Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Caminho das Índias (2009)

 


        Caminho das Índias , trama da Glória Perez apresentada no ano de 2009, substituirá Páginas da Vida  no Canal Viva a partir do próximo dia 18.07.    A Novela é considerada um dos últimos grandes sucessos da autora em suas viagens por novas culturas.    

         A trama ganhou o Emmy Internacional de 2009 como melhor novela do ano e é uma das tramas mais vendidas da emissora junto com Da Cor do Pecado (2004) e Avenida Brasil (2012). 

         A Novela consagrou Juliana Paes e Rodrigo Lombardi  que vivam pela primeira vez protagonistas de uma novela.

        Com um elenco estrelar, Caminho das Índias tem  cinco trilhas sonoras - Além da Nacional e Internacional, teve a  instrumental ,  Caminho das Índias Lapa recheada de sucessos de Samba  Caminho das Índias Indiano, com os temas indianos tocados na novela, essa a de maior sucesso entre as cinco.

        Para comemorar a volta da trama , o e10blog disseca neste post a primeira delas, a trilha Nacional  com a Juliana Paes espetacular na capa como a protagonista Maya, com 20 faixas com nomes como Nando Reis, Zeca Pagodinho, Marcelo D2, Pitty, Lenine, Paula Toller, Zélia Duncan, Emilio Santiago , Nana Caymmi, Elis Regina, Nara Leão , Gonzaguinha e os grupos Skank e Calcinha Preta entre outros, ou seja uma cd muito eclético.

 

        Vamos ao faixa a faixa:

 

“Beedi”

Intérpretes: Sukhwinder Singh e Sunichi Chauhan



        A trilha abre com o tema de abertura  Beedi”, do premiado cantor e compositor indiano Sukhwinder Singh, cantada em dueto com a indiana Sapna Awasthi. Dinâmica e colorida, a abertura  explorava os temas, símbolos e imagens indianas, trabalhando com profundidade, dimensões, mudanças de plano, imagens espelhadas e caleidoscópicas.


“Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás”

Intérprete: Nando Reis



        Nando Reis regravou o clássico do Raul Seixas -  “Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás”, que na trama foi o tema do Profeta Gentileza, uma homenagem da Glória Perez ao personagem que realmente existiu, interpretado em Caminho das Índias  pelo Paulo José.

 

“Para-Raio”

Intérprete: Skank



        O Skank entrou na trilha com “Para-Raio” , o tema do personagem Murilo, vivido pelo Caco Ciocler.

 

Uma Prova de Amor”

Intérprete: Zeca Pagodinho



        Stênio Garcia viveu na trama de Caminho das Índias, o Dr. Castanho, um médico psiquiatra renomadíssimo e  era usado dentro da novela como uma espécie de professor sobre os entrechos do núcleo  do Tarso, o personagem com esquizofrenia do Bruno Gagliasso.  Porém no decorrer da trama  se apaixona pela bela Suellen (Juliana Alves ) e não resiste, cedendo os encantos da bela morena até o casamento. O Casal  ganhou como tema essa clássico do Samba na voz do Zeca Pagodinho. Juliana Alves teve tanto destaque na trama que ganhou a capa da trilha complementar “Samba”.

 

Vamos Fugir (Give Me Your Love)”

Intérprete: Gilberto Gil



        Marjorie Estiano e Bruno Gagliasso fizeram na trama o inesquecível casal Tônia e Tarso, e ganharam como tema essa faixa  - Numa regravação mágica do Gilberto Gil.

 

“Ela Disse”

Intérprete: Marcelo D2 e Thalma de Freitas



        O Núcleo jovem da trama foi acompanhado por essa faixa do MarceloD2 num dueto com a atriz e cantora Thalma de Freitas.

 

“Memórias”

Intérprete: Pitty



        Com visual alternativo, Maria Maya na pele da Inês era rejeitada pela chiquérrima mãe Melissa Cadore, vivida pela Christiane Torloni. Como tema nada mais perfeito que o rock da Pitty em “Memórias”.

 

“Martelo Bigorna”

Intérprete: Lenine



        A Vilã psicopata  Yvone,  vivida pela Letícia Sabatella,  teve suas vilanias acompanhadas pelo Lenine em “Martelo Bigorna”.

 

“Nada por Mim”

Intérprete: Paula Toller



        Nossa eterna abelha Paula Toller,  em um dos seus voos solos, antes do término de vez do Kid Abelha,  regravou esse clássico composto por ela em parceria com o Herbert Viana. A canção foi o tema da personagem Camila, vivida pela Ísis Valverde.

 

Alma

Intérprete: Zélia Duncan



        Alma” , da Zélia Duncan, entrou na trilha como tema da Melissa, a personagem da Christiane Torloni. A música na voz da Zélia já havia sido tema de O Clone em 2001 e em 2014 embalou a abertura da novela Alto Astral.

 

“Sob Medida”

Intérprete: Isabela Taviani



        Isabela Taviani regravou “Sob Medida”, que em Caminho das Índias foi usada como tema romântico geral.

 

“Lembra de Mim”

Intérprete: Emílio Santiago



        A Clássica “Lembra de Mim” , do Ivan Lins, imortalizada na abertura da novela História de Amor (1995), voltou na trilha de Caminho das Índias, numa regravação do saudoso Emílio Santiago. A Canção foi o tema da Sílvia, a personagem vivida pela Déborah Bloch.

 

Amor, Meu Grande Amor”

Intérprete: Ângelo Ro Ro



        Chiara, a esfuziante personagem vivida pela Vera Fischer, foi embalada pela Ângela Ro Ro com “Amor, Meu Grande Amor”.

 

“Não se Esqueça de Mim”

Intérprete: Nana Caymmi e Erasmo Carlos



        O  dueto da Nana Caymmi e Erasmo Carlos em “Não se Esqueça de Mim”, foi  o tema do casal Maya (Juliana Paes)  e Bahuan (Márcio Garcia). É certo que o casal não colou, mas o tema foi um deleite para o nossos ouvidos.

 

“Feliz”

Intérprete: Gonzaguinha



        Raj (Rodrigo Lombardi) antes de casar com Maya tinha um relacionamento no Brasil com a  Duda, a personagem da Tânia Khalil,  e como tema eles ganharam  essa regravação  clássica  do Gonzaguinha.

 

O Vento Vai Responder (Blowin In The Wind)”

Intérprete: Zé Ramalho



        Dayse, a personagem da Betty Gofmann, depois de uma viagem a Índia ,  volta convertida  ao Hinduísmo o que causa alguns problemas de convivência com a amiga Berê, vivida pela Sílvia Buarque, com quem divide o apartamento.  Como tema a personagem ganhou “O Vento vai Responder” , na voz  do Zé Ramalho.  

 

Dois pra Lá, Dois Pra Cá”

Interprete: Elis Regina



        Os saudosos Elias Gleizer e Eva Todor, viveram um romance na terceira idade na pele dos personagens Cadore e Cidinha em Caminho das Indias, e ganharam como tema o clássico “Dois pra Lá, Dos Pra Cá”, da Elis Regina.

 

“Até Quem Sabe”

Intérprete: Nara Leão



        “Até Quem Sabe” ,  na voz da Nara Leão , foi o tema do Raul,  o personagem do Alexandre Borges.

 

“Sufoco da Vida”

Intérprete: Harmonia Enlouquece



        O Núcleo  dos  esquizofrênicos tem como tema “Sufoco da Vida”, da banda Harmonia Enlouquece,  grupo que tem uma estratégia discursiva de enfrentamento ao estigma da loucura.

 

“Você Não Vale Nada”

Intérprete: Calcinha Preta



        Norminha, a personagem da Dira Paes, é uma das mais marcantes da trama. Sempre com leitinho a mão estrategicamente para dopar o marido Abel (Anderson Muller), seduziu o público com suas puladas de cerca e estilo peculiar. O Tema da personagem não ficou atrás, também virou sucesso absoluto e é uma das músicas que marcou a trilha e o repertório da banda Calcinha Preta.

Veja Também:

Novelas Inesquecíveis - Caminho das Indias (2009) 


10 Motivos para não perder Caminho das Indias no Viva 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br   www.memoriaglobo.com.br

       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Angela Ro Ro

        Ela é simplesmente Angela Ro Ro – A trigésima voz   brasileira mais importante da música popular , segundo a revista Rolling Stone .   Cantora, compositora e pianista, ela é nossa homenageada do blog deste mês.         O Apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca da cantora, sua   marca registrada, o que também diferencia seu timbre de voz – um sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal “a” muitas vezes escavalada na consoante “r”, de maneira rasgada e aberta.           Digamos que a Angela seja   inimiga de acentos. Embora muitas vezes ela seja citada em entrevistas e reportagens como “ Ângela Rô Rô ” com acentos no “Ângela” e nos “Rô Rô´s”, a nomenclatura contradiz com o modo que Angela escreveu seu nome em arte publicitária e álbuns por toda sua carreira, sem os acentos.         Composito...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

“Abram suas asas, Soltem suas Feras” Dancin´Days entra na Globoplay esta segunda

        E o grande dia chegou . . . um dos grandes títulos esperados para ser resgatada pela Globoplay chega nesta segunda (13.02) á plataforma.          Impossível cantar esse refrão do clássico tema cantado pelas  Frenéticas e não ser levado imediatamente ao mundo da trama de  Dancin´Days ,  do autor  Gilberto Braga  que marcou a teledramaturgia nacional.          Dancin´Days  foi uma espécie de  Avenida Brasil   nos anos 70. O  mágicO mundo das discotecas era o pano de fundo para a rivalidade entre as irmãs Julia Mattos e Yolanda Pratini, vividas magistralmente por  Sônia Braga e Joanna Fomm .           O sucesso da trama elevou  Gilberto Braga  ao casting de grandes autores da emissora logo em seu primeiro trabalho em horário nobre e transformou  Sônia Braga...

“As Três Marias” entra nesta segunda para a Globoplay

          As  Três Marias   (1980 ) , novela do autor  Wilson Rocha , não chegou a ter  o brilho esperado, e logo no primeiro mês da novela  o autor foi substituído por  WaltherNegrão  que deu um ar de suspense policial à trama.  A história   entra nesta segunda (08.09) na   plataforma da Globoplay   pelo  Projeto Fragmentos  e traz  três musas da década de 80  que  começavam a assinar seu nome na história da teledramaturgia,  Glória Pires ,  Maitê Proença  e Nadia Lippi ,  num  enredo  baseado na obra de  Rachel de Queiroz .        Relembre a trama   : A amizade das jovens Maria Augusta, Maria José e Maria da Glória vem desde os tempos de colégio, de quando eram conhecidas como as Três Marias. Guta é uma moça determinada e segura de si, c...

Novelas Inesquecíveis – Dona Xepa (1977)

37 anos da última adaptação de Gilberto Braga para a Tv         A Novela Dona Xepa esta fazendo hoje 37 anos de sua estreia. A Primeira versão adaptada da peça de Pedro Bloch estreou dia 24 de maio de 1977  no horário das  seis da Globo .         A trama foi adaptada por Gilberto Braga que já vinha de outras adaptações de sucessos  no horário, como Helena (1975), Senhora (1975) e o fenômeno Escrava Isaura (1976). O sucesso de Dona Xepa abriu as portas do horário nobre para o autor, que no ano seguinte assinou  uma das principais novelas  da história da  teledramaturgia nacional, a inesquecível Dancin´Days (1977) , que atualmente é reprisada pelo Canal Viva . Adicionar legenda         A novela narra o cotidiano da feirante Dona Xepa ( Yara Cortes ), que criou sozinha  os filhos Rosália ( Nívea Maria ) e Edson ( Reinaldo G...