Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Alexandre Nero




        Ele teve uma carreira meteórica. Sem apadrinhamentos ou uma carinha bonitinha dos auge dos 20 anos, Alexandre Nero conseguiu seu primeiro trabalho em 2008,  quase um figurante que tomou ares de coadjuvante de grande importância dentro da trama de A Favorita, do autor João Emanuel Carneiro.
        Assim em 10 anos de carreira na teledramaturgia se tornou um dos queridinhos do autores e mostrou que mesmo estreando tarde,  a tv precisava do seu talento em  personagens que só ele poderia ter defendido.
        Além de ator, Alexandre Nero tem uma carreira consolidada também como cantor, com mais de 50 trabalhos em musicais e montagens de teatro onde  atua desde 1995. É idealizador e criador da Associação dos Compositores da Cidade Curitiba, fundada  em 1994 e foi integrante do Grupo Fato de 1997 à 2007.



         Em Onde Nascem os Fortes, vivendo o protagonista Pedro Gouveia, o ator dar mais um exemplo de como é perito no que faz e consegue se transformar de forma visceral em qualquer tipo de  personagens.
        Para comemorar os 10 anos de carreira  e mais um  impecável trabalho na teledramaturgia, Alexandre Nero é o homenageado do post deste mês.

Vanderlei de A Favorita (2008)

        Alexandre Nero estreou  em novelas sem nenhuma  pretensão, vivendo um personagem quase figurante, o verdureiro Vanderlei de A Favorita,  do João Emanuel Carneiro.  Sem um intérprete de talento provavelmente o personagem teria passado em branco, mas aos poucos e com a ajuda de Lília Cabral, que vivia a personagem Catarina, e que se envolvia com Vanderlei depois de sofrer agressões do marido, o papel cresceu, João Emanuel Carneiro percebeu que tinha um diamante a ser lapidado em mãos e o Nero ganhou projeção, e pouco mais de 8 anos depois ganharia o protagonista em uma das tramas do autor como veremos depois.

Terêncio de Paraíso (2009)

        Em 2009,  Alexandre Nero ganhou um dos personagens centrais do remake de Paraíso, do autor Benedito Ruy Barbosa, o peão Terêncio, que na primeira versão da novela havia sido interpretado pelo ator Roberto Bomfim, grande amigo do Zeca Diabo, o protagonista da trama vivido pelo Eriberto Leão.

Gilmar de Escrito nas Estrelas (2010)

        Em Escrito nas Estrelas, trama da autora Elizabeth Jhin, Alexandre Nero voltou ao horário das seis como o mau caráter Gilmar, secretário e assistente direto do Dr. Ricardo, personagem do Humberto Martins. Sempre teve vergonha da sua origem humilde e usa de vários subterfúgios para subir na vida. No decorrer da novela se envolve com várias mulheres,   sempre  as menosprezando, humilhando e tirando algum proveito. O personagem  embora vilão e odiado pelo público, tinha uma pegada cômica que lhe dava um certo charme  e não poderia ter um final mais inusitado. O Gilmar depois de fugir,   é engolido por um tubarão em alto mar!

Baltazar de Fina Estampa (2011)

        Na trama de Fina Estampa, do Aguinaldo Silva,  Nero ganhou o personagem Baltazar, um homem violento e homofóbico, que  ao lado de Dira Paes, que fazia sua esposa na trama, protagonizou cenas fortes e emocionantes.  Por outro lado, Baltazar formava uma trinca hilária  com Crô e a empregada Marilda, personagens do Marcelo Serrado e Kátia Moraes, que roubaram  a cena, e  depois do término da trama saltaram para o cinema no filme Crô. Esse personagem mostrou toda a versatilidade do ator que soube como poucos dosar apresentando um personagem com uma história densa, de violência contra a mulher e ao mesmo tempo com uma pegada para o humor, o que fez o público ao invés de odiá-lo,   torcer por sua recuperação e quem sabe um final feliz com a esposa que tantas vezes agrediu.

Stênio de Salve Jorge (2012)

        Na pele do advogado vaidoso Stênio,  na trama de Salve Jorge, da autora Glória Perez, Alexandre Nero  de novo dá um show de humor com um personagem que roubou a trama em parceria com Giovanna Antonelli, sua ex-mulher na história. A Dobradinha com a Antonelli foi tão incrível que o casal chegou a ofuscar o casal principal Morena/Théo (Nanda Costa e Rodrigo Lombardi), marcando mais um grande personagem no currículo do ator.

José Alfredo de Império (2014)

        Em 2013,  Alexandre Nero vivia Hermes, um dos principais personagens da insossa trama de Além do Horizonte, dos autores Carlos Gregório e Marcos Bernstein. Seu personagem deixou a trama antes do seu término depois que o ator foi convidado por Aguinaldo Silva para protagonizar sua próxima trama. Aguinaldo bateu o pé e disse que não imaginava outro homem na pele do Comendador José Alfredo se não Alexandre Nero. O Ator assumiu a responsabilidade de viver seu primeiro  protagonista em horário nobre e dividindo esse protagonismo com ninguém menos que Lília Cabral, com quem estreou lá em A Favorita (2008). Como Aguinaldo Silva previu, Nero deu para o Comendador tudo que ele pedia e por esse trabalho o ator entrou de vez, em pouco mais de 5 anos de trajetória na tv, para o hall dos grandes atores da sua geração. Conquistou o telespectador com seu talento, seduziu o público feminino na pele do homem quarentão que tinha todo vigor com uma amante de pouco mais de 18 anos, e abocanhou todos os prêmios de Melhor Ator daquele ano, em destaque o Melhores do ano do Faustão e o Troféu Imprensa. Sua química fluía como água corrente com praticamente todos que contracenavam com ele, e imortalizou grandes momentos em Império com Lília Cabral, Andreia Horta,  Marina Ruy Barbosa, Drica Moraes e Marjorie Estiano.

Romero Rômulo de A Regra do Jogo (2015)

        Cinco meses depois do término de Império, Nero foi escalado para viver o protagonista de outra trama das nove, desta vez do autor João Emanuel Carneiro,  A Regra do Jogo. Assim que a imprensa divulgou seu nome como protagonista   ficou no ar a pergunta: Seria possível se desvencilhar tão rapidamente de um personagem forte e que marcou a teledramaturgia como o Comendador João Alfredo de Império?  Com o   Romero Rômulo de A Regra do Jogo, Alexandre Nero provou que era possível e apresentou um personagem totalmente diferente e entregue a nova história. Assim o ator fez um grande divisor entre o Comendador de Império e o ex-vereador corrupto da trama do JEC. Apesar do ineditismo da trama de A Regra do Jogo, que primou pela história policial em detrimento ao folhetim, o que a caracteriza mais como um seriado que novela, não agradou, mas os elogios à atuação de Nero só cresciam junto às críticas negativas à trama. O Ator fechou a trama com mais um belo trabalho, valendo ainda destacar a volta  da dobradinha de sucesso com Giovanna Antonelli (A Atena), que  havia dado certo em Salve Jorge (2012).

Geraldo Bulhosa de Filhos da Pátria (2017)


        Em Filhos da Pátria, a série do Bruno Mazzeo,  que acompanhou a formação da essência brasileira, daquele jeitinho brasileiro, com muito humor e crítica inteligente, Nero deu vida ao português Geraldo Bulhosa, um homem de bem solícito e de boas intenções por natureza. Como o Brasil está cheio de gente de boas intenções desde sempre, devido aos desmandos da sua esposa materialista e do filho fanfarão ele acaba “cedendo” há alguns favores em razão da sua posição. Geraldo começa a se envolver passivamente em atos questionáveis, que vão desde favorecer obras públicas  à conferir títulos de nobreza indevidos.  Nero sambou com o belo texto da série e mostrou uma interpretação digna de grandes humoristas fazendo comicidade inteligente, brilhando de igual para igual com a perita neste tipo de personagem,   Fernanda Torres, que deu vida a Maria Tereza,  sua esposa.



Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: www.teledramaturgia.com.br www.wikipédia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Vamos brindar com “Champagne” nos Fragmentos da Globoplay a partir desta segunda

        Primeira novela de  Cassiano Gabus Mendes   às oito da noite, horário mais “nobre” da  Globo,   Champagne (1983)  chega a plataforma a partir desta segunda (08.12)  pelo  Projeto Fragmentos   já   causando a maior  confusão na internet. A   Globoplay  divulgou que a  Globo  só tem a versão completa da trama em outra  língua, que  foi vendida na época, e sem a versão original brasileira, achou mais  viável lançar apenas os fragmentos. A novela  tem como  protagonistas   Tony Ramos,   Lúcia Veríssimo ,  AntônioFagundes  e  Irene Ravache .         Relembre a trama   :         1970. A bela copeira Zaíra é assassinada durante uma festa da sociedade. Treze anos depois, o principal acusado, o garçom Gast...