Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Cordel Encantado (2011)



Novela contada em ritmo de fábula que misturou elementos da cultura europeia com os tipicamente nordestinos, próxima atração do “Vale a Pena Ver de Novo

        O Ano de 2019 já vai começar  com pé direito - Cordel Encantado, um dos maiores sucessos do horário das seis dos anos 2000,  da dupla dinâmica  Thelma Guedes e Duca Rachid, será a próxima atração do Vale a Pena Ver de Novo, substituindo a Belíssima (2005). 
        A trama juntou em sua história dos mundos imaginários inspirados nos contos de fadas e nas lendas heroicas do sertão brasileiro, mesclando contos como Bela Adormecida, Cinderela, Rapunzel e Branca de Neve   e histórias sobre o Rei do Cangaço , já contadas tantas vezes  pela própria TV e Cinema, mas que essa  mistura em Cordel Encantado deu um tom interessante  a história que o público comprou logo em seus primeiros capítulos.


        A história começa quando os reis aventureiros de Seráfia do Norte, Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Cristina (Alinne Moraes) , e a bebê Aurora, viajam ao Brasil em busca de um tesouro escondido pelo fundador de seu reino, Dom Serafim. Na viagem, Cristina e sua filha são vítimas de uma emboscada arquitetada pela Duquesa Úrsula de Bragança (Déborah Bloch), que cobiça o lugar da rainha e de sua filha. Antes de morrer, Cristina salva Aurora e a entrega para ser criada por um casal de lavradores, que a batiza com o nome de Açucena (Bianca Bin). Desolado, o rei volta para Seráfia acreditando que sua mulher e sua filha morreram.

Em outro contexto, mas na mesma região, o cangaceiro Herculano (Domingos Montagner), preocupado com a segurança de seu filho, deixa o pequeno Jesuíno (Cauã Reymond) e sua mulher Benvinda (CláudiaOhana) em uma fazenda. Após se certificar que os dois ficarão protegidos pelo anonimato de suas origens, o líder do cangaço parte e promete voltar apenas quando seu filho for um homem adulto, pronto para a vida no cangaço, com seu bando.
Porém, vinte anos depois, o rei Augusto descobre que sua filha pode estar viva no Brasil e Herculano decide que já está na hora de ter um sucessor para comandar seus cangaceiros. A pequena Brogodó não será mais a mesma após a vinda da família real. E o amor entre Açucena e Jesuíno poderá sofrer as consequências deste passado até então desconhecido pelos dois. No caminho do casal, haverá vários vilões, além da duquesa Úrsula. Timóteo Cabral, filho de um rico coronel da região, é inimigo declarado de Jesuíno e deseja conquistar a todo custo o coração de Açucena.
O texto impecável da dupla de autoras criava um espaço ficcional de sonho e fantasia com pitadas  de loucura e irreverência, onde quase tudo era possível e não era preciso ser levado tão a sério assim. Com isso a trama ganhou a essência do folhetim regado por um grande amor, mas rodeado por tipos inesquecíveis e atores num grau de sintonia nunca visto.

O trio de protagonistas encabeçou um elenco que criou personagens inesquecíveis – Bianca Bin (Açucena), Cauã Reymond (Jesuíno) e Bruno Gagliasso (Timóteo)  deram o tom certo para seus personagens – Mocinha nada chorosa ou indefesa; Galã desconstruído e um vilão maquiavélico ao extremo.

Outros personagens em tramas paralelas também ajudaram para o  ótimo resultado da trama, como Nathália Dill e sua destemida Doralice.  No decorrer da trama ela se apaixona por Jesuíno, e com o intuito de ficar perto do grande amor e lutar ao seu lado  quando este integra o cangaço, se disfarça de homem, o Fubá, numa clássica referência  ao Diadorim, personagem que a Bruna Lombardi imortalizou na adaptação de Grandes– Sertão Veredas para a tv em 1985.

Deborah Bloch  na pele da Duquesa Úrsula, a grande vilã da trama, brilhou na dobradinha com  o quase estreante em novelas Domingos Montagner, o Cangaceiro Herculano, uma alusão ao Lampião, Rei do Cangaço. A Dobradinha  foi impecável  e rendeu momentos memoráveis a Cordel Encantado.
Outros destaques: Matheus  Nachtergaelle (o vidente Miguezim); Zezé Polessa e Marcos Caruso , Dona Ternurinha e o Prefeito Patácio, que brilharam  no campo do humor da trama; Osmar Prado, o delegado Batoré; Cláudia Ohana com a sofrida Bemvinda entre outros.
Destaque também para a presença no elenco do diretor teatral José Celso Martinez Corrêa – em uma participação – que nunca havia atuado em uma telenovela.
A trama citou de Guimarães Rosa e Graciliano Ramos a Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna. Esses autores acabaram tendo suas citações  encontradas com contos de fadas e os ditos “tesouros da juventude”, como Os Três Mosqueteiros e O Homem da Máscara de Ferro.
Algumas das referências literárias de Cordel Encantado:

1.  A Perigosa Úrsula (Déborah Bloch) lembrava a ardilosa Marquesa de Merteuil, personagem de Chordelos de Laclos em Ligações Perigosa;
2.  Herdeiro do Cangaço, Jesuíno (Cauã Reymond) era um justiceiro tal e qual Robin Hood.
3.  A Chegada dos monarcas de Seráfia a Grogodó era uma clara alusão à vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808, de modo que um paralelo pode ser traçado entre a figura do Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Dom Pedro I.
4.  Herculano, o personagem do Domingos Montagner, e o profeta Miguezim (Matheus Nachtergaele) remetiam aos próprios Lampião e Antônio Conselheiro.
5.  O Personagem do Felipe Camargo, o Duque Petrus, viveu entrechos com referências a três clássicos – Desaparecido e dado como morto, na verdade havia sido vítima de uma intriga real e preso a uma máscara de ferro para que não fosse reconhecido – como o personagem de Alexandre Dunas em seu clássico romance – O Homem da Máscara de Ferro. Mas tarde, este homem da máscara se refugia nas coxias do cinema de Brogodó. Tido como uma figura misteriosa, quase um fantasma – uma clara alusão ao Fantasma da Ópera. Assim como na história original, ele desperta o amor de uma bela mulher. Pela sua figura horrenda e inofensiva – o que não deixa de ser referência à outra obra  - A Bela e a Fera.
        A bela trilha sonora, que vou falar num post específico no ano que vem, antes do retorno da trama no Vale a Pena Ver de Novo, foi assinada por Eduardo Queiroz. Todo o trabalho musical foi desenvolvido com a preocupação de levar ao público o imaginário do cordel, que faz parte da história e da identidade  brasileiras e  que foi a grande inspiração da trama.

        Cordel Encantado abocanhou os prêmios de melhor novela do ano de 2011, eleita  pela APCA e o Troféu Imprensa.
Acho que essa reprise já veio tarde, faz tempo que  deveria ter acontecido.  Tenho muita expectativa  e posso afirmar que ela  talvez seja a grande virada na audiência da sessão vespertina que a Globo espera desde o término da segunda reprise de Senhora do Destino (2004). 

        Figurinos, cenografia, arte, direção (núcleo Ricardo Waddington), texto e elenco numa total sintonia  fazem de Cordel Encantado uma trama imperdível e sempre recomendada para uma reprise, aquele tipo de novela que acontece  de 10 em 10 anos. Com uma narrativa inovadora e estética  ímpar foi uma soma de onde tudo deu certo.
Ficha Técnica:

Novela das autoras  Thelma Guedes e Duca Rachid
Direção Geral: Amora Mautner
Núcleo: Ricardo Waddington
Elenco:
CAUÃ REYMOND – Jesuíno
BIANCA BIN – Açucena / Princesa Aurora / Cocada
DOMINGOS MONTAGNER – Herculano
DÉBORA BLOCH – Duquesa Úrsula de Bragança
CARMO DALLA VECCHIA – Rei Augusto
BRUNO GAGLIASSO – Timóteo Cabral
NATHÁLIA DILL – Dora (Doralice Peixoto) / Fubá
JAYME MATARAZZO – Príncipe Felipe
LUCY RAMOS – Maria Cesária
OSMAR PRADO – Delegado Batoré (Altino)
MARCOS CARUSO – Prefeito Patácio Peixoto
ZEZÉ POLESSA – Dona Ternurinha
LUIZ FERNANDO GUIMARÃES – Nicolau
FELIPE CAMARGO – Duque Petrus
EMANUELLE ARAÚJO – Florinda
GUILHERME FONTES – Marquês Zenóbio Alfredo
MATHEUS NACHTERGAELE – Miguezim
CLÁUDIA OHANA – Benvinda
ANA CECÍLIA COSTA – Virtuosa
ENRIQUE DIAZ – Euzébio Bezerra
LUIZA VALDETARO – Antônia
MAURICIO DESTRI – Príncipe Inácio
MIGUEL RÔMULO – Cíço (Cícero Bezerra)
LUANA MARTAU – Carlota
HELOÍSA PERISSÉ – Neusa
MOHAMED HARFOUCH – Farid / Tufik / Said
ANDRÉIA HORTA – Bartira
PAULA BURLAMAQUI – Penélope
JOÃO MIGUEL – Bel (Belarmino)
MARIANA LIMA – Rainha Helena
BERTA LORAN – Rainha-Mãe Efigênia
EMÍLIO DE MELLO – General Baldini
TUCA ANDRADA – Zóio Furado (Leopoldo Fulgêncio)
ILVA NIÑO – Cândida Araújo
MARCELLO NOVAES – Quiquiqui (Quintino)
GENÉZIO DE BARROS – Padre Joaquim
DÉBORA DUARTE – Amália
TONY TORNADO – Damião
NANDA COSTA – Lilica
FLÁVIA RUBIM – Filó
ISABELLE DRUMMOND – Rosa
PATRÍCIA WERNECK – Teinha
LAND VIEIRA – Tibungo
RENAN RIBEIRO – Galego
GLICÉRIO ROSÁRIO – Setembrino
RENATO GÓES – Fausto
ANTÔNIO KARNEWALE – Dr. Sérgio
EDMILSON BARROS – Ademar
WAGNER MOLINA – Genaro
CRISTIANE AMORIM – Janaína
ISABEL MELLO – Cordata
ARAMIS TRINDADE – Raimundo
CAROLINA LOBACK – Genevra
ALESSANDRO TCCHE – Soldado Rufino
MARCELO FLORES – Soldado Paçoca
PEDRO FARAH (FARNETTO) – Demóstenes
KENYA COSTA – Noca
TOMY SCHIAVO – Carne Seca
VINÍCIUS MARINS – Garnizé
RENAN MONTEIRO – Ventania
as crianças
JOÃO FERNANDES – Nidinho (Eronildes)
SOFIA TERRA – Lady Cecília
MATHEUS COSTA – Salim
CAIO MANHENTE – Zig
BÁRBARA MAIA – Dulcina
MAX LIMA – Juca
NAUANA COSTA – Sofia
BERNARDO SIMÕES – Omar
e
ALFREDO HENRIQUE DA SILVA – Jesuíno (criança)
ALINNE MORAES – Rainha Cristina (rainha de Seráfia do Norte, mulher do Rei Augusto, mãe de Aurora)
ANDRÉ MENDES – Ernesto Nazareth (músico)
ARCH BAVA – Serafim d’Ávila
BETH BERARDO – Angélica Cabral (mulher do Coronel Januário, mãe de Timóteo e Antônia)
BETO QUIRINO – José
BRUNNO PEDRO – Elias
CACO CIOCLER – Coronel Pedro Falcão (reclama as terras de Timóteo, no último capítulo)
CAMILA AMADO – Zefa (conta ao Rei Augusto, a mando dos cangaceiros, que Aurora morreu)
CHICO MELO – jagunço de Timóteo
DANIEL RIBEIRO – Tenente Aroera (chefia a captura do bando de Jesuíno)
ELISA PINHEIRO – Abigail Maia
ERLEMILSON MIGUEL – Ecron
FERNANDO EIRAS – Baltazar (mordomo real em Seráfia)
GILLRAY COUTINHO – Tomás Lampedusa (diretor de cinema que quer filmar a história da Princesa Aurora)
JORGE LUCAS – João do Rio
MARCELO ARGENTA – Oficial Ribeirinho
MÁRCIO VITO – Isaías
MAURÍCIO MACHADO – Silvério Duarte (galã de cinema)
MAYANA NEIVA – Vicentina Celeste (estrela do cinema mudo)
REGINALDO FARIA – Coronel Januário Cabral (dono da Fazenda Morro Branco, marido de Angélica, pai de Timóteo e Antônia)
ROGÉRIO RANGEL COSTA – Palhaço Calibã / Cardeal Obron Ravena (falso cardeal que coroa Timóteo rei)
ROMEU BENECDITO – Jacinto
SAULO RODRIGUES – Oduvaldo Vianna (produtor e diretor de cinema)
THIAGO LACERDA – Rei Teobaldo (rei de Seráfia do Sul, marido da rainha Helena, pai de Felipe e Inácio)
ZÉ CELSO MARTINEZ – Amadeus (oráculo e grande conselheiro do reino de Seráfia do Norte)
Exibição: 11 de Abril à 24 de Setembro de 2011
Capítulos: 143
Veja Também: 
Aberturas Inesquecíveis - Cordel Encantado (2011)

Nossos Autores - Thelma Guedes e Duca Rachid
Novelas Inesquecíveis - Belíssima (2005)
e10blog
Outros Post´s de "NOVELAS INESQUECÍVEIS" 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu