Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas – Balanço 2018 - As tramas que ainda estão no ar




        E o último post do ano fica para o balanço das tramas que estão no ar e vão virar 2018 para 2019.

(SBT – 16 de Maio de 2018 ...)

        As Aventuras de Poliana, trama da autora Íris Abravanel já caminha para ser uma das novelas mais longas do SBT.  Baseada no romance Pollyanna, da Eleonor H. Porter, se firmou como uma das melhores novelas da emissora  em 15 anos.
         Em números de audiência , As Aventuras de Poliana,  ficou em empate técnico com a trama mexicana Carrossel 2 (Viva as Crianças),  apresentada em 2003, perdendo por apenas 7 décimos. últimos 15 anos.
        A novela  estreou sem nenhuma pretenção, e claro que todo mundo apostou que viria mais um novelão  falando sobre crianças órfãs  escrita pela autora oficial das tramas infantis do SBT Ledo Engano!  As Aventuras de Poliana se mostrou uma trama diferente,  a tomar por base sua protagonista, que ao contrário da Lorena Queiroz, de Carinha de Anjo encantava o público com sua  graciosidade, da Sophia Valverde podemos cobrar mais, e a menina vem mostrando que foi uma escalação acertada com muita graciosidade sim, em cena,  mais com muito talento envolvido também.
        A trama já estreou sabendo que não poderia contar com Milena Toscano como a protagonista até o final. A Atriz se descobriu grávida, e o SBT  decidiu ficar com ela até quando fosse possível, fazendo uma troca de atrizes sem mais alardes. Coincidentemente,  a troca  ocorreu  prestes a chegar ao capítulo 100, e mesmo depois de muita polêmica envolvendo o nome daThaís Melchior, que assumiu a Luzia a partir de então, a troca aconteceu, o público aceitou e a atriz não ficou devendo em nada para Milena, e a narrativa da novela não sofreu em nada.
        Provavelmente ainda teremos mais um ano  pela frente de As Aventuras de Poliana, como a própria autora  prometeu em seu lançamento, e agora  o sucesso alcançado é mais um motivo.

(Globo – 07 de Março de 2018 ... )

        Depois de Viva a Diferença, a temporada anterior de Malhação com as Five, doCao Hamburgue, era difícil conseguir apresentar uma trama da novela teen que chegasse aos mesmos índices e alcance. Não por isso que Malhação Vidas Brasileiras, a atual temporada  até então  não tenha chegado ao seu patamar de audiência e interesse do grande público, apesar de falar temas tão importantes quanto.
        Eu gosto dessa nova narrativa da temporada sem  um protagonista absoluto, apenas com a Camila Morgado sendo o pilar das histórias que ocorrem de duas em duas semanas  com um novo aluno em evidência. E scrita por Paula Moretzsonh baseada na série canadense30 Vies, sucesso em todo o mundo, vem mostrando  aos poucos a  que veio. Essa nova sistemática  não cansa o público e ainda  deixa a trama sem  riscos de uma “barriga” ou  repetição de histórias.
        Cada vez mais aberta a adversidade foi nesta temporada que aconteceu um dos entrechos mais ousados da história da novela – o primeiro beijo gay entre 2 homens. Os personagens Michael (Pedro Vinícius) e Santiago (Giovanni Dopico) protagonizam um apaixonado beijo logo após uma partida de futebol. 
         A Cena bombou na internet, gerou discussões porém  sem maiores polêmicas, o que mostra  a maturidade crescente do público de teledramaturgia.
       
(RecordTv – 24 de Julho de 2018 ... )

        Sem pirotecnia, Jesus  da Paula Richard, trouxe a RecordTv de volta a sua essência de tramas bíblicas de época, depois do fiasco que foi Apocalipse.
        A novela trouxe os dois dígitos de audiência de volta  para a emissora  mais está longe de se tornar um novo fenômeno e sucesso, como Os Dez Mandamentos.
        A produção se destacou ainda   pela preocupação em mostrar uma trama, mesmo bíblica, mais realista. Isso pode ser  visto principalmente nos figurinos que perderam o ar “carnavalesco” constante e sempre criticados  em outras obras da emissora.  
A autora  declarou em entrevistas que não haveria  pregação em Jesus,  no  grau que aconteceu em Apocalipse, e isso foi exatamente o apontado como principal ponto fraco da trama.  Jesus  será mostrado mais humanizado sob o ponto de vista das pessoas  que o cercaram e a quem ele ajudou em sua via-crúcis até crucificação.
Nesse viés de um Jesus mais humanizado, a emissora causou rejeição e boicote da igreja católica junto a trama  ao mostrar uma Maria (Cláudia Mauro) bem diferente da virgem Maria citada nos livros da bíblia. Com outros filhos  além de Jesus, depois que volta à Galiléia  do exílio no Egito.
Ainda acho que faltou à trama um ator de peso e mais carismático para viver o protagonista. O Dudu Azevedo até amadureceu muito durante esse tempo nas tramas da RecordTv, mas é nítido que o ator precisava de mais tempo antes de assumir um personagem tão marcante para a história do mundo.  


(Globo – 31 de Julho de 2018 ... )

        A trama do autor Mário Teixeira inovou  ao mostrar uma história com 13 personagens que,  132 anos depois,  vão acordar e se deparar  com um mundo totalmente modificado  para melhor, ou para  pior, e os entrechos  e mensagens que  emolduraram essas histórias são o grande chamariz da novela com essa mistura do folhetim com ficção científica.
        Cada personagem, principalmente os congelados, foi pensado milimetricamente para que suas tramas tomassem a frente  quando  a história dos protagonistas e vilões teve que dar aquela freada normal de uma obra aberta. E isso funcionou como numa orquestra.
        Mário Teixeira conseguiu de forma leve e discreta falar sobre empoderamento feminino, racismo, corrupção entre outros assuntos pertinentes, dentro de uma trama das sete, entretendo e informando com clareza. Só isso já é um grande trunfo do autor dentro de O Tempo Não Para.
        Uma  pena que nesta reta final a novela tenha dado uma esfriada  e os entrechos venham andando em círculos  como as eternas brigas entre a Carmem (Christiane Torloni), Dom Sabino (Edson Celulari) e Augustina (Rosi Campos) ou as vilanias da Betina (Cléo), mas em seu conjunto da obra O Tempo não Para vai terminar como uma boa novela  do horário.

(Globo – 25 de Setembro de 2018 ... )

        O Espiritismo da autora Elizabeth Jhin  voltou ao horário das seis este ano com Espelho da Vida.  O maior diferencial  com relação as outras tramas da autora, é a metalinguagem   apresentada como pano de fundo da história. Alain, o protagonista vivido pelo João Vicente de Castro, é um renomado diretor de tv e cinema, e ao   ganhar do avô, como herança, dinheiro para gravar  um filme na pequena cidade de Rosa Branca,  revoluciona o lugarejo. Essas filmagens  trazem a pacata cidade     artistas   com muita projeção nacional e que  aprontam muito com os habitantes no núcleo cômico da novela.  Não a toa foi inserida neste núcleo Kéfera, you tuber com milhores de seguidores na internet para viver a personagem Marianne.
         A Trama lenta,  uma característica das novela da Elizabeth Jhin,  com exceção de  Além do Tempo (2015),  que na verdade se tratava praticamente de  duas novelas e precisava de uma certa rapidez, todas  as outras tramas da autora chegaram  a cansar o público quando ele tinha que esperar por uma acontecimento que não vinha, mas especificamente em Espelho da Vida isso valeu a pena.
        A química entre  Júlia (Vitória Strada) e Danilo (Rafael Cardoso)  e os entrechos que isso  criou  nos dois tempos em que a novela começa a se passar  é o diferencial que Elizabeth apresenta em contrapartida à lentidão.  Apesar do tema da reencarnação sempre ser o epicentro dos trabalhos da autora, a cada novo projeto  ela se renova na apresentação, e em Espelho da Vida essa viagem entre os dois tempos é um gancho muito interessante.
        O Público é instigado  na dúvida sobre como e quando  os personagens da fase atual vão aparecer nas viagens da  Cris – E quem é o Danilo nos dias de hoje, ele já reencarnou? 
        O Amor que ultrapassa as dimensões do tempo rende muita história, e a autora sabe  como ninguém escrever sobre   isso.
        Depois de alguns ajustes principalmente levando em consideração a lentidão dos acontecimentos da novela, Espelho da Vida vai virar o ano bem movimentada e com fôlego  para terminar  com uma das boas tramas do hall das seis.


(Globo – 12 de Novembro de 2018 ... )

        O Sétimo Guardião, do Aguinaldo Silva, foi a última novela a estrear em 2018, porém depois de muito alarde e polêmica na sua viabilidade, devido à problemas com a autoria do projeto, a novela que trouxe o realismo fantástico  de volta para o horário nobre  entrou no ar e até então prometeu mais do que entregou.
        Os protagonistas Luz e Gabriel, personagens da Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso, ainda não mostraram a que vieram, e  a química  entre ele  está longe de  ser perfeita.
        Se os protagonistas de O Sétimo Guardião não “acontecerem”,  a trama do Aguinaldo Silva corre o grande risco de seguir o mesmo caminho de Segundo Sol, que depois que apagou seus protagonistas na segunda fase, não conseguiu acendê-los mais, e ai o jeito foi apegar-se as vilãs e os coadjuvantes.
        Porém a trama também ainda não tem  uma  grande vilã a quem possamos adorar odiar. A Valentina, a vilã da Lília Cabral é chata e glamorosa demais para um realismo fantástico regional – é fria, calculista, bem construída, mas ainda anda bem longe de ser carismática como uma Maria Altiva de A Indomada (1997) ou a Perpétua de Tieta (1989). Estou torcendo pela química da Valentina com o Paulo César, personagem da Nany People, que entrou na novela esta última semana do ano. Parece que vai render bons entrechos.
        Sem os protagonistas fortes, sem a grande vilã, o público teve que se contentar com os coadjuvantes -  Letícia Spiller perfeita na caracterização caricata da  Marilda; Bruna Linzmeyer com a tresloucada Lourdes Maria;  Milhem Cortaz com o Joubert, que com ou sem calcinha protagonizou cenas hilárias com Flávia Alessandra (Rita de Cássia) e Theodoro Cochrane, com o  “quase” afetado Adamastor, que tinha tudo para ser um personagem menor, mas que devido   acima relatado   tomou proporções bem maiores que a sinopse com certeza.
        Nem o primeiro beijo e transa do casal Luz (Marina Ruy Barbosa) e Gabriel (Bruno Gagliasso) ou  a transformação do Gato Leon em gente também praticamente não renderam  nada à trama.
        Independente da audiência, que em muitos momentos não reflete a qualidade de uma obra, no caso da trama do Aguinaldo Silva  infelizmente isso é a mais pura verdade. Há duas semanas e com todos os acontecimentos que a trama sofreu não consigo achar tesão para assistir com vontade um capítulo inteiro, o que não ocorre como por exemplo com  Espelho da Vida, que mesmo sofrendo com a audiência fraca, é uma trama que você sente vontade de assistir.
        Vai ser  muito triste mesmo para a história de O Sétímo Guardião depois de tudo que  teve que vencer para ir ao ar,  terminar como uma trama flopada que não acrescentou em nada a teledramaturgia nacional.

Veja Também:
Nossos Autores  - Íris Abravanel 

Minisséries - Balanço 2018 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....