Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “A Indomada” no Viva



        Helena (Adriana Esteves), Maria Altiva (Eva Wilma), Grampola (Karla Muga), Zenilda (Renata Sorrah) e os outros habitantes da cidade inglesa nordestina Grenville  estão de volta  na reprise de A Indomada (1997)  pelo Canal Viva a partir  do dia 30.
        A trama é um dos clássicos do realismo fantástico apresentados no horário nobre global escrito pelo autor Aguinaldo Silva,  e há tempos  constava na lista de reprises pedidas pelos telespectadores do Canal.
        São vários motivos que fazem de A Indomada uma novela imperdível, abaixo 10 dos principais  . .. Oxente Mai God!!

O Realismo Fantástico

        Aguinaldo Silva  mais uma vez usava do realismo fantástico para contar uma história espetacular  passada em uma pequena cidade nordestina. Em A Indomada teve de tudo – O Delegado Motinha, personagem do José de Abreu caiu em um buraco e foi parar no Japão;  Sonia de Paula deu vida ao Cadeirudo, o personagem misterioso que atacou  várias mulheres de Grenville;  o personagem do Selton Mello  que era um  anjo, além do gran-finale da grande vilã, Maria Altiva (Eva Wilma) que se transforma em uma nuvem negra sob toda a cidade no último capítulo. A Volta de A Indomada no Viva vai antecipar o gostinho dessas tramas com realismo fantástico, gênero que também estará de volta logo, logo no horário nobre da Globo com a próxima trama do horário nobre, também do Aguinaldo,  O Sétimo Guardião.  
       
“Oxente , mai Gódi!” - Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque – a inesquecível vilã imortalizada por  Eva Wilma

        Eva Wilma foi a dona de A Indomada com a sua vilã cruel   dando  um show com as nuances e os bordões da personagem que misturavam o brasileiro com o inglês. Maria Altiva entrou para o hall das grandes vilãs da teledramaturgia nacional  e só isso já é motivo mais que suficiente para rever a trama.

Adriana Esteves e sua destemida protagonista

        Antes de se imortalizar com personagens cômicas e vilãs magistrais como a Carminha de Avenida Brasil (2012) e agora a Laureta de Segundo Sol, Adriana Esteves nos encantava com sua beleza  e talento vivendo protagonistas destemidas. A Helena de A Indomada é uma das últimas desse tipo que a atriz interpretou. Vale muito a pena rever a performance da atriz.

Emanuel (Selton Mello) e Grampola (Karla Muga)

        Emanuel e Grampola, os personagens do Selton Mello e Karla Muga, viveram um casal de grande destaque em A Indomada. Emanuel, filho de Teobaldo (José Mayer), é um rapaz sensível e excepcional e vive em um mundo especial sem entender o que lhe rodeia. Na trama ele se apaixona pela ingênua Grampola, uma jovem que é vendida pela própria família para trabalhar na casa de tolerância de Zenilda de Yolanda (Renata Sorrah).  A personagem da Grampola possibilitou a discussão da exploração sexual de crianças e adolescentes. Na história, a menina que seria iniciada na prostituição tomou outro rumo.  Grampola não se prostituiu e foi adotada por uma família.   No decorrer da trama, o casal é revelado com poderes sobrenaturais onde ela consegue descobrir segredos da cidade, e Emanuel  prevê o futuro. O destaque como a Grampola, rendeu muitos louros para a carreira de Karla Muga, que  ao terminar a novela foi contratada pela Rede Bandeirantes e estrelou a terceira versão de Meu Pé de Laranja Lima (1999) e a novela Tiro e Queda (2000)  na RecordTv.  

O Casal jovem Caroline e Felipe

        Outro casal que chamou atenção em A Indomada  foi Caroline e Felipe, vividos pela Nívea Stelmann e Mateus Rocha. Os dois eram o núcleo teen da trama, uma espécie de casal protagonista de Malhação, e por serem de família inimigas,  viveram um moderno romance bem ao estilo Romeu e Julieta.

