Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nossos Autores - Maria Adelaide Amaral


        Maria Adelaide Amaral estreia no dia 03 de Outubro em horário nobre com a trama de A Lei do Amor , a grande prova de fogo da autora.  A trama era para ter estreado no início do ano, mas devido alguns ajustes que a Globo resolveu fazer, trocou a ordem de apresentação e escalou Benedito Ruy Barbosa com Velho Chico para o horário.
        O intuito da troca era agradar o telespectador que vinha reclamando e rejeitando as tramas do horário por suas história muito ágeis e pesadas. Velho Chico tem a pegada mais bucólica.
        A troca não surtiu muito efeito, Velho Chico também não foi bem aceita, e A Lei do Amor pelas chamadas de estreia me parece um meio termo entre Babilônia/A Regra do Jogo e Velho Chico.
        Maria Adelaide Amaral é portuguesa e começou na carreira com êxito em peças teatrais como Bodas de Papel (1978), A Resistência (1979), Ossos do Ofício (1981) e de Braços Abertos (1986), adaptado do seu premiado romance Luisa, Uma História de Amor; Intensa Magia (1988) e Se eu Fosse Você (1989). Por suas obras teatrais ganhou vários prêmios, entre eles três Moliére.
        Como escritora de livros destaque para o romance Aos Meus Amigos de 1992, que mais tarde veremos que serviu de inspiração para a minissérie Queridos Amigos (2008) e Dercy de Cabo a Rabo (1994), biografia da showwomen Dercy Gonçalves, que mais tarde também virou  minissérie na Globo.

        Na televisão estreou como colaboradora em novelas com o autor Silvio de Abreu em Deus nos Acuda (1992) e A Próxima Vítima (1995) e  com Marcílio Moraes em Sonho Meu (1993). Mas foi pelas mãos de Cassiano Gabus Mendes, a quem a autora considera seu professor,  que ela fez seus melhores trabalhos, vendo seu nome crescer  em colaboração em trabalhos como Meu Bem Meu Mal (1990) e O Mapa da Mina (1993).

        Foi  com um  remake de grande sucesso do  Cassiano Gabus Mendes,  a novela Anjo Mau (1976) que a autora estreou em carreira solo. O remake da trama apresentado em 1997,  foi uma das melhores novelas do horário das seis da década de 90. Marcado por uma boa audiência, a novela escreveu de vez o nome da autora na teledramaturgia nacional.


        Os anos 2000, Maria Adelaide reservou às minisséries. Costumo chama-la de “Rainha das Minisséries” devido a quantidade e qualidade das minisséries que a autora apresentou. Boa parte da história do Brasil conheci através das minisséries que a autora adaptou como  A Muralha (2000), A Casa das Sete Mulheres (2003), Um Só Coração (2004) e JK(2006).

        Em 2001, a autora adaptou com maestria o romance de seu conterrâneo Eça de QueirozOs Maias –  e apresentou um dos mais caprichados trabalhos da televisão brasileira. A minissérie curiosamente foi a que teve menos repercussão e audiência da autora, porém a mais importante para a história da teledramaturgia.

        Em 2008, Maria Adelaide Amaral  adaptou seu  romance próprio, Aos Meus Amigos,  apresentando a minissérie Queridos Amigos, o que seria o seu primeiro trabalho mais autoral, visto que todas as outras haviam sido adaptações  de romances de terceiros. A minissérie  que se passava no final da década de 80, mostrava através dos televisores dos personagens da trama  acontecimentos da política e tv que ocorreram na época.
        Em 2009, Maria Adelaide supervisionou o texto de Tudo Novo de Novo, minissérie escrita pela Lícia Manzo.

        No início de 2010, Maria Adelaide Amaral apresenta a minissérie autoral Dalva e Herivelto, uma canção de Amor , que contava a história  profissional e amorosa de dois grandes artistas que fizeram sucesso na época de ouro da rádio no Brasil.


        O ano de 2010 marcou a volta de Maria Adelaide Amaral às novelas e os remakes com a trama de Ti Ti Ti, que tinha como tramas principais histórias de duas novelas de sucesso do autor Cassiano Gabus Mendes : Ti Ti Ti , a original de 1985 e Plumas e Paetês (1980). A novela foi um sucesso arrebatador e revitalizou o horário que vinha em um declínio de audiência. Ti Ti Ti  é considerada junto com Mulheres de Areia (1993), da Ivani Ribeiro, o melhor remake já produzido pela Globo.

