Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Elas por Elas (1982)



        Em 1982, Cassiano Gabus Mendes depois de alguns sucessos na Globo se firmava de vez como autor de tramas leves e divertidas, que padronizaram o horário das sete, como mais um sucesso no horário. Elas por Elas foi o grande destaque da teledramaturgia do ano e considerada uma das melhores novelas da década e do autor até então.
        Elas por Elas foi   uma trama divertida e bem amarrada, com um elenco em total sintonia e o texto impecável do autor, que contou a história do reencontro de sete amigas   20 anos depois, e esse reencontro acendia vários outros acontecimentos relacionados e inter-relacionado entre elas.


        As amigas eram  Márcia (Eva Wilma), a dondoca entediada com a vida que leva.  É dela a ideia de reunir suas antigas companheiras de colégio: Natália (Joana Fomm), Marlene (MilaMoreira), Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias), Adriana (Esther Góes) e Helena (AracyBalabanian). Para isso, entra em contato com cada uma delas e promove uma brincadeira de amigo secreto em sua casa. Todas comparecem exceto Natália (Joana Fomm), que manda um presente estranho numa caixa: um pássaro morto.

        Natália é uma mulher atormentada por lembranças do passado. Ainda nos tempos de colégio, seu irmão caçula, Zé Roberto, caiu do alto de uma pedra e faleceu. Ela tem certeza de que uma de suas amigas empurrou o menino e essa reaproximação servirá para um ajuste de contas. Para tanto, manipula o outro irmão, Carlos (Herson Capri), induzindo-o a se envolver com Marlene e Wanda, as únicas ainda solteiras, para tentar arrancar delas alguma confissão.

Marlene é uma mulher que vive o estigma da solidão. Não se entrega fácil a relações amorosas e seus namoros nunca duram muito tempo – para o desespero da mãe, Dona Vilma (Lupe Gigliotte), que não suporta ver a filha, quase uma quarentona, ainda solteira.

Wanda é uma mulher bela e independente, apaixonada por um rico empresário, Átila Lopes Pereira (Mauro Mendonça). Mas há um problema: ele é casado. O reencontro com Márcia trará surpresas desagradáveis para Wanda: ela descobre que a amiga é a mulher de seu amante. Uma tragédia acontece: num quarto de motel, depois de uma discussão, Átila tem um enfarte e morre. Desesperada e com receio de ser descoberta, Wanda foge do motel. Márcia, que nem desconfia da amiga, está disposta a descobrir a identidade da amante do marido, a que estava com Átila num quarto de motel quando ele faleceu. Para isso, ela contrata os serviços de um detetive: Mário Cury, O Mário Fofoca (Luiz Gustavo), ninguém menos que o irmão de Wanda. Acuada, Wanda se mostra perturbada com a possibilidade de que o irmão venha a desmascará-la a qualquer momento. Mas, para sua sorte, Mário é um sujeito completamente atrapalhado e maluco, que nunca conseguiu solucionar um caso sequer.

Outra história interessante da trama de Elas por Elas  é o romance entre Míriam (Tássia Camargo) e Gil (Lauro Corona), ela filha de Adriana e ele filho único de Helena. Mas a aproximação entre Míriam e Gil esconde um problema bem maior para Miguel Aranha (Mário Lago), o rico pai de Helena. Os destinos de Helena e Adriana haviam se cruzado em outra ocasião, as duas amigas, já separadas, engravidaram ao mesmo tempo e deram à luz no mesmo dia, na mesma maternidade. Miguel pagou uma enfermeira, Eva (Nathalia Timberg), para que, caso o filho de Helena fosse uma menina, a enfermeira fizesse a troca por um menino, pois o velho queria um neto homem para ser herdeiro de suas empresas. Sem que ninguém soubesse, Eva trocou a filha de Helena pelo filho de Adriana. E, assim, uma criou o filho da outra sem nunca saberem da verdade. Como se não bastasse o namoro dos jovens Míriam e Gil, e a consequente aproximação das duas famílias, Eva está de volta para chantagear Miguel e ameaçar revelar tudo às partes interessadas.

Em meio ao destaque do elenco feminino com belas e competentes atrizes muito seguras em cada personagem escrito sob medida para cada uma, o grande destaque de Elas por Elas foi o detetive Mário Fofoca,  vivido pelo Luiz Gustavo, que se transformou em um dos grandes personagens  da carreira do ator e do Cassiano Gabus Mendes. Curiosamente, o personagem inicialmente não teria tanto peso na trama, faria uns 5 ou 6 capítulos e pronto. Porém Luiz Gustavo, contou no livro “Gabus Mendes, Grandes Mestres do Rádio e Televisão”  que ao saber do próprio autor sobre os detalhes da sua próxima trama, se viu na pele do detetive atrapalhado e pediu para viver o personagem, e ainda  sugeriu que Cassiano não o tirasse de cena tão rapidamente. Assim Cassiano o fez,  o Mário foi sem dúvidas o grande acerto da novela. Depois do término de Elas por Elas,  foi produzido um filme As Aventuras de Mário Fofoca, do Adriano Stuart e um seriado  pela Globo, Mário Fofoca, ambos em 1983. 
Luiz Gustavo voltou a viver o personagem, com seu inesquecível  paletó xadrez lilás,  ainda em dois momentos  na tv : No especial Expresso Brasil, do Dias Gomes em 1987, e  no remake de Ti Ti Ti, da autora Maria Adelaide Amaral, numa clara homenagem ao autor  e a Luiz Gustavo.
A Censura interveio em Elas por Elas proibindo a veiculação da música “Falando Sério” do cantor Roberto Carlos, que Mário Fofoca cantarolava para uma de suas paqueras   por causa do verso “E Apenas ser mais um em sua cama!”.

A abertura de Elas por Elas é uma das mais elogiadas da história da Globo e bem produzidas pela equipe de Hans Donner. Ao som  da música homônima da banda The Fevers, o vídeo mostrava um baile  dos anos 60, o ponto de partida da trama, e no meio da dança, as participantes sofriam uma passagem de tempos, a imagem era congelada  e as estrelas do elenco como Eva Wilma, Aracy Balabanian, a saudosa Sandra Breá entre outras, saltavam da foto  coloridas e na atualidade  desfilando  maravilhosas pela abertura.

Elas por Elas foi eleita pela APCA como a melhor novela do ano, assim como Cassiano Gabus Mendes ganhou como melhor texto. Luiz Gustavo e Reginaldo Faria   foram eleitos os melhores atores (Juntamente com Roberto Bomfim, por Paraíso  e Luis Carlos Arutin por Os Imigrantes,  na Rede Bandeirantes). A trama também foi eleita melhor novela pelo Troféu Imprensa.
Foi a primeira novela do ator Cássio Gabus Mendes, filho do autor e a primeira novela na Globo dos atores André di Biasi, Cristina Pereira e Tássia Camargo.
Além da impecável direção e técnica da novela, cacos e improvisos também marcaram a trama principalmente nas cenas cômicas. Eva Wilma e Luiz Gustavo, contam em entrevistas que muitas cenas entre Márcia e Mário Fofoca eram pontuadas por esses improvisos e enriqueceram em muito a novela.

Elas por Elas é uma trama atemporal , esse entrelace de histórias entre  pessoas que se conheceram  na escola e tiveram suas vidas marcadas por anos é geradora de vários entrechos interessantes. Não entendo até hoje a Globo não ter produzido um remake de Elas por Elas. Com a temática do empoderamento da mulher em voga, uma trama com esse título e viés  seria  muito bem-vinda.
A novela é mais uma daquelas que está no hall das grandes e melhores produções da Globo que marcaram a teledramaturgia dos anos 80.
Ficha Técnica:

Novela do Autor Cassiano Gabus Mendes
Direção Geral: Paulo Ubiratan
Elenco:
LUIZ GUSTAVO – Mário Fofoca (Mário Cury)
EVA WILMA – Márcia Furtado Lopes Pereira
REGINALDO FARIA – Renê
SANDRA BRÉA – Wanda Lúcia Cury
JOANA FOMM – Natália
ARACY BALABANIAN – Helena Aranha Muniz
CARLOS ZARA – Jaime Muniz
ESTHER GÓES – Adriana Ferraz
MÁRIO LAGO – Miguel Aranha
NATHÁLIA TIMBERG – Eva
LAURO CORONA – Gil
TÁSSIA CAMARGO – Míriam
CHRISTIANE TORLONI – Cláudia
CRISTINA PEREIRA – Ieda
MARIA HELENA DIAS – Carmem
MILA MOREIRA – Marlene Rozéli
HERSON CAPRI – Carlos / Ivo de Camargo
FELIPE CARONE – Evilásio
ANA ARIEL – Raquel
LAERTE MORRONE – Roberto
MARCO NANINI – Décio
CÁSSIO GABUS MENDES – Elton
THAÍS DE CAMPOS – Cris
ANDRÉ DE BIASI – Ivan
ANA HELENA BERENGER – Vic
IVAN CÂNDIDO – Rubão
PAULO GONÇALVES – Silvio
LUPE GIGLIOTTE – Vilma
CARMEM MARINHO – Maria
e
ANA MARIA MAGALHÃES – amiga de Mário
ANA MARIA MARTINS – empregada de Helena
ANTÔNIO CARLOS – motorista de Márcia
BEATRIZ LYRA – Bia (amiga de Márcia)
BETTY FARIA – bela mulher nos sonhos de Ieda
CARLOS GREGÓRIO – Juca (novo namorado de Marlene, ao final)
CARMEM MONEGAL – amiga de Márcia
CISSA GUIMARÃES – Tereza Madalena (cliente de Mário)
CLÁUDIA COSTA – amiga de Mário
DÉBORA DUARTE – cliente de Mário
DILMA LÓES – amiga de Mário
FÁBIO SABAG – Mateus Galvão
FRANCISCO MILANI
ILKA SOARES
IRENE RAVACHE – amiga de Márcia
JORGE CHERQUES – delegado do IML, no caso da morte de Átila
JOSÉ MIGUEL – motorista de Helena
JUÇARA QUINTINO – empregada de Natália
LINCOLN ABELEIRA – mordomo de Helena
LUÍSA BRUNET – bela mulher nos sonhos de Ieda
MAITÊ PROENÇA – bela mulher nos sonhos de Ieda
MANOEL ELIZIÁRIO – copeiro de Márcia
MARIA CRISTINA NUNES
MAURO MENDONÇA – Átila Lopes Pereira (marido de Márcia, morre num motel, no início, quando estava acompanhado da amante)
MÔNICA TORRES – Lurdeca (amiga de Mário)
NEUZA AMARAL – amiga de Mário
NEY LATORRACA – porteiro do motel em que Átila morreu
NORMA BLUM – Marieta (falsa “Patinha” contratada por Roberto para enganar Márcia)
PATRÍCIA BUENO – amiga de Renê
STÊNIO GARCIA – funcionário do motel em que Átila morreu
SUSANA VIEIRA – Vanessa (secretária de Átila que conhece a identidade da “Patinha” e chantageia Wanda)
TONY RAMOS – belo homem nos sonhos de Ieda
VICTOR BRANCO – namorado de Vic
XUXA MENEGHEL – bela mulher nos sonhos de Ieda
Zé Roberto (falecido irmão de Natália, em suas lembranças do passado)
Exibição: 10 de maio à 27 de Novembro de 1982
Capítulos: 173
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Setembro

“ Malhação Sonhos”, “As Três Marias”, “Mário Fofoca” e “Três  Irmãs”         Veja os títulos   que a Globoplay vai disponibilizar esse mês de setembro em sua plataforma – 01.09 – Malhação Sonhos (2014) – A Temporada da trama teen escrita por Rosane Svartmann , protagonizada por Rafael Vitti, Artur Aguiar, Bruna Hamu e   Isabela Santoni entra pelo Projeto Originalidade.     08.09 – As   Três Marias (1980 )   -    Novela do autor  Wilson Rocha , não chegou a ter  o brilho esperado, e logo no primeiro mês da novela  o autor foi substituído por  WaltherNegrão  que deu um ar de suspense policial à trama.   A história    entra pelo Projeto Fragmentos e traz   três musas da década de 80   que  começavam a assinar seu nome na história da teledramaturgia,  Glória Pires , Maitê Proença e Nadia Lippi ,   num   enredo   basead...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

No Tema e Na Trilha do Zezé di Camargo e Luciano

          Eles estão completando   30 anos de carreira e um turbilhão de canções que   encantaram e fizeram muita gente se apaixonar. Zezé di Camargo e Luciano são os astros do post de hoje relembrando seus clássicos que embalaram nossas novelas.         O Primeiro disco foi lançado em 1991, quando o hit “ É O Amor ” invadiu as rádios de todo o Brasil, graças ao Pai da dupla, como vimos no filme “ Dois Filhos de Francisco ”. Depois disso foi um disco por ano sempre aumentando as vendagens e transformando Zezé di Camargo e Luciano em uma das duplas sertanejas mais importantes da história da MPB.         O single “ É o Amor ” , composição do Zezé,   é considerada uma das melhores composições de sertanejo da história do gênero, e embora a dupla nunca tenha cantado essa música para uma novela, em 1999, ninguém menos que Maria Bethânia a regravou, e a gravação...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa