Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Letícia Sabatella

        

         Letícia Sabatella é uma das grandes atrizes da sua geração, mais além do talento ímpar,   ela se destaca pela sua grande e intensa atuação política em defesa dos direitos humanos.
        Seu nome foi um dos mais fortes entre os artistas brasileiros  que se declararam publicamente contra o impeachment da Presidenta Dilma.
        A Atriz foi catapultada a grande estrela nacional logo em seu primeiro papel em 1991, a Tais de O Dono do Mundo, na novela do autor Gilberto Braga. A personagem teve uma repercussão tão grande que chegou a ofuscar a protagonista vivida pela Malu Mader.
        A Beleza da  Letícia Sabatella chamou atenção, mas bastou poucos meses de novela para ela mostrar muito mais do que uma beleza plástica. A atriz mostrava a cada nova cena e novo trabalho  que estava se formando uma das grandes profissionais de tv, cinema e teatro naquele momento.
        Sua consciência social começou a aparecer juntamente com os holofotes que se formavam ao seu redor, e ela foi uma das poucas que soube usar essa  fama  em prol de uma objetivo maior do que o simples fato de ser estrela e famosa.

        Na vida pessoal, Letícia Sabatella passou por uma experiência muito difícil. Sua primeira e única filha, fruto do seu casamento de 13 anos com o também ator Ângelo Antônio, nasceu prematura e  ela teve que praticamente morar por 3 meses no hospital. A Atriz conta em entrevistas que isso a fez amadurecer muito cedo.
        Em 2006, Letícia Sabatella lançou o documentário “Hotxuá”. Sua experiência com os índios dessa tribo a levaram a se transformar em cineasta. Foram os próprios índios que pediram a atriz que fizesse esse registro sobre seus costumes.  
        Mesmo com quase 25 anos de carreira, foi apenas em 2013 na trama de Sangue Bom,  da autora Maria Adelaide Amaral, que a atriz mostrou seus dotes de cantora.
        Em homenagem a sua volta à  Tv nesta semana na pele da Antônia Xavier, a esposa de Tiradentes  (Thiago Lacerda) na minissérie Liberdade, Liberdade, do autor Mário Teixeira, o e10blog vai relembrar 10 personagens da atriz em novelas e minisséries que  lhe ajudaram  a se  transformar em uma das  grandes profissionais do  país.   

Tais de O Dono do Mundo (1991)
com ÂNGELO ANTONIO 
        A Tais foi a primeira personagem da atriz em novelas. Na trama de O Dono do Mundo, do autor Gilberto Braga,  ela era uma garota que na tentativa de subir de vida se prostituia com homens muitos ricos. A personagem imediatamente foi acolhida pelo mesmo público que rejeitou a mocinha Márcia, a protagonista vivida pela Malu Mader. O Próprio autor deu entrevistas dizendo que não entendeu o público perdoar e torcer pela Tais, uma prostituta, e não perdoar Márcia que havia traído o noivo em plena lua de mel. O Destaque da Letícia foi mais que merecido e ela foi a grande revelação da trama. Sua química com Ângelo Antônio , ator que vivia o Beija – Flor, seu par na trama, saltou a ficção e os dois se casaram poucos anos depois.

Salete de Agosto (1993)

        Em 1993, pouco tempo depois de dar a luz sua  filha, Letícia voltou a Tv na minissérie Agosto, dos autores Jorge Furtado e Giba Assis Brasil, que contava a história do último mês de vida do Presidente Getúlio Vargas.  Sua personagem , a doce e triste Salete,  não tinha muita relação com o suicídio do presidente, ela foi uma personagem poética  e dosada no humor para dar uma aliviada nas cenas mais fortes da trama.  

Lara, Diana e Márcia de Irmãos Coragem (1995)
com MARCOS PALMEIRA 
        Em 1995, Letícia Sabatella ganhou sua primeira protagonista. No remake de Irmãos Coragem, do autor Marcílio Moraes, ela deu via a personagem Lara, que sofria de síndrome de tripla personalidade e assumia também as personagens Diana e Márcia.  Lara era a versão tímida e original, quando se transformava em Diana,     era uma mulher desinibida e sensual, já Márcia era o meio termo entre elas. A personagem defendida na primeira versão por Glória Menezes , também rendeu bons frutos a Letícia que foi muito elogiada ao viver em um mesmo papel  três personagens. O remake não teve o esperado sucesso, mas a interpretação da Letícia marcou a produção.

Ana Cardoso de A Muralha (2000)

        Um dos papéis mais difíceis de compor e que talvez por isso tenha tido um grande destaque foi a Dona Ana, da minissérie A Muralha, da autora Maria Adelaide Amaral. De Cabelos curtos, Letícia se libertou de toda a vaidade para dar vida á  cristã-nova, que no século XVII foi obrigada a casar-se com um homem muito carrasco para livrar seu pai da fogueira da inquisição. A Atriz brilhou em cenas de tortura, amor e sofrimento ao lado de Tarcísio Meira  e Alexandre Borges .

Latiffa de O Clone (2001)

        Em 2001, Letícia pode nos mostrar toda sua veia para humor na pele da personagem marroquina Latiffa, da novela O Clone, trama da autora Glória Perez. A personagem contrastava com as regras da sua sociedade, não permitindo que  seu marido “pegasse” outra esposa, e em troca ela seria a melhor esposa do mundo. Ao lado de Antônio Calonni a atriz deu um show e mostrou que já tinha a veia para o humor pronta.

Maria Luisa de Um Só Coração (2004)

        Em 2004, Letícia Sabatella deu vida a doce Maria Luisa na trama da minissérie Um Só Coração, da autora Maria Adelaide Amaral.  Já separada do seu então marido Ângelo Antônio, seus personagens se apaixonavam na minissérie. A Atriz em entrevistas na época contou que  ao fazer aquela personagem, pode sentir na pele a diferença entre a realidade e a ficção, e percebeu pela primeira vez a grande atriz que era. Imagina  se ela ainda precisava provar alguma coisa!

Marisa de JK (2006)
com o saudoso JOSÉ WILKER 
        Em 2006, a atriz voltou a fazer uma minissérie da Maria Adelaide Amaral, e em JK representou na pele da Marisa, uma junção das várias namoradas do presidente Juscelino Kubitschek, vivido pelo saudoso José Wilker.

Irmã Lavínia de Páginas da Vida  (2006)

        Em Páginas da Vida, novela do autor Manoel Carlos, Letícia deu vida a personagem Irmã Lavínia, e sua história acabou chamando muito atenção e tendo destaque na trama. Lavínia  era uma freira  que  fazia às vezes de enfermeira em um hospital, e acabava se apaixonava por um paciente soropositivo.

Yvone de Caminho das Indias (2009)

        Em 2009, Letícia Sabatella viveu sua personagem mais difícil. A Vilã Yvone de Caminho das Índias, novela da autora Glória Perez, foi a primeira  na carreira da atriz. Mas a personagem não era apenas uma simples vilã, era psicopata mediana, e que acaba sendo aceita na sociedade, passando despercebida e assim se tonando ainda mais perigosa. A Composição da personagem foi precisa, e Letícia abocanhou vários prêmios de melhor atriz pela interpretação da vilã.

Verônica de Sangue Bom (2013)

        Na trama de Sangue Bom, da autora Maria Adelaide Amaral, Letícia Sabatella deu vida à cerimonialista Verônica, uma mulher elegante e que pensava ser feliz no casamento. No decorrer da novela ela descobre a traição do marido que tanto amara e acaba dando um novo rumo a sua vida. Depois da separação,  ela assume o pseudônimo de Palmira Valente, uma cantora da noite, e os telespectadores brindados com o talento também cantando dessa cantora/atriz.


Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com , wiikipédia.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...