Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Destaques Negativos e Positivos de “Terra e Paixão”

 


        Terra e Paixão  chega ao fim nesta  sexta-feira (19.01) com um  rastro de críticas  e opiniões divergentes sobre seu sucesso ou o fracasso. A novela nunca teve a repercussão de  Pantanal, mas  nem por  isso será   esquecida  com Travessia.

        O Autor se perdeu logo nas semanas iniciais,  deu um tom mais realista que afugentou o público, que  não comprou a protagonista com seus respectivos  pares românticos, e tentando levar a trama para o eixo , a impressão que deu é que Terra e Paixão foi  reiniciada a cada nova tentativa -  a  cada 2 meses Aline(Bárbara Reis)  , perdia   as terras  para os La Selva e jurava uma vingança que  nunca veio.  Acho até  que usaram  as mesmas cenas  várias  vezes -  Antônio La Selva (Tony Ramos) dentro da terra  vermelha expulsando Aline do  que   na  verdade era   dele (Brincadeira!).

        Fato é que  Terra e Paixão termina como uma colcha de  retalhos, claro  que   com várias pontos altos, que geraram a empatia do público, mas em  seu conjunto,  não ornou.

        Abaixo  alguns  personagens  de  destaque negativos e positivos que marcaram a novela.

       

Ágatha /Eliane  Giardini



        Eliane Giardini foi chamada para ser  a grande vilã da novela  e gerar um  Quem Matou?” para   atiçar  a curiosidade do público até o final. A personagem destoava de todos os outros da trama- parecia uma  versão mais veterana  da Cristina ou Sandra, as  vilãs que a Flávia Alessandra  viveu em duas outras tramas do Walcyr -Alma Gêmea(2005) e Êta Mundo Bom(2016), mas  foi exatamente  esse tom acima  que deu o charme da Ágatha, isso sem  falar  que a Eliane Giardini de vilã  foi magistral.

 

Antônio La Selva /TonyRamos

        Tony Ramos  interpretou  um  dos personagens  que  mais  sofreu mutações no decorrer de Terra e  Paixão. Do duro fazendeiro carrancudo e vilão foi se moldando a cada nova virada  da trama, beirando o pastelão, principalmente na época das  cenas em que estava debilitado pelos chás batizados da Ágatha. Mas  em se tratando de um Tony Ramos, mesmo em um personagem  abaixo das suas habilidades, é sempre um deleite.

 

Irene / Glória Pires

        Glória Pires começou Terra e Paixão como uma  caricata vilã de novela mexicana  - acho  que a Irene  só desengessou  mesmodepois da morte  do Daniel(Jonny Massaro), ai vimos uma Glória em estado de graças, fazendo  o que ela sabe fazer  de  melhor – as vilãs. Nem a inserção da Ágatha abalou seu reinado. Aliás as dobradinhas/embates   - Irene e Ágatha renderam ótimas sequências a trama. 

 

Anely e Luigi   / Tatá  Werneck e Rainer Cadete



        Eles carregaram praticamente os primeiros 3  meses  de novela nas costas- Mesmo acima  do tom e com a Tata   de novo fazendo a Tatá em uma novela, os personagens  caíram na graça do público que não tinha  um casal protagonista forte para  torcer.

 

Anely e  Lucinda  - Tatá  Werneck e Débora Falabella



        Uma grande surpresa de Terra e Paixão é a dobradinha   Tatá Werneck e  Debora Falabella. Eu confesso que quando vi que elas fariam irmãs não achei que as personagens teriam liga, e talvez nem contracenassem, afinal eram   2  extremos. Mas foram exatamente essas diferenças que deram o  destaque cênico- Vimos a Débora numa vibe mais leve, assim como a Tatá ao lado dela brilhou nas cenas dramáticas, em destaque nesta semana final com a tentativa de assassinato da Lucinda.

 

Ramiro e Kelvin / Amaury Lorenzo e Diego Martins



        Eles  são o verdadeiro principal casal romântico de Terra e Paixão – Quando imaginávamos ver o público do horário nobre torcendo por um casal gay? Isso sim é   representatividade. Claro que a falta de empatia dos protagonistas oficiais ajudou nessa torcida, mas não posso nem de longe tirar o mérito dos atores – Amaury Lorenzo e Diego Martins, que tiveram a sensibilidade  cênica  e  fizeram do Ramiro e Kelvin,  um capítulo muito importante para  a nossa  teledramaturgia. Lá em 2013, o Walcyr  já havia  feito isso com o Félix(Mateus Solano) e Carneirinho(Thiago Fragoso) em Amor  à Vida, e agora 10 anos depois  nos entregou novamente com maestria  essa abordagem.

 

Petra / Débora Ozório



        Débora Ozório passou meses dentro de Terra  e Paixão sendo a Miss “Tarja Preta”, uma figuração de luxo. Mas bastou ter a chance, nas sequencias da   reta final, na descoberta  de quem tinha lhe assediado quando criança e na semana final sendo a personagem que revelou ser  Irene (Glória Pires) uma das que mataram Ágatha. A atriz já provou que está pronta para uma protagonista, nas poucas chances que teve dentro do roteiro controverso da novela tirou de letra.  

 

 Angelina / Inez  Viana



        Sempre reservada à personagem menores, Inez Viana viu Angelina  tomar  ares de coadjuvantes de luxo dentro da trama de Terra e Paixão, alçada  inclusive ao posto de  uma das  assassinas da Ágatha (Eliane Giardini).

 

Caio / Cauã Reymond



        O que aconteceu com o Cauã Reymond em Terra e Paixão nunca será explicado. Um ator do talento  que sabemos, porque ele já provou que tem,  não é o mesmo que vemos em Terra e Paixão. O Caio nunca  entrou no tom,  são pouquíssimas as  sequencias  em que pudemos  vê-lo a vontade, bem em cena, isso em parceria com outros atores. Mas as caras e bocas, o choro, os gritos,  tudo destoa  e é inacreditável que esteja falando de um Cauã Reymond, que foi tão criticado com os gêmeos de Um Lugar ao Sol,  agora comparados  ao Caio, são dignos de um Oscar.

 

Aline / Bárbara Reis



        Bárbara Reis vem sendo apontada desde as primeiras semanas de Terra  e  Paixão como um dos problemas da história. Sua falta  de química com os respectivos pares realmente prejudicou a novela, mas em nenhum momento a Barbara Reis foi o problema.  Talvez tenha sido cedo essa protagonista  no horário nobre,  lhe dado muito com base no destaque que ela teve com a vilã Débora de Todas as Flores, mas o roteiro nunca  ajudou a Bárbara crescer  em cena, as poucas chances  que  teve conseguiu brilhar, mas para  uma protagonista, a falta   de chances de  protagonizar realmente é fatal, e a Aline foi murchando e praticamente ficou de  fora  das  sequencias  mais importantes nesta semana final.

Veja Também:

Ágatha Moreira 



Bárbara Borges 



Regina Casé 

Retrospectiva 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Eu quero gravar terra e paixão brevemente estreia vim pedir um favor Bárbara Reis ela é maluca que está fazer isso eu diz eu avisei te jonh massano Daniel filho dele Agatha Moreira graças ela é linda eu gosto muito dela é bonita eu quero caua caua reymond filho dele irmão Daniel morte dele graças anda a procura dele vai casar com Daniel grita por ele é isso quero eu gosto muito dela Agatha Moreira é linda maravilhosa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube