Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Plumas e Paetês (1980)

 


        No post de hoje vamos voltar ao início dos anos 80 para relembrar a trilha nacional de Plumas e Paetês, um dos grandes sucessos do autor Cassiano Gabus Mendes.  A trama começou a ser exibida em 08 de Setembro de 1980, e pela primeira vez a Globo centrava uma trama  do horário das sete em   São Paulo como locação.

        A Novela foi gravada em vários pontos importantes da cidade de  São Paulo, mostrando para o Brasil o que estava na moda na grande metrópole através dos costumes e consumo daquela sociedade do início da década de 80. O Desfile apresentado no primeiro capítulo da novela foi gravado na famosa e sofisticada  casa de shows da época, o Gallery. O encerramento da trama também foi gravado  lá, com o elenco todo desfilando ao som de Ronaldo Rosedá, que cantava o tema de abertura e uma participação mais do que especial do saudoso  Clodovil Hernandez,  na época um ícone da alta costura nacional.

        A novela começa com um acidente automobilístico em direção à São Paulo que põe a única sobrevivente, Marcela (Elizabeth Savalla), em contato com a família do motorista, Osmar (Stepan Nercerssian), um amigo. Ela é confundida com Júlia (Cristina Achê), a noiva do rapaz, que também morrera. Grávida, fugindo do passado em Minas Gerais, e para não ficar desamparada numa cidade onde não conhece ninguém, Marcela apresenta-se como noiva de Osmar. A moça passa a desfrutar, então, de todas as regalias da rica família, liderada pela matriarca Bruna (Neuza Amaral), que a recebe com desconfiança.

Edgar (Cláudio Marzo), o filho mais velho de Bruna, apaixona-se pela falsa cunhada, e antes que possam completar essa união, Marcela reencontra um antigo caso amoroso de Minas: Paulo (José Wilker) , o pai de sua filha bebê. Paulo a conheceu numa boate de strip-tease onde Marcela se apresentava como Roseli. Mas ela não sabia que o próprio Paulo mentira o nome para ela: ele é na realidade Renato, namorado da modelo Amanda (Maria Claudia), moça que havia se tornado sua amiga em São Paulo e com quem ela dividia um apartamento com outras duas modelos, Dorinha (Mila Moreira) e Veroca (Lúcia Alves).

        Do outro lado da história estava Rebeca (Eva Wilma), uma rica empresária viúva, dona de uma confecção, sempre assediada por seu assessor Márcio (Jonh Herbert), mas descobrindo o amor de Gino (Paulo Goulart), um segurança de sua empresa.

 

Plumas e Paetês tem  o mundo da moda como pano de fundo e quatro atrizes viviam as principais modelos da trama com traços fortes da personalidade de cada uma retratada em seus estilos ao desfilaram o que estava em moda na alta costura da época. Dorinha, a personagem da Mila Moreira, que é uma ex-modelo na vida real, tinha uma personalidade forte e seu figurino retratava isso através de peças engraçadas e originais. Sura Berditchevsky, vivia a complexada modelo que sofria por não ter altura e tipo físico adequados para modelar. A personagem usava tudo que estava na moda, embora muitas vezes não combinasse com seu tipo. Amanda, a protagonista vivida pela linda Maria Cláudia, fazia o estilo exuberante;  e Veroca, a inesquecível vivida pela Lúcia Alves, fazia o estilo mais sensual e arrojado. O Rabo de cavalo amarrado de lado, usado por Veroca virou moda e enfeitou a cabeça de muitas mulheres  do início da  década 80.

        Cassiano Gabus Mendes  voltou a escrever tendo  como pano de fundo o mundo  moda na trama de Ti Ti Ti em 1985. As duas tramas Plumas e Paetês Ti Ti Ti  formaram a espinha dorsal do remake de Ti Ti Ti , escrita com maestria pela Maria Adelaide Amaral para o horário das sete em 2010. A história da Marcela e Rebeca foi a parte de Plumas e Paetês usadas no remake. Ísis Valverde e Christiane Torloni viveram as personagens  que foram vividas na novela original por ElizabethSavalla e Eva Wilma.

        A trilha Nacional da trama , que vamos dissecar agora , é considerada uma das melhores  da década de 80 com nomes que surgiram e marcaram seus nomes a partir de então, como as bandas  14 Bis, Boca Livre, Black Rio e  A Cor do Som; os  cantores Gilliard, Cláudio Nucci e Ronaldo Rosedá; além claro,  de nomes que já eram ícones da MPB e que enriquecem qualquer trilha  -  MarinaLima, Caetano Veloso e Zizi Possi.

“Nosso Estranho Amor”

Intérpretes e Compositores: Marina Lima e Caetano Veloso



        A trilha abre com  esse duo da Marina Lima com o Caetano Veloso em “Nosso Estranho Amor” , tema dos protagonistas Amanda e Renato, vividos pela Maria Cláudia e o saudoso José Wilker.

 

Novo Amanhã”

Intérprete: 14 Bis

Compositores: Flávio Venturini, Vermelho e Tavinho Moura



        A Banda 14 Bis , sempre marcante em trilhas nas décadas de 80 e 90, entrou em Plumas e Paetês com “Novo Amanhã”, o tema dos personagens Jorge Luis e Nadir, vividos pelo Paulo Guarnieri e Solange Theodoro.

 

“Quem Tem a Viola”

Intérprete: Boca Livre

Compositores: Zé Renato , Cláudio Nucci, Xico Chaves e Juca Filho



        “Quem Tem a Viola” foi um dos primeiros sucessos do  grupo  vocal carioca Boca Livre, que  nasceu em meados de 1978. Em Plumas e Paetês a música foi o tema do personagem Renato , vivido pelo saudoso José Wilker.

 

“Quero-Quero”

Intérprete e Compositor: Cláudio Nucci



        O Saudoso Paulo Goulart, viveu um dos seus principais personagens em  Plumas e Paetês, o bondoso Gino, e como tema ganhou essa faixa na voz do Cláudio Nucci.

 

De Onde Vem”

Intérprete: Black Rio

Compositores: Ronaldo Barcelos e Lincoln Olivetti



        No meio do movimento Black Rio, que completou 40 anos este mês,  nasceu uma das principais bandas, batizada com  o próprio nome de Black Rio, encabeçada  pelo saudoso Oberdan Magalhães, um multi-instrumentista. A Banda entrou na trilha com essa faixa  que foi o tema da tresloucada modelo Veroca, vivida pela Lúcia Alves.

 

“Semente do Amor”

Interprete: A Cor do Som

Compositores: Mú Carvalho e Moraes Moreira



        Lídia e Ângelo, o casal vivido pela Sura Bertitchesky  e Mário Gomes, ganharam como tema essa faixa, composição  do Mú Carvalho e Moraes Moreira, nas vozes do grupo A Cor do Som.

 

“A Mesma Porta”

Intérprete: Gilson

Compositores: Gilson e Joran



        O Cantor e compositor Gilson, que ganhou fama e sucesso depois da versão de “Casinha Branca”, que foi tema da novela Marron -Glacê (1979), gravou outros sucessos e entre eles “A Mesma Porta”, que entrou na trilha de Plumas e Paetês como tema da personagem Dorinha, vivida pela saudosa Mila Moreira.

 

“Prét-à-Porter”

Intérprete: Robson Jorge

Compositores: Lincoln Olivetti e Robson Jorge



        O Lado A do disco fecha com essa faixa instrumental   usada como tema geral e tema das vinhetas de intervalo.

 

“Meu Amigo, Meu Herói”

Intérprete: Zizi Possi

Compositores: Gilberto Gil



        Marcela, a protagonista vivida pela Elizabeth Savalla,  teve como tema  Meu Amigo, Meu Herói”, composição do Gilberto Gil, na voz da Zizi Possi.

 

Fracasso

Intérprete: Gilliard

Compositores: Fagner



        Fracasso  foi o tema da personagem Rebeca,  que marcou a estreia em novelas da atriz Eva Wilma,  egressa das novelas da Rede Tupi.

 

“Amora”

Intérprete e Compositores: Lúcia Turnbull



        Sandra,  a personagem vivida pela Elizangela, ganhou como tema essa faixa na voz da Lúcia Turnbull, considerada a primeira mulher a tocar guitarra no Brasil.

 

“Melô do Amor”

Intérprete: Luiz Maurício (Lulu Santos)

Compositor: Lulu Santos



        Zeca ,  o personagem do Heraldo Galvão,  ganhou como tema “Melô do Amor” na voz do Luiz Maurício, primeiro nome artístico utilizado pelo depois então hitmaket   Lulu Santos.

 

Te Dei Demais”

Intérprete: Felipe Neto



        Marcela e Edgar, os personagens da Elizabeth Savalla  e do saudoso Cláudio Marzo, tiveram  seu romance embalado pelo cantor Felipe Neto em “Te Dei Demais.

 

“Plumas e Paetês”

Intérprete: Ronaldo Rosedá

Compositores: Eduardo Dusek e Luiz Carlos Góes



        O tema de abertura da trama veio na última faixa do disco. A canção  Plumas e Paetês” foi composta especialmente para a novela por Eduardo Dusek e Luiz Carlos Góes, e Ronaldo Rosedá interpretando, emplacou outro sucesso em aberturas de novelas. O Cantor havia estourado no ano anterior com o tema de abertura de Marron-Glacê  (1978).

Veja Também:

Novelas Inesquecíveis - Plumas e Paetes (1980) 


Aberturas Inesqueciveis - Plumas e Paetês 


Caminho das Indias Internacional 


Trilha Sonora Eterna - Caminho das Indias (2009) 



Salomé (1991) 



Lua Cheia de Amor Nacional 



Pantanal (1990) 

Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...