Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Cortina de Vidro (1989)


        Continuando com as comemorações dos 35 anos do SBT vou falar hoje sobre uma das tramas mais polêmicas, audaciosas  e controvérsias apresentadas pelo Canal. Cortina de Vidro, mesmo sem ter sido um grande sucesso de audiência, é uma das mais lembradas novelas da emissora quando falamos da teledramaturgia do SBT.
        Cortina de Vidro foi a primeira novela escrita pelo autor Walcyr Carrrasco, que nesta  época o autor ainda nem sonhava em escrever Xica da Silva (1996) e se tornar um dos grandes nomes da teledramaturgia nacional dentro da Globo.  A novela  era uma produção independente  da produtora Mikson de propriedade do Guga de Oliveira, irmão do Boni, que na época era diretor artístico da Rede Globo.

        A trama conta a história de Frederico Stuart (Herson Capri), um milionário, se faz de pobretão para se aproximar de uma jovem bailarina, Branca (Betty Gofmann). O disfarce, no entanto, serve para aproximá-lo da operária Ângela (Sandra Annemberg), que passa a cuidar dele quando este perde a memória após ter seu edifício incendiado.

        Cortina de Vidro teve umas curiosidades um tanto inacreditáveis para os dias de hoje. A Mocinha principal da trama era interpretada pela atriz Betty Gofmann  e a hoje jornalista e apresentadora do Jornal Hoje da Globo, Sandra Annemberg era uma das estrelas da trama. Outros futuros jornalistas também participaram da novela : Jorge Kajura e Vanessa Balbi.

        Com os dramas da novela todos centralizados no Edifício Dacon, a “Cortina de Vidro” do título, o autor teve um problema nas mãos quando  o andar 22 onde se passava a trama,  fora vendido para um banco. Walcyr recorreu a uma mesma ideia usada por Janete Clair, quando criou o terremoto que matou praticamente todo o elenco de Anastácia, A Mulher sem Destino (1967), novela apresentada na Globo. O Autor criou um incêndio no prédio que acabou matando boa parte dos personagens  e dando um novo foco à novela. Recurso igual seria usado por Silvio de Abreu em 1998, na trama de Torre de Babel (1998) com a explosão do shopping.

        Alguns atores foram contratados tão rapidamente pela produtora para as gravações da novela que ainda puderam ser visto na reta final das novelas onde  estavam  participando  como O Salvador da Pátria (1989) e Que Rei Sou Eu? (1989). Assim atores como Antônio Abujamra, John Herbert, Claudio Curi e Aldine Mullher e George Otto puderam ser visto em Cortina de Vidro e na produção da Globo que tinham finalizado.
        Odilon Wagner também apareceu na Globo e no SBT em duas produções inéditas simultaneamente. O Ator já havia gravado para a Globo a minissérie República (1989), quando foi contratado para Cortina de Vidro.
        Nivea Maria foi também uma das grandes contratações da produtora Mikson para dar credibilidade a trama de Cortina de Vidro. Porém depois de gravar algumas cenas a atriz desistiu do projeto e foi substituída por Esther Góes.

        Walcyr Carrasco escreveu uma cena de beijo homossexual para a trama entre os personagens Romeu (José Américo Magno) e Nicolau (George Otto). O Ator José Américo Magno alegou devido contratos publicitários ,  não poder gravar a cena. Com a negativa a cena acabou não sendo gravada.

        Outros fatos polêmicos aconteceram no decorrer de Cortina de Vidro. A Abertura da trama apresentava, mesmo que de relance, uma cena de masturbação feminina.  A inserção da cena na abertura condizia com  a temática da liberdade feminina que a trama também pregava.
        Outro momento de Cortina de Vidro que chocou o telespectador foi a cena do estupro protagonizada  pelos saudosos Antônio Abujamra e Carola de Oliveira. Na  trama,  Arnon, o personagem do Abujamra estupra Michele , a personagem da Carola, sua filha na novela.

