Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Lázaro Ramos


        Lázaro Ramos está de volta à Tv a partir desta terça (17.04) na pele do inconfundível Mister Brau na terceira temporada do seriado. Eu confesso que não tinha esperança que Mister Brau passasse da primeira temporada, porém logo nos primeiros episódios o magnetismo dos protagonista provou que o seriado tinha fôlego, e essa terceira temporada é mais do que esperada pelo público cativo do casal Brau e Michelle (Tais Araújo).


        O ator começou estudar teatro desde os 10 anos na escola  e já fazia pequenos trabalhos usando seu nome artístico. Aos 15 anos  entrou para o Bando do Teatro Olodum, dirigido por  Márcio Meirelles e formado por atores negros em Salvador.
        No espaço curtíssimo de tempo Lázaro Ramos se transformou em um dos atores mais respeitados da sua geração com trabalhos que escreveram seu nome com letras de ouro na história do cinema, teatro e tv. Além de Ator, Lázaro é apresentador, cineasta e escritor de literatura infanto-juvenil.
        Casado com a também atriz Taís Araújo, os dois formam o casal mas bem sucedido da TV e foram eleitos pela revista Veja como “O Casal Imbatível” no campo comercial do show business. Ou seja , venceram barreiras e mostraram que são muito mais do que um “Casal Negro” bem sucedido.
        Com mais essa temporada do Mister Brau, Lázaro vai continuar exercitando sua  forte veia cômica, mostrada em seus primeiros trabalhos, mas que não  deixou o ator se  acomodar no campo da comédia.  É impecável fazendo humor e  drama com a mestria de poucos.
        Para comemorar esse retorno do Brau, nada melhor que homenagear Lázaro Ramos relembrando seus melhores personagens na Tv.

Fred e Priscila de Sexo Frágil e Programa Novo (2003 – 2004)
        A estreia de Lázaro Ramos na teledramaturgia se deu em 2002 no seriado Pastores da Noite, e depois de algumas participações no Fantástico e em episódios dos seriados Cena Aberta (2003), A Grande Família (2003), Carga Pesada (2003) e Carandiru , outras histórias (2004), o ator ganhou seu primeiro personagem fixo e de maior destaque no seriado Sexo Frágil, dos autores João e Adriana Falcão, que estreou o piloto em 2003, mas  entrou  como série fixa mesmo na grade da Globo em 2004. A Série como o próprio título  sugere, fala do universo feminino e o novo lugar dela na sociedade e perante os homens. No seriado Lázaro deu vida ao personagem Fred e Priscila, a versão de Fred travestida de mulher. O elenco formado ainda por Wagner Moura, Lúcia Mauro Filho entre outros brincou com essa nova posição da mulher e os atores davam  um show vivendo esse outro lado do empoderamento da mulher. No final do ano de 2014 a Globo produziu um especial do Sexo Frágil com o título de Programa Novo, em que os atores se diziam cansados de viver mulheres na tv, e procuram um novo rumo para suas carreiras.

Foguinho de Cobras e Lagartos (2006)
        Em 2006, Lázaro Ramos  faz sua estreia em novelas, e com pé direito. Por seu personagem Foguinho, de Cobras e Lagartos, do autor João Emanuel Carneiro, o ator foi indicado ao Emmy Internacional, dando indícios de que sua trajetória na tv seria muito rendosa. O Foguinho que tinha uma pegada cômica conquistou o público de assalto com seu pequenos trambiques e jeitinho brasileiro. Foguinho acabou sendo o grande destaque da novela e um dos personagens mais populares do ator.

Evilásio Caô de Duas Caras (2007)
        Evilásio Caô era o grande herói da fictícia favela da Portelinha na trama de Duas Caras, do autor Aguinaldo Silva. Na trama,  Evilásio era o homem de segurança de Juvenal Atena, personagem do AntônioFagundes, mas que no decorrer  da novela começava a contestar os posicionamentos do patrão se tornando a voz do povo contra Juvenal dentro da favela. O personagem também tinha uma outra trama muito importante dentro da novela. Através dele o racismo e preconceito foi abordado,  quando Evilásio se apaixona por Júlia (Débora Falabella), uma fotógrafa,  branca e  de uma família rica que não aceitava sob hipótese alguma o relacionamento dela com Evilásio.

Roque Bahia de Ó Pai Ó (2008 – 2009)
        Em 2008, o longa-metragem Ó Pai Ó, da Monique Gardenberg, protagonizado pelo Lázaro, virou seriado  na Globo dividido em duas temporadas no final dos anos de 2008 e 2009.  O Sucesso do filme se estendeu a minissérie e mostrou um Lázaro Ramos voltando às origens em meio aos atores do Bando de Teatro do Oludom, onde o ator  fez partes por anos. O Roque era uma espécie de Brau baiano, visto que o seriado centrava os acontecimentos no centro histórico de Salvador, no Pelourinho, e ele um aspirante a cantor chegou a gravar doze músicas para o seriado.

       
André Gurgel de Insensato Coração (2011)
        O André Gurgel de Insensato Coração, do Gilberto Braga, foi outro personagem de destaque na carreira do Lázaro. Sensual e bem-sucedido, era o mais badalado design do Rio de Janeiro. É um sucesso na profissão e na sedução. Sem levantar a bandeira machista, André sempre deixou às claras para as mulheres com  quem se envolveu que não queria um relacionamento sério, e não fazia falsas promessas de amor. Ao longo da trama André ganha um novo entrecho quando seu pai, vivido pelo Milton Gonçalves, entra em cena e a relação conflituosa entre eles.

Zé Maria / Zé Navalha de Lado a Lado (2012)
        Em Lado a Lado, trama de estreia dos autores João Ximenes Braga e Claudia Lage,  Lázaro Ramos viveu o Zé Maria, que atendia também pela alcunha de Zé Navalha. O personagem era uma espécie de Forest Gump, personagem do Tom Hanks no filme homônimo. Zé Maria acompanhou fatos históricos da época e chegou até protagonizar  alguns deles como a revolta da Chibata. Foi testemunha do episódio em que um negro, seu amigo, aceitou passar pó de arroz para jogar futebol num clube da elite carioca. Foi um trabalho impecável de Lázaro Ramos, que em parceria com Camila Pitanga, que fazia seu par romântico,  apresentaram  um  dos casais românticos mais emblemáticos da teledramaturgia dos anos 2000.

Brian Benson de Geração Brasil (2014)
        O Brian Benson, que o ator viveu na trama de Geração Brasil, dos autores Felipe Miguez e Isabel de Oliveira, é considerado um dos personagens mais fracos do Lázaro Ramos. Os autores desperdiçaram por completo a participação dele na trama e ficava nítido nas cenas que o Brian poderia rende muito mais, porém sempre era podado. Mesmo assim, não posso deixar de elogiar a caracterização e o talento  do ator à frente do personagem, conseguindo tirar leite de pedra literalmente!


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...