Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Pérola Negra (1998)

Versão do SBT da telenovela argentina Perla Negra, muito cultuada na teledramaturgia da emissora,  completa 25 anos 



         Pérola Negra, novela do Henrique Zambelli, adaptada da original de Enrique Torres, que  foi ao ar entre 1998 e 1999  totalmente gravada, completou no último 09 de novembro,  25 anos de estreia. A Exibição original da trama não chegou a marcar bons índices de audiência, mas  curiosamente quando reprisada em 2004  a trama teve ótimos índices , chegando a ficar algumas vezes em primeiro lugar, à frente da Globo, que na época apresentava Terra Nostra (1999) e Deus nos Acuda (1992) no Vale a Pena Ver de Novo.

        Hoje a trama entrou para o hall daquelas novelas que chamamos de “cult” de tão trash. A trama  foi exibida totalmente gravada, 2 anos depois de finalizada. A Exibição foi decidida por votação no Programa Silvio Santos. O Homem do Baú exibiu trechos de Pérola Negra  e do remake de O Direito de Nascer para suas “colegas de trabalho” no auditório, que preferiram o romance argentino.



        Protagonizada por Patrícia de Sabrit e Dalton Vigh – Pérola e Tomás - formando um casal ímpar, a novela é uma das obras mais lembradas da dramaturgia do SBT,  no melhor estilo dos anos 90. Um adendo especial  para as ótimas sacadas de humor de Pérola ou as conversas com Eva na forma de seu anjo da guarda.

        A Química do casal foi tão marcante que eles foram novamente escalados para viver um casal,  na trama de Vidas Cruzadas em 2000, na RecordTv.



        A trama conta a história de Pérola  (Patrícia de Sabrit) que foi abandonada ainda bebê em um internato para moças juntamente com um colar com 22 valiosas pérolas negras. Cada pérola pagaria um ano de vida da menina na escola, até que ela completasse 21 anos. Uma das pérolas deveria ser entregue a ela quando deixasse a instituição. A criança é registrada como Pérola Marques e cresce tendo como amiga Eva (Vanusa Splinder) , uma menina que chegou ao internato aos oito anos, depois da morte de seus pais, por imposição da avó, Rosália Pacheco Oliveira (Maximira Figueiredo) . Eva é herdeira de uma fortuna que inclui uma indústria de cosméticos. A avó Rosália odiava a nora e passou todo o seu ódio para a neta, por isso decidiu levá-la para o colégio interno.

Anos depois, Eva, prestes a completar 20 anos, é seduzida por Tomás Álvares Toledo  (Dalton Vigh) e fica grávida. O bebê nasce em total segredo e ninguém fora da escola sabe quem é a verdadeira mãe da criança. Amigas inseparáveis, Pérola e Eva prometem uma à outra que cuidarão do menino assim que deixarem o internato. Depois de alguns meses, Eva recebe a notícia da morte de seu avô Carlos Pacheco Oliveira (Rildo Gonçalves). Patriarca da família, ele, para se vingar de Rosália, que o traiu no passado, deixa tudo para a neta. Herdeira e com 21 anos completos, Eva decide procurar sua família e assumir os seus bens, levando consigo a amiga Pérola. Porém, um acidente de carro no percurso vitima Eva.

Pérola sobrevive e no hospital é confundida com a amiga. Ela decide, então, assumir a identidade de Eva para recuperar o “seu filho” e cumprir a promessa de cuidar da criança. Ao chegar à casa dos Pacheco Oliveira, Pérola, agora como Eva, se depara com a hostilidade de algumas pessoas, entre elas, Malvina (Cibele Larrama), namorada de Tomás, o homem que seduziu Eva. O tempo passa e Eva (na verdade Pérola), determinada, toma o controle da firma de cosméticos da família, garantindo a segurança de seu “filho” Carlinhos, mesmo sem ninguém saber que ela não é a mãe do menino. Entre os segredos da família de Eva, Pérola descobre que sua suposta avó (a avó de Eva) é a sua verdadeira mãe.

