Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Personagens/atores que brilharam em “O Outro Lado do Paraíso”




        A Trama das nove, do autor Walcyr Carrasco, está chegando em sua fase final, e  com uma audiência bombástica a novela  é  sem dúvidas uma fábrica de entrechos com o puro intuito de dar IBOPE. Logo que atingiu seus primeiros picos de audiência, se igualando  à  antecessora A Força do Querer, da Glória Perez, a novela vem apresentando um show de incoerências, absurdos e desserviços   num texto raso e pobre até para os folhetins das seis  que consagraram o autor.
        Sem dúvidas O Outro Lado do Paraíso em seu conjunto da obra  é uma novela que funciona, que agrada o grande público e o mantém cativo com situações pontuais (Retorno da Clara, os assassinatos da Sophia, a virada do mocinho para vilão e do vilão para o mocinho – Renato / Gael) que nos fazem “esquecer” seus pontos fracos.
São exatamente nesses “pedaços” do paraíso  que alguns atores conseguiram fazer da novela seu palco  e terminarão  a trama com mais um grande sucesso para seus currículos.

Clara / Bianca Bin

        Se com a Maria de Êta Mundo Bom (2016), uma coadjuvante, Bianca Bin tomou as rédeas da trama e ofuscou a protagonista, imaginem com uma Clara nas mãos!  Uma personagem cheia de possibilidades e reviravoltas, a Clara, mesmo dentro do texto pobre de O Outro Lado do Paraíso,  se sobressaiu e é uma das mais marcantes protagonistas dos últimos anos. A Cena do retorno da personagem ao Tocantins, em 14 de dezembro de 2017, foi a primeira a dar piques de audiência à novela   e quebrou a internet  virando o símbolo principal da trama do Walcyr Carrasco. Nitidamente podemos dividir a novela entre antes e depois do retorno da Clara. Confesso que não consigo imaginar  uma Ísis Valverde ou Paolla Oliveira fazendo a Clara. A Bianca Bin  me dá essa  impressão de que os personagens são escritos única e exclusivamente para ela,   e talvez isso os transforme em personagens tão bem interpretados e marcantes. Bianca Bin já provou com outros personagens que é uma das melhores da sua geração, mas claro que lhe faltava um grande personagem  em horário  nobre como a Clara,  para coroar seu talento   e trabalho impecáveis.

Renato / Rafael Cardoso

         Rafael Cardoso, assim como  a Bianca Bin, é um ator com pouco tempo de carreira, completa 10 anos em 2018, e já está no hall de um dos melhores da sua geração. O Renato de O Outro Lado do Paraíso, principalmente depois dessa brusca virada do personagem,  de  mocinho para vilão, mostrou todo seu talento e versatilidade. Era uma virada arriscada, afinal de contas a história do Walcyr deixou pontas soltas na trajetória do Renato, mas o charme dado pelo Rafael a versão vilã do personagem  foi a grande sacada da história, e sua parceria  com a Fernanda Rodrigues  foi a cereja do bolo da história. 

Sophia / Marieta Severo

        Marieta Severo voltou às novelas  com tudo,  depois de 13 anos vivendo a Dona Nenê de A Grande Família (2001 – 2014). Primeiro foi a  Fanny de Verdades Secretas (2015), também do Walcyr Carrasco, e  agora a grande vilã de O Outro Lado do Paraíso. Mais uma vez a atriz imprime uma interpretação reta e crível fazendo a Sophia ser odiada e ao mesmo tempo amada,  como acontece com as grandes vilãs da teledramaturgia brasileira feitas com maestria por suas intérpretes. A Certa altura da trama,  Sophia  se transforma em uma serial killer assassinando à tesouradas boa parte dos personagens que ousaram lhe chantagear por quaisquer motivos, o que deu uma ar ainda mais obscuro e interessante  à personagem, o que mostra que a escalação da atriz para vive-la é um dos poucos acertos da trama. Sobre o serial killer, esta não é a primeira vez que a atriz vive uma personagem desse tipo na tv. Em 1963, quando estreava na tv,  na trama de O Sheik de Agadir,  a Princesa Eden de Bassora, sua personagem,   também foi revelada com a serial killer “Rato” que matara boa parte do elenco da trama no decorrer dos capítulos.