        Carola Oliveira, na época conhecida apenas como a sobrinha do Boni, ganhou notoriedade ao  casar-se com o playboy Chiquinho Scarpa, ganhando o título de Princesa Carola. Em 2002, foi estrela de uma das edições do reality  Casa dos  Artistas  e em 2011 veio a falecer com um quadro de parada cardíaca.
        Cortina de Vidro foi lançada com  apresentação as 19:40h numa estratégia do SBT para driblar e ganhar os telespectadores dos horários da sete e das nove da Globo. Porém logo nos primeiros dias a disputa com o Jornal Nacional fez a audiência da trama cair  e os patrocinadores fugir. O SBT que ainda tinha um outro projeto engatilhado com a produtora Mikson, o remake de Beto Rockfeller (1968), cancelou o contrato tão logo terminaram as gravações de Cortina de Vidro.
        A novela terminou como uma trama  ousada em vários aspectos  e que mesmo sem ter sido um sucesso ,  sem dúvidas  foi um momento importante para a teledramaturgia do canal.
Ficha Técnica:
Novela do autor Walcyr Carrasco
Direção Geral: Guga de Oliveira
Elenco:
HERSON CAPRI – Frederico Stuart
BETTY GOFMAN – Branca
SANDRA ANNEMBERG – Ângela
ANTÔNIO ABUJAMRA – Arnon Balakian
CAROLA DE OLIVEIRA – Michele
ESTER GÓES – Glória
DÉBORA DUARTE – Giovana
GIANFRANCESCO GUARNIERI – Artur
JOHN HERBERT – Felipe
JAYME PERIARD – Marcelo
ADRIANO REYS – William
NORMA BLUM – Clarisse
CLÁUDIO CURI – Dico
ALDINE MÜLLER – Judith
NICOLE PUZZI – Leda
MATILDE MASTRANGI – Emanuelle
SÉRGIO MAMBERTI – Cristóvão
GEORGE OTTO – Nicolau
ODILON WAGNER – Ulisses Filho
RAYMUNDO DE SOUZA – Dantas
KATE HANSEN – Cíntia
ÂNGELA FIGUEIREDO – Paloma
JOSÉ AMÉRICO MAGNO – Romeu
LUIZ CARLOS DE MORAES – Victor
RENATO BORGHI – Ricardo
TUNA DWEK – Rosário
MARISE VIEIRA (MARISE NÓBREGA) – Eurídice
MÍRIAM MEHLER – Silvia
LUCIANO QUIRINO – Eduardo
NECO VILLA LOBOS – Beto
VALÉRIA BALBI – Elaine
JACQUES LAGOA – Inspetor Waldemar
DOMINGOS MATTEI NETO – Delegado
LIZA VIEIRA – Cláudia
GÉSIO AMADEU – Pastor Ezequiel
GERALDO DEL REY – Seu Romão
ARICLÊ PEREZ
SIMONE PIRES – Margarida
JOSÉ CARLOS ANDRADE – Gaspar (barman da Dacon apaixonado por Rosário)
FLÁVIO PORTO – Cosme
CRISTINA RIBEIRO
VÍVIAN CHEDIAK
BARRINHOS FREIRE – empregado de Emanuelle
CARLA FABIANNI
FÁBIO TOMAZINI
MARIA DUDA
ALESSANDRA SILVA – filha de Artur
AMANDA SILVA – filha de Artur
Olívia (amiga de Manuela)
Lídia (colega de teatro de Branca)
Helen (colega de teatro de Branca)
Rebeca (empregada de William)
Romano (chefe de departamento na empresa)
e
GIANNI RATTO como ele mesmo
IVALDO BERTAZZO como ele mesmo
bailarinos do grupo de teatro de Artur
ANA LÚCIA SEELAENDER
CARLOS ALBERTO SIDRA JÚNIOR
CECÍLIA TEIVELIS MEIRELLES
FERNANDO LEE
GERALDO SI LOUREIRO
GREICE KRERCHE
JOSÉ CARLOS RIBEIRO FILHO
MARIA DUDA
MARIA JOSÉ MONTEIRO
MARISA BUCOFF
WILSON AGUIAR
       
Exibição: 23 de Outubro de 1989 à 05 de Maio de 1990
Capítulos: 168
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. PORQUE NAO CITOU A SABRINA SATO ELA PARTICIPOU QUANDO CRIANÇA, ELA FEZ MEG.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa