Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Balanço 2022 – e10blog - Novelas



        Esse foi o ano de Pantanal!  Acho que nem a Globo depois de 2 anos complexos no campo da teledramaturgia, imaginou que  conseguisse transformar o remake do Benedito Ruy Barbosa, reescrito pelo neto Bruno Luperi no fenômeno  que foi. Abocanhou todos os prêmios, elogios e  aplausos do grande público, mas do que aplausos , o público se apaixonou pela trama e personagens.

        Outras tramas que prometiam muito acabaram  entregando destaques pontuais , e pelo fato de terem ido para o ar quase que totalmente gravadas não puderam corrigir alguns erros , como o caso de Um Lugar ao Sol e Nos Tempos do Imperador, que mesmo com indicação ao Emmy é uma novela para ser esquecida.

        No horário das seis, Além da Ilusão começou despretensiosa mas também  teve seu destaque junto ao público e a crítica, assim como Quanto mais Vida , Melhor foi um  respiro de humor que precisávamos nesse novo ano.   

        Mais o grande equívoco do ano foi a desnecessária  versão para a tv aberta de Verdades Secretas II. A Trama do Walcyr Carrasco foi sucesso no streaming, mas na tv aberta sem as cenas ousadíssimas,  ficou descaracterizada e incoerente, passando totalmente em branco nas madrugadas da Globo.

 

Nos Tempos do Imperador (Globo – 09 de Agosto a 05 de Fevereiro de 2022)



        Nos Tempos do  Imperador  ficou no ar até o dia 05 de fevereiro de 2022 e  apesar de ter corrigido alguns erros,    terminou como um modelo de novela que não deve mais ser feita.  Primeira trama totalmente inédita a estrear depois da Pandemia exibida pela Globo deu mais trabalho do que fez sucesso.

        A novela  que estreou totalmente gravada, sofreu por causa dessa nova modalidade – Logo em seu primeiros capítulos o público rejeitou o romance extraconjugal de Dom Pedro II (Selton Mello) e Luísa (Mariana Ximenes), ficando do lado de Tereza Cristina (Letícia Sabatella), o mesmo que ocorreu em Novo Mundo (2017), a  outra trama da dupla de autores Alessandro Marson e Thereza Falcão , só que neste  caso,  Domitila (Ágatha Moreira), diferente da Luíza , era pintada como vilã,  e a Princesa Leopoldina (Letícia Collin)  muito mais carismática que a Imperatriz.

        Mas sem dúvidas o grande erro de Nos Tempos do Imperador foi a interpretação e consequente apresentação equivocada de alguns entrechos, que tocaram o telespectador negativamente relacionados a luta da raça negra,    como o mais  grave e comentado deles  -  o caso do racismo reverso, “sofrido”  pela Pilar, personagem da Gabriela Medvedovski, que coincidência ou não , depois da sequência, sua personagem que parecia ser um dos destaques da trama, acabou ficando em banho maria e perdendo todo  seu brilho, juntando a isso a  falta de química  com seu par romântico Michel Gomes (Samuel).    Curiosamente o público não torceu pela mocinha batalhadora, feminista e empoderada e preferiu a sofredora e romântica, vide o sucesso de Dolores (Daphne Bozaski).

          Nos Tempos do Imperador mostrou que o telespectador está cansado de novelas com cunho abolicionista que mostram os brancos como os  grandes salvadores da pátria, ou seja Sinhá Moças , Escravas Isauras ficaram no passado , a atualidade cobra histórias fictícias  mais com um fundo realista, nada de só romantismo em cima de histórias que marcaram a humanidade. 

        Depois  do término da trama, várias denúncias de racismo  de alguns atores negros do elenco culminaram na demissão da Globo do diretor  da trama Vinícius Coimbra, que inclusive já estava  na direção de Mar do Sertão.

       

Um Lugar ao Sol (Globo – 08 de Novembro de 2021 a 26 de Março de 2022)



        A trama de Um Lugar ao Sol, da autora Lícia Manzo, chegou ao fim em 26 de março, e mesmo toda gravada por causa das Pandemia,  e sem a merecida divulgação da Globo, a novela termina com a pior audiência do horário, mas  nem por isso  é uma das piores  produções já apresentadas no horário nobre global, muito pelo contrário.  O Texto e narrativa espetacular da autora, ganchos de tirar o fôlego,  a direção serena e precisa do Maurício Farias  e a  volta em grande estilo de grande nomes do seu elenco  como AndreaBeltrãoMariana LimaRegina BragaDenise Fraga entre outros , provaram que a novela é um marco,  e seus percalços não passaram de apenas detalhes.

         Um Lugar ao Sol foi uma novela que pulou muitos obstáculos desde o início, e na reta final  ainda tivemos que ver a trama  reeditada para que durasse uma semana a mais no ar,  isso fez com que  perdesse os  ganchos, tão necessários para chamar público para o capítulo seguinte o que refletiu diretamente não tão vigiada audiência.

         Com protagonistas reais, cheios de qualidades e muitos defeitos,  Um Lugar ao Sol , nos fez pensar e repensar atitudes e conceitos, o que sempre tivemos nas tramas da Lícia Manzo,  como referências suas primeiras novelas  -  A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015.  A autora tentou fugir dos clichês das tramas de gêmeos  - sempre mostrando o gêmeo bom e gêmeo ruim, mesmo assim precisou de alguns  desses clichês pra fechar alguns entrechos,  porém nada que  tenha comprometido  a trama.  

        O elenco de Um Lugar ao Sol foi aquele espetáculo a parte, a trama nos trouxe de volta grandes estrelas que estavam fora das novela há algum tempo e que voltaram  em estado de graças e fizeram de suas personagens um momento único na teledramaturgia , como Mariana Lima e Natália Laje, que protagonizaram um entrecho muito pertinente nesta reta final; Regina Braga, que conseguiu fazer de uma terapeuta, com  apenas um cenário e escutando o texto dos outros personagens,  uma personagem solar e pertinente na história;  Ana Baird como a Nicole no enredo do sobrepeso , enfim um palco com grandes astros.

         Andrea Beltrão nos entregou  uma Rebeca magistral – Uma personagem cheia de nuances,  com erros e acertos, com ânsias e desejos, ou seja , uma das mais críveis entre os personagens .

           Alinne Moraes merece aplausos de pé por ter nos entregue uma Bárbara tão espetacular.  Uma atuação impecável e talento indiscutível,  a atriz foi visceral a frente da personagem. Apesar de ter um perfil   agressivo,  ao mesmo tempo ficou nítido para o telespectador  suas fragilidades , diante de tantos acontecimentos e reações infantis ante os problemas por quais teve que passar.

           Juan Paiva merece todos os prêmios e elogios que ganhou  com o Ravi.   Sem dúvidas um dos ótimos acertos de escalação de Um Lugar ao Sol.  

            Cauã Reymond ganhou um grande desafio nas mãos  - Os gêmeos Cristian e Renato Eu confesso que sempre achei o Cristian um tanto engessado, mas  o decorrer da trama provou que era o perfil do personagem , passando aquela sensação de que se escondia mais do que se mostrava. Sobre o perfil do Cristian, cá pra nós, ele é um dos protagonistas   mais sacanas da nossa história. Impressionante o mau que ele causou a todos de quem se aproximou – Ravi (Juan Paiva), Lara (Andreia Horta) e Bárbara (Alinne Moraes) e Elenice (Ana Beatriz Nogueira), mesmo assim a autora  conseguiu nos fazer perdoa-lo com a cena final.  

           Um Lugar ao Sol  marcou seu lugar no hall das grandes novelas apesar de tudo. Não foi uma trama fácil de se apegar,   com o agravante de ter sido apresentada já como uma obra fechada, a autora não tinha a possiblidade de molda-la conforme a recepção do público.  Não é  uma história de amor de um casal,  é a história de dois irmãos de alma que tiveram que sangrar até doer para se entenderem. O que sempre esteve em foco   foi    a ética, o caráter,   os valores morais , o feminino,  muitas vezes  tão esquecidos, sejam na  ficção ou na vida real.

 

Quanto Mais Vida, Melhor! (Globo – 22 de Novembro de 2021 a 26 de Maio de 2022)



        A Trama das sete, do autor Mauro Wilson, se encerrou  26 de maio de 2022, cumprindo o que prometeu e mostrando ser uma história mais sobre recomeços do que o “fim”,  como o primeiro nome pensado para a trama “A Morte pode esperar” , poderia sugerir.

        Os acertos na vida dos protagonistas ante um  prazo de um ano apenas, fez com que cada um repensasse suas atitudes e valores, mostrando que podemos sempre nos reerguer  e recomeçar.

          No elenco,  os intérpretes dos protagonista  fizeram da trama um palco,   Giovanna Antonelli,  Mateus SolanoVladimirBrichta e Valentina Herszage,  principalmente na fase da troca de corpos que deu um novo fôlego a trama. 

        Vale também destacar desse elenco   nomes como Julia Lemmertz (Carmem) e Ana Lúcia Torre (Celina) , as vilãs redimidas no final; a dobradinha Elizabeth Savalla (Nedda) e MarcosCaruso (Oswaldo), além de Mariana Nunes (Dra . Joana), Felibe Adib (Roni) e a dobradinha cômica com Evelyn de Castro (Deusa) e  Thardelly Lima , o Odailson.

        Quantomais Vida, Melhor entregou tudo que prometeu, nunca foi um fenômeno na audiência, mas sempre foi bem vista pelo público e pela crítica, um alívio em meio a tudo  que estávamos acabando de sair depois do término da Pandemia,  e apesar de ter o fim da vida de um dos protagonistas  como um dos principais temas, foi  muito mais uma trama sobre a vida, sobre viver do que sobre a morte.

 

Além da Ilusão (Globo – 7 de Fevereiro a 20 de Agosto de 2022)



         Além da Ilusão trouxe para  o horário a atenção  e o gosto do telespectador de assistir uma trama, com reviravoltas que faziam  o capítulo seguinte  imperdível,  personagens carismáticos e muito bem interpretados, além de um perfeito roteiro, tudo em sintonia com uma  direção  perita do Luiz Henrique Rios.

         A trama apresentou um leque de casais que o público adorou curtir  e torcer por um final feliz   e assim  o tivemos  - Davi (Rafael Vitti)  e Isadora (Larissa Manoela); Eugênio (Marcelo Novaes) e Violeta (Malu Galli), Leônidas (Eriberto Leão) e Heloísa (Paloma Duarte), Tenório (Jayme Matarazzo) e Olívia (Débora Ozório)  entre outros .

          No elenco grandes destaques  -  A Larissa Manoela viveu mais que duas personagens em Além da Ilusão, por que além da Isadora e a irmão Elisa, na primeira fase,  também teve que interpretar as várias nuances e camadas da Isadora que teve o perfil muito alterado no decorrer da trama.

        Se a Larissa Manoela precisava de alguma certificação para entrar para o hall das grandes atrizes da sua geração a trama de Além da Ilusão  é o seu diploma,  não à toa que terminou  a novela  nos planos  da Globo  para assumir o  posto de estrela de uma das próximas tramas do horário nobre.

          Antônio Calloni ,  foi o grande  ator da trama. Impressionante sua  composição do Matias,  um personagem tão complexo e incrível. Foi presentado com um final apoteótico.  Que  atorzaço!

         Não posso deixar de citar nesse elenco: Malu Galli, Marcelo Navaes, Rafael Vitti,  Paloma Duarte, Débora Osório, Olívia Araújo, Marisa Orth, Arlete Sales  . . todos totalmente entregues a seus personagens. 

         Depois da soturna e problemática,  Nos Tempos do Imperador (2021),  da Thereza Falcão e Alessandro MarsonAlém da Ilusão deu um novo ar ao horário, com uma trama leve, cheia de bons entrechos e clichês, solar e com uma aura de magia que deu o toque  final.

 

Pantanal (Globo – 28 de Março a 8 de Outubro de 2022)



        Foi difícil imaginar que uma novela do estilo de Pantanal, fenômeno de outros tempos, anos 90,  que primou pela emoção e lentidão, conseguisse em pleno anos 2020,  pós uma pandemia, conseguisse atingir o mesmo  sucesso e se transformasse, contada praticamente da mesma forma, em novamente um fenômeno da teledramaturgia, aclamada por crítica  e público.

        Assim como  nos anos 90,  Bruno Luperi  conseguiu por a história do Velho do Rio, Juma e cia  na boca do povo, nas ruas e todos os programas  da Globo e os fora da Globo também. Não teve quem não falasse  em Pantanal, não teve que não tenha usado alguma estampa de onça, de cobra  . . . ou tenha incluído  no vocabulário palavras e expressões como “Fivela de Respeita”, “Ara”, “Flozô”, “Reiva”.

         Com uma primeira fase impactante e inesquecível,  destaque para Juliana Paes, que nos apresentou uma Maria Marruá visceral; Renato Góes, nosso Zé Leôncio; Bruna Linzmeyer e sua apaixonante Madeleine;  além de Irandhir Santos, Malu Rodrigues, Enrique Diaz , Leopoldo Pacheco e a estreante Letícia Salles, perfeita como a Filó nesta fase.

         Na transição para a segunda fase, a escalação dos atores  foi certeira, tanto no âmbito do talento  como  da proximidade física entre eles. Nesta fase fomos presenteado por grande momentos protagonizados por nomes como Marcos Palmeira (Zé Leôncio), Dira Paes (Filó), Alanis Guinle (Juma), JesuítaBarbosa (Jove), Osmar Prado (Velho do Rio), Murilo Benício (Tenório), Paula Barbosa (Zefa), Camila Morgado (Irma), Júlia Dalávia (Guta),  Juliano Cazarré (Alcides),  Selma Egrei (Dona Mariana) e as revelações  Bela Campos (Muda), Guito (Tibério),José Loreto (Tadeu),  Gabriel Sater (Trindade) e Isabel Teixeira que foi o grande destaque na pele da Maria Bruaca.

       

Verdades Secretas II (Globo – 04 de Outubro  a 18 de Novembro de 2022)



        Depois do grande sucesso no streaming  como uma das produções mais ousadas, sexualmente falando, produzidas pela Globo, a versão light para tv aberta  de VerdadesSecretas II   apresentou  um final com a Angel (Camila Queiroz) viva dando mais  sinais de que podemos sim ter a “temporada III”  da novela . Será que alguém quer?

         Na exibição da trama pelo streaming  a novela  se transformou em um fenômeno , muito pela cenas de sexos, que mesmo coreografadas, foram o grande chamariz , além de que  na reta final  a polêmica do desligamento da Camila Queiroz da novela, que  se recusou  a gravar mais cenas para o capítulo final, sem um novo contrato.

        Voltando a versão para a tv aberta,  a edição  que  foi muito picotada, tinham que ser eliminadas as cenas mais  explícitas de sexo,  não sobrando quase nada, juntando a falta de divulgação e o horário de exibição sempre empurrado para a alta madrugada, fizeram Verdades Secretas II praticamente passar em branco.

 

Veja Também:

Balanço 2022 - Séries 


Balanço Novelas 2021 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

No Tema e Na Trilha da Madonna

            Madonna , cantora, dançarina, compositora, atriz, produtora musical e cinematográfica  e um misto de mito com musa do cenário musical mundial.         A Cantora é considerada o maior nome da música de todos os tempos  tal qual Michael Jackson .         Com 300 milhões de disco vendidos  Madonna  é um fenômeno  nesses seus mais de 30 anos de carreira.         Nas novelas a cantora  só teve três músicas liberadas para trilhas de novelas. Foram  poucas,  mas que   marcaram as trilhas para sempre.                  Vambora nessa viagem inesquecível com a deusa Madonna . Everybody ( Final Feliz – 1983)         “ Everydody ” foi o primeiro grande sucesso da Madonna logo em seu primeiro disco. A Globo não perdeu tempo e incluiu a música na trilha internacional da novela Final Feliz, da autora Ivani Ribeiro , e claro a trilha vendeu feito água e com certeza a inclusão da música ajudou muito nessa vendagem. Papa, Don´t Preach ( Hiperte

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Meus Personagens Favoritos da Juliana Paiva

A Electra Mancini de “ Família é Tudo ”         Não sabemos se ela é vilã ou mocinha ainda de Família é Tudo, a novela das sete   do Daniel Ortiz , mas o certo   é que Juliana Paiva   está a frente de   mais uma protagonista em sua carreira mostrando que    é uma dos nomes fortes da sua geração, e não a toa já merecia uma homenagem aqui há tempos.         Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Paiva começou sua carreira nas artes,   no teatro   amador   em Fortaleza – CE , quando seu pai foi transferido de trabalho.         Seu   primeiro trabalho televisivo   já foi na Rede Globo , numa participação na novela   Viver a Vida , em   2009, do Manoel Carlos , e ainda no mesmo ano viveu a personagem Beth em Cama de Gato , da Dupla ThelmaGuedes e Duca Rachid .           Sua beleza, carisma e muito   talento logo foram   percebidos e,   a cada novo personagem ganhava   a empatia do público e boas críticas da imprensa. Em 2010, quando interpretou a Val no remake de Ti Ti Ti , da Maria

Atores Consagrados que são os grandes destaques de “No Rancho Fundo”

        Com cada vez mais aumentando a desvalorização de grandes profissionais que fizeram a história da nossa teledramaturgia, quase sempre   sendo preteridos a atores   com mais seguidores na internet, a trama das seis da Globo , No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , correu por fora e mostrou que   a mistura de nomes   consagrados com rostos novos ainda é sem   dúvidas uma grande fórmula para o gênero.         Na trama,   como não se emocionar com as cenas protagonizadas por atores que nem precisaram provar mais nada, mas se entregam de uma forma magistral ao texto – Andrea Beltrão (Zefa Leonel), Alexandre Nero (Tico Leonel) , Deborah Bloch (Deodora) e Eduardo Moscovis (Ariosto). Eles provam que o talento somado à experiencia sempre será bem vinda   na teledramaturgia, fazendo com que a história flua com coerência e contexto.         Os protagonistas oficiais de No Rancho Fundo , os quase estreantes   Quinota e Artur, vividos pela Larissa Bottino e Túlio Starling, não estã

Uma Saudade - Elias Gleiser (1934 / 2015)

O Sr. Manel de “ Direito de Amar ”   e o   Frei José   de “ Sinha Moça ” ambas em reprise no Viva         Que saudades do nosso eterno   Bonachão! Elias Gleiser nos deixou há quase 10 anos, e cada nova trama   com a participação   dele que volta em reprise não tem como não se emocionar com   sua interpretação e quase incorporação do personagem.         Atualmente ele pode ser visto em 2 reprises   do Canal Viva - O Sr. Manel em Direito de Amar (1986)   e o   Frei José   de Sinhá Moça (2006).             O Ator tem um currículo recheado por mais de 50 personagens  em novelas minisséries e especiais, e os tipos bonachões sempre foram a característica principal de muito deles, assim com os    avôs de sangue ou postiços em várias novelas.               Tenho ótimas    lembranças do ator  em personagens que marcaram minha infância como  o Pedrão de Livre para Voar (1984),   o Donato Orsini de  Fera Radical  (1988) ambas     do  Walther Negrão ; O Jairo de  Tieta   (1989) do  Agu