Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Abertura de Novelas do SBT (Parte 2)


        Vou continuar homenageando os 35 anos do SBT completados neste mês de agosto com a parte 2 dos post sobre as aberturas de alguma novelas brasileiras que fizeram história no canal.

Dona Anja (1996)



        Dona Anja, novela dos autores Yoya Wursch e Cristianne Fridmann, trazia Lucélia Santos na pele da protagonista. A atriz brilhou como nunca  esbanjando sensualidade na tv tal qual estava acostumada fazer nos cinemas.
        Para a  abertura  que trazia ilustrações do designer gráfico Patrick Nagel (1945-1984), Ney Matogrosso regravou especialmente para Dona Anja uma nova versão da música “Não Existe Pecado ao Sul do Equador”. Finalmente Ney pode cantar o verso : “Vamos fazer um pecado safado debaixo do cobertor”.  Essa parte havia sido cortada da música por imposição da censura em 1978, quando a música também serviu de abertura para a novela Pecado Rasgado (1978),  do autor Silvio de Abreu.

Pérola Negra (1998)



        Pérola Negra, novela do Henrique Zambelli, adaptada da original de Enrique Torres, foi ao ar entre 1998 e 1999 quase dois anos depois de totalmente gravada. A Exibição original da trama não chegou a marcar bons índices de audiência, mas  curiosamente quando reprisada em 2004  a trama teve ótimos índices , chegando a ficar algumas vezes em primeiro lugar, à frente da Globo, que na época apresentava Terra Nostra (1999) e Deus nos Acuda (1992) no Vale a Pena Ver de Novo. A abertura da novela trazia Paulo Ricardo  cantando o tema de abertura “Tudo por Nada”  com imagens da trama ao fundo  e uma bailarina enfeitando o vídeo.




        Em 2002, Bianca Rinaldi  protagonizou a trama de  Pequena Travessa   que teve até mais sucesso que a anterior estrelada por Bianca, Picara Sonhadora, um ano antes.
        Com um texto despretensioso e leve,  do Rogério Garcia e Roseni Boer, que adaptaram a trama do original de Abel Santa Cruz. Só ficou  difícil de engolir a linda Bianca Rinaldi travestida de homem apenas com os cabelos presos e um boné.
        A Abertura da trama  mostrava uma ótima animação com os principais atores do elenco mesclado com cenas da novela.
        O tema de abertura foi a música “Não Dá Pra Resistir”,  sucesso da banda Rouge, grupo formado num reality do SBT Popstar  naquele mesmo ano.

Revelação (2008)



Revelação novela  escrita pela primeira dama do canal,  Íris Abravanel, pode ser lembrada como a novela mais criticada da história da teledramaturgia nacional.
        O SBT voltava a fazer uma trama originalmente brasileira, depois de 9 anos apresentando apenas enlatados mexicanos ou brasileiras baseadas em história originais apresentadas pela emissora Televisa no México. Revelação foi apresentada  com quase todos os seus 164 capítulos gravados, e a autora em entrevista culpou isso como um dos grandes problemas  que causaram a rejeição do público.  Com a  trama já gravada, ela não pode mexer no que o público não gostava.
        Enfim foi uma novela que talvez não tenha deixado boas lembranças para o SBT, mas sua abertura vale a pena ser revista.
        No vídeo de 1:35 , ao som de Sá, Rodrix e Guarabira na música “Amanhece um Novo Dia” , um corpo de balé com modelos seminus dançam com uma paisagem noturna e romântica ao fundo.

Vende-se um Véu de Noiva (2009)



        Em 2009,  o SBT adquiriu os direitos nos textos da obra radiofônica da Janete Clair e Íris Abravanel escreveu Vende-se um Véu de Noiva. O Texto já havia sido adaptado para a tv em 1969 na Globo com o título de Véu de Noiva. A novela inaugurou uma nova estética visual  para o  SBT.
        No vídeo de abertura da trama uma noiva na beirada do mar tem seu véu arrastado para águas pelo vento. Ela mergulha nas águas a procura do véu fazendo um balé dentro d´agua rodeada por peixes. Tudo isso ao som de “Um Novo Amor” na voz do Flávio Venturini.


Amor e Revolução (2011)



        A trama do autor Tiago Santiago se iniciava com a revolução de 1964 e abrangeu o período mais obscuro da ditadura militar, os chamados “Anos de Chumbos”. A novela se propôs a levantar discussões de mudanças de comportamento na década de 60. A liberação da mulher após a pílula anticoncepcional, o feminismo, o movimento hippie e cena teatral e musical foram alguns dos pontos que a novela mostrou. Mas a novela ficou marcada mesmo por apresentar o primeiro beijo lésbico da história da teledramaturgia. O beijo foi protagonizado pelas atrizes Luciana Vendramini e Gisele Tigre.
Para o tema de abertura a música “Roda Viva”, clássico dos anos de chumbo, numa interpretação do grupo MPB4 para a trama, apresentava no vídeo a luta de vários civis contra a repressão. Nas imagens personagens como jornalistas e músicos desapareciam dos cenários em que estavam inseridos como se tivessem sido arrancados pela ditadura.
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Vídeo : You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube