Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Pão Pão Beijo Beijo (1983)


        Memória afetiva é um negócio muito estranho. A novela que vou relembrar hoje foi apresentada há 33 anos, em 1983 (eu só tinha 4 anos), assistí na reprise de 1990, quando já tinha 12 anos, porém guardo  as melhores lembranças da trama de Pão Pão Beijo Beijo, do autor Walther Negrão,  exibida no horário das seis daquele ano.
        A Trama já dava gosto de assistir (literalmente) pela bela abertura, recheada de ingredientes e pães onde era preparado um apetitoso sanduiche  em forma de coração, fazendo alusão ao tema de abertura “Sandwich de Coração”  (Na época ainda se escrevia Sanduiche em inglês)  da banda Rádio Taxi. A Música foi tão marcante que um dos nomes provisórios da trama foi “Sanduiche de Coração.

        Lembro-me como agora da Elizabeth Savalla no auge da sua beleza, fazendo pela primeira vez uma vilã; Regina Maria Dourado, inesquecível na pele da caricata Lara Sereno, além da Família da Mama Vitória e Soró, vivido magistralmente pelo saudoso Arnaud Rodrigues. Enfim Pão Pão Beijo Beijo, foi aquele tipo de novela que fica em nossa memória afetiva e sempre é acionada quando nos deparamos com situações que a lembram.

        Na trama num cruzamento no subúrbio carioca de Madureira, um acidente une três pessoas completamente diferentes entre si: Ciro (Cláudio Marzo), um motorista de ônibus; Bruna (Elizabeth Savalla), moça rica e geniosa; e Soró (Arnaud Rodrigues), um imigrante nordestino que trabalha carregando mercadorias numa carroça de mão. Como compensação pelos prejuízos causados pela batida, Ciro e Soró vão trabalhar com a família de Bruna, que possui uma rede de cantinas italianas.
Os mistérios de Ciro, ligado a um homem e a uma mulher, conduzem a história. Enquanto tenta ocultar o seu passado, Ciro se envolve com o ingênuo e brincalhão Soró. Humilhado por Bruna, Ciro resolve ascender socialmente para conquistá-la. Luísa (Maria Cláudia), irmã de Bruna, apaixona-se por ele, que acaba sendo disputado pelas duas irmãs.

Bruna é a noiva de Júlio (Edwin Luisi), diretor da rede de cantinas de propriedade de Mama Vitória (Lélia Abramo), a avó de Bruna e Luísa. O filho de Mama Vitória, Guido (Mário Benevenutti) , após a falência de sua cantina em São Paulo, vai morar no Rio com a família – a mulher Loreta (Renata Fronzi), o cunhado boa-vida Gigio (Laerte Morrone), e os filhos Benito (João Carlos Barroso), Duda (Élida Lastorina) e Geninho (Paulo Vignolo). Por sua vez, Soró traz para o Rio a sua família nordestina – a mãe Donana (Laura Cardoso), a tia “desmiolada” Lála Sereno (Regina Maria Dourado) , e as irmãs Mariana (Tânia Loureiro)  e Regina (Marcela Muniz). Fica claro então o contraste entre as duas famílias (os pobres retirantes nordestinos e a rica família italiana) na amizade do garoto Geninho  com Soró e a adolescente Regina; no romance entre Benito e Mariana; e no lírico amor de Lála Sereno e Gigio. Lála é uma solteirona que foi abandonada no altar e sofre com crises de loucura. Mas em lugar de se queixar da sorte, ela transforma sua história em versos, que recita na feira de São Cristóvão, conhecido reduto de nordestinos no Rio de Janeiro.
Uma história com todos os ingredientes que o Walther Negrão gosta de trabalhar. Tal qual sua trama atual,  Sol Nascente, em Pão Pão Beijo Beijo uma família italiana foi o grande destaque da novela. Lélia Abramo impecável revivendo essa clássica mãezona italiana conquistou  o Brasil. A história do núcleo italiano foi tão forte que quando a trama foi vendida para fora em alguns países foi batizada de Mamma Vitória.

No elenco grandes destaques. Elizabeth Savalla depois de viver várias mocinhas românticas e sofredoras na tv, ganhava sua primeira vilã em novelas e  foi impecável na pele da prepotente Bruna.

        Arnaud Rodrigues conseguiu com o simplório Soró grande empatia junto ao público. Walther Negrão inseriu o personagem à trama com o intuito de levantar a bandeira sobre o sofrimento e preconceito que alguns nordestinos passam ao chegaram no eixo Rio-São Paulo. Porém mesmo com todo o seu drama dentro da novela, Soró era feliz e esperançoso fazendo com o que público se refletisse no personagem. Sua amizade com Geninho, o personagem do ator Paulo Vignolo, neto da rica família italiana da trama, mostrava esse contraste entre os pobres e os ricos da novela, mas que mesmo  com essas diferenças todos eram iguais. O personagem conquistou adultos e crianças e seu sucesso fez com que Arnaud Rodrigues revivesse o Soró no filme Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (1984).
Duplas inesquecíveis que conquistam o público sempre foram presença constante em tramas do autor : Shazan e Xerife , Paulo José e Flávio Migliaccio em O Primeiro Amor (1972); Pardal e Gibi, Tony Ramos e Fernando Almeida, em Livre para Voar (1984); Canequinha e LavíniaElias Gleiser e Viviane Pasmanter, em Anjo de Mim (1996) e o Candinho e Lino, do José Loreto e José Henrique Ligabue em Flor do Caribe (2013).

