Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Destaques Negativos e Positivos de “Terra e Paixão”

 


        Terra e Paixão  chega ao fim nesta  sexta-feira (19.01) com um  rastro de críticas  e opiniões divergentes sobre seu sucesso ou o fracasso. A novela nunca teve a repercussão de  Pantanal, mas  nem por  isso será   esquecida  com Travessia.

        O Autor se perdeu logo nas semanas iniciais,  deu um tom mais realista que afugentou o público, que  não comprou a protagonista com seus respectivos  pares românticos, e tentando levar a trama para o eixo , a impressão que deu é que Terra e Paixão foi  reiniciada a cada nova tentativa -  a  cada 2 meses Aline(Bárbara Reis)  , perdia   as terras  para os La Selva e jurava uma vingança que  nunca veio.  Acho até  que usaram  as mesmas cenas  várias  vezes -  Antônio La Selva (Tony Ramos) dentro da terra  vermelha expulsando Aline do  que   na  verdade era   dele (Brincadeira!).

        Fato é que  Terra e Paixão termina como uma colcha de  retalhos, claro  que   com várias pontos altos, que geraram a empatia do público, mas em  seu conjunto,  não ornou.

        Abaixo  alguns  personagens  de  destaque negativos e positivos que marcaram a novela.

       

Ágatha /Eliane  Giardini



        Eliane Giardini foi chamada para ser  a grande vilã da novela  e gerar um  Quem Matou?” para   atiçar  a curiosidade do público até o final. A personagem destoava de todos os outros da trama- parecia uma  versão mais veterana  da Cristina ou Sandra, as  vilãs que a Flávia Alessandra  viveu em duas outras tramas do Walcyr -Alma Gêmea(2005) e Êta Mundo Bom(2016), mas  foi exatamente  esse tom acima  que deu o charme da Ágatha, isso sem  falar  que a Eliane Giardini de vilã  foi magistral.

 

Antônio La Selva /TonyRamos

        Tony Ramos  interpretou  um  dos personagens  que  mais  sofreu mutações no decorrer de Terra e  Paixão. Do duro fazendeiro carrancudo e vilão foi se moldando a cada nova virada  da trama, beirando o pastelão, principalmente na época das  cenas em que estava debilitado pelos chás batizados da Ágatha. Mas  em se tratando de um Tony Ramos, mesmo em um personagem  abaixo das suas habilidades, é sempre um deleite.

 

Irene / Glória Pires

        Glória Pires começou Terra e Paixão como uma  caricata vilã de novela mexicana  - acho  que a Irene  só desengessou  mesmodepois da morte  do Daniel(Jonny Massaro), ai vimos uma Glória em estado de graças, fazendo  o que ela sabe fazer  de  melhor – as vilãs. Nem a inserção da Ágatha abalou seu reinado. Aliás as dobradinhas/embates   - Irene e Ágatha renderam ótimas sequências a trama. 

 

Anely e Luigi   / Tatá  Werneck e Rainer Cadete



        Eles carregaram praticamente os primeiros 3  meses  de novela nas costas- Mesmo acima  do tom e com a Tata   de novo fazendo a Tatá em uma novela, os personagens  caíram na graça do público que não tinha  um casal protagonista forte para  torcer.

 

Anely e  Lucinda  - Tatá  Werneck e Débora Falabella



        Uma grande surpresa de Terra e Paixão é a dobradinha   Tatá Werneck e  Debora Falabella. Eu confesso que quando vi que elas fariam irmãs não achei que as personagens teriam liga, e talvez nem contracenassem, afinal eram   2  extremos. Mas foram exatamente essas diferenças que deram o  destaque cênico- Vimos a Débora numa vibe mais leve, assim como a Tatá ao lado dela brilhou nas cenas dramáticas, em destaque nesta semana final com a tentativa de assassinato da Lucinda.

 

Ramiro e Kelvin / Amaury Lorenzo e Diego Martins



        Eles  são o verdadeiro principal casal romântico de Terra e Paixão – Quando imaginávamos ver o público do horário nobre torcendo por um casal gay? Isso sim é   representatividade. Claro que a falta de empatia dos protagonistas oficiais ajudou nessa torcida, mas não posso nem de longe tirar o mérito dos atores – Amaury Lorenzo e Diego Martins, que tiveram a sensibilidade  cênica  e  fizeram do Ramiro e Kelvin,  um capítulo muito importante para  a nossa  teledramaturgia. Lá em 2013, o Walcyr  já havia  feito isso com o Félix(Mateus Solano) e Carneirinho(Thiago Fragoso) em Amor  à Vida, e agora 10 anos depois  nos entregou novamente com maestria  essa abordagem.

 

Petra / Débora Ozório



        Débora Ozório passou meses dentro de Terra  e Paixão sendo a Miss “Tarja Preta”, uma figuração de luxo. Mas bastou ter a chance, nas sequencias da   reta final, na descoberta  de quem tinha lhe assediado quando criança e na semana final sendo a personagem que revelou ser  Irene (Glória Pires) uma das que mataram Ágatha. A atriz já provou que está pronta para uma protagonista, nas poucas chances que teve dentro do roteiro controverso da novela tirou de letra.  

 

 Angelina / Inez  Viana



        Sempre reservada à personagem menores, Inez Viana viu Angelina  tomar  ares de coadjuvantes de luxo dentro da trama de Terra e Paixão, alçada  inclusive ao posto de  uma das  assassinas da Ágatha (Eliane Giardini).

 

Caio / Cauã Reymond



        O que aconteceu com o Cauã Reymond em Terra e Paixão nunca será explicado. Um ator do talento  que sabemos, porque ele já provou que tem,  não é o mesmo que vemos em Terra e Paixão. O Caio nunca  entrou no tom,  são pouquíssimas as  sequencias  em que pudemos  vê-lo a vontade, bem em cena, isso em parceria com outros atores. Mas as caras e bocas, o choro, os gritos,  tudo destoa  e é inacreditável que esteja falando de um Cauã Reymond, que foi tão criticado com os gêmeos de Um Lugar ao Sol,  agora comparados  ao Caio, são dignos de um Oscar.

 

Aline / Bárbara Reis



        Bárbara Reis vem sendo apontada desde as primeiras semanas de Terra  e  Paixão como um dos problemas da história. Sua falta  de química com os respectivos pares realmente prejudicou a novela, mas em nenhum momento a Barbara Reis foi o problema.  Talvez tenha sido cedo essa protagonista  no horário nobre,  lhe dado muito com base no destaque que ela teve com a vilã Débora de Todas as Flores, mas o roteiro nunca  ajudou a Bárbara crescer  em cena, as poucas chances  que  teve conseguiu brilhar, mas para  uma protagonista, a falta   de chances de  protagonizar realmente é fatal, e a Aline foi murchando e praticamente ficou de  fora  das  sequencias  mais importantes nesta semana final.

Veja Também:

Ágatha Moreira 



Bárbara Borges 



Regina Casé 

Retrospectiva 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Eu quero gravar terra e paixão brevemente estreia vim pedir um favor Bárbara Reis ela é maluca que está fazer isso eu diz eu avisei te jonh massano Daniel filho dele Agatha Moreira graças ela é linda eu gosto muito dela é bonita eu quero caua caua reymond filho dele irmão Daniel morte dele graças anda a procura dele vai casar com Daniel grita por ele é isso quero eu gosto muito dela Agatha Moreira é linda maravilhosa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Trilha Sonora Eterna - Champagne Internacional (1983)

        Vamos brindar ao som dos clássicos internacionais que   integraram a trilha da novela Champagne .            Champagne    marcou a estreia do autor  CassianoGabus Mendes  no horário nobre.  A Ideia da emissora era ressuscitar o horário das dez, assim escalou  Janete Clair ,  que subiu do horário das oito para o das dez com  Eu Prometo ; e  Cassiano Gabus Mendes   consagrado com suas comédias românticas no horário das sete,  foi promovido para o horário das oito.         Quando foi divulgado o lançamento dos Fragmentos  da  novela  Champagne   na   Globoplay  em dezembro,  a internet entrou em  parafusos.  Há relatos e pesquisas que apontam que existe uma versão dublada em espanhol da novela, mais completa, preservada em arquivo...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Uma Saudade - Cleyde Yáconis (1923 / 2013)

A Isabelle de Brésson de “ Rainha da Sucata ” no VPVN         Ela está prestes a entrar na trama de Rainha da Sucata no Vale a Pena Ver de Novo , dando vida a chiquérrima falida Isabelle de Brésson, cunhada de Laurinha Albuquerque Figueroa (Glória Menezes ).         Com   isso, logo teremos o   prazer de   rever a saudosa Cleyde Yáconis , um dos ícones da teledramaturgia   nacional em cena.           Cleyde Yáconis iniciou sua carreira no  Teatro Brasileiro de Comédia   (TBC) ao lado da irmã, a atriz  Cacilda Becker . Tem um dos repertórios teatrais mais variados e ilustres da dramaturgia nacional. Para Cleyde, sempre foi normal a escalação para interpretar personagens de mais idade que a sua própria, talvez devido à sua voz de contralto e suas feições graves.             ...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...