Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Os ritmos musicais nas aberturas das novelas


        Que as novelas  desde os seus primórdios sempre lançaram moda, isso é fato.  Mas além do penteado da Solange de Vale Tudo (1988), os turbantes da Viúva Porcina  de Roque Santeiro (1985)  ou o estilo indiano de Caminho das Índias (2009), as novelas também foram responsáveis pelo surgimento , divulgação ou revitalização  de ritmos  musicais que marcaram sua época.
        No post de hoje vou relembrar alguns desses ritmos através das aberturas das novelas:

Bravo (1975)



        Bravo , trama da autora Janete Clair com colaboração de Gilberto Braga, levou aos telespectadores  o universo da música erudita através da história do maestro vivido na novela pelo saudoso ator Carlos Alberto.  O LP da trilha que trazia as músicas eruditas vendeu inacreditáveis 200 mil cópias , o que surpreendeu os executivos da Som Livre. Anos depois outros volumes de LP´s com músicas clássicas intitulados de “Bravo!” foram lançados. A Coletânea não tinha mais nada a ver com a trama.

Dancin´Days (1978)



        A Elite urbana  carioca e a brasileira  se renderam  a discoteca quando Dancin´Days, do autor Gilberto Braga invadiu o horário nobre. O Autor em entrevistas para o site memória globo comenta que pensava que escrevia uma novela que falava sobre a luta de duas irmãs por uma filha, mas na verdade ele mesmo descobriu que escrevia a história da era disco no Brasil e da mulher que usava uma  meia de lurex. Alusão a inesquecível cena do retorno de Julia Mattos, a personagem da Sônia Braga vestida de top, calça de cetim e as meias que viravam febre nacional tal qual a discoteca da trama. O ritmo da Disco Music bombava no exterior e o diretor Daniel Filho sugeriu a Gilberto que incluísse o ritmo como pano de fundo da trama. Não deu outra. A trama é um dos maiores sucesso da teledramaturgia nacional e o ritmo da discoteca   não poderia  nos  ter sido apresentados  da melhor maneira possível.




        O Samba de gafieira era um dos principais personagens da trama de Kananga do Japão,  do autor Wilson Aguiar Filho. A novela mostrava um painel carioca dos anos 30, tendo como um dos seus principais cenários o Grêmio Recreativo Kananga do Japão,  uma casa de shows noturna famosa por suas rodas de samba de gafieira.  A Abertura que foi coreografa por Carlinhos de Jesus, trazia um casal dando um show de samba de gafieira tendo como pano de fundo vários dos mais importantes acontecimentos na história daquela década de 30.
       



        A Lambada nasceu no início da década de 80 no norte do pais e mesclava carimbó e a guitarrada. Foi influenciada também por ritmos como a cúmbia e o merengue. O Kaoma foi um dos principais representantes do ritmo no Brasil e se imortalizou com o hit “Chorando se foi” , mas sem sombra de dúvidas a Lambada só se transformou em fenômeno nacional depois que o Magal gravou “Me Chama que Eu Vou” para a abrir a trama de Rainha da Sucata, do autor Sílvio de Abreu, no ar em 1990. A música chegou aos quatro cantos do país, revitalizou a carreira do Sidney Magal e transformou a Lambada em ritmo obrigatório em todas as rodas de festas do país.




        A novela Explode Coração, da autora Glória Perez, no ar em 1995, trouxe para a nossa tela os costumes, figurinos, dança   e o ritmo cigano de volta com força total.




        Miguel Falabella estreou como autor de novelas em Salsa e Merengue, novela que tinha como pano de fundo esses dois ritmos calientes. A Abertura nos remetia a um show de Salsa embalado pela música “Maria”  do Rick Martin, regravada com a inserção de uma nova  estrofe especialmente para a abertura da novela. A Salsa é uma mescla dos ritmos mambo, chá-chá-chá e rumba cubana. O ritmo surgiu depois que a Banda La Sonora Mantaceira saiu de Cuba fugindo da  revolução  e se instalou no México. Na década de 40 sofreu influência do merengue da Republica Dominicana.

Kubanacan (2003)



        A confusa trama de Kubanacan, escrito pelo Carlos Lombardi,  trouxe de volta as paradas clássicas músicas latinas. Tanto a trilha nacional como a internacional foi recheada  de sucessos em regravações como “Canavalera” , “Quizás, Quizás, Quizás”, “Mambo nr. 5”, “The Loog Of Love (Cassino Royale)” entre outros.




        Em 2009 o Brasil se rendeu ao ritmo indiano assim que Caminho das Índias, novela da autora Glória Perez entrou no ar. A Dança chegou até entrar como um dos ritmos da Dança dos Famosos , quadro de competição do programa Domingão do Faustão, tamanho o sucesso  popular que o ritmo se transformou. A Globo lançou um CD  da trilha só com músicas indianas que teve vendagem tão boa quanto o Nacional, Internacional e de ritmo de samba lançados. Músicas como “Beedi” o tema de abertura,  “Chori Chori Se”, “Nagada Nagada” e “Karja Re” invadiram as rádios do Brasil.

Cheias de Charme (2012)



        O Tecnobrega  chegou com tudo vindo direto do Pará depois que a novela Cheias de Charme, dos autores Felipe Miguez e Isabel de Oliveira estreou na tela da Globo. Até então considerado um ritmo típico representado por nomes como a Banda Calypso e Gabi Amarantos, se transformou em sucesso absoluto nas casas de shows depois que a Chayanne, personagem da Cláudia Abreu na novela, virou  estrela nacional junto com as Empreguetes.  O ritmo não só serviu de pano de fundo musical para a trama  como também  inspirou figurinos e cenários, trazendo o tecnobrega para dentro das nossas casas.

Avenida Brasil (2012)



        Dança original da Angola, O Kuduro foi amplamente divulgado e virou sucesso em países que falam a língua portuguesa. No Brasil,  o ritmo se transformou em sucesso depois que João Emanuel Carneiro escolheu a música “Vem Dançar com Tudo” que originalmente se chamava “Vem Dançar Kuduro”  para tema de abertura da trama. A Canção cantada no ritmo Kuduro na voz de Robson Moura feat Lino Krizz se transformou em sucesso nos quatro cantos do país e o “Oi Oi Oi” marca registrada da novela que se transformou em fenômeno.

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memoriaglobo.com.br , teledramaturgia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...