Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nossos Autores - Maria Adelaide Amaral


        Maria Adelaide Amaral estreia no dia 03 de Outubro em horário nobre com a trama de A Lei do Amor , a grande prova de fogo da autora.  A trama era para ter estreado no início do ano, mas devido alguns ajustes que a Globo resolveu fazer, trocou a ordem de apresentação e escalou Benedito Ruy Barbosa com Velho Chico para o horário.
        O intuito da troca era agradar o telespectador que vinha reclamando e rejeitando as tramas do horário por suas história muito ágeis e pesadas. Velho Chico tem a pegada mais bucólica.
        A troca não surtiu muito efeito, Velho Chico também não foi bem aceita, e A Lei do Amor pelas chamadas de estreia me parece um meio termo entre Babilônia/A Regra do Jogo e Velho Chico.
        Maria Adelaide Amaral é portuguesa e começou na carreira com êxito em peças teatrais como Bodas de Papel (1978), A Resistência (1979), Ossos do Ofício (1981) e de Braços Abertos (1986), adaptado do seu premiado romance Luisa, Uma História de Amor; Intensa Magia (1988) e Se eu Fosse Você (1989). Por suas obras teatrais ganhou vários prêmios, entre eles três Moliére.
        Como escritora de livros destaque para o romance Aos Meus Amigos de 1992, que mais tarde veremos que serviu de inspiração para a minissérie Queridos Amigos (2008) e Dercy de Cabo a Rabo (1994), biografia da showwomen Dercy Gonçalves, que mais tarde também virou  minissérie na Globo.

        Na televisão estreou como colaboradora em novelas com o autor Silvio de Abreu em Deus nos Acuda (1992) e A Próxima Vítima (1995) e  com Marcílio Moraes em Sonho Meu (1993). Mas foi pelas mãos de Cassiano Gabus Mendes, a quem a autora considera seu professor,  que ela fez seus melhores trabalhos, vendo seu nome crescer  em colaboração em trabalhos como Meu Bem Meu Mal (1990) e O Mapa da Mina (1993).

        Foi  com um  remake de grande sucesso do  Cassiano Gabus Mendes,  a novela Anjo Mau (1976) que a autora estreou em carreira solo. O remake da trama apresentado em 1997,  foi uma das melhores novelas do horário das seis da década de 90. Marcado por uma boa audiência, a novela escreveu de vez o nome da autora na teledramaturgia nacional.


        Os anos 2000, Maria Adelaide reservou às minisséries. Costumo chama-la de “Rainha das Minisséries” devido a quantidade e qualidade das minisséries que a autora apresentou. Boa parte da história do Brasil conheci através das minisséries que a autora adaptou como  A Muralha (2000), A Casa das Sete Mulheres (2003), Um Só Coração (2004) e JK(2006).

        Em 2001, a autora adaptou com maestria o romance de seu conterrâneo Eça de QueirozOs Maias –  e apresentou um dos mais caprichados trabalhos da televisão brasileira. A minissérie curiosamente foi a que teve menos repercussão e audiência da autora, porém a mais importante para a história da teledramaturgia.

        Em 2008, Maria Adelaide Amaral  adaptou seu  romance próprio, Aos Meus Amigos,  apresentando a minissérie Queridos Amigos, o que seria o seu primeiro trabalho mais autoral, visto que todas as outras haviam sido adaptações  de romances de terceiros. A minissérie  que se passava no final da década de 80, mostrava através dos televisores dos personagens da trama  acontecimentos da política e tv que ocorreram na época.
        Em 2009, Maria Adelaide supervisionou o texto de Tudo Novo de Novo, minissérie escrita pela Lícia Manzo.

        No início de 2010, Maria Adelaide Amaral apresenta a minissérie autoral Dalva e Herivelto, uma canção de Amor , que contava a história  profissional e amorosa de dois grandes artistas que fizeram sucesso na época de ouro da rádio no Brasil.


        O ano de 2010 marcou a volta de Maria Adelaide Amaral às novelas e os remakes com a trama de Ti Ti Ti, que tinha como tramas principais histórias de duas novelas de sucesso do autor Cassiano Gabus Mendes : Ti Ti Ti , a original de 1985 e Plumas e Paetês (1980). A novela foi um sucesso arrebatador e revitalizou o horário que vinha em um declínio de audiência. Ti Ti Ti  é considerada junto com Mulheres de Areia (1993), da Ivani Ribeiro, o melhor remake já produzido pela Globo.

        De volta às minisséries em 2012, a autora apresentou a minissérie Dercy de Verdade , que contava a história da atriz Dercy Gonçalves, baseada na biografia escrita pela autora em 1994.

        Em 2013, a autora escreveu sua primeira novela totalmente autoral, e Sangue Bom que falava sobre a valorização excessiva da aparência, a febre pelo consumo e o desejo pela fama a qualquer custo,  foi o grande sucesso do ano de 2013, fazendo bonito no horário das sete e deixando vários telespectadores órfãos  com seu término.
        Sou fã declarado da Maria Adelaide Amaral e suas tramas mesmo baseadas em outras tem um toque especial que só ela sabe dar. Por que até para escrever um remake o autor  tem que ter talento e sensibilidade. E Maria Adelaide já provou que isso tem de sobra.


        A Lei do Amor, o próximo trabalho da autora,  pode ser a grande salvação do horário nobre da Globo, que desde Em Família (2014) sofre com rejeição e  audiência baixa. As chamadas da novela vem primando pela simplicidade, acho que a Globo resolveu abrir mão das chamadas mais “agressivas” que davam as novelas um ar que no decorrer dos capítulos não víamos, o que fez muita gente deixar de acreditar no sucesso das novelas tomando por base suas chamadas de estreia. A Nova trama vai ter como conflito principal as relações familiares focando no amor ou no interesse, o que pode render vários entrechos que podem atiçar o telespectador.
        Finalizo esta homenagem a grande autora Maria Adelaide Amaral  com um  desejo de   boa sorte  para esse próximo trabalho que vai ser sua  primeira trama  em um horário que é a prova de fogo para qualquer autor, mas que também serve de divisor de águas.
        Como vimos no início do post, Maria Adelaide Amaral já esteve por duas vezes no horário nobre como colaboradora. Em 1990, quando estreou auxiliando Cassiano Gabus Mendes em Meu Bem Meu Mal e em 1995,   com Silvio de Abreu em A Próxima Vítima.
        Talento e competência para desenvolver uma história com magia para encantar quem assiste Maria Adelaide tem, resta saber se ela tem o perfil do horário com uma trama com fôlego para nos prender à frente da Tv.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas 18.01.2025

  Claudia Abreu de volta ás novelas         Longe dos folhetins desde A Lei doAmor (2016), Cláudia Abreu acertou sua volta às novelas da Globo . A atriz será casada com Tony Ramos em Dona de Mim , trama escrita por Rosane Svartman que vai substituir Volta por Cima na faixa das sete. A atriz  Clara Moneke  será a grande protagonista da obra, depois de ter encantado o público em Vai na Fé' e No Rancho Fundo .   A trama central girará em torno de Leo, uma jovem que começa a trabalhar como babá por acaso e terá a missão de cuidar de Sofia, uma menina rica de uma família decadente da elite carioca. O elenco também contará com Rafael Vitti, Marcello Novaes, Felipe Simas, Humberto Morais e Adélio Lima . Juan Paiva e Giovanna Lancellotti estão nos acertos finais para entrar na trama. Allan Fiterman será o diretor artístico.   Próximas tramas do Canal Viva         Caras e Bocas , ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa