Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Lauro Corona


        O Post de hoje vai falar de um dos galãs de maior destaque  do final da década de 70 e anos 80, Lauro Corona.
        O ator foi na época o que hoje  é um Bruno Gagliasso  ou Cauã Reymond, devido o grande sucesso que fez logo que estreou em sua primeira novela no final da década de 70. Premiado e elogiado pela crítica, o ator logo  foi para o cinema e até arriscou gravar um disco  para os fãs que aclamavam cada novo trabalho do ator.
        Considerado um dos homens mais bonitos da sua época, com um sorriso e  olhos azuis inconfundíveis, Lauro Corona foi o primeiro artista nacional a morrer vítimas de problemas decorrentes do vírus da AIDS. A família do ator nunca declarou oficialmente que o ator morrera de AIDS, doença considerada uma sentença de morte na época, e não autorizou o Hospital São Vicente, onde o ator ficou internado por 9 dias antes de falecer, de divulgar qualquer informação sobre Lauro. Sua morte em 1989 aos 32 anos, quando protagonizava a novela Vida Nova, na Globo causou um clamor nacional e seu rosto estampou todas as capas de revistas daquela semana.
        Querido entre os colegas de elenco, sua amizade com Glória Pires, atriz que trabalhou nos seus mais importantes trabalhos ,  era muito divulgada pela imprensa. 
        O Ator ficou conhecido como o “galã das seis” , depois de protagonizar algumas novelas no horário, mas no post homenagem a esse grande ator veremos que Lauro Corona foi muito mais do que um galã de tv, foi um grande ator da sua geração que não teve muito tempo para nos mostrar ainda mais talento em cena.

Beto de Dancin´Days (1978)

        O imaturo e irresponsável Beto da novela Dancin´Days , grande sucesso do horário nobre do autor Gilberto Braga, foi o primeiro personagem do Lauro em novelas. O Ator havia feito antes uma participação no caso especial Ciranda, Cirandinha em 1977. O Beto foi um grande sucesso junto ao público jovem com suas aventuras amorosas na trama com Verinha e Marisa, as personagens da Lídia Brondi e Glória Pires. Pelo personagem o ator foi agraciado com o troféu da APCA de destaque do ano  ,   transformado em um grande astro teen e promissor ator da sua geração. Ao lado de Glória Pires, que já em Dancin´Days era a “Glória Pires” que conhecemos hoje com um talento que transbordava, Lauro Corona  foi impecável e começou a escrever um bela carreira na tv.

Marcelo de Marina (1980)

        Em 1980, Lauro Corona já ganhou seu primeiro protagonista, o Marcelo da novela Marina, do Wilson Aguiar Filho, baseado no romance Marina, Marina do Carlos Heitor Cony. A novela não chegou a ser um grande sucesso, mas chamou atenção a química entre Denise Dumont, a estrela da trama e Lauro Corona que vivia seu par romântico.

Caê de Baila Comigo (1981)

        Na trama de Baila Comigo, Lauro Corona e Lídia Brondi voltaram a trabalhar juntos, deste vez vivendo os irmãos Caê e Mira Maia. Na trama do autor Manoel Carlos, Caê era melhor amigo de Quinzinho, um dos gêmeos vividos por Tony Ramos, e no decorrer da novela acaba se apaixonando por Débora,  a personagem da Beth Goulart.

Gil de Elas por Elas (1982)

        Em 1982, Lauro Corona viveu um dos personagens importantes da trama de Elas por Elas, do autor Cassiano Gabus Mendes.  Filho de Helena (Aracy Balanian) e Jayme (Carlos Zara) – é o que todos supõem. Mas, na verdade, é filho de Adriana (Ester Góes). Rapaz muito bom, ele estuda e se prepara para assumir a sua posição de herdeiro da fortuna do avô, Dr. Miguel (Mário Lago). Tem um ótimo relacionamento com o pai e o avô e começa a se cansar da interferência da mãe em sua vida. Conhece Mirian (Tássia Camargo), por quem se apaixona, criando um conflito dentro família.

Rafael de Corpo a Corpo  (1984)

        Na trama de Corpo a Corpo, do autor Gilberto Braga, Lauro deu vida ao simplório e sonhador Rafael Motta. Filho de Guiomar (Eloisa Mafalda), teve que abrir mão de seus sonhos com poesia e arte para trabalhar com um salário fixo  com o intuito de ajudar a mãe. No início da trama tem um romance com Ângela, a personagem da Andrea Beltrão e no decorrer da novela apaixona-se por Beatriz, a personagem vivida pela Malu Mader.

Mariano de Memórias de Um Gigolô (1986)

        Em 1986, Lauro Corona foi aclamado pela crítica por seu impecável desempenho como Mariano, o protagonista de Memórias de Um Gigolô, dos autores Walther George Durst e Marcos Rey. O personagem é tido como primeiro mais adulto vivido pelo ator, que em parceria com Ney Latorraca e Bruna Lombardi foi o ponto forte da minissérie.

Adriano Montserrat de Direito de Amar (1987)

        Em 1987, sem dúvidas o ator viveu um dos mais marcantes personagens seus em novelas. Na pele do Adriano de Montserrat, da novela Direito de Amar, do autor Walther Negrão,  Lauro Corona encantou o público no horário da seis vivendo com Glória Pires,  um dos casais mais românticos da história da teledramaturgia nacional. O Ator atingiu em Direito de Amar o patamar de grande astro global e mostrava a serenidade do seu trabalho. Foi o Adriano também que fez  com que o ator fosse  batizado de “O Galã das seis”.

Manoel Victor de Vida Nova (1988)

        Logo depois do término de Direito de Amar, Lauro Corona voltou ao horário das seis naquela que seria sua  última novela. Em Vida Nova, trama do autor Benedito Ruy Barbosa, ele deu vida Manuel Victor, português recém-chegado ao Brasil. É um aventureiro, que vendeu tudo o que herdou dos pais e veio para o Brasil tentar a vida. É bem falante e inteligente, formado em uma das melhores universidades de Coimbra. Na viagem, conhece e se apaixona pela jovem Ruth (Deborah Evelyn). Só que ela é judia, e o amor dos dois se torna impossível. O Romance do casal renderia um bom entrecho para Vida Nova, mas infelizmente Lauro teve que se afastar da novela por problemas de saúde. Apesar de nunca ter sido confirmado por sua família,  o ator  começou a sentir os sintomas do vírus da AIDS, e muito debilitado não teve condições de continuar na trama. O ator viria a falecer em julho de 1989. A Cena de despedida  na trama foi marcante. Na história, Manoel Victor volta para Portugal, num carro  escuro, numa noite de chuva, ao som de um poema de Fernando Pessoa, declamado em off pelo ator.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...