Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Meus Personagens Favoritos do Lázaro Ramos


        Lázaro Ramos está de volta à Tv a partir desta terça (17.04) na pele do inconfundível Mister Brau na terceira temporada do seriado. Eu confesso que não tinha esperança que Mister Brau passasse da primeira temporada, porém logo nos primeiros episódios o magnetismo dos protagonista provou que o seriado tinha fôlego, e essa terceira temporada é mais do que esperada pelo público cativo do casal Brau e Michelle (Tais Araújo).


        O ator começou estudar teatro desde os 10 anos na escola  e já fazia pequenos trabalhos usando seu nome artístico. Aos 15 anos  entrou para o Bando do Teatro Olodum, dirigido por  Márcio Meirelles e formado por atores negros em Salvador.
        No espaço curtíssimo de tempo Lázaro Ramos se transformou em um dos atores mais respeitados da sua geração com trabalhos que escreveram seu nome com letras de ouro na história do cinema, teatro e tv. Além de Ator, Lázaro é apresentador, cineasta e escritor de literatura infanto-juvenil.
        Casado com a também atriz Taís Araújo, os dois formam o casal mas bem sucedido da TV e foram eleitos pela revista Veja como “O Casal Imbatível” no campo comercial do show business. Ou seja , venceram barreiras e mostraram que são muito mais do que um “Casal Negro” bem sucedido.
        Com mais essa temporada do Mister Brau, Lázaro vai continuar exercitando sua  forte veia cômica, mostrada em seus primeiros trabalhos, mas que não  deixou o ator se  acomodar no campo da comédia.  É impecável fazendo humor e  drama com a mestria de poucos.
        Para comemorar esse retorno do Brau, nada melhor que homenagear Lázaro Ramos relembrando seus melhores personagens na Tv.

Fred e Priscila de Sexo Frágil e Programa Novo (2003 – 2004)
        A estreia de Lázaro Ramos na teledramaturgia se deu em 2002 no seriado Pastores da Noite, e depois de algumas participações no Fantástico e em episódios dos seriados Cena Aberta (2003), A Grande Família (2003), Carga Pesada (2003) e Carandiru , outras histórias (2004), o ator ganhou seu primeiro personagem fixo e de maior destaque no seriado Sexo Frágil, dos autores João e Adriana Falcão, que estreou o piloto em 2003, mas  entrou  como série fixa mesmo na grade da Globo em 2004. A Série como o próprio título  sugere, fala do universo feminino e o novo lugar dela na sociedade e perante os homens. No seriado Lázaro deu vida ao personagem Fred e Priscila, a versão de Fred travestida de mulher. O elenco formado ainda por Wagner Moura, Lúcia Mauro Filho entre outros brincou com essa nova posição da mulher e os atores davam  um show vivendo esse outro lado do empoderamento da mulher. No final do ano de 2014 a Globo produziu um especial do Sexo Frágil com o título de Programa Novo, em que os atores se diziam cansados de viver mulheres na tv, e procuram um novo rumo para suas carreiras.

Foguinho de Cobras e Lagartos (2006)
        Em 2006, Lázaro Ramos  faz sua estreia em novelas, e com pé direito. Por seu personagem Foguinho, de Cobras e Lagartos, do autor João Emanuel Carneiro, o ator foi indicado ao Emmy Internacional, dando indícios de que sua trajetória na tv seria muito rendosa. O Foguinho que tinha uma pegada cômica conquistou o público de assalto com seu pequenos trambiques e jeitinho brasileiro. Foguinho acabou sendo o grande destaque da novela e um dos personagens mais populares do ator.

Evilásio Caô de Duas Caras (2007)
        Evilásio Caô era o grande herói da fictícia favela da Portelinha na trama de Duas Caras, do autor Aguinaldo Silva. Na trama,  Evilásio era o homem de segurança de Juvenal Atena, personagem do AntônioFagundes, mas que no decorrer  da novela começava a contestar os posicionamentos do patrão se tornando a voz do povo contra Juvenal dentro da favela. O personagem também tinha uma outra trama muito importante dentro da novela. Através dele o racismo e preconceito foi abordado,  quando Evilásio se apaixona por Júlia (Débora Falabella), uma fotógrafa,  branca e  de uma família rica que não aceitava sob hipótese alguma o relacionamento dela com Evilásio.

Roque Bahia de Ó Pai Ó (2008 – 2009)
        Em 2008, o longa-metragem Ó Pai Ó, da Monique Gardenberg, protagonizado pelo Lázaro, virou seriado  na Globo dividido em duas temporadas no final dos anos de 2008 e 2009.  O Sucesso do filme se estendeu a minissérie e mostrou um Lázaro Ramos voltando às origens em meio aos atores do Bando de Teatro do Oludom, onde o ator  fez partes por anos. O Roque era uma espécie de Brau baiano, visto que o seriado centrava os acontecimentos no centro histórico de Salvador, no Pelourinho, e ele um aspirante a cantor chegou a gravar doze músicas para o seriado.

       
André Gurgel de Insensato Coração (2011)
        O André Gurgel de Insensato Coração, do Gilberto Braga, foi outro personagem de destaque na carreira do Lázaro. Sensual e bem-sucedido, era o mais badalado design do Rio de Janeiro. É um sucesso na profissão e na sedução. Sem levantar a bandeira machista, André sempre deixou às claras para as mulheres com  quem se envolveu que não queria um relacionamento sério, e não fazia falsas promessas de amor. Ao longo da trama André ganha um novo entrecho quando seu pai, vivido pelo Milton Gonçalves, entra em cena e a relação conflituosa entre eles.

Zé Maria / Zé Navalha de Lado a Lado (2012)
        Em Lado a Lado, trama de estreia dos autores João Ximenes Braga e Claudia Lage,  Lázaro Ramos viveu o Zé Maria, que atendia também pela alcunha de Zé Navalha. O personagem era uma espécie de Forest Gump, personagem do Tom Hanks no filme homônimo. Zé Maria acompanhou fatos históricos da época e chegou até protagonizar  alguns deles como a revolta da Chibata. Foi testemunha do episódio em que um negro, seu amigo, aceitou passar pó de arroz para jogar futebol num clube da elite carioca. Foi um trabalho impecável de Lázaro Ramos, que em parceria com Camila Pitanga, que fazia seu par romântico,  apresentaram  um  dos casais românticos mais emblemáticos da teledramaturgia dos anos 2000.

Brian Benson de Geração Brasil (2014)
        O Brian Benson, que o ator viveu na trama de Geração Brasil, dos autores Felipe Miguez e Isabel de Oliveira, é considerado um dos personagens mais fracos do Lázaro Ramos. Os autores desperdiçaram por completo a participação dele na trama e ficava nítido nas cenas que o Brian poderia rende muito mais, porém sempre era podado. Mesmo assim, não posso deixar de elogiar a caracterização e o talento  do ator à frente do personagem, conseguindo tirar leite de pedra literalmente!


Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa