Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Encontros Cênicos - Tarcísio Meira e Glória Menezes



        O Encontro Cênico deste mês vai além de um simples “encontro cênico”, Tarcísio Meira e Glória Menezes, o eterno casal 20 da teledramaturgia brasileira  são na verdade um encontro de almas, uma aura que transcendeu a arte e que os transformou em um dos casais mais fortes do cenário artístico brasileiro.
        Com quase 60 anos de carreira, cada um, lá se vão mais de 100 anos dedicados a teledramaturgia, Tarcísio e Glória se encontram muitas vezes em cena, fazendo casal ou não,  e sempre são certeza de sucesso para  cada produção que abrilhantaram com seus talentos, carisma e beleza.
        Tarcísio Meira estreou na televisão em Noite Cariocas, um teleteatro da Tv Tupi, dirigido por Geraldo Vietri, em 1959. Já Glória Menezes também estreou no mesmo ano e na mesma emissora, na novela Um Lugar ao Sol  também do  Vietri.
        O Primeiro grande encontro do casal foi em 1961, no teleteatro Uma Pires Camargo, poucos meses depois eles estavam casados e formava-se o mais importante e emblemático casal da  Tv do Brasil.
        O Casal, no decorrer desses quase 60 anos de carreira, se encontraram em cena mais de 15 vezes, e são esses encontros que vamos relembrar no post de hoje.

Larry e Emily  de 2-5499 Ocupado (1963)

        O Primeiro grande encontro do casal em uma novela  foi em 1963,  na Tv Excelsior, na trama de 2-5499 Ocupado, novela da autora Dulce Santucci, baseada no original de Alberto Migré. A novela é mais lembrada por ser a primeira diária da televisão brasileiro, do que por repercussão ou qualidade de produção.

Eduardo e Maria Rosa em Uma Sobra em Minha Vida (1964)

        Em 1964, o casal vinte viveu Eduardo e Maria Rosa, na trama de Uma Sombra em Minha Vida, da autora Cristina Leblon. Curiosamente antes desta trama, que juntava novamente o casal, Tarcísio Meira fez par romântico com Lolita Rodrigues em duas outras novelas Ambição e Mãe. Glória Menezes estava grávida do primeiro e único filho do casal,  que viria a tornar-se ator também, Tarcísio Filho.

Pedra Redonda, 39 (1965)
        A Primeira novela  gravada no Rio Grande do Sul, e que tinha Tarcísio Meira  estrelando, dirigindo, escrevendo e produzindo. Infelizmente, o projeto que contaria com 30 capítulos se esvaiu logo em seus primeiros 10, e a trama mesmo com todo o glamour em volta de Tarcisio e Glória como astros, que chegaram a mudar-se para a capital gaúcha, acabou nunca sendo apresentada para o público do  Rio Grande do Sul.

Edmundo e Cecília de A Deusa Vencida (1965)

        O  primeiro grande sucesso do casal veio em A Deusa Vencida, da autora Ivani Ribeiro, a primeira superprodução da telenovela brasileira. Edmundo e Cecília, os personagens de Tarcio e Glória, conquistaram o público e se elevaram ao posto de grandes astros da teledramaturgia nacional. Foi nesta mesma novela que Regina Duarte estreou na TV, trazida pelo diretor Wálter Avancini. A Atriz interpretou a garota Malu, que infernizava   a todos com suas cartas anônimas.

Danilo e Cristina/Cristiano de Almas de Pedra (1966)

        Almas de Pedra, foi a transposição para a realidade brasileira do romance Mulheres de Bronze, do escritor Xavier Montepim, mostrando conflitos sobre a abolição da escravatura, a proclamação da república e a opressão da mulher na sociedade do século XIX.
        Tarcísio e Glória viveram os protagonistas Danilo e Cristina, e o destaque da trama ficou pela atuação de Glória Menezes, que a certa altura da trama se travestia de homem  para conseguir seus objetivos.

