Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Luís Mello


        Luís Mello está de volta às novelas na pele do japonês Kazuo Tanaka, na trama de Sol Nascente, do autor Walther Negrão. O ator,  que na verdade é filho de uma índia com italiano, ganhou esse desafio na nova novela das seis.  Pode parecer forçado transformá-lo em Japonês, mas com o talento peculiar do Luis, isso será apenas um detalhe.

        O ator que só estreou na tv em 1995 aos 38 anos, atuou por muitos anos sob a batuta do exigente encenador Antunes Filho, tendo sido protagonista de vários espetáculos marcantes como “Vereda da Salvação”, “Gilgamesh” e a peça “Trono de Sangue”, adaptação da obra Macbeth de Shakespeare, em 1992.  Sua interpretação na peça é considerada a melhor encenação de Macberth  do teatro brasileiro.
        Antunes Filho foi totalmente contra a ida de Luís Mello à tv. Mas esse era seu caminho natural. O ator precisava da visibilidade da tv para se sentir um profissional completo. O Ator estreou na tv em 1995 na trama de Cara e Coroa, do autor Antônio Calmon e o “bichinho” da tv lhe pegou de jeito. De 1995 até agora foi um trabalho por ano, em novelas , minisséries ou especiais.
        São esses personagens que o post de hoje vai relembrar. Personagens da tv interpretados com  talento e responsabilidade de personagens de teatro, a essência do ator.

Rubinho de Cara e Coroa (1995)

        O Rubinho de Cara e Coroa, novela do autor Antônio Calmon, marcou o nome de  Luis Mello na tv com diamantes.  O personagem era muito complexo e apesar de  querido na cidade tinha um lado sombrio  e perturbado desde que foi abandonado no altar pelo seu grande amor Fernanda, a personagem da Crhistiane Torloni. Logo em suas primeiras cenas, na primeira fase da trama Rubinho se rasga e se despe no altar depois de abandonado. Esta cena marcou a reviravolta do homem que tinha um futuro promissor. O personagem deu a Luís Mello a notoriedade que seu talento precisava e ainda lhe rendeu o prêmio de melhor ator pela APCA e revelação do ano pela Revista Contigo.

Alberto de O Amor está no Ar (1997)

        Depois do sucesso em Cara e Coroa, Luis Mello foi logo convidado para viver um dos principais papeis da trama de O Amor está no Ar, do autor Alcides Nogueira. Luís deu vida ao vilão Alberto, um homem que fora apaixonado no passado por Sofia (Betty Lago) mas depois de perde-la para Victor (Wolf Maia), resolve casar-se com Milica (Susana Gonçalves) para continuar por perto com suas vilanias.

Diabo de O Auto da Compadecida (1999)

        Em 1999, Luís Mello apareceu irreconhecível na pele do Diabo do filme que virou minissérie O Auto da Compadecida, do Guel Arraes, João e Adriana Falcão. A Caracterização dos personagens da minissérie foi incrível e o Diabo do Luís Mello aterrorizou muita gente viu! 

Nicanor Batista de O Cravo e a Rosa (2000)

        Nicanor Batista de O Cravo e a Rosa, novela do Walcyr Carrasco, foi outro personagem de destaque do Luís Mello. Inicia a novela como um respeitado banqueiro e viúvo que vive para cuidar das filhas, porém na realidade mantinha uma segunda família com a lavadeira Joana, a personagem da Tássia Camargo. No decorrer da novela ainda se envolve com a vilã Marcela, a personagem da Drica Moraes. Mesmo com um drama complicado, o personagem era hilário  com trejeitos e tiradas às turras com suas filhas : Catarina e Bianca, vividas pela Adriana Esteves e Leandra Leal.

Bento Manuel de A Casa das Sete Mulheres (2003)

        Outro personagem digno de reverencias vivido pelo Luís Mello foi o Bento Manoel de A Casa das Sete Mulheres, minissérie da autora Maria Adelaide Amaral.  O personagem que realmente existiu na vida real, era o grande inimigo de Bento Gonçalves (Werner Schurmemann) líder da revolução Farroupílha, principal pano de fundo da minissérie.

Orã e Conchita de Cobras e Lagartos (2006)

        Em 2006, na trama de Cobras e Lagartos, do autor João Emanuel Carneiro, Luís Mello interpretou o personagem Orã, um homem sensível e que havia abandonado a família depois de ser descoberto pela esposa vestido de mulher. Anos depois Orã decide voltar para visitar os filhos e traz junto com ele Conchita, sua versão mulher. A Situação proporcionou cenas hilárias do Luís Mello travestido e mostrando toda a sua veia cômica.

Coronel Licurgo de JK (2007)

        Na trama da minissérie JK , da autora Maria Adelaide Amaral, o ator deu vida ao asqueroso  Coronel Licurgo. A história do personagem era paralela a história de  Juscelino Kubitschek que contava a trama da família do coronel ,   casado com Maria (Cássia Kiss) e pai de Zinque (Marc Franken/Dan Stulbach). Personagem fictício, Licurgo representa um coronel do interior, um homem autoritário e reacionário. É um falso cristão. Prega as leis da Igreja, mas vive de acordo com seus valores pessoais. Não tem amor pela esposa, nem pelo próprio filho. A Caracterização e intepretação do Luís foi espetacular  e a dobradinha vezes com a Cássia Kiss Magro outra com o Dan Stulbach  já valiam a minissérie.

 Oseas de Morde e Assopra (2011)

        Em Morde e Assopra, do autor Walcyr Carrasco, o ator deu vida ao personagem Oseas, que era  um banqueiro com muita influência entre os agricultores. Na trama da novela,  o personagem vive o drama de se envolver com uma mulher mais nova, sendo ela apaixonada por um dos seus filhos.  A convivência que já era difícil com esse filho ficou ainda mais complicada depois dessa disputa.

Atílio ou Gentil de Amor à Vida (2013)

        Em 2013, na trama de Amor à Vida, do autor Walcyr Carrasco, Luís Mello viveu mais um personagem que pedia uma delicada interpretação  do tipo que só o Luís Mello saberia fazer. O personagem era o Atílio, o  administrador do Hospital San Magno, que depois de descobrir algumas falcatruas de Félix (Mateus Solano), acabou virando sua vítima. Depois de escapar de um ataque programado pelo vilão, Atílio acorda desmemoriado nos braços de Márcia (Elizabeth Savalla) e é batizado de Gentil. A Partir de então mesmo recuperando a memória, Atílio assume algumas vezes a personalidade de Gentil ao descobrir  essa nova paixão por Márcia. O Ator foi de uma   perícia incrível vivendo os dois personagens que ao mesmo tempo eram um só.

Mássimo de Além do Tempo (2015)

        A novela Além do Tempo, da autora Elizabeth Savalla teve sua história contada em dois tempos e os atores viveram o mesmo personagem em duas épocas  distintas da narrativa. No início do século,  Mássimo era  o administrador das propriedades da família Castelinni em Campobello, casado com a doce e excêntrica Salomé (Inês Peixoto). Quando a trama  passa para os dias atuais ele dá vida ao solteirão mais famoso da cidade, mas acaba sendo fisgado de novo por Salomé que volta a trama como sua empregada.


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

No Tema e Na Trilha do Jorge Vercillo

         Jorge Vercillo é um dos cantores e compositores mais requisitados do país. Apesar de formado em jornalismo, o amor e a predileção pela música   falou mais alto.         O Cantor iniciou sua carreira aos 16 anos depois de receber de presente de uma tia uma fita com músicas do Djavan . Pronto bastou esse incentivo para ele nunca mais sair do caminho da música.         Com  10 cd´s  e 5 DVD´s gravados, Jorge Vercillo foi indicado 5 vezes ao Grammy Latino (2007, 2009, 2010 e 2013) e sua composições já foram interpretadas por grandes nomes da MPB como Ana Carolina, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Leila Pinheiro, Jorge Aragão , Luiza Possi, Danilo Caymmi entre outros.         Na Tv  sua voz acompanhou romances que ficaram marcados   na história da teledramaturgia , e são esses temas inesquecíveis que vamos r...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...