Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Minisséries - Balanço de 2018




        O ano chegando ao fim  é aquela hora de fazer o balanço do que de melhor a teledramaturgia nos apresentou. Foi mais um ano difícil para o setor onde as produções mais longas, as novelas sofreram com rejeições  e o público se apegou as séries e minisséries  com menos personagens e histórias mais fortes.
        Foram 3 produções apresentadas com o selo de minisséries,  sendo duas  na Globo e uma na RecordTv. Entre Írmãs, o filme com roteiro da Patrícia Andrade, baseado no livro  O Cangaceiro e a Costureiro, transformado em minissérie no início do ano foi uma espécie de justiça feita. Na telona não fez sucesso, mas a minissérie foi aplaudida de pé  graças a interpretações  viscerais das protagonistas Nanda Costa e Marjorie Estiano. Treze Dias Longe do Sol , juntou  24 anos depois de Tropicaliente (1994), a dupla Selton Mello e Carolina Dieckmann numa história densa, forte e com muita tensão psicológica. Na RecordTv  depois do fracasso de Apocalipse, a emissora voltou às origens com a minissérie Lia, contando uma história bíblica no cenário de  época.

Entre Irmãs
(Globo – 2 a 5 de Janeiro de 2018)


        Entre Irmãs, o filme com roteiro da Patrícia Andrade, baseado no livro  O Cangaceiro e a Costureiro, transformado em minissérie no início do ano, falou de Política, lei do cangaço, homossexualidade, direitos da mulher entre outros assuntos polêmicos e pertinentes  tratados com a maior propriedade dentro da minissérie tendo o árido Pernambuco dos anos 30 como cenário.
        A Minissérie que ficou em cartaz em 2017 (como filme), foi justiçada pelo grande público na Tv compensando seu  fraco desempenho  nos  cinemas.
        O Filme em sua terceira semana em cartaz, foi visto apenas por 38 mil pessoas no Brasil, e não deve ter atingido nem  45 ou 50 espectadores até sua retirada das salas. Nem mesmo o chamariz  Marjorie Estiano e Nanda Costa,  grandes estrelas nacionais  como  protagonistas,   conseguiu chamar  público para o  filme.
        Transformada em minissérie e com cerca de meia hora de cenas extras que não foram apresentadas na versão para o cinema, Entre Irmãs surpreendeu pela audiência  captando mais público a cada novo capítulo.
         O elenco  espetacular de Entre Irmãs foi sem dúvidas seu grande trunfo - Marjorie Estiano como sempre,  totalmente entregue  a uma personagem; Nanda Costa , visceral com sua “vitrola” Luiza, num contraponto com a Sandra Helena de Pega Pega, também no ar, o que credenciou ainda mais seu trabalho.
        Cyria Coentro (Tia Sofia), Júlio Machado (Carcará) e Letícia Colin (Lindalva) foram outros destaques do elenco.
        Foram poucos os filmes transformados em série ou minissérie  na Globo que fizeram sucesso tanto ou mais que as exibições nos cinemas, o caso de O Auto da Compadecida em 1999 e mais recentemente Sob PressãoEntre Irmãs entra para esse seleto time.

       

(Globo – 08 à 19 de Janeiro de 2018)


        Treze dias Longe do Sol além da tragédia urbana literal com a queda do prédio, mostrou  também a tragédia psicológica de cada personagem envolvido no drama, revelando seus desvios de caráter, fraquezas e sentimentos que só uma situação dessas expõe.
        O Casal de autores Elena Soares e Luciano Moura, com experiências no cinema e em algumas séries da Globo,  mostraram na série  toda essa experiência em detalhes do texto, sem nenhum desperdício de palavra ou sequências, onde tudo foi  primordial para o entender  e  desenrolar  da história.
        O elenco foi primordial para o sucesso e credibilidade da série. Selton Mello brilhou, como sempre, na pele do engenheiro Saulo, que passou todo o tempo soterrado repensando seus valores  e se sentenciando no final se recusando a sair dos escombros.  Carolina Dieckmann,  na pele da Marion Rupp,   foi outro destaque, com um interpretação mais serena e contida, e que no decorrer da série em meio aos escombros resolve todos os seus problemas com seu grande amor, revelando ainda o filho que eles tiveram e ela escondera. A Minissérie juntou  novamente a dupla de atores 24 anos depois de Tropicaliente (1994).
        Dois atores fizeram de Treze Dias Longe do Sol  um palco : Déborah Bloche Fabrício Boliveira. Com um trabalho impecável, Déborah que brinca de se transformar em tudo que interpreta, fez  a  vilã Gilda  maravilhosa na medida certa, mesclando suas calhordices com  a  preocupação com o pai velhinho. Um contraste criado pelos  autores  para humaniza-la,  e a Gilda não ser uma simples vilã promiscua.  Já o Fabrício brilhou como o desiquilibrado bombeiro que resolvia seus traumas em meio aos escombros, mostrando já o que nos  reservava o Roberval de Segundo Sol.
        Treze Dias Longe do Sol foi um  projeto ousadíssimo, onde a Globo não fez economias,   recriou com maestria e credibilidade grandes cenários, apostou em figurinos e mostrou uma série digna das grandes emissoras americanas,  que  entrou para o hall das boas produções do ano de 2018.
       
Lia
(RecordTv – 26 de Junho à 9 de Julho de 2018)  


        A Minissérie Lia, da autora Paula Richard,  fez a emissora voltar às origens, com uma trama bíblica  e de época, fazendo o público esquecer do grande equívoco que foi trazer o Apocalipse para os dias atuais. 
        Lia fez a emissora voltar às origens literalmente, bastaram algumas cenas  para reconhecermos as mesmas locações, mesmo elenco, mesmo texto didático e figurinos,  presente em todas as produções da casa, desde   A  História de Ester (2010)  até  O Rico e Lázaro (2017).  
        O grande diferencial de Lia foi  a visão da história. Na minissérie baseada no livro do Gênesis   29 à 36, a trama foi mostrada sob a ótica feminina, com traços mais delicados e folhetinescos.

Veja Também: 
Meus Personagens Favoritos da Marjorie Estiano

Meus Personagens Favoritos do Selton Mello

Meus Personagens Favoritos da Carolina Dieckmann
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...