merecem  todos nossos aplausos :

– Tia Íris de Fina Estampa  (2011)
- Hilda Pontes Pedra Sobre Pedra  (1992)
- Francisca Moura Transas e Caretas  (1984)
- Maura Garcez de Roda de Fogo  (1987)
- Nene de Mico Preto  (1990)
- Zuleika de História de Amor (1995)  
 - Marietta Berdinazzi de O Rei do Gado (1996)  
 - Dra Marta de Mulher  (1998)
- Maria da Cunha de OS Maias  (2001)
- Dona Maria Primeira de O Quinto dos Infernos  (2002)
 - Rosa de Esperança  (2002)
- Lucrécia de Começar de Novo  (2004)
- Candida Novaes de Desejo Proibido (2007)
- Beatriz de Araguaia (2010)

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : Wikipédia.com , teledramaturgia.com  

Comentários

  1. Nota dez essa sua escolha e digo mas,Eva Wilma foi na minha opinião a maio protagonista de novelas do Brasil,pois às personagens que ela magistralmente interpretou são regravadas até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Eva Wilma é maior e mais completas atriz deste pais,dona das maiores e melhores protagonista da telenovelas do Brasil,porem hoje e muito injustiça por parte de autores e diretores da televisão.....e também por parte da imprensa tanto escrita como falada,mas que é rainha já.....mas perde a majestade parabéns grande atriz pelos seu brilhante anos de carreira.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post. Sensacional Eva Wilma. Era pequeno e acompanhava Mulheres de Areia, uma novela marcante.

    ResponderExcluir
  4. Eva Wilma é a maior estrela da teledramaturgia brasileira. Sou sua fã desde os tempos de Mulheres de Areia, A Viagem, A Barba Azul, Sassaricando, Pátria Minha, A Indomada....

    ResponderExcluir
  5. Eu acompanho o trabalho da Eva Wilma deste criança. Sempre gostei de todos personagens que os autores presentearam-na como protagonista, co-protagonista e até coadjuvantes especias como primeira atriz de elenco. Ela sempre surpreende na sua maneira de compor seus personagens em características diferentes de uma para outra em linguagem corporal, de voz, e expressam artística. Em cada vida interpretada, Vivinha será sempre uma outra pessoa em cena, gosto de todas suas atuações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Meus Personagens Favoritos da Carolina Kasting

A Rosana de “ Terra Nostra”   e a   Rosa de “ Além do Tempo ” na   Globoplay Novelas                 Elegante, versátil e dona de uma carreira marcada por personagens memoráveis, Carolina Kasting se consolidou como uma das artistas mais completas de sua geração. Muito além das novelas que a tornaram conhecida pelo grande público, sua trajetória envolve teatro, dança, artes visuais, poesia e performance — um verdadeiro universo criativo que ela vem expandindo ao longo dos anos.         No ar em 2 reprises   -    com a Rosana de Terra Nostra (1999) no Vale a Pena Ver de Novo e a Rosa   em Além do Tempo (2015) na Globoplay Novelas   - o público está   conferindo    alguns dos seus melhores e nos mostrando o quanto ela faz falta a tv.         Nascida em Florianópolis, Carolina ingressou...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...