Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Terra e Paixão” termina marcada por uma história que não aconteceu e personagens carismáticos

 


        Estou até agora  me perguntando cadê a vingança da Aline(Bárbara  Reis) em Terra e Paixão, que em 221 capítulos  naõ  teve tempo de acontecer. Foi essa a sensação que  Walcyr me deixou com  o final de sua trama. As mudanças  no roteiro, para  agradar o público e chamar audiência, fizeram com que o autor reiniciasse a trama várias  vezes, sempre com Antônio La Selva (Tony Ramos) tomando as terras e Aline prometendo vingança pra plantar  e colher!

        Enfim foi uma história que não aconteceu, com entrechos inconsistentes, mudanças de rota sem maiores explicações, bem ao estilo carrasquiano,  com personagens carismáticos carregando a história nas costas  e ganhando a empatia do telespectador.



        Bárbara Reis viu sua protagonista ser  esquecida praticamente por toda a trama, e  a falta de química  dela com seus respectivos pares românticos – Daniel (Jonny Massaro) na primeira parte, e Caio(Cauã Reymond) , ajudou muito. Acho que Bárbara estava pronta para esse voo como protagonista, bastar lembrarmos do que ela fez   em Éramos Seis (2019)  e em Todas asFlores(2023), que foi o que lhe credenciou para Terra e Paixão, mas o roteiro nunca ajudou a Aline, e a Bárbara não conseguiu tirar leite de pedra. Uma Pena!

         O que aconteceu com o Cauã Reymond em Terra e Paixão nunca será explicado. Um ator do talento  que sabemos, porque ele já provou que tem,  não é o mesmo que vemos em Terra e Paixão. O Caio nunca  entrou no tom,  são pouquíssimas as  sequencias  em que pudemos  vê-lo a vontade, bem em cena, isso em parceria com outros atores. Mas as caras e bocas, o choro, os gritos,  tudo destoou. Chega ser inacreditável que esteja falando de um Cauã Reymond, que foi tão criticado com os gêmeos de Um Lugar ao Sol que   agora comparados  ao Caio, são dignos de um Oscar.



        Sem um casal de protagonistas a altura de um horário nobre  eles  foram o verdadeiro principal casal romântico de Terra e Paixão – Quando imaginávamos ver o público do horário nobre torcendo por um casal gay? Isso sim é   representatividade. Claro que a falta de empatia dos protagonistas oficiais ajudou nessa torcida, mas não posso nem de longe tirar o mérito dos atores – Amaury Lorenzo e Diego Martins, que tiveram a sensibilidade  cênica  e  fizeram do Ramiro e Kelvin,  um capítulo muito importante para  a nossa  teledramaturgia. Lá em 2013, o Walcyr  já havia  feito isso com o Félix(Mateus Solano) e Carneirinho(ThiagoFragoso) em Amor  àVida, e agora 10 anos depois  nos entregou novamente com maestria  essa abordagem.  E bem ou mal , o Ramiro no final acabou pagando  por todo os crimes que cometeu na novela. Achei magnifico o casamento final da novela  ter  sido o deles , celebrado dentro  da prisão.



        O elenco de Terra e Paixão foi o grande pilar  da trama com destaque  para     Eliane Giardini  que foi chamada para ser  a grande vilã da novela  e gerar um  “Quem Matou?” para   atiçar  a curiosidade do público até o final. A personagem destoava de todos os outros da trama- parecia uma  versão mais veterana  da Cristina ou Sandra, as  vilãs que a Flávia Alessandra  viveu em duas outras tramas do Walcyr -Alma Gêmea(2005) e Êta Mundo Bom(2016), mas  foi exatamente  esse tom acima  que deu o charme da Ágatha, isso sem  falar  que a Eliane Giardini de vilã  foi magistral.



         Tony Ramos   interpretou  um  dos personagens  que  mais  sofreu mutações no decorrer de Terra e  Paixão. Mas  em se tratando de um Tony Ramos, mesmo em um personagem  abaixo das suas habilidades, é sempre um deleite.



         Glória Pires começou Terra e Paixão como uma  caricata vilã de novela mexicana  - acho  que a Irene  só desengessou  mesmo depois da morte  do Daniel(Jonny Massaro), ai vimos uma Glória em estado de graças, fazendo  o que ela sabe fazer  de  melhor – as vilãs.

        Aliás Terra e  Paixão deixou provado que o público gosta de ver sim atores veteranos em papeis  de protagonistas e destaque , que o pedigree de    um Tony Ramos, Glória Pires, Eliane Giardini entre outros, tem  muita força sim.



        Anely e Luigi   / Tatá  Werneck e Rainer Cadete carregaram praticamente os primeiros 3  meses  de novela nas costas- Mesmo acima  do tom e com a Tata   de novo fazendo a Tatá em uma novela, os personagens  caíram na graça do público.

        Uma grande surpresa de Terra e Paixão foi a dobradinha   Tatá Werneck e  DeboraFalabella. Eu confesso que quando vi que elas fariam irmãs não achei que as personagens teriam liga, e talvez nem contracenassem, afinal eram   2  extremos. Mas foram exatamente essas diferenças que deram o  destaque cênico- Vimos a Débora numa vibe mais leve, assim como a Tatá ao lado dela,  brilhou nas cenas dramáticas.

        Outros destaques  que brilharam nesse elenco- Inez Viana (Angelina), Déborah Ozório (Petra), Ângelo Antônio(Andrade), Leandro Lima(Marino) e Tatiana Tibúrcio (Jussara).

        A  Revelação do grande mistério da trama – a morte da Ágatha(Eliane Giardini)  foi  um dos pontos altos do  último capítulo. A vilã teve um final apoteótico, digno de sua participação, e já tinha sido desvendado que Irene tinha dado os três tiros na rival, que agonizava na escada. Mas quem empurrou ainda era dúvida. Só que no final das contas, até o envenenamento provocado por Angelina foi criminoso. Ao contrário do que disse em seu depoimento, a governanta não trocou as xícaras. Ela botou veneno para Agatha tomar, mas a vilã logo sentiu o gosto e foi correndo pegar o antídoto. E na escada estava Gentil (Flávio Bauraqui), que a empurrou. Um plot twist  não  vazado pela imprensa.  A troca de risadas entre Angelina (Inez Viana) e Gentil encerrou o enigma com chave de ouro. Vale lembrar que os dois eram os únicos que sabiam que Agatha estava na prisão e não morta durante os anos que ficou sumida. Ou seja, um novo segredo guardado a sete chaves pela dupla. 



        Terra  e Paixão termina como mais um sucesso controverso do Walcyr Carrasco, que sabe chamar  atenção para suas novelas, seja do jeito que for.

 

Veja Também:

Walcyr Carrasco


10 Destaques de Terra e Paixão  


Ágatha Moreira 

Tony Ramos


Cauã Reymond


Amor a Vida 

Debora Falabella


Leona Cavalli


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...