Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Nino, O Italianinho (1969)



      Nino, O Italianinho  foi o sucesso da Tupi que seguiu a trilha de sucessos apresentados pela emissora. A novela veio depois de Antônio Maria (1968) focando desta vez na imigração italiana.
       Geraldo Vietri teve um duro trabalho para por a novela no ar. Autor e diretor de ambas as novelas,  os 30 capítulos inicias de Nino, O Italianinho começaram a ser gravados juntamente com os finais de Antônio Maria, fazendo Vietri se virar em dois, mesmo com a ajuda do Walther Negrão.


      Anos depois, Geraldo Vietri , contou em entrevistas que usou muito das lembranças da sua infância para criar e caracterizar alguns personagens.   Nino tinha muito do seu pai, e a Dona Santa, a personagem vivida pela Myrian Muniz,  uma das mais fortes da novela,  foi inspirada em sua avó.



Numa vila do bairro do Bixiga em São Paulo, tradicional reduto de imigrantes italianos, mora Nino (Juca de Oliveira), o amigo de todos. O rapaz tinha quinze anos quando chegou ao Brasil em companhia de um tio, Ângelo (Uccio Gaeta). Com muito trabalho Nino tornou-se dono de um açougue. Alegre, rude e de bom coração, o rapaz não consegue conquistar o coração da ambiciosa Natália (Bibi Vogel), sua vizinha também pobre que está tentando se aproximar de Renato (Wilson Fragoso), seu milionário patrão – dono de uma joalheria e filho de Dona Virgínia (Dina Lisboa), proprietária das casas da vila, completamente contra o envolvimento de Renato com Natália.
Enquanto Nino sofre por Natália, Bianca (Aracy Balabanian) sofre de amores por Nino. Ela é uma jovem meiga, tímida, não muito bonita e que, ainda por cima, tem um defeito na perna. Apaixonada pelo açougueiro, Bianca vive seu ciúme em silêncio, até que Nino vê despertar em si o verdadeiro amor em relação a ela.
A Trama simples que nos remetia ao cotidiano de pequenos bairros e vilas conquistou o Brasil e  com quase um ano no ar nunca fez o público, que se via em cada história,  perder o interesse pela novela. 

Nino, O Italianinho criou um estilo próprio na tv. O texto do Geraldo Vietri e Walther Negrão  despertou interesse fora do Brasil e foi vendido para vários países.
Juca de Oliveira na pele do protagonista foi catapultado ao sucesso e ganhou status de grande astro e galã número 1 da emissora.
Nino, O Italianinho marcou a estreia em novelas  da atriz Bibi Vogel, famosa modelo internacional e considerada um dos rostos mais bonitos da década de 60 e 70.


Outros atores tiveram momentos memoráveis na trama com personagens inesquecíveis como : Dina Lisboa, que mostrava pela primeira vez em novelas uma caracterização de grã-fina; e Aracy Balabanian deu um show vivendo a antiestrela Bianca, com uma caracterização impecável da personagem que não tinha muitos atributos de beleza e ainda puxava de uma perna com defeitos.
A novela apresentou personagens com tipos especiais para seus intérpretes, como a fofoqueira Dona Nena (Dirce Migliaccio), a solteirona Leonor (Lúcia Mello), o turco Max (Marcos Plonka) , a mulher desagradável Júlia (Marisa Sanches), o marido paciente Vicente (Graça Mello).
Néa Simões em uma participação na trama, reviveu a mesma personagem de Antônio Maria. Na história Catarina  reaparece em Nino, O Italianinho   à procura de  Dona Nena (Dirce Migliaccio), moradora da vila de Nino.
Os moradores da Vila onde Nino morava eram tão reais que o público se identificava com muitos deles. A certa altura da trama os moradores da vila pobre eram despejados de suas casas. Na vida real, a condição dos personagens tocou o telespectador de tal forma que um prefeito de uma cidade do interior do país ofereceu infra-estrutura, terrenos e casas para  que os personagens pudesses ser acolhidos. Inacreditável!
Nino, O Italianinho passou a ser reapresentada imediatamente ao seu término. A Tupi tinha receio  que o público se afastasse do canal se sentindo órfãos do italianinho ante ao término da novela.

Adicionar legenda

A novela é um típico exemplo de que inventar muito, ou enfeitar muito uma trama nem sempre é sinal de sucesso ou audiência. Nino, O Italianinho  foi uma novela simples mais ao mesmo tempo neo-realista com esses tipos criados para marcar e uma heroína e protagonista antiestrela, algo muito difícil e arriscado de ser apresentado na época.

Ficha Técnica:
Novela dos Autores Geraldo Vietri e Walther Negrão
Direção Geral : Geraldo Vietri
Elenco:
JUCA DE OLIVEIRA – Nino
ARACY BALABANIAN – Bianca
BIBI VOGEL – Nathália
WILSON FRAGOSO – Renato
MYRIAN MUNIZ – Dona Santa
DINA LISBOA – Dona Virgínia
ELIZABETH HARTMANN – Cláudia
ELIAS GLEIZER – Donato
ETTY FRASER – Adelaide
DIRCE MIGLIACCIO – Dona Nena
LÚCIA MELLO – Leonor
MARCOS PLONKA – Max Blinder
GRAÇA MELLO – Vicente
MARISA SANCHES – Júlia
GUY LOUP – Norma
DENIS CARVALHO – Julinho
PAULO FIGUEIREDO – Vítor
TONY RAMOS – Rubinho
GIAN CARLO – Franco
ANNAMARIA DIAS – Elza
UCCIO GAETA – Ângelo
OLÍVIA CAMARGO – Aurora
FELIPE LEVY – Felipe
MARINA FREIRE – Luísa
XISTO GUZZI – Pedro
LORIVAL PARIZ – Dr. Eugênio
JOSÉ BUCK – Gerson
GIANETE FRANCO – Neuzinha
FLAMÍNEO FÁVERO – Chiquinho
BETH CARUSO – Silvia
ÁUREA CAMPOS – Antônia
LUCIANO GREGORY – Botelho
TEREZA SANTOS – Beatriz
HÉRCIO MACHADO – Carlito
GENÉSIO ALMEIDA JR. – Eduardinho
CHICO MARTINS
ADOLFINA P. SILVA
OSWALDO CAMPOZANA
RENATO JORGE
LEIRY MARIA FRANCO
LINO BRAGA
ANTÔNIO LEITE
JUDITH DA SILVA BRITO
GUALBERTO CURADO
FÁBIO TOMASINI
e
ANA ROSA – Valéria
NÉA SIMÕES – Catarina

Exibição: 01 de Maio de 1969 à 05 de Julho de 1970
Capítulos : 318
Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : Wikipédia.com , teledramaturgia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...