Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Pérola Negra (1998)

Versão do SBT da telenovela argentina Perla Negra, muito cultuada na teledramaturgia da emissora,  completa 25 anos 



         Pérola Negra, novela do Henrique Zambelli, adaptada da original de Enrique Torres, que  foi ao ar entre 1998 e 1999  totalmente gravada, completou no último 09 de novembro,  25 anos de estreia. A Exibição original da trama não chegou a marcar bons índices de audiência, mas  curiosamente quando reprisada em 2004  a trama teve ótimos índices , chegando a ficar algumas vezes em primeiro lugar, à frente da Globo, que na época apresentava Terra Nostra (1999) e Deus nos Acuda (1992) no Vale a Pena Ver de Novo.

        Hoje a trama entrou para o hall daquelas novelas que chamamos de “cult” de tão trash. A trama  foi exibida totalmente gravada, 2 anos depois de finalizada. A Exibição foi decidida por votação no Programa Silvio Santos. O Homem do Baú exibiu trechos de Pérola Negra  e do remake de O Direito de Nascer para suas “colegas de trabalho” no auditório, que preferiram o romance argentino.



        Protagonizada por Patrícia de Sabrit e Dalton Vigh – Pérola e Tomás - formando um casal ímpar, a novela é uma das obras mais lembradas da dramaturgia do SBT,  no melhor estilo dos anos 90. Um adendo especial  para as ótimas sacadas de humor de Pérola ou as conversas com Eva na forma de seu anjo da guarda.

        A Química do casal foi tão marcante que eles foram novamente escalados para viver um casal,  na trama de Vidas Cruzadas em 2000, na RecordTv.



        A trama conta a história de Pérola  (Patrícia de Sabrit) que foi abandonada ainda bebê em um internato para moças juntamente com um colar com 22 valiosas pérolas negras. Cada pérola pagaria um ano de vida da menina na escola, até que ela completasse 21 anos. Uma das pérolas deveria ser entregue a ela quando deixasse a instituição. A criança é registrada como Pérola Marques e cresce tendo como amiga Eva (Vanusa Splinder) , uma menina que chegou ao internato aos oito anos, depois da morte de seus pais, por imposição da avó, Rosália Pacheco Oliveira (Maximira Figueiredo) . Eva é herdeira de uma fortuna que inclui uma indústria de cosméticos. A avó Rosália odiava a nora e passou todo o seu ódio para a neta, por isso decidiu levá-la para o colégio interno.

Anos depois, Eva, prestes a completar 20 anos, é seduzida por Tomás Álvares Toledo  (Dalton Vigh) e fica grávida. O bebê nasce em total segredo e ninguém fora da escola sabe quem é a verdadeira mãe da criança. Amigas inseparáveis, Pérola e Eva prometem uma à outra que cuidarão do menino assim que deixarem o internato. Depois de alguns meses, Eva recebe a notícia da morte de seu avô Carlos Pacheco Oliveira (Rildo Gonçalves). Patriarca da família, ele, para se vingar de Rosália, que o traiu no passado, deixa tudo para a neta. Herdeira e com 21 anos completos, Eva decide procurar sua família e assumir os seus bens, levando consigo a amiga Pérola. Porém, um acidente de carro no percurso vitima Eva.

Pérola sobrevive e no hospital é confundida com a amiga. Ela decide, então, assumir a identidade de Eva para recuperar o “seu filho” e cumprir a promessa de cuidar da criança. Ao chegar à casa dos Pacheco Oliveira, Pérola, agora como Eva, se depara com a hostilidade de algumas pessoas, entre elas, Malvina (Cibele Larrama), namorada de Tomás, o homem que seduziu Eva. O tempo passa e Eva (na verdade Pérola), determinada, toma o controle da firma de cosméticos da família, garantindo a segurança de seu “filho” Carlinhos, mesmo sem ninguém saber que ela não é a mãe do menino. Entre os segredos da família de Eva, Pérola descobre que sua suposta avó (a avó de Eva) é a sua verdadeira mãe.

