Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Corações Feridos (2012)

Última novela adulta transmitida pelo SBT



        Corações Feridos, novela baseada na clássica mexicana  La Mentira, de Caridad Bravo Adams, que já teve várias  versões em seu país de origem,  última novela adulta apresentada no SBT,  estreava    12 anos.

        No Brasil, a história já havia sido adaptada – Calúnia, novela produzida pela Tv Tupi, em1966, com Sérgio Cardoso, Fernanda Montenegro e Geórgia Gomide nos papéis centrais, que na versão do SBT ficaram com Flávio Tolezani, Patrícia Barros e Chynthia Falabella.



        Corações Feridos é o mais puro folhetim com direito a todos os clichês possíveis do gênero, com um viés melodramático da sua original, apesar dos elementos abrasileirados  como a trilha sonora e ambientações.



        Patrícia Barros, que deu vida a protagonista  Amanda, é irmã da famosíssima modelo Ana Beatriz Barros. Depois de Corações Feridos, a atriz foi vista em uma participação na novela Totalmente Demais (2015), na Globo, mas hoje dedica-se a apresentação em emissoras alternativas.



        Flávio Tolezanni, foi o galã  da trama. O Ator já havia feito algumas participações pontuais como em A Favorita (2008), e depois de Corações Feridos, se destacou em novelas como  Êta  Mundo Bom(2016)  e O Outro Lado do Paraíso(2017).



        A Grande vilã Aline ficou nas mãos de Chynthia Falabella, irmã da atriz Débora Falabella, e que ganhou grande projeção quando a substituiu nas gravações como a Mel de O Clone (2001). A Crítica que não perdoou nada em Corações Feridos, teceu elogios apenas a   atuação da Chyntia à frente da vilã.  Depois da trama , Chynthia dedicou-se mais aos trabalhos no cinema.



        Corações Feridos foi a primeira novela do cantor  Junno Andrade como ator. Pouco antes  da estreia em Carrossel, Larissa  Manoela, então com 11 anos, estreou na Tv na trama.

        Os 93 capítulos da novela foram gravados entre março e agosto de  2010, e como já é de costume do SBT, a estreia foi sendo protelada até chegar janeiro de   2012.  Com esse adiamento atores que estavam em Corações Feridos puderam ser visto em outras produções inéditas – Victor Pecoraro e Chynthia Falabella eram vistos também na novela das sete da  época -  Aquele Beijo(2012), assim como Jaqueline Dolabona, vista na mesma novela em uma participação.

        Com o intuito de fugir do terceiro lugar na audiência, e voltar ao  segundo,  que o SBT vinha perdendo há anos para  a RecordTv, Corações Feridos estreou sendo apresentada no horário de 20:30, o que não adiantou muito.

        Corações Feridos tinha tudo para ser uma  boa novela, mas a  adaptação de  Íris Abravanel, manteve a mesma essência da original, o que já era datado, aquele tipo de vingança não se justiçava em pleno 2012, assim nem os cenários e uma produção mais caprichosa e menos caricata, que nos  remetia aos bons tempos do SBT   (As Pupilas do Sr.Reitor e Éramos Seis), conseguiu salvar a trama do   esquecimento.

        Parece  contraditório dizer que Corações Feridos caiu no esquecimento dentro da teledramaturgia do SBT,  e trazê-la agora na seção  das “Inesquecíveis”, mas vocês sabem que o e10blog adora relembrar as tramas ditas  “Flopadas”, por que flopadas ou esquecidas, todas sem exceção, fazem parte da história mágica que é  nossa teledramaturgia.

Ficha Técnica:



Novela da Autora  Iris Abravanel

Direção Geral: Del Rangel

Elenco:



FLÁVIO TOLEZANI – Eduardo Sotelli
PATRÍCIA BARROS – Amanda Almeida Varela
CYNTHIA FALABELLA – Aline Almeida Varela
VICTOR PECORARO – Vitor Almeida Varela
RONALDO OLIVA – Flávio
PAULO CORONATO – Olavo Almeida Varela
JACQUELINE DOLABONNA – Vera Almeida Varela
ANTÔNIO ABUJAMRA – Dante Vasconcelos
MARCO ANTÔNIO PÂMIO – Dr. Michel
IARA JAMRA – Loreta
SISSI ZUCATO – Cinira
RITA BATATA – Camila
JACQUELINE SATO – Bianca
LÍLIAN FERNANDES – Lucy
FRAN LANDIN – Daniel
RICARDO HOMUTH – Diego
ADRIANA LESSA – Silvia
BRUNO AUTRAN – Dinho
ELAINE MICKELY – Eloísa
LARISSA EBERHARDT PRADO – Mila
ALVISE CAMOZZI – Nabal
MARCELO GÓES – Ronaldo/Roni
BLOTA FILHO – Hélio
ELIZABETH HARTMANN – Tita
CÉSAR NEGRO – Yuri
ISABEAU CHRISTINE – Glória
JUNNO ANDRADE – Eliseu
BETO NASCI – Glauco Lancastro
LÍVIA ANDRADE – Janaina
CLÁUDIO ANDRADE – Luciano
LENA WHITAKER – Maria
MILENA FERRARI – Priscila
LARISSA MANOELA – Viviane/Vivi
EDA NAGAYAMA – Regina Batista
e
PAULO ZULU – Rodrigo Sotelli

 

Exibição: 16 de Janeiro à 23 de Maio de 2012

Capítulos: 93

Veja Também:

Perola Negra (1998) 


Rebelde 



Canavial de Paixões 



Três Irmãs  (2008) 



O Mapa da Mina 



De quina pra Lua 

Vidas Cruzadas 

Aberturas de Novelas do SBT 

A s Pupilas do Sr Reitor 


Debora Falabella 


Corações Feridos 


Retrospectiva 2023 


Novelas Inesquecíveis 2022 



Meus Persoangens Favoritos 



Meus Personagens 2021 



No Tema e Na Trilha 

Fonte:

Texto: Evaldiano de  Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“As Três Marias” entra nesta segunda para a Globoplay

          As  Três Marias   (1980 ) , novela do autor  Wilson Rocha , não chegou a ter  o brilho esperado, e logo no primeiro mês da novela  o autor foi substituído por  WaltherNegrão  que deu um ar de suspense policial à trama.  A história   entra nesta segunda (08.09) na   plataforma da Globoplay   pelo  Projeto Fragmentos  e traz  três musas da década de 80  que  começavam a assinar seu nome na história da teledramaturgia,  Glória Pires ,  Maitê Proença  e Nadia Lippi ,  num  enredo  baseado na obra de  Rachel de Queiroz .        Relembre a trama   : A amizade das jovens Maria Augusta, Maria José e Maria da Glória vem desde os tempos de colégio, de quando eram conhecidas como as Três Marias. Guta é uma moça determinada e segura de si, c...

Novelas Inesquecíveis – Dona Xepa (1977)

37 anos da última adaptação de Gilberto Braga para a Tv         A Novela Dona Xepa esta fazendo hoje 37 anos de sua estreia. A Primeira versão adaptada da peça de Pedro Bloch estreou dia 24 de maio de 1977  no horário das  seis da Globo .         A trama foi adaptada por Gilberto Braga que já vinha de outras adaptações de sucessos  no horário, como Helena (1975), Senhora (1975) e o fenômeno Escrava Isaura (1976). O sucesso de Dona Xepa abriu as portas do horário nobre para o autor, que no ano seguinte assinou  uma das principais novelas  da história da  teledramaturgia nacional, a inesquecível Dancin´Days (1977) , que atualmente é reprisada pelo Canal Viva . Adicionar legenda         A novela narra o cotidiano da feirante Dona Xepa ( Yara Cortes ), que criou sozinha  os filhos Rosália ( Nívea Maria ) e Edson ( Reinaldo G...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...