Regina Maria Dourado, que na época ainda era apenas Regina Dourado, vinha fazendo pequenas participações em novelas da casa, ganhou a Lála Sereno  do autor, e transformou a personagem em um grande momento seu  na tv, mostrando todo o  talento  na pele da caricata nordestina.

Na trilha nacional de Pão Pão Beijo Beijo, a música “Menina Veneno”, do cantor Ritchie,  tema da personagem Nina, vivida pela Tássia Camargo, foi o carro-chefe do disco e  se transformou em sucesso imediato nas rádios em todos os cantos do Brasil.
Pão Pão Beijo Beijo, segundo a revista Veja de 30.03.1983, foi a primeira novela global a ser escrita em um computador, na época “Um Aplle”.  Até então as novelas ainda eram escrita na velha máquina de escrever.
A Espinha dorsal de Pão Pão Beijo Beijo,  o contraste entre duas famílias formada por pobres e ricos, lembra a atual trama do autor no horário das seis, que também tem duas famílias (Japonesa e Italiana)  na história central mostrando suas diferenças e igualdades através de amizades e relacionamentos entre componentes de uma como a outra.
Mesmo sendo considerada um dos grandes sucesso do Negrão, ao lado de Direito de Amar (1987), Fera Radical (1988) e Top Model (1989) em parceria com o Antônio Calmon, Pão Pão Beijo Beijo teve problemas de estrutura em sua narrativa quando o Negrão fundiu duas histórias que seriam centralizadas no eixo Rio-São Paulo. Antes do início das gravações as locações de São Paulo não poderia mais ser feitas, assim o autor teve que centralizar a trama toda no Rio de Janeiro, e as cantinas da Mamma Vitória, que representava as típicas cantinas paulistas, tiveram  que ser transferida para o Rio também junto com o Condomínio da Barra da Tijuca, a principal locação do Rio. Curiosamente o núcleo da Cantina Italiana acabou centralizando a atenção do telespectador e todos acontecimentos da novela, deixando passar em branco o condomínio da Barra.  Ou seja, quando um autor tem talento e criatividade, mesmo com os percalços que lhe aparecem consegue fazer um trabalho digno e com maestria.
Ficha Técnica :

Novela do autor Walther Negrão
Direção Geral : Gonzaga Blota
Elenco:
CLÁUDIO MARZO – Ciro
ELIZABETH SAVALLA – Bruna
MARIA CLÁUDIA – Luísa
EDWIN LUISI – Júlio
LÉLIA ABRAMO – Mama Vitória
ARNAULD RODRIGUES – Soró
LAURA CARDOSO – Donana
MÁRIO BENVENUTTI – Guido
RENATA FRONZI – Loreta
LAERTE MORRONE – Gigio (Luigi)
REGINA DOURADO – Lála Sereno (Laura)
PAULO GUARNIERI – Daniel
TÁSSIA CAMARGO – Nina
CÁSSIO GABUS MENDES – Franco
ÉLIDA L’ASTORINA – Duda
JOÃO CARLOS BARROSO – Benito
TÂNIA LOUREIRO – Mariana
FLORA GENI – Gema
DIONÍSIO AZEVEDO – Altino
NORMA GERALDY – Nizí
PAULO GONÇALVES – Gaspar
CINIRA CAMARGO – Milica
CLEYDE BLOTA – Joana
PAULO VIGNOLO – Geninho
MARCELA MUNIZ – Regina
MONIQUE ALVES – Maria Helena
HENRIQUE MARTINS – pai de Maria Helena, padrasto de Ciro
REYNALDO GONZAGA – Dr. Chadade
FELIPE DONOVAN – Biro
e
ALENE ALVES DE ANDRADE – empregada de Mama Vitória
ÂNGELA TORNATORE
CÉSAR AUGUSTO DE SOUZA – César
DELAN MAGNO
DIDA MONTEIRO
ENYVYER BRILHANTE
GUARACY VALENTE – Pedro
HUGO GROSS – da turma de Daniel
JORGE LUIZ DA SILVA
LOLY NUNEZ
MARCO SENNA
MARCUS VINÍCIUS – fanfarreiro em um bar
MARINO JARDIM
MILTON GONÇALVES – Dr. Mendes
PAULINE LUISE
PAULO COPACABANA
REGINA RESENDE
RITA DE CÁSSIA – Bete (secretária de Luísa)
ROBERTO FAISSAL – Geraldo (marido de Joana que a abandonou no passado)
SOLANGE GALVÃO MASCARENHAS
VERA BRITTO – Alice
VERA VIANNA
WALDIR AMÂNCIO – Régis (dono do salão cabeleireiro onde Milica trabalha)
WALDIR RODRIGUES PEDRO
YAÇANÃ MARTINS – Tânia
Exibição : 28 de Março à 07 de Outubro de 1983
Capítulos: 165

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: memoriaglobo.com.br   www.wikipedia.com.br

Comentários

  1. TB gosto muito desta trama, quando passou tinha 4 anos e me lembro mais na reprise. Eu amava a Mama Vitória e amava odiar a Bruna , ja até falei para Elizabeth Savalla no twitter. Gosto muito das novelas do Negrão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...