As poderosas famílias Pacheco Oliveira e Álvares Toledo têm uma ligação e se odeiam. No passado, o avô de Eva, Carlos Pacheco Oliveira, deu um golpe em um negócio, o que levou o pai de Pérola, Fernando Álvares Toledo , ao suicídio. Eva (Pérola) tem de lidar com as intrigas entre os dois clãs rivais e dentro de sua própria família, que quer arrancar a firma de suas mãos. E a concorrência com seu maior rival, Tomás, que não compreende como Pérola resiste aos seus encantos, apesar da paixão que nasce entre os dois. Porém, a situação se complica quando Tomás descobre que Carlinhos é seu filho.



No elenco de Pérola Negra não posso esquecer de mencionar Maximira Figueiredo, na pele da Rosália Pacheco de Oliveira,  uma vilã  inesquecível – fria e cheia de mistérios que se passava por cega e cometia  as maiores atrocidades dentro da novela.  A atriz e dubladora foi convidada especialmente pelo autor, que admirava seus trabalhos   com dublagem.



Malvina, vivida pela Cibele Larrama, foi outra vilã de destaque de Pérola Negra. Suas vilanias eram cômicas e atrapalhadas, porém era perigosa e desiquilibrada, sempre fazendo de tudo para acabar com o romance de Pérola e Tomás.



        Pérola Negra ficou marcada por um elenco de nomes fortes e que chamavam público – Além de Patrícia de Sabrit,  Dalton Vigh  e Maximira Figueiredo  Vanusa Spindler (á época famosa por  ter estampada várias capas de revistas masculinas)  e  Cléo Ventura recheavam esse elenco.  



A abertura  trazia Paulo Ricardo  cantando o tema  Tudo por Nada”  com imagens da trama ao fundo  e uma bailarina enfeitando o vídeo.



Apesar do engavetamento por 2 anos, Pérola Negra foi tomando força com o tempo, não a toa tenha feito mais sucesso nas reprises,   6  ou mais anos depois,  do que na original, mostrando que o tempo fez o público mais , ou melhor, menos rígido ,  e transformou uma trama rasgadamente romântica e folhetinesca ao extremo,  em uma história  bem lembrada e aclamada.

Ficha Tecnica



Novela do autor Henrique Zambelli

Adaptado do original argentino do  Enrique Torres

Direção Geral: Antonino Seabra

Elenco:

PATRÍCIA DE SABRIT – Pérola / Eva
DALTON VIGH – Tomás Álvares Toledo
MAXIMIRA FIGUEIREDO – Rosália Pacheco Oliveira
CIBELE LARRAMA – Malvina
LUIZ CARLOS DE MORAES – Fernando Álvares Toledo
CLÉO VENTURA – Renata
LIA DE AGUIAR – Branca
MARIANA DUBOIS – Lucila
RENATO MODESTO – Fernando Júnior
FÁBIO CARDOSO – Laureano
MARTHA MELLINGHER – Miss Helen
BLOTA FILHO – Zacarias
ÂNGELA DIP – Ivone
LUIZ BACCELLI – Benjamim Wainstein
MARCELA LEAL – Ana Maria
MANITOU FELIPE – Augusto Perez
BETO BITTENCOURT – Elias
TADEU MENEZES – Dante
MARCOS MELLO – Matias
JORGE CERRUTTI – Alain
MARISTANE DRESCH – Manu
ROSA DE MENDONÇA – Bruna
GIOVANE PARAVELA – Carlinhos
JOSMAR MARTINS – Guido Terzana
HOMERO KOSSAC – Horácio Camargo
ANA PAULA AQUINO – Beth
TERESA MORRONE – Kátia
KARINA CATALDO – Tereza
ANDRÉ GAROLLI – Leonardo Bastos
MARIA FERNANDA CÂNDIDO – Manuela Ferreira Campos
OSWALDO CAMPOZANA
ANA CLÁUDIA VIDAL
RONEY FACCHINI

e
RILDO GONÇALVES – Carlos Pacheco Oliveira
VANUSA SPINDLER – Eva

Exibição: 9 de Novembro de 1998 à 18 de Junho de 1999

Capítulos: 194

Veja Também:

Rebelde 


Canavial de Paixões 



Três Irmãs  (2008) 



O Mapa da Mina 



De quina pra Lua 

Vidas Cruzadas 


Dalton Vich 


Aberturas de Novelas do SBT 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...