Artêmio (Marcos Frota), Deputado Pitágoras (Ary Fontoura) e os outros personagens de sucesso da trama

        Marcos Frota viveu na trama o personagem Artêmio, um dos seus melhores pós- Tonho da Lua de Mulheres de Areia.  Artêmio foi abandonado à porta dos Mendonça e Albuquerque ainda recém-nascido. Adotado pela família, mas sempre enjeitado, cresceu ao lado de Helena (Adriana Esteves), com quem sempre sonhou casar. No decorrer da trama é revelado que,  na verdade é filho de Altiva, a pessoa que mais lhe menosprezou na família.
        Deputado Pitágoras foi outro personagem de destaque  entre os muitos vividos na tv pelo Ary Fontoura. Sua dobradinha com Eva Wilma rendeu momentos memoráveis à A Indomada.
        Outros personagens interessantes na trama: O padre moderno Joseph, do Pedro Paulo Rangel; a chefe das camélias Zenilda de Iolanda, vivida pela Renata Sorrah; Ipiranga Pitaguari, do Paulo Betti; Scarlet da Luiza Tomé; Santa Maria da Eliane Giardini; Cleonice da Ana Lúcia Torre; Richard do Flávio Galvão entre outros.

Zenilda (Renata Sorrah) e Vieira (Catarina Abadalla)

        No início de A Indomada o autor sugeria um romance entre Zenilda e Vieira, as personagens da Renata Sorrah e Catarina Abadalla.  Zenilda era dona da casa de tolerância da cidade de Greenville, e Vieira sua fiel escudeira e amiga. O romance não foi bem aceito pelo público, Aguinaldo Silva mudou o rumo das personagens e acabou envolvendo Zenilda com Pedro Afonso (Cláudio Marzo), o que criou um entrecho ótimo para a trama, visto que Zenilda e Altiva, mulher de Pedro Afonso, eram inimigas declaradas.

A Fusão do Sotaque Nordertino com termos em Inglês
        A fusão do sotaque nordestino com termos em inglês, devido a colonização britânica da cidade fictícia, deu graça à trama. Altiva (Eva Wilma)  consagrou expressões como “Well!”, que repedia a cada frase -  Oxente, my God!” e “Tudo all right”. Outros personagens também produziram pérolas linguísticas, como o político  Pitágoras (Ary Fontoura) – “Excuse, pardon me, Sorry, com licença”, e Pedro Afonso (Cláudio Marzo),  que usa a expressão “Minhas apologias” para se desculpar de qualquer coisa.

O misterioso Cadeirudo

        Assim como a Mulher de Branco  em Tieta (1989), Aguinaldo Silva criou um personagem misterioso que assombrava as ruas de Grenville – O Cadeirudo.  O personagem designado assim por  causa do seu andar com o bumbum levantado, ataca as mulheres  pelas ruas da cidade. No final da trama sua identidade é revelada, e pasmem: O personagem misterioso na verdade era uma mulher, a beata Lourdes Maria, vivida pela atriz Sônia de Paula.

Estreias de A Indomada

        A Indomada foi a primeira novela na Globo dos atores Licurgo Spínola (Egídio), Rodrigo Faro (Beraldo)  e Mateus Rocha (Felipe), e das atrizes Amélia Bittencourt (Dona Veneranda), veterana atriz de teatro e Nívea Stelmann (Caroline), que até então só havia feito pequenas participações especiais.  
        Maria Fernanda Cândido, antes de estrear como atriz, apareceu em A Indomada, mais  precisamente na abertura da trama. Maria Fernanda era a modelo que corria ultrapassando obstáculos se transformando em água, pedra e fogo no vídeo.


Outros post´s sobre A Indomada
Aberturas Inesquecíveis  - A Indomada (1997)

Novelas Inesquecíveis - A Indomada (1997)
Trilha Sonora Eterna - A Indomada Volume 1 

Trilha Sonora Eterna - A Indomada Volume 2 
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa