Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Letícia Sabatella

        

         Letícia Sabatella é uma das grandes atrizes da sua geração, mais além do talento ímpar,   ela se destaca pela sua grande e intensa atuação política em defesa dos direitos humanos.
        Seu nome foi um dos mais fortes entre os artistas brasileiros  que se declararam publicamente contra o impeachment da Presidenta Dilma.
        A Atriz foi catapultada a grande estrela nacional logo em seu primeiro papel em 1991, a Tais de O Dono do Mundo, na novela do autor Gilberto Braga. A personagem teve uma repercussão tão grande que chegou a ofuscar a protagonista vivida pela Malu Mader.
        A Beleza da  Letícia Sabatella chamou atenção, mas bastou poucos meses de novela para ela mostrar muito mais do que uma beleza plástica. A atriz mostrava a cada nova cena e novo trabalho  que estava se formando uma das grandes profissionais de tv, cinema e teatro naquele momento.
        Sua consciência social começou a aparecer juntamente com os holofotes que se formavam ao seu redor, e ela foi uma das poucas que soube usar essa  fama  em prol de uma objetivo maior do que o simples fato de ser estrela e famosa.

        Na vida pessoal, Letícia Sabatella passou por uma experiência muito difícil. Sua primeira e única filha, fruto do seu casamento de 13 anos com o também ator Ângelo Antônio, nasceu prematura e  ela teve que praticamente morar por 3 meses no hospital. A Atriz conta em entrevistas que isso a fez amadurecer muito cedo.
        Em 2006, Letícia Sabatella lançou o documentário “Hotxuá”. Sua experiência com os índios dessa tribo a levaram a se transformar em cineasta. Foram os próprios índios que pediram a atriz que fizesse esse registro sobre seus costumes.  
        Mesmo com quase 25 anos de carreira, foi apenas em 2013 na trama de Sangue Bom,  da autora Maria Adelaide Amaral, que a atriz mostrou seus dotes de cantora.
        Em homenagem a sua volta à  Tv nesta semana na pele da Antônia Xavier, a esposa de Tiradentes  (Thiago Lacerda) na minissérie Liberdade, Liberdade, do autor Mário Teixeira, o e10blog vai relembrar 10 personagens da atriz em novelas e minisséries que  lhe ajudaram  a se  transformar em uma das  grandes profissionais do  país.   

Tais de O Dono do Mundo (1991)
com ÂNGELO ANTONIO 
        A Tais foi a primeira personagem da atriz em novelas. Na trama de O Dono do Mundo, do autor Gilberto Braga,  ela era uma garota que na tentativa de subir de vida se prostituia com homens muitos ricos. A personagem imediatamente foi acolhida pelo mesmo público que rejeitou a mocinha Márcia, a protagonista vivida pela Malu Mader. O Próprio autor deu entrevistas dizendo que não entendeu o público perdoar e torcer pela Tais, uma prostituta, e não perdoar Márcia que havia traído o noivo em plena lua de mel. O Destaque da Letícia foi mais que merecido e ela foi a grande revelação da trama. Sua química com Ângelo Antônio , ator que vivia o Beija – Flor, seu par na trama, saltou a ficção e os dois se casaram poucos anos depois.

Salete de Agosto (1993)

        Em 1993, pouco tempo depois de dar a luz sua  filha, Letícia voltou a Tv na minissérie Agosto, dos autores Jorge Furtado e Giba Assis Brasil, que contava a história do último mês de vida do Presidente Getúlio Vargas.  Sua personagem , a doce e triste Salete,  não tinha muita relação com o suicídio do presidente, ela foi uma personagem poética  e dosada no humor para dar uma aliviada nas cenas mais fortes da trama.  

Lara, Diana e Márcia de Irmãos Coragem (1995)
com MARCOS PALMEIRA 
        Em 1995, Letícia Sabatella ganhou sua primeira protagonista. No remake de Irmãos Coragem, do autor Marcílio Moraes, ela deu via a personagem Lara, que sofria de síndrome de tripla personalidade e assumia também as personagens Diana e Márcia.  Lara era a versão tímida e original, quando se transformava em Diana,     era uma mulher desinibida e sensual, já Márcia era o meio termo entre elas. A personagem defendida na primeira versão por Glória Menezes , também rendeu bons frutos a Letícia que foi muito elogiada ao viver em um mesmo papel  três personagens. O remake não teve o esperado sucesso, mas a interpretação da Letícia marcou a produção.

Ana Cardoso de A Muralha (2000)

        Um dos papéis mais difíceis de compor e que talvez por isso tenha tido um grande destaque foi a Dona Ana, da minissérie A Muralha, da autora Maria Adelaide Amaral. De Cabelos curtos, Letícia se libertou de toda a vaidade para dar vida á  cristã-nova, que no século XVII foi obrigada a casar-se com um homem muito carrasco para livrar seu pai da fogueira da inquisição. A Atriz brilhou em cenas de tortura, amor e sofrimento ao lado de Tarcísio Meira  e Alexandre Borges .

Latiffa de O Clone (2001)

        Em 2001, Letícia pode nos mostrar toda sua veia para humor na pele da personagem marroquina Latiffa, da novela O Clone, trama da autora Glória Perez. A personagem contrastava com as regras da sua sociedade, não permitindo que  seu marido “pegasse” outra esposa, e em troca ela seria a melhor esposa do mundo. Ao lado de Antônio Calonni a atriz deu um show e mostrou que já tinha a veia para o humor pronta.

Maria Luisa de Um Só Coração (2004)

        Em 2004, Letícia Sabatella deu vida a doce Maria Luisa na trama da minissérie Um Só Coração, da autora Maria Adelaide Amaral.  Já separada do seu então marido Ângelo Antônio, seus personagens se apaixonavam na minissérie. A Atriz em entrevistas na época contou que  ao fazer aquela personagem, pode sentir na pele a diferença entre a realidade e a ficção, e percebeu pela primeira vez a grande atriz que era. Imagina  se ela ainda precisava provar alguma coisa!

Marisa de JK (2006)
com o saudoso JOSÉ WILKER 
        Em 2006, a atriz voltou a fazer uma minissérie da Maria Adelaide Amaral, e em JK representou na pele da Marisa, uma junção das várias namoradas do presidente Juscelino Kubitschek, vivido pelo saudoso José Wilker.

Irmã Lavínia de Páginas da Vida  (2006)

        Em Páginas da Vida, novela do autor Manoel Carlos, Letícia deu vida a personagem Irmã Lavínia, e sua história acabou chamando muito atenção e tendo destaque na trama. Lavínia  era uma freira  que  fazia às vezes de enfermeira em um hospital, e acabava se apaixonava por um paciente soropositivo.

Yvone de Caminho das Indias (2009)

        Em 2009, Letícia Sabatella viveu sua personagem mais difícil. A Vilã Yvone de Caminho das Índias, novela da autora Glória Perez, foi a primeira  na carreira da atriz. Mas a personagem não era apenas uma simples vilã, era psicopata mediana, e que acaba sendo aceita na sociedade, passando despercebida e assim se tonando ainda mais perigosa. A Composição da personagem foi precisa, e Letícia abocanhou vários prêmios de melhor atriz pela interpretação da vilã.

Verônica de Sangue Bom (2013)

        Na trama de Sangue Bom, da autora Maria Adelaide Amaral, Letícia Sabatella deu vida à cerimonialista Verônica, uma mulher elegante e que pensava ser feliz no casamento. No decorrer da novela ela descobre a traição do marido que tanto amara e acaba dando um novo rumo a sua vida. Depois da separação,  ela assume o pseudônimo de Palmira Valente, uma cantora da noite, e os telespectadores brindados com o talento também cantando dessa cantora/atriz.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com , wiikipédia.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

“Gina” – Primeira novela com Christiane Torloni como protagonista, entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

          Gina , a trama  escrita por  Rubens Edwal Filho,  baseado no romance homônimo de  Maria José Dupré  (Mesma autora de  Éramos Seis ), e que trouxe  Crhistiane Torloni  com sua primeira protagonista oficial, entra nesta segunda   (15.04) na plataforma da Globoplay pelo Projeto Fragmentos com oito capítulos salvos nos arquivos da Globo .           A novela     foi uma das mais frágeis apresentadas no horário das seis. O romance não tinha base para uma história diária. Assim,    Rubens    teve que rebolar para sustentar os 90 capítulos da trama.    Porém, segundo a imprensa da    época o que mais prejudicara a boa recepção da novela    foi o envelhecimento dos jovens atores que contracenavam com profissionais da mesma idade – Imaginem a situação –  Louise Cardoso  era filha de  Crhistiane Torloni  – a atriz na vida real    é 2 anos mais velha que a Torloni; e também    Tetê Pritzl , filha dos personagens do  Diogo Vilela  e  Fátima Freire .           O Recurso foi preciso

“Elas por Elas” termina mostrando novos entrechos, porém foi mais um remake que não fez jus ao original

        Depois de meses de uma baixa audiência, reviravoltas, novas histórias e entrechos que não despertaram interesse praticamente até a metade da trama, o remake de Elas por Elas , da dupla Thereza Falcão e Alessandra Marson , chegou ao fim nesta   sexta (12.04).         Sem muito   alarde ou grandes revelações , o remake que contou histórias que a original do CassianoGabus Mendes deixou passar, apresentou um último capítulo simples com o de praxe- casamentos, finais felizes dos casais, nascimento dos bebês e castigo para os vilões.          Aliás sobre vilões , preciso falar da Isabel Teixeira , que na pele da Helena, foi sem dúvidas o grande destaque   entre as 7 amigas – Era uma vilã muito over claro, mas teve um final muito bonito   - O Desiquilíbrio mental, mostrando que ela   foi mais vítima do que causadora dentro da novela,   foi um dos bons entrechos. Ela não tinha como faltar   naquela cena final do reencontro das amigas, novamente, anos depois.         No elenco v

Meus Personagens Favoritos do Rodrigo Simas

O José Venâncio de “ Renascer ”         Ele vem roubando elogios como um dos filhos do   Sr. José Inocêncio ( Marcos Palmeira ) no remake de Renascer , do Bruno Luperi , e na pele do Josê   Venâncio, vem mostrando a maturidade do seu trabalho em cenas complexas, chegando   a um novo patamar em sua carreira.         Rodrigo Simas, é filho do famoso capoeirista e ator Beto Simas, que fez muito sucesso nas novelas nos anos 90, quem lembra dele na abertura de Quatro por Quatro (1994)?         Rodrigo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas   viveu durante nove anos aos na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, quando sua família se mudou.         Em 2007, de volta ao Brasil, entrou para o mundo do teatro aos 15 anos,   na peça Greasse . No teatro já participou de peças como Mamma   Mia e Os Melhores Anos de Nossas Vidas ,   e em 2009 interpretou o Beto Bala, na peça Capitães de Areia , adaptação da obra homônima de Jorge Amado .         Na tv a estreia foi no mesmo ano de 2

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

“No Rancho Fundo” – Sua nova novela da seis

        Escrita por  Mário Teixeira , com colaboração de  Marcos Lazarini ,  Angélica Lopes , Dino Cantelli e Renata Sofia, estreia nesta segunda   (15.04) No Rancho Fundo , a nova novela das seis, a 100ª. apresentada no horário.   Tem direção de Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti ,   com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman . A novela é livremente inspirada na peça  A Capital Federal , de autoria de  Artur Azevedo . Apesar de ser apontada como uma continuação direta de  Mar do Sertão , a novela é oficialmente apresentada como uma espécie de  epílogo  da trama citada, já que o texto principal se passa pouco tempo após a morte do personagem Tertulinho ( Renato Góes ) , além da ausência dos demais protagonistas da trama anterior. Contudo, diversos personagens serão reaproveitados por Teixeira. A   novela tem com astros   Larissa Bocchino, Túlio Starling,  Andréa Beltrão ,  Alexandre Nero ,  José Loreto ,   Luisa Arra