Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Balanço 2022 – e10blog - Novelas



        Esse foi o ano de Pantanal!  Acho que nem a Globo depois de 2 anos complexos no campo da teledramaturgia, imaginou que  conseguisse transformar o remake do Benedito Ruy Barbosa, reescrito pelo neto Bruno Luperi no fenômeno  que foi. Abocanhou todos os prêmios, elogios e  aplausos do grande público, mas do que aplausos , o público se apaixonou pela trama e personagens.

        Outras tramas que prometiam muito acabaram  entregando destaques pontuais , e pelo fato de terem ido para o ar quase que totalmente gravadas não puderam corrigir alguns erros , como o caso de Um Lugar ao Sol e Nos Tempos do Imperador, que mesmo com indicação ao Emmy é uma novela para ser esquecida.

        No horário das seis, Além da Ilusão começou despretensiosa mas também  teve seu destaque junto ao público e a crítica, assim como Quanto mais Vida , Melhor foi um  respiro de humor que precisávamos nesse novo ano.   

        Mais o grande equívoco do ano foi a desnecessária  versão para a tv aberta de Verdades Secretas II. A Trama do Walcyr Carrasco foi sucesso no streaming, mas na tv aberta sem as cenas ousadíssimas,  ficou descaracterizada e incoerente, passando totalmente em branco nas madrugadas da Globo.

 

Nos Tempos do Imperador (Globo – 09 de Agosto a 05 de Fevereiro de 2022)



        Nos Tempos do  Imperador  ficou no ar até o dia 05 de fevereiro de 2022 e  apesar de ter corrigido alguns erros,    terminou como um modelo de novela que não deve mais ser feita.  Primeira trama totalmente inédita a estrear depois da Pandemia exibida pela Globo deu mais trabalho do que fez sucesso.

        A novela  que estreou totalmente gravada, sofreu por causa dessa nova modalidade – Logo em seu primeiros capítulos o público rejeitou o romance extraconjugal de Dom Pedro II (Selton Mello) e Luísa (Mariana Ximenes), ficando do lado de Tereza Cristina (Letícia Sabatella), o mesmo que ocorreu em Novo Mundo (2017), a  outra trama da dupla de autores Alessandro Marson e Thereza Falcão , só que neste  caso,  Domitila (Ágatha Moreira), diferente da Luíza , era pintada como vilã,  e a Princesa Leopoldina (Letícia Collin)  muito mais carismática que a Imperatriz.

        Mas sem dúvidas o grande erro de Nos Tempos do Imperador foi a interpretação e consequente apresentação equivocada de alguns entrechos, que tocaram o telespectador negativamente relacionados a luta da raça negra,    como o mais  grave e comentado deles  -  o caso do racismo reverso, “sofrido”  pela Pilar, personagem da Gabriela Medvedovski, que coincidência ou não , depois da sequência, sua personagem que parecia ser um dos destaques da trama, acabou ficando em banho maria e perdendo todo  seu brilho, juntando a isso a  falta de química  com seu par romântico Michel Gomes (Samuel).    Curiosamente o público não torceu pela mocinha batalhadora, feminista e empoderada e preferiu a sofredora e romântica, vide o sucesso de Dolores (Daphne Bozaski).

          Nos Tempos do Imperador mostrou que o telespectador está cansado de novelas com cunho abolicionista que mostram os brancos como os  grandes salvadores da pátria, ou seja Sinhá Moças , Escravas Isauras ficaram no passado , a atualidade cobra histórias fictícias  mais com um fundo realista, nada de só romantismo em cima de histórias que marcaram a humanidade. 

        Depois  do término da trama, várias denúncias de racismo  de alguns atores negros do elenco culminaram na demissão da Globo do diretor  da trama Vinícius Coimbra, que inclusive já estava  na direção de Mar do Sertão.

       

Um Lugar ao Sol (Globo – 08 de Novembro de 2021 a 26 de Março de 2022)



        A trama de Um Lugar ao Sol, da autora Lícia Manzo, chegou ao fim em 26 de março, e mesmo toda gravada por causa das Pandemia,  e sem a merecida divulgação da Globo, a novela termina com a pior audiência do horário, mas  nem por isso  é uma das piores  produções já apresentadas no horário nobre global, muito pelo contrário.  O Texto e narrativa espetacular da autora, ganchos de tirar o fôlego,  a direção serena e precisa do Maurício Farias  e a  volta em grande estilo de grande nomes do seu elenco  como AndreaBeltrãoMariana LimaRegina BragaDenise Fraga entre outros , provaram que a novela é um marco,  e seus percalços não passaram de apenas detalhes.

         Um Lugar ao Sol foi uma novela que pulou muitos obstáculos desde o início, e na reta final  ainda tivemos que ver a trama  reeditada para que durasse uma semana a mais no ar,  isso fez com que  perdesse os  ganchos, tão necessários para chamar público para o capítulo seguinte o que refletiu diretamente não tão vigiada audiência.

         Com protagonistas reais, cheios de qualidades e muitos defeitos,  Um Lugar ao Sol , nos fez pensar e repensar atitudes e conceitos, o que sempre tivemos nas tramas da Lícia Manzo,  como referências suas primeiras novelas  -  A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015.  A autora tentou fugir dos clichês das tramas de gêmeos  - sempre mostrando o gêmeo bom e gêmeo ruim, mesmo assim precisou de alguns  desses clichês pra fechar alguns entrechos,  porém nada que  tenha comprometido  a trama.  

        O elenco de Um Lugar ao Sol foi aquele espetáculo a parte, a trama nos trouxe de volta grandes estrelas que estavam fora das novela há algum tempo e que voltaram  em estado de graças e fizeram de suas personagens um momento único na teledramaturgia , como Mariana Lima e Natália Laje, que protagonizaram um entrecho muito pertinente nesta reta final; Regina Braga, que conseguiu fazer de uma terapeuta, com  apenas um cenário e escutando o texto dos outros personagens,  uma personagem solar e pertinente na história;  Ana Baird como a Nicole no enredo do sobrepeso , enfim um palco com grandes astros.

         Andrea Beltrão nos entregou  uma Rebeca magistral – Uma personagem cheia de nuances,  com erros e acertos, com ânsias e desejos, ou seja , uma das mais críveis entre os personagens .

           Alinne Moraes merece aplausos de pé por ter nos entregue uma Bárbara tão espetacular.  Uma atuação impecável e talento indiscutível,  a atriz foi visceral a frente da personagem. Apesar de ter um perfil   agressivo,  ao mesmo tempo ficou nítido para o telespectador  suas fragilidades , diante de tantos acontecimentos e reações infantis ante os problemas por quais teve que passar.

           Juan Paiva merece todos os prêmios e elogios que ganhou  com o Ravi.   Sem dúvidas um dos ótimos acertos de escalação de Um Lugar ao Sol.  

            Cauã Reymond ganhou um grande desafio nas mãos  - Os gêmeos Cristian e Renato Eu confesso que sempre achei o Cristian um tanto engessado, mas  o decorrer da trama provou que era o perfil do personagem , passando aquela sensação de que se escondia mais do que se mostrava. Sobre o perfil do Cristian, cá pra nós, ele é um dos protagonistas   mais sacanas da nossa história. Impressionante o mau que ele causou a todos de quem se aproximou – Ravi (Juan Paiva), Lara (Andreia Horta) e Bárbara (Alinne Moraes) e Elenice (Ana Beatriz Nogueira), mesmo assim a autora  conseguiu nos fazer perdoa-lo com a cena final.  

           Um Lugar ao Sol  marcou seu lugar no hall das grandes novelas apesar de tudo. Não foi uma trama fácil de se apegar,   com o agravante de ter sido apresentada já como uma obra fechada, a autora não tinha a possiblidade de molda-la conforme a recepção do público.  Não é  uma história de amor de um casal,  é a história de dois irmãos de alma que tiveram que sangrar até doer para se entenderem. O que sempre esteve em foco   foi    a ética, o caráter,   os valores morais , o feminino,  muitas vezes  tão esquecidos, sejam na  ficção ou na vida real.

 

Quanto Mais Vida, Melhor! (Globo – 22 de Novembro de 2021 a 26 de Maio de 2022)



        A Trama das sete, do autor Mauro Wilson, se encerrou  26 de maio de 2022, cumprindo o que prometeu e mostrando ser uma história mais sobre recomeços do que o “fim”,  como o primeiro nome pensado para a trama “A Morte pode esperar” , poderia sugerir.

        Os acertos na vida dos protagonistas ante um  prazo de um ano apenas, fez com que cada um repensasse suas atitudes e valores, mostrando que podemos sempre nos reerguer  e recomeçar.

          No elenco,  os intérpretes dos protagonista  fizeram da trama um palco,   Giovanna Antonelli,  Mateus SolanoVladimirBrichta e Valentina Herszage,  principalmente na fase da troca de corpos que deu um novo fôlego a trama. 

        Vale também destacar desse elenco   nomes como Julia Lemmertz (Carmem) e Ana Lúcia Torre (Celina) , as vilãs redimidas no final; a dobradinha Elizabeth Savalla (Nedda) e MarcosCaruso (Oswaldo), além de Mariana Nunes (Dra . Joana), Felibe Adib (Roni) e a dobradinha cômica com Evelyn de Castro (Deusa) e  Thardelly Lima , o Odailson.

        Quantomais Vida, Melhor entregou tudo que prometeu, nunca foi um fenômeno na audiência, mas sempre foi bem vista pelo público e pela crítica, um alívio em meio a tudo  que estávamos acabando de sair depois do término da Pandemia,  e apesar de ter o fim da vida de um dos protagonistas  como um dos principais temas, foi  muito mais uma trama sobre a vida, sobre viver do que sobre a morte.

 

Além da Ilusão (Globo – 7 de Fevereiro a 20 de Agosto de 2022)



         Além da Ilusão trouxe para  o horário a atenção  e o gosto do telespectador de assistir uma trama, com reviravoltas que faziam  o capítulo seguinte  imperdível,  personagens carismáticos e muito bem interpretados, além de um perfeito roteiro, tudo em sintonia com uma  direção  perita do Luiz Henrique Rios.

         A trama apresentou um leque de casais que o público adorou curtir  e torcer por um final feliz   e assim  o tivemos  - Davi (Rafael Vitti)  e Isadora (Larissa Manoela); Eugênio (Marcelo Novaes) e Violeta (Malu Galli), Leônidas (Eriberto Leão) e Heloísa (Paloma Duarte), Tenório (Jayme Matarazzo) e Olívia (Débora Ozório)  entre outros .

          No elenco grandes destaques  -  A Larissa Manoela viveu mais que duas personagens em Além da Ilusão, por que além da Isadora e a irmão Elisa, na primeira fase,  também teve que interpretar as várias nuances e camadas da Isadora que teve o perfil muito alterado no decorrer da trama.

        Se a Larissa Manoela precisava de alguma certificação para entrar para o hall das grandes atrizes da sua geração a trama de Além da Ilusão  é o seu diploma,  não à toa que terminou  a novela  nos planos  da Globo  para assumir o  posto de estrela de uma das próximas tramas do horário nobre.

          Antônio Calloni ,  foi o grande  ator da trama. Impressionante sua  composição do Matias,  um personagem tão complexo e incrível. Foi presentado com um final apoteótico.  Que  atorzaço!

         Não posso deixar de citar nesse elenco: Malu Galli, Marcelo Navaes, Rafael Vitti,  Paloma Duarte, Débora Osório, Olívia Araújo, Marisa Orth, Arlete Sales  . . todos totalmente entregues a seus personagens. 

         Depois da soturna e problemática,  Nos Tempos do Imperador (2021),  da Thereza Falcão e Alessandro MarsonAlém da Ilusão deu um novo ar ao horário, com uma trama leve, cheia de bons entrechos e clichês, solar e com uma aura de magia que deu o toque  final.

 

Pantanal (Globo – 28 de Março a 8 de Outubro de 2022)



        Foi difícil imaginar que uma novela do estilo de Pantanal, fenômeno de outros tempos, anos 90,  que primou pela emoção e lentidão, conseguisse em pleno anos 2020,  pós uma pandemia, conseguisse atingir o mesmo  sucesso e se transformasse, contada praticamente da mesma forma, em novamente um fenômeno da teledramaturgia, aclamada por crítica  e público.

        Assim como  nos anos 90,  Bruno Luperi  conseguiu por a história do Velho do Rio, Juma e cia  na boca do povo, nas ruas e todos os programas  da Globo e os fora da Globo também. Não teve quem não falasse  em Pantanal, não teve que não tenha usado alguma estampa de onça, de cobra  . . . ou tenha incluído  no vocabulário palavras e expressões como “Fivela de Respeita”, “Ara”, “Flozô”, “Reiva”.

         Com uma primeira fase impactante e inesquecível,  destaque para Juliana Paes, que nos apresentou uma Maria Marruá visceral; Renato Góes, nosso Zé Leôncio; Bruna Linzmeyer e sua apaixonante Madeleine;  além de Irandhir Santos, Malu Rodrigues, Enrique Diaz , Leopoldo Pacheco e a estreante Letícia Salles, perfeita como a Filó nesta fase.

         Na transição para a segunda fase, a escalação dos atores  foi certeira, tanto no âmbito do talento  como  da proximidade física entre eles. Nesta fase fomos presenteado por grande momentos protagonizados por nomes como Marcos Palmeira (Zé Leôncio), Dira Paes (Filó), Alanis Guinle (Juma), JesuítaBarbosa (Jove), Osmar Prado (Velho do Rio), Murilo Benício (Tenório), Paula Barbosa (Zefa), Camila Morgado (Irma), Júlia Dalávia (Guta),  Juliano Cazarré (Alcides),  Selma Egrei (Dona Mariana) e as revelações  Bela Campos (Muda), Guito (Tibério),José Loreto (Tadeu),  Gabriel Sater (Trindade) e Isabel Teixeira que foi o grande destaque na pele da Maria Bruaca.

       

Verdades Secretas II (Globo – 04 de Outubro  a 18 de Novembro de 2022)



        Depois do grande sucesso no streaming  como uma das produções mais ousadas, sexualmente falando, produzidas pela Globo, a versão light para tv aberta  de VerdadesSecretas II   apresentou  um final com a Angel (Camila Queiroz) viva dando mais  sinais de que podemos sim ter a “temporada III”  da novela . Será que alguém quer?

         Na exibição da trama pelo streaming  a novela  se transformou em um fenômeno , muito pela cenas de sexos, que mesmo coreografadas, foram o grande chamariz , além de que  na reta final  a polêmica do desligamento da Camila Queiroz da novela, que  se recusou  a gravar mais cenas para o capítulo final, sem um novo contrato.

        Voltando a versão para a tv aberta,  a edição  que  foi muito picotada, tinham que ser eliminadas as cenas mais  explícitas de sexo,  não sobrando quase nada, juntando a falta de divulgação e o horário de exibição sempre empurrado para a alta madrugada, fizeram Verdades Secretas II praticamente passar em branco.

 

Veja Também:

Balanço 2022 - Séries 


Balanço Novelas 2021 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...