Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Cavalo Amarelo (1980)


        Em 1980, A Rede Bandeirantes transformou em sucesso a primeira incursão da atriz e comediante Dercy Gonçalves no gênero telenovela.
        Ivani Ribeiro apresentava sua primeira novela inédita depois de sair da Rede Tupi, que tinha acabado de encerrar suas atividades, e mostrou  uma trama que primava pelo humor escrachado toda alicerçada pela irreverência de Dercy Gonçalves. A Fórmula foi perfeita. Cavalo Amarelo se transformou em um dos grandes sucessos da teledramaturgia do canal que herdou o público da Tupi. Junto com Meu Pé de Laranja Lima (1980), Cavalo Amarelo  chegou a ficar em primeiro lugar em seus respectivos horários,  batendo a audiência  de As Três Marias e O Amor é Nosso , ambas apresentadas pela Globo na época.


        A novela conta a história da irreverente Dulcinéa (Dercy Gonçalves) que  luta para manter seu teatro de revista, o Mambembe, cujo prédio pertence à tradicional família Maldonado. O patriarca, Salvador Maldonado (Rodolfo Mayer), homem conservador, leva o clã a rédeas curtas, mantendo o controle sobre os negócios e sobre os filhos: Joana (Márcia de Windson), mulher elegante e esnobe, a maior defensora das idéias do “Paizão” (como os filhos o tratam); Téo (Fulvio Stefanini), que sempre acatou calado os desmandos do velho; Wálter (Walther Breda), dominado pela irmã mais velha e o preferido do pai; e Lalucha (Marta Volpiani), a caçula, estudante de cinema, contestadora e contra a caretice de sua família. O conservadorismo de Maldonado acaba por minar o casamento de Wálter com Belinha (Carmem Monegal), por não conseguirem dar um tão desejado neto ao velho, e por Belinha não aguentar mais a passividade do marido diante dos desmandos do sogro.
        Téo, por sua vez, se vê envolvido com duas mulheres. É noivo há seis anos de Maria do Carmo (Maximira Figueiredo), a retraída filha do Dr. Júlio Sampaio (Newton Prado), médico e amigo da família. Mas é apaixonado por Pepita (Yoná Magalhães) – sobrinha de Dulcinéa e estrela do Mambembe -, apesar do gênio difícil dos dois.  Dulcinéa não vê com bons olhos o relacionamento da sobrinha, pois entra em constante conflito com a família Maldonado, que lhe cobra os aluguéis atrasados do teatro, em constante crise financeira. Desbocada e impulsiva, a empresária vive batendo de frente com o velho Maldonado e com a pose de Joana, que não tolera seus modos e espontaneidade. Mas Dulcinéa descobre um trunfo que pode salvar seu show da falência: uma carta de amor de uma antiga amiga vedete ao Sr. Maldonado e a revelação de um filho bastardo, o que põe o velho em maus lençóis. Em troco do silêncio de Dulcinéa, Maldonado perdoa a dívida e ainda empresta dinheiro para incrementar os shows do Mambembe, o que acaba por surpreender toda a família.
        Mas a morte do Sr. Maldonado e a abertura do testamento faz o grande segredo vir à tona: seu filho bastardo é Zeca (Kito Junqueira), o jovem e fiel empregado, homem de confiança e braço direito de Maldonado nos negócios. É quando a tradicional e unida família começa a desmoronar, na luta pela herança e divisão de bens.
        Ivani Ribeiro mais uma vez escreveu uma novela em que o público se tornava cativo, encantado com a história simples e personagens apaixonantes.

        Dercy Gonçalves, que foi ela mesmo na trama, usando de cacos e improvisos, foi impecável e conquistou o Brasil em sua primeira telenovela. A personagem fez  Dercy dividir   o Trófeu Imprensa Melhor Atriz do ano de 1980 com Dina Sfat, que na época concorria por Os Gigantes (1980).   O sucesso da Dulcinéia foi tão grande que a Bandeirantes produziu uma espécie de continuação de Cavalo Amarelo com Dúlcinéia vai à Guerra (1981). A trama foi também idealizada por Ivani Ribeiro e escrita por Sérgio Joyckmann e contava a história de Dulcinéia agora  às voltas com crianças abandonadas. A “Continuação” não chegou nem perto do sucesso da primeira, e acabou sendo um fisco para a emissora.  Mas claro que isso nunca tirou o brilho de Cavalo Amarelo, que chegou a ser reprisada por três vezes pela emissora. Eu inclusive só assisti a trama na reprise de 1989.
        Dercy voltou a teledramaturgia em outras ocasiões: Numa participação na trama de Que Rei Sou Eu? (1989), como a mãe da Rainha Valentine (Tereza Rachel); como a protagonista da minissérie La Mamma (1990) ao lado de César Filho e como protagonista da novela Deus nos Acuda (1992), em que viveu a “anja” Celestina, todas na Globo; além de algumas participações em seriados.
No elenco destaque também  para Wanda Sthefânia, que vivia a personagem Jaci, a menina que se passava por homem para ajudar no sustento da família.
       

        Yoná Magalhães e Fúlvio Stefanni também defenderam muito bem seus personagens e ganharam grande empatia junto ao público.
        A novela teve participações especialíssimas de celebridades como Hebe Camargo, Moacyr Franco, Maria Alcina, Nelson Gonçalves, Tim Maia, José Vasconcellos e Dudu França.
        Cavalo Amarelo foi uma das  últimas novelas do ator Rodolfo Mayer  que imortalizou o personagem Salvador Maldonado, o paizão.

        Uma trama leve e gostosa de assistir, que mesmo tendo a grife da Ivani Ribeiro, consagrada na Rede Tupi, era um risco por trazer a comédia e uma atriz comediante do nível da Dercy Gonçalves como estrela. A Comédia poderia ofuscar de maneira negativa o folhetim. Ledo engano! Cavalo Amarelo continuou sendo uma novela com todas as suas características padrão, porém com dose de muita comédia.  A Bandeirantes arriscou e acabou apresentando uma das suas melhores e mais assistidas tramas da década de 80.
        Depois de Cavalo Amarelo, outras emissoras viram que comediantes também poderiam render dentro das novelas e não só nos programas de humor. A Globo depois do sucesso da trama começou a investir em seus humoristas também em novelas com papeis de maior destaque, como o Agildo Ribeiro que foi protagonista junto com Eva Wilma de De Quina pra Lua (1985), do autor Alcides Nogueira.
Ficha Técnica:

Novela da autora Ivani Ribeiro
Direção: Henrique Martins e Davi José
Elenco:
DERCY GONÇALVES – Dulcinéa
YONÁ MAGALHÃES – Pepita
FÚLVIO STEFANINI – Téo
RODOLFO MAYER – Salvador Maldonado (Paizão)
MÁRCIA DE WINDSOR – Joana
ROLANDO BOLDRIN – Alberto
KITO JUNQUEIRA – Zeca
WANDA STEPHÂNIA – Jaci
JORGE DÓRIA – Barbosa
WÁLTER PRADO – Wálter
CARMEM MONEGAL – Belinha
MARTA VOLPIANI – Lalucha
MAXIMIRA FIGUEIREDO – Maria do Carmo
NEWTON PRADO – Dr. Júlio Sampaio
CARMINHA BRANDÃO – Dedé
ETTY FRASER – Elisa
ALDO CÉSAR – Roque
GUILHERME CORRÊA – Porfírio Padilha
RAFAEL DE CARVALHO – Viriato
ALZIRA ANDRADE – Sônia
REGINA DOURADO – Ivonete
JACQUES LAGOA – Xande
OSWALDO CAMPOZANA – Lambari
EDUARDO ABBAS – Vitório
DOUGLAS MAZZOLA – Juca
PAULO LEITE – Dudu
EWERTON DE CASTRO – Corisco
WÁLTER SANTOS – Alemão
LUPE FERREIRA – Luísa
CRISTINA PRADO – Cristina
MÁRCIA MAY – Márcia
CELSO PERDIGÃO
ARLETE MONTENEGRO
Exibição: 23 de Junho à 29 de Novembro de 1980

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : Wikipédia.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...