As poderosas famílias Pacheco Oliveira e Álvares Toledo têm uma ligação e se odeiam. No passado, o avô de Eva, Carlos Pacheco Oliveira, deu um golpe em um negócio, o que levou o pai de Pérola, Fernando Álvares Toledo , ao suicídio. Eva (Pérola) tem de lidar com as intrigas entre os dois clãs rivais e dentro de sua própria família, que quer arrancar a firma de suas mãos. E a concorrência com seu maior rival, Tomás, que não compreende como Pérola resiste aos seus encantos, apesar da paixão que nasce entre os dois. Porém, a situação se complica quando Tomás descobre que Carlinhos é seu filho.



No elenco de Pérola Negra não posso esquecer de mencionar Maximira Figueiredo, na pele da Rosália Pacheco de Oliveira,  uma vilã  inesquecível – fria e cheia de mistérios que se passava por cega e cometia  as maiores atrocidades dentro da novela.  A atriz e dubladora foi convidada especialmente pelo autor, que admirava seus trabalhos   com dublagem.



Malvina, vivida pela Cibele Larrama, foi outra vilã de destaque de Pérola Negra. Suas vilanias eram cômicas e atrapalhadas, porém era perigosa e desiquilibrada, sempre fazendo de tudo para acabar com o romance de Pérola e Tomás.



        Pérola Negra ficou marcada por um elenco de nomes fortes e que chamavam público – Além de Patrícia de Sabrit,  Dalton Vigh  e Maximira Figueiredo  Vanusa Spindler (á época famosa por  ter estampada várias capas de revistas masculinas)  e  Cléo Ventura recheavam esse elenco.  



A abertura  trazia Paulo Ricardo  cantando o tema  Tudo por Nada”  com imagens da trama ao fundo  e uma bailarina enfeitando o vídeo.



Apesar do engavetamento por 2 anos, Pérola Negra foi tomando força com o tempo, não a toa tenha feito mais sucesso nas reprises,   6  ou mais anos depois,  do que na original, mostrando que o tempo fez o público mais , ou melhor, menos rígido ,  e transformou uma trama rasgadamente romântica e folhetinesca ao extremo,  em uma história  bem lembrada e aclamada.

Ficha Tecnica



Novela do autor Henrique Zambelli

Adaptado do original argentino do  Enrique Torres

Direção Geral: Antonino Seabra

Elenco:

PATRÍCIA DE SABRIT – Pérola / Eva
DALTON VIGH – Tomás Álvares Toledo
MAXIMIRA FIGUEIREDO – Rosália Pacheco Oliveira
CIBELE LARRAMA – Malvina
LUIZ CARLOS DE MORAES – Fernando Álvares Toledo
CLÉO VENTURA – Renata
LIA DE AGUIAR – Branca
MARIANA DUBOIS – Lucila
RENATO MODESTO – Fernando Júnior
FÁBIO CARDOSO – Laureano
MARTHA MELLINGHER – Miss Helen
BLOTA FILHO – Zacarias
ÂNGELA DIP – Ivone
LUIZ BACCELLI – Benjamim Wainstein
MARCELA LEAL – Ana Maria
MANITOU FELIPE – Augusto Perez
BETO BITTENCOURT – Elias
TADEU MENEZES – Dante
MARCOS MELLO – Matias
JORGE CERRUTTI – Alain
MARISTANE DRESCH – Manu
ROSA DE MENDONÇA – Bruna
GIOVANE PARAVELA – Carlinhos
JOSMAR MARTINS – Guido Terzana
HOMERO KOSSAC – Horácio Camargo
ANA PAULA AQUINO – Beth
TERESA MORRONE – Kátia
KARINA CATALDO – Tereza
ANDRÉ GAROLLI – Leonardo Bastos
MARIA FERNANDA CÂNDIDO – Manuela Ferreira Campos
OSWALDO CAMPOZANA
ANA CLÁUDIA VIDAL
RONEY FACCHINI

e
RILDO GONÇALVES – Carlos Pacheco Oliveira
VANUSA SPINDLER – Eva

Exibição: 9 de Novembro de 1998 à 18 de Junho de 1999

Capítulos: 194

Veja Também:

Rebelde 


Canavial de Paixões 



Três Irmãs  (2008) 



O Mapa da Mina 



De quina pra Lua 

Vidas Cruzadas 


Dalton Vich 


Aberturas de Novelas do SBT 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...