Celso e Marta/Ana Célia de O Grande Segredo (1967)

        Em 1967, Glória e Tarcísio protagonizaram sua última novela na Tv Excelsior, vivendo Celso e Marta na trama de O Grande Segredo, do autor Marcos Rey. Glória novamente viveu um papel duplo na trama, além de Marta deu vida a Ana Célia.

Juan Galhardo e Dõna Sol de Sangue e Areia (1967)
        O Casal 20 da Tv Brasileira estreou na Globo em 1967, na trama de Sangue e Areia, da autora Janete Clair. Produção luxuosa, extravagante e tumultuada que ficou marcada pelo excesso de dramaticidade. Dõna Sol, a personagem da Glória,  chegou a arrancar os olhos por amor a Juan.

Capitão Sandro de Aragão e Rosa Malena / Fernando Aragão e Simone Grandet de Rosa Rebelde (1969)

        Tarcísio e Glória viveram dois personagens cada um em Rosa Rebelde (1969), a adaptação do grande sucesso radiofônico Rosa Malena, da Janete Clair.   Eles viveram o casal Sandro e Rosa Malena, o filho Fernando e Simone, a filha de uma prima de Rosa. Cada dupla protagonizou uma fase da novela.
        Rosa Rebelde marcou a volta da dupla romântica Tarcisio Meira e Glória Menezes, que esteve separada em Passo dos Ventos (com ela) e A Gata de Vison (com ele), seus trabalhos anteriores.

João Coragem e Lara/Diana e Márcia de Irmãos Coragem (1970)

        Irmãos Coragem, um dos grandes sucessos da história da teledramaturgia nacional, trazia Tarcísio Meira como o protagonista João Coragem e Glória Menezes vivendo uma personagem com tripla personalidade, assumindo em alguns momentos cada uma delas: A tímida Lara, a avassaladora Diana e Márcia, um meio-termo entre elas.
        A novela, além de Tarcísio e Glória, uniu outro par romântico muito querido da Tv naquela época , Cláudio Marzo e Regina Duarte, que viveram Duda Coragem e Ritinha. O casal saiu antes do término de Irmãos Coragem para estrelar a novela Minha Doce Namorada.

Ciro Valdez e Ester de O Homem que Deve Morrer (1971)

        Depois do sucesso de Irmãos Coragem , repetiu-se praticamente a mesma equipe da trama para O Homem que Deve Morrer , também da Janete Clair, inclusive Tarcísio e Glória, vivendo Ciro Valdez e Ester.
       
Rodrigo e Miranda de Cavalo de Aço (1973)

                Em Cavalo de Aço, do Walther Negrão, a dupla deu vida a Rodrigo e Miranda e passaram  por maus bocados    em uma dia de gravação em um  rio e abordo  de um barco. Para dar impressão de movimento e parecer que explodiu, o casal foi para as marolas da embarcação. Só que veio um vento muito forte e derrubou todo mundo.  Enquanto os atores estavam no mar,   no maior desespero  e lutavam para não se afogar, o diretor Walter Avancini continuou com as câmeras ligadas, impressionado com o realismo da cena. A Correnteza levou o casal para longe da equipe  e só foram resgatados quando um contra-regra percebeu que era um acidente e se jogou ao mar.  Osso do ofício!

Hugo Leonardo Filho/Raul de Paula e Ângela de O Semideus (1973)

        Em Semideus, da Janete Clair,  foi a vez de Tarcísio viver dois papeis  - Hugo Leonardo Filho e Raul de Paula.  Glória Menezes  deu vida a Ângela, namorado do personagem Hugo Leonardo, antes dele sofrer o acidente de lancha que desencadeia todos os acontecimentos da trama.

