Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

e10blog - Balanço 2023 – Novelas (que ainda estão no ar )

 


        Agora é a vez  do balanço anual  das tramas que ainda vão virar o ano de 2023 para 2024.

 

Terra e Paixão (Globo – 8 de Maio  de 2023 . . . )



        Terra e Paixão, do Walcyr Carrasco, vai terminar em 19 de janeiro do ano que vem  e,  a  sensação que ela deixa é que se transformou em uma nova novela a  cada  nova virada.

        O Público não comprou a trama inicialmente, com os protagonistas jovens sem química dentro do texto engessado do autor, a trama se salvou em boa parte  pelos veteranos e o núcleo cômico.

        Porém a certa altura da trama, até esses núcleos cansaram, e o autor teve que ir se virando para manter a trama até o final. Os La Selva  perderam força e teve  que ser  acrescentado e eliminado personagens para deixar a trama fluir.

        Um dos primeiros grandes problemas de Terra e Paixão é a falta de química entre um dos principais casais – Aline e Daniel , vividos pela Bárbara Reis e Jonny Massaro. Eu esperava um grande bum quando a Aline finalmente se entregasse para o Caio (Cauã Reymond). Quando isso ocorreu a tal química que todo mundo torcia que eles teriam acabou durando poucos capítulos, sumiu ,  e eu fiquei torcendo  para que  o Daniel não tivesse morrido.

        Percebendo essa falta de química entre seus protagonistas,  o autor investiu no casal Anely e Luigi ,  os personagens da Tatá Werneck e Rainer Cadete, porém até eles foram esfriando no decorrer da novela, e praticamente não temos nem sinal das suas  boas cenas.

        Hoje a trama se resume praticamente a Ramiro e Kevin,  os personagens do Amaury Lorenzo e Diego Martins, que bombam nas redes sociais e são digamos assim  - O Principal casal de Terra e Paixão.

        Ficou nítido que a entrada de Eliane Giardini , como a grande vilã  Ágatha,  deu uma boa chacoalhada na trama, porém sua morte,  fez a  história  voltar  ao começo, com Antônio (Tony Ramos) e Irene (Glória Pires)  de novo tentando tomar as terras da Aline (Bárbara Reis), deixando apenas o mistério do “Quem Matou?” para o final.

         Terra e Paixão foi providencialmente criada como esse viés rural para se assemelhar a Pantanal, último grande sucesso da emissora, mas isso  somado ao texto do Carrasquiano  Walcyr, que tem em sua essência esse teor mais raso, mais fácil de entender  e até “pobre” dramaturgicamente falando, não  foi uma soma muito acertada.

       

Fuzuê (Globo – 14 de Agosto de 2023 . . .



        A trama das sete, estreou em agosto,  escrita pelo autor Gustavo Reiz, que  estreia  na Globo, tem aquela difícil missão para uma novela   - estrear depois de um estrondoso sucesso – Vai na Fé, da Rosane Svartmann,  que superou todas as expectativas e deixou o Brasil com a aquela sensação de orfandade.

        As “loucuras” do primeiro capítulo de Fuzuê me lembrou muito o estilo das clássicas novelas do horário das sete da década de 80 e 90, estilo consagrado no horário. Tudo muito colorido e cheio de acontecimentos.

        É uma novela com  “tudo dentro” , relembrando aqui o slogan de A Lua meDisse(2005), do Miguel Falabella, porém com pontos importantes marcados através de seus protagonistas.

        Nicolas Prattes, impressionante como ele consegue se transformar tão rapidamente nos personagens. O Tímido Miguel, em nada lembra o denso Diego de Todas as Flores. O personagem  tem o estilo que  seduz o público com sua bondade e timidez. A química com a Giovana Cordeiro, na pele da Luna,  é um  dos pontos fortes de Fuzuê.

          Marina Ruy Barbosa apesar de  ainda alguns exageros com a vilã Preciosa , conseguiu entrar no tom e teve  ótimos momentos na novela.

        A trama ainda amarga  uma péssima audiência,  a história do tesouro, que parecia perdurar por toda a novela, foi encurtada, por que  a Globo percebeu nos grupos de discussões que o público queria ver mais romance do que mistérios, e assim foi feito. O Efeito ainda não se nota , mas a trama ainda tem uns 3 meses ai ainda em 2024 para tentar se firmar.

       

 

Elas por Elas (Globo – 25 de  Setembro de 2023 . . .)



        Remake ou livre de adaptação de um dos grandes sucessos do autor Cassiano Gabus Mendes nos anos 80, estreou em setembro de 2023,  no horário das  seis   substituindo Amor Perfeito.

        Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson adaptaram a trama para os dias atuais. Para tanto, houve muitas mudanças com relação à novela original, de nomes de personagens e ambientações, a exclusão, alteração ou adição de tramas e perfis de personagens.

        Uma dos primeiros pontos citados pelos autores foi  o fato de explorar entrechos que ficaram  subentendidos na  primeira versão, onde o mago Cassiano preferiu primar pela comédia ao invés de mergulhar nas tramas mas densas.

           Elas por Elas tem uma essência de trama das sete, assim como foi a original, a decisão de “transportá-la” para o horário das seis, é uma das primeiras providências  da nova diretoria de teledramaturgia da emissora encabeçada por Amauri Soares. Foi dito em entrevistas,   logo que a trama foi divulgada, que a novela,  que  é essencialmente  uma comédia romântica,  teria mais ênfase em seus romances, para não  descaracterizar   o tipo de trama sempre  reservada ao horário das seis  - os romances adocicados, tramas de época e /ou regionais. Mas bastaram os primeiros capítulos para vermos que a essência  cômica  de Elas por Elas está lá na nova adaptação,  e a novela  é uma trama das seis com estilo de horário das sete. Até ai sem nenhum problema,  por que não dar uma mudada no horário, porém o público mais conservador talvez não esteja  entendendo   ou aceitando  uma  trama tão diferente das suas três  antecessoras imediatas – Amor Perfeito / Mardo Sertão / Além da Ilusão .

        Mas independente do reflexo na audiência algumas pontos vem funcionando bem em Elas por Elas :

        Déborah Secco fazendo o mesmo que ela sempre faz - A Lara não deixa de ser uma junção de Natalie Lamour de InsensatoCoração (2011) com a Alexia Máximo de Salve-seQuem Puder (2020), mas é o “mesmo de sempre” tão bem feito, que não tem como criticar a escalação.

        Lázaro Ramos como Mário Fofoca  - O ator conseguiu de cara achar a tônica certa do personagem. Não é uma cópia, mas a gente enxerga toda a essência do  original do LuizGustavo .

        Isabel Teixeira vivendo um novo tipo de personagem – Na pele da insana Helena, a atriz nos apresenta uma nova faceta do seu talento – O Humor sarcástico lhe caiu como um luva.

        O Romance não está faltando a trama – a química do casal Giovanni e Ísis, vividos pelo Filipe Bragança e Rayssa Bratillieri, é um dos pontos altos de Elas por Elas. A Dupla está em ótima sintonia.

 

A Infância de Romeu e Julieta  (SBT – 8 de Maio de 2023...)



        SBT estreou   – A Infância de Romeu e Julieta – em maio deste ano,  uma livre adaptação do clássico de Shakespeare,  escrita pela Íris Abravanel. A trama  é uma co-produção do SBT com a Prime Vídeo e tem direção geral de Ricardo Montoanelli.

        Essa parceira mostra uma  evolução do SBT no ramo da teledramaturgia.

        A novela apresentou técnicas de filmagens, enquadramentos e iluminação que se aproximam do que vemos nas séries do mesmo gênero,  que o mais desavisados poderia até nem pensar que tivesse sintonizado no SBT.

        Com cores menos pinceladas e uma cidade cenográfica mais real,  a novela deixa o telespectador ainda mais impactado com ótima mudança.

        Os protagonistas jovens Vitória Seixas e Miguel Ângelo, a Julieta e o Romeu, foram uma boa  escolha. Miguel  Ângelo,  apesar dos 11 anos,  já tem uma boa bagagem de trabalhos no cinema e no streaming, assim como Vitória Seixas que teve um papel de destaque como filha da Carolina Dieckmann em O Sétimo Guardião (2018) entre outros.

                Apesar da história ter como título “ A infância” do casal,  ficou nítido que a  nova novela é bem menos fantasiosa do que as antecessoras, fugindo do rótulo de novela “infantil”.

       

Veja Também:

Balanço 2023 


Melhores do Ano 



Balanço 2022



e10blog Balanço Novelas  2022 



Balanço 2022 - Séries 



Balanço Novelas 2021 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Globo começa as chamadas de “Dona de Mim” - A nova novela das sete

        Dona   de   Mim , a   nova novela das sete que vai substituir   Volta   por Cima , já   tem data    de estreia.   A   Trama criada e escrita por  Rosane Svartman , com colaboração de Juan Jullian, Renata Sofia ,  Jaqueline Vargas , Michel Carvalho ,  Mário Viana  e Carolina Santos, tem   direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman , estreia   dia 28   de   abril.           Protagonizada por   Clara Moneke   e um grande elenco   encabeçado   como nomes como Tony Ramos , Claudia Abreu, Rafael Vitti, Giovanna Cordeiro, Juan Paiva     e uma   participação especialíssima   da Camila   Pitanga , entre   outros,   será marcada por um casamento que não se tornará uma celebração do amor de Filipa (Cláudia Abreu) e Abel (Tony Ramos...