Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Dalton Vigh


        Liberdade, Liberdade,  trama do Mário Teixeira, se transformou em um berço de grandes interpretações. Até atores que já estávamos acostumados a ver em grandes momentos na tv, na trama estão em estado de graças de tão bons em cena.

        Dalton Vigh é um desses que na pele do Dom Raposo Viegas, o ator mostrou uma nova faceta do seu trabalho  e nos proporcionou grandes cenas nas duas fases da novela. Uma  pena que ele tenha saído antes do seu término, mas saiu com certeza com a sensação do dever cumprido.
        Dalton Vigh, que é formado em publicidade, estreou na tv em 1995, como um dos coadjuvantes da trama de Tocaia Grande,  que tinha também  o  Mário Teixeira com um dos seus autores.  Um ano antes ele estreou nos cinemas no curta-metragem O Porão.
        Inicialmente Dalton Vigh chamou atenção por seus personagens  em novelas produzidas pela Rede Manchete, SBT e Record, mas foi em 2000 quando apresentou o programa Top TV, uma espécie de game show, que o ator ganhou destaque e acabou depois do término do programa sendo contratado pela Rede Globo.  Foi na Globo que o Dalton  ganhou o personagem considerado o divisor de águas da sua carreira, O Said de O Clone (2001), novela da autora Glória Perez.
        E é essa trajetória da carreira do ator que vamos relembrar através dos seus melhores personagens na tv.

Tomás de Pérola Negra (1998)

com a PATRÍCIA DE SABRIT
        O Primeiro protagonista do Dalton foi o Tomás de Pérola Negra, novela escrita por Henrique Zambeli, baseada no texto original de Enrique Torres. A trama é considerada um amuleto para o SBT que já lhe apresentou por três vezes. Na trama Dalton fez par romântico com Patrícia de Sabrit, com quem o ator repetiria a parceria na trama Vidas Cruzadas  em 2000, na Rede Record.

Said de O Clone (2001)
com a GIOVANNA ANTONELLI

        Depois dos destaques em algumas tramas na Globo e o  bom desempenho em Vidas Cruzadas (2000), Dalton Vigh voltou para a Globo no papel que foi  um grande divisor de águas em  sua carreira. Na trama de O Clone, da autora Glória Perez, Dalton deu vida a Said, o marido da Jade (Giovanna Antonelli) a protagonista da trama. O Ator foi impecável e soube levar com perícia e talento um personagem que era odiado pelo público, afinal de contas ele era o grande empecilho que havia entre o amor de Jade e Lucas (Murilo Benício). Mas esse mesmo público que odiou, reconheceu o sucesso do personagem que deu para o Dalton Vigh um novo rumo  em sua carreira.

Luiggi Rossetti de A Casa das Sete Mulheres (2003)

        Na minissérie A Casa das Sete Mulheres, da autora Maria Adelaide Amaral, Dalton Vigh deu vida ao personagem histórico  Luiggi Rossetti , figura muito importante para a  revolução Farroupilha. O personagem foi muito bem retratado pelo texto da trama e interpretado de maneira ímpar. 

Clóvis de O Profeta (2006)
com a PAOLLA OLIVEIRA

        Se o Said de O Clone, não foi o grande vilão do Dalton, afinal de contas o personagem acabou sendo amado e odiado, sobrou  para o Clóvis de O Profeta esse posto  no currículo do ator. Pérfido e insuportável, Clóvis foi capaz de envenenar até a própria esposa para ficar livre na conquista de Sônia, a personagem da Paolla de Oliveira que ele tanto desejava. O Trabalho elogiadíssimo em O Profeta rendeu ao Dalton Vigh o convite para viver seu primeiro protagonista em horário nobre.

Marconi Ferraço de Duas Caras (2007)



        Em 2007, Dalton Vigh ganhou o seu primeiro protagonista em horário nobre, o Marconi Ferraço de Duas Caras, novela do autor Aguinaldo Silva.  O personagem também tinha outras identidades como Juvenaldo e Adalberto Rangel, e na trama sofria uma cirurgia plástica para mudar de rosto depois de aplicar um golpe  em Maria Paula (Marjorie Estiano). No início da trama, usando a identidade de Adalberto, ele casa-se com a recém órfão Maria Paula,  e tão logo se casam ele a abandona levando  apenas sua fortuna e deixando um filho em seu ventre. Maria Paula, claro, promete vingança, e depois de encontrar Adalberto na pele de Ferraço dá início aos seus planos. Marconi Ferraço era o grande vilã de Duas Caras, mas no decorrer da trama, a química entre ele e Maria Paula foi tão grande que o autor resolveu dar uma redenção ao vilão que encontra o verdadeiro amor nos braços de Maria Paula.

Renée de Fina Estampa (2011)



        Em Fina Estampa, do autor Aguinaldo Silva, Dalton Vigh deu vida a chef de cozinha Renée, marido de Teresa Cristina, a personagem da Christiane Torloni. No decorrer da novela ele abandona Teresa Cristina e se envolve com sua inimiga número 1, Griselda Lilia Cabral). A química entre os atores acabou não rolando, tanto que no final de Fina Estampa,  Renée termina com Vanessa, a personagem da Milena Toscano.

Carlos de Salve Jorge (2012)



        Na trama de Salve Jorge, da autora Glória Perez, Dalton Vigh ganhou um personagem de destaque. O Ator deu vida a Carlos, que inicialmente era casado com Amanda (Lizandra Souto) e vivia dividindo brigas  entre as irmãs Aida (Natália do Vale) e Rachel (Ana Beatriz Nogueira), e da mulher com a  ex-mulher  Yolanda (Cristiana Oliveira).

Tomás de I Love Paraísópolis (2015)



        Em 2015, Dalton Vigh viveu um outro Tomás na tv. Na trama de I Love Paraisópolis, dos autores Mário Teixeira e Alcides Nogueira, o personagem iniciava casado com Clarice (Ângela Vieira), uma mulher rica e sofisticada. Há 21 anos , ele abandonou uma mulher grávida para se formar médico. Ao voltar a frequentar a comunidade acaba descobrindo que Mari, a personagem da Bruna Marquezine, é sua filha que  abandonara no passado. Tomás também se apaixona por Paulucha (Fabiúla Nascimento) e abandona a esposa e o casamento já fracassado.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Sinhá Moça (1986)

        Dez anos depois do grande sucesso de Escrava Isaura (1976), do Gilberto Braga , a novela que a abriu de vez o mercado  internacional para as  tramas brasileiras, a Globo    levou ao ar a trama de Sinhá Moça , escrita por Benedito Ruy  Barbosa , baseada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes .         A trama foi escolhida por ter o mesmo cunho abolicionista de Escrava Isaura , e a Globo fez questão de manter o casal Lucélia Santos e Rubens de Falco como protagonistas, vendendo a trama para o mercado internacional com uma “Nova Escrava Isaura”.         Sinhá Moça foi um grande sucesso no  Brasil  e  teve uma ótima carreira internacional. A partir do próximo dia 29   a novela  está de volta pelo Canal Viva   e poderemos  acompanhar  de novo a bela história de amor entre Sinhá Moç...

Novelas Inesquecíveis – Duas Vidas (1976)

44 anos de u ma das tramas realistas da Janete Clair que mais foi mutilada pela Censura Federal         Todo mundo deve ter brincado daquele de cama de gato quando criança, certo?  Cama de Gato é um  jogo  feito com um barbante nas mãos onde vão se formando figuras geométricas e o barbante vai passando de mão em mão, sempre formando novas figuras.       Esse jogo foi divulgado no Brasil  no finalzinho de 1976 quando entrou no ar a abertura da novela  Duas Vidas   da autora  Janete Clair . A Autora   continuava apostando em tramas realistas e a novela tinha como personagem principal a obra do metrô no bairro do palácio do catete no Rio de Janeiro,   uma obra do Governo Federal, o que acabou transformando a novela , que estreava há 44 anos,   em uma das obras mais mutiladas pela censura federal.            Cenas simples como a dos personagens r...

Novelas Inesquecíveis – Meu Bem Meu Mal (1990)

        Esta semana o blog vai falar novamente de  obra no horário nobre do autor Cassiano Gabus Mendes . Na semana passada foi Champagne (1983)  e hoje vou  falar de Meu Bem Meu Mal , a segunda e última novela do autor no horário nobre , que está completando 25 anos de estreia.         Com Meu Bem Meu Mal o autor resolveu não arriscar e logo declarou que não mostraria nada de novo. Assim Meu Bem Meu Mal foi realmente uma novela das oito, diferente de Champagne que tinha uma espinha dorsal de novela das sete apresentada no horário das oito.         Cassiano apresentou um leque de clichês e ganchos que fizeram o público logo se interessar pela trama, que conseguiu aos poucos se firmar no horário. Personagens passionais e dúbios que mostravam novas facetas a cada virada da trama aguçaram o interesse do público.       ...

e10blog – Retrospectiva 2023 – Novelas Inesquecíveis

  Janeiro Corpo Dourado Fevereiro Deus Salve o Rei   Março A Volta de Beto Rockfeller  Abril Onde Nascem os Fortes Maio Amor a Vida  Junho Pecado Mortal  Julho De Quina Pra Lua  Agosto O Mapa da Mina Setembro Três Irmãs Outubro Canavial  de Paixões  Novembro Rebelde  Dezembro   Perola Negra    Veja Também: Novelas Inesquecíveis 2022  Meus Persoangens Favoritos  Meus Personagens 2021  No Tema e Na Trilha  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...