Diogo Maia e Leila Lombardi de Espelho Mágico (1977)

        Em Espelho Mágico, do autor Lauro César Muniz, Tarcísio e Glória  mostraram para o grande público o processo de que os grandes astros não são inalcançáveis. Os dois  deram vida na trama á  astros da teledramaturgia, os atores Diogo Maia e Leila Lombardi, que também representavam ,  como na vida real, um casal 20, protagonizando a fictícia novela que era produzida dentro da trama – Coquetel de Amor.

Felipe e Roberta  de Guerra dos Sexos  (1983)

        Depois de Espelho Mágico, a dupla  passou a fazer alguns trabalhos individuais   e separados, e só voltaram a se encontrar novamente 6 anos depois em Guerra dos Sexos (1983) , do Silvio de Abreu, e vivendo inimigos ao invés de casal romântico. Os dois deram vida ao Felipe de Alcântara Ferreira Barreto e Roberta Leoni.

Bruno Lazarini e Ava Becker de Tarcísio e Glória (1988)

        Em 1988, Glória Menezes se transformou em uma extraterrestre na vida de Tarcísio Meira em Tarcísio e Glória,  seriado exibido quinzenalmente  no horário nobre da Globo.
        Os elementos de humor do seriado se baseavam entre os dois mundos  - as trapalhadas de Bruno,  o humano  vivido por Tarcísio Meira e Ava, a extraterrestre da Glória Menezes. Além de protagonistas Tarcísio e Glória foram co-produtores do seriado.

César e Marta Toledo de Torrede Babel (1998)

        Dez anos depois do seriado Tarcísio e Glória, o casal voltou a se encontrar em cena na trama de Torre de Babel, do Sílvio de Abreu. Na história Tarcísio como César e Glória com Marta Toledo,  viviam um casal que passava por uma crise no casamento.
       
Bóris Vladescu e Zoroastra de O Beijo do Vampiro (2002)
        Em 2002,  O Casal  integrou o elenco da vampiresca trama de O Beijo do Vampiro. Não viveram casal. Tarcísio foi  o vampirão Bóris Valdescu e,  Glória a excêntrica Zoroastra.

Coronel Totonho e Camila Matarazzo de Um Só Coração (2004)
        Na minissérie Um Só Coração, da autora Maria Adelaide Amaral, o casal 20 voltou à Tv, novamente sem representar um par romântico. Tarcísio Meira foi o asqueroso Coronel Totonho e Glória a chiquérrica Camila Matarazzo.

Zé Carlos Tedesco e Laura, a Baronesa de Bonsucesso de Senhora do Destino (2004)
        No mesmo ano de 2004,  o casal dividiu uma nova trama, Senhora do Destino, do Aguinaldo Silva. Ele fez uma pequena participação nos primeiros capítulos como Zé Carlos Tedesco, que morria jogado de uma escada por Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), e ela foi a inesquecível Laura, a Baronesa de Bonsucesso.

Tide e Lalinha de Páginas da Vida (2006)

        Em Páginas da Vida, do Manoel Carlos, Tarcísio e Glória voltaram a viver um casal na ficção - Tide e Lalinha. A personagem da Glória morria no capítulo 10,  e a  grande paixão que Tide tinha pela mulher o fez criar uma casa de cultura em sua homenagem, uma das principais locações da novela.

Frederico Copola e Irene de A Favorita (2008)

        Na trama de A Favorita, do João Emanuel Carneiro, Frederico  e Irene, os personagens do Tarcísio e da Glória, iniciavam a trama com outros pares, apesar de nutrirem uma paixão antiga entre eles. No decorrer da novela, depois de ficar viúva, Irene resolve finalmente viver esse amor da juventude. Assim o casal 20 da teledramaturgia vivia um novo romance na ficção.
              Tarcísio e Glória se encontraram ainda em outras duas ocasiões: No  capítulo final de Cama de Gato (2009), vivendo eles mesmos  e no seriado Louco por Elas (2012), onde Tarcísio fez uma  participação como Papai Noel e Glória já integrava o elenco fixo.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...