Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Atores / Personagens que brilharam em “Onde Nascem os Fortes”



        A Supersérie/novela Onde Nascem os Fortes está chegando em sua reta final,  e sem dúvidas George  Moura e Sérgio Goldenberg  (roteiristas) e José Luiz Villamarim (Direção), vem apresentando um trabalho impecável, mesmo  a trama  rodando em círculos em sua primeira metade, em torno da fuga de Maria (Alice Weigmann), a qualidade e cuidados com a história mostra a preocupação da Globo em cada vez apresentar  ainda mais qualidade cênica  em suas tramas.
        Onde Nascem os Fortes pode não ter agradado ao grande público,  que se encantou com as imagens iniciais da trama, mas  não comprou a árida  história de guerra no sertão em pleno século 21, mas é indiscutível a escalação dos atores para viver cada personagem, sem exceções simplesmente perfeitos.
        Todo o elenco merecia ser mencionado e elogiado, desde os protagonistas até aqueles que tiveram poucas porém marcantes cenas, o caso do Marco Pigossi, o Nonato,  por terem sido tão viscerais em cena. Chegar  nos  10  abaixo foi um trabalho difícil e ao mesmo tempo prazeroso. É muito gratificante fazer um post deste tipo com tantas opções  e talentos envolvidos .

Alice Weigmann / Maria

        É Fato que a Alice Weigmann cresceu muito  profissionalmente  desde o seu destaque em Malhação na temporada de 2010. Foram papéis que a credenciaram para entrar  no hall das estrelas do novo milênio, como a Shirley de Em Família (2014), a Cecília de Ligações Perigosas (2016) ou a Isabela de A Lei do Amor (2016), mas a Maria   superou todas minhas expectativas. A Atriz não se entregou, se jogou de forma tão visceral à personagem  que é impossível imaginar outra atriz no papel.  Abriu mão do puder em cenas de nudez totalmente dentro do contexto; e da vaidade para dar veracidade as cenas em que esteve em fuga, além da forte cena da tentativa de estupro nos primeiros capítulos,  tudo em  nome da arte e de um bom trabalho a ser apresentado. A Atriz segurou praticamente sozinha metade da supersérie, já que os autores resolveram arrastar a via cruzes  da fuga da Maria, e em nenhum momento decepcionou.  Como prêmio, apesar da assessoria de imprensa da atriz não confirmar, Alice está escalada para um dos principais papéis  da próxima novela das nove, Tróia , a substituta de O Sétimo Guardião, que por sua vez irá substituir Segundo Sol.

Patrícia Pillar / Cássia

        A Patrícia Pillar é aquele tipo de atriz  que quanto  mais papéis fazem, mais surpreendem a cada novo trabalho. A Cássia de Onde Nascem os Fortes é outra grande personagem que a atriz encarna com uma força cênica mais que perfeita. As cenas em que a personagem descobre o corpo do filho morto parou o Brasil e emocionou quem assistiu. Patrícia Pillar vem mostrando que se renova a cada novo personagem   e com simplicidade encanta com o sofrimento da Cássia. A Atriz contou em algumas entrevistas que as cenas, muitas vezes tão reais, a faziam ter vontade de sair   correndo,   por serem tão fortes as dores e dramas da personagem.  Patrícia Pillar nos últimos 4 anos participou de produções  apenas no  horário  das onze – Amores Roubados (2014), O Rebu (2014) e Ligações Perigosas (2016), sempre com personagens  com esse  perfil denso e complexo,  e sempre um show  em cena.

Alexandre Nero / Pedro Gouveia

        Os personagens dúbios estão virando marca registrada   no currículo do  Alexandre Nero. Assim como o Comendador  José Alfredo de Império (2014) e o Romero Rômulo de A Regra do Jogo (2015), o ator ganhou o complexo Pedro Gouveia de Onde Nascem os Fortes, que na fase inicial da trama deu todos os indícios de ser o grande vilão da supersérie.  Porém o decorrer dos capítulos mostrou um nova face do personagem revelado o “mocinho” da trama. O Público que ficou em dúvidas  sobre  o verdadeiro perfil do personagem, foi brindado mais uma vez com um trabalho ímpar do Alexandre Nero, numa  caracterização do rústico homem do sertão e  a sensibilidade dos  de bom de caráter.


        Com uma interpretação serena, Fábio Assumpção mostrou uma nova faceta do seu talento na pele do vilão Ramiro. Talentoso como sempre, o ator vem mostrando uma inspiração divina para a composição do personagem, que tal qual o Pedro Gouveia do Alexandre Nero,  começou como  mocinho e se mostrou o grande vilão da trama. Sua dobradinha com Patrícia Pillar e Jesuíta Barbosa  renderam  momentos inesquecíveis  à trama. E o visual com os cabelos e barba  brancos  foi crucial para o conjunto da obra.

Jesuíta Barbosa / Ramirinho e Shakira do Sertão

         Um show literal  em forma de interpretação! É o mínimo que posso dizer do trabalho de composição do Ramirinho e Shakira do Sertão, feito pelo Jesuíta Barbosa na   supersérie. Mesmo tendo experiência em montação de personagens, da época em que atuava travestido  em teatros por Fortaleza, onde iniciou sua carreira, o ator contou em entrevista que foi muito difícil achar o tom certo para o personagem. Pode até ter sido difícil, mas o que o ator nos passa é de uma naturalidade tão grande que parece que ele nasceu fazendo isso. Muito reprimido nas primeiras semanas da supersérie, onde falava mais com olhar do que com texto, principalmente nas cenas com o pai repressor, vivido pelo Fábio Assumpção,  a Shakira do Sertão explodiu na trama a partir da sua metade e mostrou a que veio logo em seus primeiros shows. Um Jesuíta Barbosa impecável dentro de um papel diferente do qual estávamos acostumados a vê-lo na tv, mesclando o drama do personagem que brigava para mostrar sua identidade num lugar dominado pelo preconceito e ao mesmo tempo toda a sensualidade e a arte  da cantora que rasga o sertão com seu sex appeal. Sem dúvidas um dos melhores entre os ótimos momentos  que o ator sempre nos  proporciona na tv.

Gabriel Leone / Hermano

        Diferente da maioria dos atores da sua geração, que em início de carreira primam pelos galãs e mocinhos das tramas, Gabriel Leone  é um ator acima de tudo intenso. Desde que estreou em Malhação Casa Cheia (2013), o ator vem se destacando em trabalhos complexos e que exigem bem mais do que talento. O Caso do Gui de Verdades Secretas (2015), o Miguel de Velho Chico (2016) ou o Gustavo de Os Dias Eram Assim (2017).  O Hermano de Onde Nascem os Fortes é outro exemplo do perfil de personagens que o ator persegue. Objetivo e conciso, Gabriel  consegue chegar no tom milimétricamente certo do personagem, que é um homem viajado e estudado,  mas que não abandonou suas raízes. E caracterização e composição, marca registrada da maioria dos personagens da supersérie, é outro ponto forte do Hermano.

Irandhir Santos / Samir

        Perfeito como líder religioso Samir, Irandhir Santos mostra mais uma vez um trabalho quase que sanguíneo ao incorporar um personagem tão visceral  em cena. O Ator contou em entrevistas que muitas vezes, mesmo com a câmera desligada precisa de um momento só, para que o Samir surgisse, e só então ele pudesse gravar as cenas que emocionaram   tanto o grande público.   As cenas de autoflagelo do personagem nos rituais do líder me deixavam sem fôlego de tanto emoção.

Déborah Bloch / Rosinete

        A Rosinete da Déborah Bloch  representa o sopro feminino dentro de uma trama tão forte e máscula. Com uma sexualidade introspectiva, a personagem foi se descobrindo no decorrer dos capítulos, e a cada nova cena a Déborah mostrou  ter sido a escalação certa para vive-la.  Brilhou em cenas  de pura emoção e tensão ao lado de Fábio Assumpção, Alexandre Nero e Lee Taylor, mostrando mais uma faceta da veia dramática perfeita da atriz.

Enrique Dias / Plínio  

        Enrique Diaz  foi outra escalação acertada de Onde Nascem os Fortes. É quase certo um trabalho impecável tendo ele à frente de um personagem. Na supersérie, o ator na pele do dúbio delegado que servia à dois poderes paralelos dentro de um distante sertão  está  impecável, mesclando cenas de submissão e crueldade. O Plínio andou por quase todos os núcleos. Além de ser o delegado que investiga a morte que desenrola todos os outros acontecimentos da trama, o assassinato de Nonato (Marco Pigossi), ele teve um envolvimento com Aurora (Lara Tremouroux), moça que sofre com lúpus, filho de Pedro Gouveia (Alexandre Nero) e ainda mantem uma relação complexa com Ramirinho, a Shakira do Sertão (Jesuíta Barbosa), filho de Ramiro (Fábio Assumpção).  Enfim um personagem com muitas facetas e que soube  apresenta-las de forma linear durante toda a  produção.

Lee Taylor / Simplício

        Mesmo com pouca experiência na tv, Lee Taylor já mostrou que o sucesso na teledramaturgia era seu destino certo. Depois do Martin em Velho Chico (2016), que lhe deu projeção nacional, o Simplício mostra novamente a força cênica do ator goiano que também dispensou o rótulo de galã   para viver personagens mais densos e com mais conteúdo.

        Em uma produção como Onde Nascem os Fortes praticamente todo o elenco está de parabéns por seus personagens apresentados de forma tão crível e visceral. Por isso outros atores do elenco merecem uma menção honrosa: Maeve Jinkings (Joana), Carla Salle (Valquíria), Lara Tremouroux (Aurora), José Dumont (Tião das Cacimbas), Clarissa Pinheiro (Gilvânia)  e Titina Medeiros (Bethânia).

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Meus Personagens Favoritos da Cláudia Raia

           Atriz, bailarina , cantora   e um furacão em forma de mulher ! Tudo isso é Cláudia Raia , a Lívia de Salve Jorge   novela da autora Glória Perez. Cláudia que estreou no programa “ Viva o Gordo ”    usando de toda a sua sensualidade,     logo foi mostrando talento e mesmo continuando dando vida a mulheres   sensualíssimas, a atriz conquistou o posto de um das grandes atrizes brasileiras.         Seu atual papel, a anunciada grande vilã de Salve Jorge Lívia Marini, acabou não agradando ao grande público, que não gostou do tom engessado dado à personagem, mas a Cláudia Raia já nos brindou com tantos outros personagens , que nós a perdoamos pela Lívia.         Vamos lembrar o Top 10 dessa atriz completa : 10º. Tancinha de Sassaricando (1987) Foto : mariaclaudiaraia.blogspot.com            Não é segredo para ninguém que o autor Silvio de Abreu é um dos fãs mais árduos   e declarados de Cláudia Raia . Os melhores papéis da atriz foram em novelas suas, só o