Gael / Sérgio Guizé

        Sérgio Guizé, apesar de já ter mais de 15 anos de carreira consagrada no teatro, só em 2013 ganhou  seu primeiro personagem de destaque na tv, o João Gibão no remake de  Saramandaia, do Ricardo Linhares. Nesses últimos cinco anos,  o ator teve uma carreira ascendente com personagens importante, interessantes e dos mais variados perfis,  e  que só comprovaram seu talento. Mesmo fugindo do estereótipo do galã, ganhou o protagonista de O Outro Lado do Paraíso e novamente brilhou com as nuances  que o Gael vem lhe proporcionando, interpretando com credibilidade e coerência  tanto o espancador e desiquilibrado do início da trama, como o Gael que ensaia uma redenção depois de começar descobrir seu traumas e tentar curá-los. Não estou elogiando o fato dessa mudança do personagem agressivo ter sido explicada apenas como um trauma de infância descoberto pela vidente Mercedes (Fernanda Montenegro),  esse entrecho deixou muito a desejar, porém só mostrou ainda mais  seu talento,  que se sobressai mesmo em um roteiro precário. 

Duda (Bete)  / Glória Pires

        A Duda foi sem dúvidas a personagem mais difícil já feita pela Glória Pires. Uma personagem com muitas mudanças, reviravoltas e coisas bem radicais, e só uma atriz com a perícia da Glória para conseguir tirar leite de pedra  do texto tão raso do Walcyr e conseguir fazê-la aparecer. Glória Pires passou uma situação parecida com a Norma de Insensato Coração (2011), trama do GilbertoBraga. A personagem era muito menor que seu talento, e só na segunda metade da novela começou crescer e acabou  carregando a trama nas costas quando deu início a vingança contra seu algoz Léo,  o personagem do Gabriel Braga Nunes. O Fato é que mesmo sem o protagonismo merecido e anunciado no início de O Outro Lado do Paraíso, Glória Pires termina mais um trabalho cheio de grandes cenas,  sempre que  teve a oportunidade dentro da trama.

Patrick / Thiago Fragoso              

        Patrick “o maior advogado do país”  tinha tudo para ser um personagem apagado dentro de O Outro Lado do Paraíso. Criado apenas para dar logística a vingança do Clara (Bianca Bin), sem um ator forte em sua interpretação poderia ter passado em branco. Mas o Patrick mesmo sem o devido destaque e com um perfil  nada crível,  conseguiu se sobressair entre os dois galãs e protagonistas pretendentes da Clara, Gael (Sérgio Guizé) e Renato (Rafael Cardoso),  mostrando todo o talento do Thiago Fragoso, que   terá seu trabalho coroado no final como o escolhido da protagonista. 

Adinéia / Ana Lúcia Torre

        Uma grande atriz é sempre uma grande atriz em qualquer momento. É o caso da Ana Lúcia Torre  em O Outro Lado do Paraíso. Mesmo integrante de um dos núcleos que menos contribuem positivamente para a trama, muito pelo contrário, consegue fazer do fraco  texto da Adinéia bons momentos para a trama do Walcyr com sua perícia e talento.   

Laura / Bella Piero

        Vários atores que estrearam  ou que ganharam personagens de maior destaque  em O Outro Lado do Paraíso, tiveram a projeção merecida devido a audiência sempre ascendente da trama. Mesmo em personagens ou tramas esdrúxulas brilharam Anderson Tomazini (Xodó), Giovanna Cordeiro (Cléo), Mayana Neiva (Leandra) entre outros, mas a Bella Piero na pele da Laura foi sem dúvidas a de maior destaque. O Entrecho da violência sexual foi uma das  histórias interessantes e mais responsáveis apresentadas  pelo Walcyr dentro da novela, apesar da regressão através da advogada Coach, mas enfim a atriz mesmo em começo de carreira  mostrou uma caracterização digna das veteranas, com a transformação do perfil da Laura a cada nova descoberta de seus traumas, mostrando que Bella Piero  é um dos nomes promissores para os próximos anos.
    
Mercedes / Fernanda Montenegro

        A Mercedes foi uma personagem criada para servir ao roteiro do Walcyr, ou seja a vidente só acertava ou previa o que era conveniente para a história, porém mesmo sem uma personagem crédula, