Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas Inesquecíveis – O Rebu (2014)

10 Anos do remake  de uma trama inovadora apresentada com drama seriado e  personalidade de novela

 



        Há 10 anos   a Globo  leva ao ar o remake de um clássico cult da nossa teledramaturgia – O Rebu, originalmente  escrita   pelo autor  Bráulio Pedroso, que  tinha com principal essência a fora da ordem dos acontecimentos.  A Novela chocou os telespectadores pela inédita narrativa. Toda a trama contada em 112 capítulos se passava em 24 horas : Durante a realização da festa e o dia seguinte onde se instaurava a investigação criminal  para descobrir o assassino e o assassinado. Em 1974, a falta de compreensão da trama seria até, digamos  compreensível, mas no remake de 2014 a estranheza do público se repetiu, e a novela novamente, não teve a audiência desejada, entrando para o hall das tramas cult, bem aceita pela crítica, mas esquecida do  grande público.




        Mesmo com uma audiência sofrível, não posso  tirar os méritos de O Rebu. Uma trama luxuosa e sofisticada reescrita pela dupla George Moura e Sérgio Goldenberg, produção e direção impecáveis  do José Luiz Vilamarim ,  fizeram  com que a trama  não perdesse o  fôlego ao longo dos 36 capítulos.  



        A novela  conta a história da  empreiteira Ângela Mahler (Patricia Pillar)  que abre as portas da sua mansão para uma festa que reúne negócios e interesses familiares, expectativas amorosas e financeiras, tensões e antagonismos. O principal deles, entre a anfitriã e seu sócio Carlos Braga Vidigal (Tony Ramos). Apesar de comemorarem a parceria em um negócio milionário, com falsa cordialidade, existe um ódio que incita grandes especulações.

No centro das atenções, está a jovem Duda (Sophie Charlotte), a “filha de coração” de Ângela. Até a chegada do ambicioso Bruno Ferraz (Daniel de Oliveira), que trabalhava para a empresa de Braga, mas pediu demissão por causa de uma ótima proposta financeira feita por Ângela. Em seu novo emprego na Mahler Engenharia, Bruno se envolve com Duda, protegida da empresária.

Bruno acumula outras conquistas na empresa ao ter um caso clandestino com a advogada Gilda (Cassia Kiss), casada com o também advogado Bernardo Rezende (José deAbreu), que trabalha para Braga. Ao trafegar pelas informações das empresas dos dois empreiteiros, Bruno influencia a vida de ambos. Cada um, à sua maneira e intensidade, se envolve com o rapaz de forma definitiva.

A noite cintilante da alta sociedade, regada a álcool, drogas e sexo, termina com um crime. Em meio à tempestade, um corpo aparece boiando na piscina. É Bruno Ferraz, misteriosamente assassinado durante a festa. O crime faz disparar uma trama de suspense. Quem matou? Foi acidente, suicídio ou assassinato? Algum convidado ou funcionário da casa está ligado à morte?

Com a descoberta do corpo, todos passam a ser suspeitos do crime: Oswaldo (Julio Andrade), um jornalista bipolar que tem uma crise durante o evento; Kiko (Pablo Sanábio), o esperto namorado da rica viúva Vic Garcez (Vera Holtz); o penetra Alan (Jesuíta Barbosa), de caso com Maria Angélica (Camila Morgado), filha de Vic; e a promoter Roberta Camargo (Mariana Lima), responsável pela lista de convidados.

Ângela Mahler (Patrícia Pillar)  foi revelada a assassina de Bruno (Daniel de Oliveira) no último capítulo do remake. A Escolha de Ângela como a assassina repete o mesmo final da versão de 1974. Na primeira versão Conrad Mahler, personagem vivido pelo saudoso ator Ziembinski, foi o responsável pela morte de Sílvia (Bete Mendes), por está sendo chantageado e,  também  por ciúmes da sua relação com Cauê (Buza Ferraz). Para esta versão o sexo dos protagonistas foi invertido, assim Ângela em 1974 era Conrand, Duda (Sophie Charlotte) correspondia ao personagem do Cauê e Bruno à personagem Silvia.





No elenco, escolhido a dedo,  destaque absoluto para Patrícia Pillar, que foi simplesmente perfeita  na pele da Angela Mahler, assim como  Sophie Charlotte um espetáculo à parte na pele da sensual Duda.



O elenco feminino de O Rebu não deixou a desejar. Vale ainda  citar nesta lista Cássia Kiss Magro (claro!) como Gilda;, Vera Holtz (Vic Garcez),  Dira Paes(Rosa Nolasco) , Mariana Lima (Roberta Camargo) e Camila Morgado (Maria Angélica).



No elenco masculino destaque para Tony Ramos (Braga), Jesuíta Barbosa (O  Bandidinho Alan), Júlio Andrade (O “maluco” Oswaldo), César Farrário (o Cozinheiro Adão) e Cláudio Jaborandy (O garçon falastrão Severino).



A  abertura exibia uma profusão de flashes em cores frias da mansão onde se passava a trama, durante e depois da festa. Tudo sob uma ótica nebulosa, em referência a um estado alterado de consciência, como em um sonho ou estado de embriaguez ou entorpecimento com uma música tema instrumental ao fundo.






O Rebu foi a primeira novela da Globo a entrar  em uma plataforma de streaming on demand. Um mês depois do seu término ela foi disponibilizada na Now, para assinantes da Net. A Globo só lançaria sua própria plataforma um ano depois – A Globoplay em 2015. 

Duas cenas marcaram o remake –

1 – A Cena inicial do começo da festa na mansão da Ângela (Patricia Pillar), uma espécie de apresentação de todos os personagens; e



2- Sophie Charlotte cantando “Sua Estupidez” na  festa. A cena rendeu até um convite para a atriz cantar no especial do Roberto Carlos daquele ano.



 

Fazer uma trama com uma história contada em dois dias  foi sem dúvidas um desafio, e a dupla de autores George Moura e Sérgio Gondenberg mostraram que estavam  prontos. Claro que O Rebu , mesmo sendo chamada de novela, tinha uma  espinha com um viés  mais voltado para um seriado,  acho que faltou o romance  misturado na trama policial. Mas mesmo sem esse ingrediente especial O Rebu foi um marco na emissora. Uma pena que a trama tenha sido incompreendida e rejeitada pelo grande público das novelas.

 

Ficha Técnica:





Novela dos autores Sérgio Goldengerg  e George Moura

Baseados no Original do Bráulio Pedroso

Direção Geral e Núcleo – Luiz Villamarim

 

Elenco:



PATRÍCIA PILLAR – Ângela Mahler
SOPHIE CHARLOTE – Duda (Maria Eduarda)
DANIEL DE OLIVEIRA – Bruno Ferraz
TONY RAMOS – Carlos Braga da Costa
CÁSSIA KISS – Gilda Rezende
MARCOS PALMEIRA – Delegado Nuno Pedroso
DIRA PAES – Rosa Nolasco
JOSÉ DE ABREU – Bernardo Rezende
VERA HOLTZ – Vic Garcez
CAMILA MORGADO – Maria Angélica
JESUÍTA BARBOSA – Alan
JÚLIO ANDRADE – Oswaldo
MARIA FLOR – Camila
PABLO SANÁBIO – Kiko
BEL KOWARICK – Lídia
MARIANA LIMA – Roberta Camargo
LAURA NEIVA – Betina
BIANCA MULLER – Mirna
EUCIR DE SOUZA – Brandão
JEAN-PIERRE NOHER – Piérre
CÉSAR FERRARIO – Adão
ELEA MERCÚRIO – Ludmila
CLÁUDIO JABORANDY – Severino
VAL PERRÉ – Zé Maria
NIKOLAS ANTUNES – Fininho
ANTÔNIO FÁBIO – Nilo
ANNA COTRIN – Lourdes
CYRIA COENTRO – Marineide
RODRIGO RANGEL – Canetti
HOSSEN MINUSSI – Alfredo
MARCELO TORREÃO – Antenor
MICHEL NOHER – Antônio Gonzalez
NICOLA LAMA – Stephano Giorgio
MIGUEL ARRAES – Michel
OLÍVIA TORRES – Valentina
VINÍCIUS DE OLIVEIRA – Edu
NANDO BRANDÃO – HD
ANNA TOKIKO – Magda

e
AISHA JAMBO
ANNA GAMA
BERNADETE ARAÚJO – Júlia (filha de Pedroso e Ana Paula)
BETINA KOPP
BRUNO VALENTE – filho de Ângela nas cenas de flashback
CACÁ SANTINI
CACO BARESI – porteiro no prédio do escritório de Gilda
CÂNDIDO DAMM – psiquiatra de Oswaldo
CARLOS MAGNO RIBEIRO
CHICO EXPEDITO – delegado na prisão de Valentina e Jonas
DETO MONTENEGRO – Major Fred
DIANA BEHRENS
DIOGO GÉLIO
DYEGO MENEZES – João (filho de Pedroso e Ana Paula)
EDUARDO SALLES
HELENA MARQUES
FELIPE NIEMEYER
FELIPE SCHERR
FLÁVIA RUFINO
GABI COSTA
GUILHERME PRATES – Jonas
JADE PETRUCCELI
JÉSSICA CORES
JOÃO GUESSER
LOUISE MARIE
LUAR MARIA
LUCIANA BRITTES – Ana Paula (ex-mulher de Pedroso)
LUCIANA RODRIGUES
MARCELO MENEZES
MATHEUS LUCENA
NAIANA BORGES
NATASHA MELMAN
NECO IBANEZ – comparsa do major Fred
NICOLAS BAUER
RAFAEL NARDI
RAPHAEL MARTINS
RENATO CHAGAS
RICARDO RICCO
RODRIGO PAVON – Gabriel
ROGÉRIO BARROS
THIAGO BURLIM

Exibição : 14 de Julho a 12 de Setembro de 2014

Capítulos: 36

 

Veja Também:

Meus Filhos Minha Vida 


A Dona do Pedaço



Orfãos da Terranull



Alma Cigana



Memórias de Amor



Coraçoes Feridos 



Perola Negra (1998) 

Éramos  Seis 

A Dona do Pedaço



Orfãos da Terranull



Alma Cigana



Memórias de Amor



Coraçoes Feridos 



Perola Negra (1998) 

Éramos  Seis 

O Rebu



Aberturas  Inesqueciveis - O Rebu



Patricia Pillatr 



Sophie Charlotte 




Retrospectiva e10blog - Meus Personagens Favoritos 


Jesuita Barbosa 



Camila Morgado



MarianaLima



Retrospectiva 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Vídeos: You Tube

Pesquisas: www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela