Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Carolina Dieckmann



        O e10blog já teve várias outras oportunidades de fazer  o “Meus Personagens Favoritos” da Carolina Dieckmann, e  devido a aura de personagens chatas que a atriz sempre teve a “sorte” de interpretar me sentia  bloqueado. A impressão que tinha, é que a atriz seria tão chata quanto as personagens que o público em sua maioria rejeitou. Assim  não tinha personagens favoritos da Carolina para citar.
        Revisitando a carreira da atriz  depois de descobrir que ela seria uma das estrelas de O Sétimo Guardião, pude ver que na verdade a Carolina desde os seus primeiros papéis de maior destaque na tv, já era uma grande atriz, pois conseguiu imprimir com maestria um perfil de personagem chata e sem sal, como o roteiro da obra pedia, e  isso transcendia a ficção e me dava a impressão de que a atriz era assim também na vida real.

        Hoje, livre desses  preconceitos iniciais, posso  fazer justiça com a atriz aqui no e10blog  com essa homenagem mais que merecida, para comemorar sua volta à TV na pele da sensual Afrodite, da trama das nove, e parabeniza-la por todas as outras personagens que imortalizou na nossa teledramaturgia.
        Carolina Dieckmann começou como modelo de publicidade até que,  em 1993 passou no teste para uma das personagens da minissérie Sex Appel , do autor  Antônio Calmon, que revelou além da Carolina nomes como Camila Pitanga e Luana Piovanni.
        A Minissérie foi trampolim que mostrou a beleza da  Carolina Dieckmann  e seus trabalhos seguintes  mostrariam a grande atriz que se formara. 

Açucena de Tropicaliente (1994)

        Depois  do destaque em Sex Appeal, um ano antes,  Carolina Dieckmann estreia nas telenovelas como a protagonista jovem de Tropicaliente, trama do autor Walther Negrão, que se passava em Fortaleza no Ceará. A personagem era a doce Açucena, uma menina linda porém muito ingênua,  e que acaba sendo envolvida pelo mau caráter Vitor, personagem do Selton Mello, que se apaixona perdidamente por ela quando a conhece, porém seus instintos fazem com que ele apenas traga sofrimento para Açucena. Mesmo  sendo estreante, e contracenando com grandes nomes como Herson Capri, a saudosa Regina Dourado, Carla Marins entre outros, fez um ótimo trabalho com uma personagem crível e que se tornou sinônimo de beleza e pureza.

Juli de Malhação (1995)

        Bem diferente da Açucena de Tropicaliente, a Juli, a personagem seguinte da Carolina Dieckmann,   foi a primeira vilã da história da novela Teen Malhação, que estreou em  1995. Na trama, Juli era irmã de Dado (Claudio Heinrich) que dava aulas na academia.  Morava com o irmão porque os pais, muitos ricos, não tinham muito tempo para os filhos. Assim a personagem aprontou muito dentro da academia e adorava faze intrigas entre os personagens só pelo puro prazer de ver as brigas.

Renata de Vira Lata (1996)

        Em 1996, Carolina Dieckmann voltou às novelas com uma personagem coadjuvante na trama de Vira Lata, do autor Carlos Lombardi. Porém além do talento da atriz , outros fatores contribuíram para que sua personagem, Renata, fosse alçada ao posto de protagonista da trama. AndréaBeltrão , a protagonista oficial, estava grávida de 2 meses, e por problemas de saúde teve que se afastar. O Público que já tinha uma certa antipatia pela personagem, com a sua saída viu na personagem da Dieckmann um perfil mais interessante.  Vanessa Lóes,   que na trama deu vida a mimada Pietra, era o par romântico inicial de Fidel, o personagem do Marcelo Novaes, que  com o aparecimento da Renata também perdeu esse posto. Enfim, a Renata conseguiu apagar as duas protagonistas da trama.

Camila de Laços de Família (2000)

        A Consagração veio para Carolina Dieckmann com a Camila de Laços de Família, do autor Manoel Carlos. A personagem inicialmente  ganhou a antipatia do público quando se  apaixonou pelo namorado da mãe,  Helena (Vera Fischer), assim como acontecera com a Eduarda, a Gabriela Duarte de Por Amor (1997), o público rejeitou e chegou a odiar a Camila, desejando inclusive sua morte. Porém quando a personagem foi diagnosticada com leucemia  o jogo virou. O Mesmo público que desejou sua morte, torceu pela sua recuperação e a cena em que Camila  tem os cabelos raspados ao som de “Love by Grace” da Lara Fabian, virou símbolo da trama. A novela reuniu o país em torno de discussões sobre a doação de medula. De novembro de 2000 (quando o tema foi ao ar) a janeiro de 2001, a média de cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) saltou de vinte para novecentos por mês.  Foi um grande momento para a teledramaturgia em que a Carolina Dieckmann foi a protagonista.

Edwiges de Mulheres Apaixonadas (2003)

        Em 2003, Carolina Dieckmann voltou em outra trama do Maneco, desta vez como a  doce Edwiges de Mulheres Apaixonadas.  Através da personagem o autor discutiu o preconceito social e a virgindade dentro da trama. Edwiges se apaixona perdidamente por Cláudio (Erik Marmo), um rapaz bem mais vivido e de outro status social, porém a jovem não se sente  a vontade em  perder a virgindade com ele. Após uma briga com Edwiges, Cláudio se rende ao assédio de Gracinha (Carol Castro), filha dos empregados da sua casa, e a moça engravida.  A Gravidez gera uma novo conflito familiar,   principalmente por parte de Marta (Marly Bueno), mãe de Cláudio, que não aceita o filho envolvido com moças de condições mais humilde. Depois de muita reviravolta, Edwiges e Cláudio se casam e só então a jovem tem sua primeira noite de amor.  A História parecia “batida”   para o ano de 2003, mas a abordagem acabou cativando o público que veio a discutir sobre a escolha das meninas  transarem apenas depois do casamento.

Isabel / Lindalva  de Senhora do Destino (2004)

        Em 2004, na trama de Senhora do Destino, do Aguinaldo Silva, Carolina Dieckmann voltou como protagonista na pele da Isabel / Lindalva, a bebê roubada na primeira fase da novela que  criou todos os acontecimentos desenrolados no decorrer da trama. Carolina foi impecável na frente da personagem   com um perfil solar e brilhando contracenando com grandes nomes como SusanaVieira e Renata Sorrah, que viviam sua mãe biológica e adotiva ( a que sequestrou ) na trama, respectivamente.

Leona de Cobras e Lagartos (2006)

        A Grande vilã da Carolina Dieckmann veio em 2006 na trama de Cobras e Lagartos, do autor João Emanuel Carneiro. Uma personagem com todos os ingredientes para uma atriz mostrar a que veio, e a Carolina não se intimidou e brilhou com as vilanias da Leona pelo poder das Lojas Luxus. Dona de uma beleza inigualável, Leona foi sinônimo de  sofisticação e desfilou  com tudo que estava no auge da moda daquele ano. Seu principal alvo na trama era a prima Bel (Mariana Ximenes), única herdeira das Lojas que ela tanto almejava herdar do Tio Omar Pasquim (Francisco Cuoco), e para isso,   foi capaz das mais adversas atitudes para tirá-la do seu caminho.

Susana de Três Irmãs (2008)

        Em 2008, Carolina Dieckmann teve que aprender a surfar para viver Susana, uma das protagonistas de Três Irmãs, novela do autor Antônio Calmon, uma eximia surfista. Susana era a filha adotiva de Virginia (Ana Rosa) e Augusto (José Wilker), e mesmo sabendo que os pais não fazem nenhuma distinção entre ela e as outras irmãs, Alma (Giovanna Antonelli) e Dora (Cláudia Abreu), sente rejeitada, pois sabe que foi deixada dentro de uma cestinha, em uma noite de tempestade.  
Diana de Passione (2010)

        O auge da rejeição à personagens da Carolina Dieckmann ocorreu em Passione, do Silviode Abreu. A trama não vinha bem na audiência  e um dos fatores apontados era a rejeição do público a apática e sem química com seus interesses amorosos, Diana vivida pela Dieckmann. Mesmo a Globo nunca tendo confessado isso, a personagem foi se apagando aos poucos e mesmo sendo a protagonista oficial, morreu cerca de 20 capítulos antes do término de Passione. Na trama Diana morre ao dar à luz a filha que esperava de Mauro, o personagem do Rodrigo Lombardi.  Nunca houve uma explicação oficial pela saída da Diana na trama, mas o fato é que a personagem realmente era muita chata, não crescia em cena e sempre que aparecia estava envolta em entrechos que não lhe agregavam. A  química foi testada tanto com Rodrigo como com o Marcelo Antonny, que vivia o Gerson, outro apaixonado por ela na trama. Mas infelizmente,  não rolou mesmo. Talvez nunca haja uma explicação para isso mesmo, e a Diana eternamente será uma incógnita dentro do currículo da Carolina Dieckmann.

Teodora de Fina Estampa (2011)

        Em Fina Estampa, do Aguinaldo Silva , Carolina deu vida a interesseira Teodora. Na trama , ela havia abandonado o marido Guizé (Malvino Salvador) e o filho Quinzinho (Gabriel Pelícia) para tentar a sorte nos Estados Unidos ao lado do lutador de vale-tudo Wallace  (Dudu Azevedo). Reaproxima-se da família Pereira quando descobre que a sogra Griselda (Lília Cabral) ganhou na loteria.

Jéssica de Salve Jorge (2012)

        Em Salve Jorge, da Glória Perez, a personagem da Carolina Dieckmann, assim como a protagonista Morena (Nanda Costa), era uma das mulheres traficadas para Turquia com a promessa de uma vida melhor. Jéssica, sua personagem acaba sendo morta no decorrer da trama.
       
Iolanda de Joia Rara (2013)

        Na trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid, Joia Rara, a atriz deu vida a bela Iolanda. Moça pobre que  mora no cortiço como o pai e trabalha como secretária na Fundição Hauser. No início da trama namora Edmundo, o personagem do saudoso  Domingos Montagner, mas desperta a paixão do poderoso Ernest (José de Abreu). Casa-se obrigada  com ele por uma fraqueza do pai, Venceslau (Reginaldo Faria), e se torna uma moça infeliz. Passa a trama lutando para se livrar do sofrimento ao lado de Ernest e termina feliz nos braços de Mundo.

Marion de Treze Dias Longe do Sol (2018)

        No início do ano, Carolina Dieckmann e Selton Mello se encontraram em cena novamente,   24 anos depois de Tropicaliente (1994), na minissérie  Treze Dias Longe do Sol, da Elena Soares e Luciano Moura. Na trama, se  iniciavam como um ex-casal que se encontrava na tragédia do desabamento do prédio construído pelo personagem do Selton.

Veja Também: 
Novelas Inesquecíveis - Vira Lata (1996)
Novelas Inesquecíveis - Tropicaliente (1994)
Trilha Sonora Eterna - Laços de Família (2000) 
Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995) 
Novelas Inesquecíveis - Mulheres Apaixonadas (2003)
Novelas Inesquecíveis - Senhora do Destino (2004) 
Novelas Inesquecíveis - Cobras e Lagartos (2006)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

Karine Teles e Isabel Teixeira marcam a semana em “Pantanal”

          A Despedida de Madeleine e a libertação de Maria Bruaca foram o destaque desta semana de Pantanal   e   comprovou   o talento de suas intérpretes que estão roubando a cena no remake.         Karine Teles com a sua Madeleine se despediu de Pantanal em uma cena emocionante e chocante no capítulo deste sábado (21.05). Assim como na sinopse original a personagem morre em um acidente de avião ao tentar voltar para o Pantanal com o intuito de reconquistar a vida   nos braços de José Leôncio (Marcos Palmeira) , abandonada   20 anos atrás.   Madeleine foi uma das personagens mais bem construídas nesse remake. Tanto pela Bruna Linzmeyer   como pela Karine Teles , que manteve toda a aura da personagem da primeira fase. Voluntariosa, mimada , afrontosa e mesmo já adulta, sempre com atitudes infantis. Eu que já citei alguma vezes que critiquei a escalação da Karine para a Madeleine na maturidade, tive que dar mais uma vez meu braço a torcer.   A atriz que tem um boa bagagem nos c

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr