Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Vira-Lata (1996)


        Vira-Lata , o trabalho do Carlos Lombardi seguinte ao grande sucesso Quatro por Quatro (1994) está completando 20 anos. A trama foi muito aguardada por ser a primeira do autor  em parceria com Jorge Fernando,  e o telespectador acreditada que o texto sarcástico com a direção perita para fazer comédia do Jorge Fernando seria nitroglicerina pura para o sucesso da trama.
        Infelizmente Vira-Lata ficou muito abaixo do esperado devido à problemas no texto, no roteiro , escalação do elenco e vários outros problemas que culminaram em exageros e falta de empatia do público com a trama.
        O Autor teve que se desdobrar para  salvar a novela do fracasso total quando o público não se identificou com a protagonista vivida pela Andréa Beltrão . Seu triangulo amoroso com os personagens do Humberto Martins e Murilo Benício não decolou, e o Lombardi  teve a grande ideia de catapultar uma história secundária  para o foco principal da trama.

        Fidel e Renata, personagens do Marcelo Novaes e Carolina Dieckmann , viram seus personagens crescer e a Renata passou a ser a principal protagonista mulher , o que agradou muito ao telespectador que logo se identificou com a personagem. Fidel é ultrarromântico e depois de passar 5 anos presos pela tentativa de assassinato de um homem que tentara matar seu irmão Lenin (Humberto Martins) , volta para a sociedade com o intuito de recomeçar. Mesmo sem amar a mulher Pietra (Vanessa Lóes) , mãe de seu filho, que ficara paraplégica na fuga de Fidel, ele fica ao seu lado até conhecer Renata. O Amor entre os dois explode e fica impossível não vivê-lo. O Casal tomou o público com tanto romantismo que torceu pelo seu grande final feliz.

        O Clima anárquico e os descamisados sempre presentes nas tramas de Lombardi, foi muito acentuado em Vira-Lata, e o público tradicional do horário das sete não gostou de ver a continua troca de casais. Uma das cenas mais fortes da novela neste campo foi a que o promotor Bráulio Viana, personagem do Murilo Benício, é flagrado pelas  próprias filhas com a empregada. O público torceu o nariz para tanta ousadia e falta de respeito com a família brasileira.

        Problemas com o elenco também ajudaram para o mau desempenho da novela. A Protagonista Andréa Beltrão teve que se afastar por 20 dias devido a problemas de saúde. A Atriz estava grávida de dois meses. Isso acentuou ainda mais a falta de empatia da personagem com o telespectador. Glória Menezes que vivia Stela, uma personagem importante para trama, pediu desligamento da novela. A Solução foi criar uma personagem que a substituísse, assim foi escalada Susana Vieira, para viver Laura, irmã de Stela.

         Um dos maiores desafios da trama e o que mais agradavam a criançada eram os cachorros que participavam da novela. Inclusive a trama foi batizada pensando neles, em destaque para o Zé, o protagonista animal da trama. Foram utilizados 18 cães nas gravações, sendo que 3 se revezaram na pele do personagem canino Zé.

        Em resumo,  Vira-Lata ficou marcada mais por suas polêmicas e problemas do que pela trama propriamente dita. Foi tão mal escalada chegando ao ápice da Andréa Beltrão ser suplantada pela Carolina Dieckmann, que na época ainda vinha apenas de uma personagem de destaque na Malhação. Era um melodrama com ritmo de comédia, que perdeu o ritmo logo em seu início.

        Acho que a falta de sintonia entre autoria e diretor foi sem dúvidas o grande problema de Vira – Lata. Quatro anos depois do trauma, Lombardi voltou ao horário das sete com Uga-Uga, marcada por um sucesso arrebatador,  desta vez dirigido por Wolf Maia. A parceira com o Wolf continuou na minissérie O Quinto dos Infernos (2002) e na novela Kubanacan (2003). Porém em 2006, o autor deixa o Wolf Maia e apresenta Pé na Jaca em parceria com o diretor Ricardo Waddington. A troca de diretores também não foi benéfica em Pé na Jaca, mas isso é assunto para outro post.
Ficha Técnica:
Novela do autor Carlos Lombardi
Direção Geral : Jorge Fernando
Elenco:
HUMBERTO MARTINS – Lenin
ANDRÉA BELTRÃO – Helena
MURILO BENÍCIO – Bráulio Vianna / Dráuzio
MARCELLO NOVAES – Fidel
CAROLINA DIECKMANN – Renata
VANESSA LÓES – Pietra
MÁRIO GOMES – Ângelo Visconti
GLÓRIA MENEZES – Stella
SUSANA VIEIRA – Laura
BETTY LAGO – Valquíria
JORGE DÓRIA – Moreyra (Aderbal Pinto Moreyra)
DEBORAH SECCO – Tatú (Bárbara)
LUCIANO VIANNA – Mussolini
ARY FONTOURA – Aurélio
IVONE HOFFMANN – Aliança
CLÁUDIO MARZO – Lupércio Wanderpetrokovtz
NAIR BELLO – Tônia (Antonieta)
RÔMULO ARANTES – Ítalo
MARIA ZILDA BETHLEM – Cassandra
CINIRA CAMARGO – Antígone
ROBERTO BATTAGLIN – Aquiles
TUCA ANDRADA – Toco
LUANA PIOVANI – Wânia
KADU MOLITERNO – Romeu
PATRÍCIA TRAVASSOS – Penélope
FELIPE MARTINS – Esmeraldo Gigante
MÁRIO CARDOSO – Brochado
REJANE GOULART – Maria Clara
GEORGIANA GÓES – Celina
MATHEUS CARRIERI – Frederico
INÊS GALVÃO – Marylin
DUDA RIBEIRO – Obséquio
JOÃO REBELLO – Nilo (Danilo)
CATARINA ABDALA – Rosa
TALITA DE CASTRO – Branca
THALMA DE FREITAS – Dolores
DALMO CORDEIRO – Cosme
MARCELO BARROS – Damião
JARBAS TOLEDO – Batman
ANTÔNIO ENTRIEL – Robin
as crianças
EDUARDO CALDAS – Toquinho
KANANDA RAIA – Juliana
ALESSANDRA AGUIAR – Geovana
e
ADRIANA DE BROUX – gerente da empresa que descumpre compromisso com o Solar Santa Maria
BRENO MORONI
CAMILLA FARIAS – menina que ajuda Ângelo a ver Valquíria
CHICO EXPEDITO – preso
CLEMENTE VISCAÍNO – delegado
CLEYDE BLOTA – Patrícia
ÉLCIO ROMAR – diretor do presídio
ERI JOHNSON – Ralph
FLÁVIA BONATO – Isabela
GÉRSON BRENNER – Amadeu
JORGE FERNANDO – Baba Ovo
LÚCIA HELENA CANÁRIO – Joana
LUÍS MATEUS – preso
LUIZ GUILHERME – Custódio
LYLA COLLARES – Márcia (mulher em quem Mussolini deu um golpe do baú quando morava no Rio)
MÁRIO LAGO – Lourenço
MATHEUS CARRIERI – os gêmeos Cacetada (jogador de futebol) e Cratera (bandido)
MONIQUE ALFRADIQUE – menina que ajuda Ângelo a ver Valquíria
PAULO REIS – Celso
RAQUEL NUNES – Duda
ROSANE GOFMAN – Odete
VIRGÍNIA NOWICK – Sílvia (ex-mulher de Lenin, no início)

Exibição : 01 de Abril à 28 de Setembro de 1996
Capítulos: 152

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : memóriaglobo.com, Wikipédia.com
                                                         


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...