        De volta às minisséries em 2012, a autora apresentou a minissérie Dercy de Verdade , que contava a história da atriz Dercy Gonçalves, baseada na biografia escrita pela autora em 1994.

        Em 2013, a autora escreveu sua primeira novela totalmente autoral, e Sangue Bom que falava sobre a valorização excessiva da aparência, a febre pelo consumo e o desejo pela fama a qualquer custo,  foi o grande sucesso do ano de 2013, fazendo bonito no horário das sete e deixando vários telespectadores órfãos  com seu término.
        Sou fã declarado da Maria Adelaide Amaral e suas tramas mesmo baseadas em outras tem um toque especial que só ela sabe dar. Por que até para escrever um remake o autor  tem que ter talento e sensibilidade. E Maria Adelaide já provou que isso tem de sobra.


        A Lei do Amor, o próximo trabalho da autora,  pode ser a grande salvação do horário nobre da Globo, que desde Em Família (2014) sofre com rejeição e  audiência baixa. As chamadas da novela vem primando pela simplicidade, acho que a Globo resolveu abrir mão das chamadas mais “agressivas” que davam as novelas um ar que no decorrer dos capítulos não víamos, o que fez muita gente deixar de acreditar no sucesso das novelas tomando por base suas chamadas de estreia. A Nova trama vai ter como conflito principal as relações familiares focando no amor ou no interesse, o que pode render vários entrechos que podem atiçar o telespectador.
        Finalizo esta homenagem a grande autora Maria Adelaide Amaral  com um  desejo de   boa sorte  para esse próximo trabalho que vai ser sua  primeira trama  em um horário que é a prova de fogo para qualquer autor, mas que também serve de divisor de águas.
        Como vimos no início do post, Maria Adelaide Amaral já esteve por duas vezes no horário nobre como colaboradora. Em 1990, quando estreou auxiliando Cassiano Gabus Mendes em Meu Bem Meu Mal e em 1995,   com Silvio de Abreu em A Próxima Vítima.
        Talento e competência para desenvolver uma história com magia para encantar quem assiste Maria Adelaide tem, resta saber se ela tem o perfil do horário com uma trama com fôlego para nos prender à frente da Tv.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

“No Rancho Fundo” traz de volta ao horário das seis o romance e humor regional mesclado com temas importantes

        A nova novela das seis No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , já mostrou que é muito mais do que uma continuação de Mar do Sertão . Nesses 3 primeiros capítulos a novela mostrou que   vai falar de termas pertinentes com muito humor e romance regional, que é sempre bem vindo no horário.         Inspirado livremente na peça A Capital Federal , de   autoria   do Artur    Azevedo , a trama   apresentou   paisagens belíssimas, com uma direção de   tirar o fôlego, do Allan Fiterman , com destaque para as cenas do garimpo onde já brilhou de cara, como já era de se esperar   Andrea Beltrão , como   Zefa, a matriarca da família Leonel,   Muito bom ver uma atriz do nível dela em cena totalmente já dona do texto da sua personagem.         Conhecemos um pouco da família protagonista,   além de deixar explícito a força das mulheres dessa   família para sobreviver em um ambiente tão hostil , fomos apresentados   o bom humor de   tirar sarro dos homens que parece não estarem muito a fi

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra

“Em Família” – Última novela do Manoel Carlos, entra na Globoplay nesta segunda pelo Projeto Originalidade

        Em Família , última novela do autor Manoel Carlos , exibida originalmente em 2014, com JúliaLemmertz e Bruna Marquezine dividindo a personagem Helena,   entra nesta segunda (13.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Originalidade.           Em Família   tem dois grandes pilares –  Julia Lemmertz  como a última Helena do autor, uma homenagem a  Lílian Lemmertz,  primeira Helena do Maneco, na trama de   Baila Comigo  em 1981, e mãe da Júlia. Além de  Bruna Marquezine  vivendo esta Helena na segunda fase e a filha desta na terceira. Bruna foi lançada ao estrelato ainda criança quando despontou como a Salete na trama de  Mulheres Apaixonadas   e de lá para cá não havia mais trabalhado com o autor.        Relembre   a história: Primeira e segunda fase Na fictícia cidade de Esperança, no interior de  Goiás , as duas irmãs Chica e Selma são casadas com dois irmãos Ramiro e Itamar, respectivamente. Do casamento de Chica e Ramiro, nasceram Clara, Felipe e Helena, enqu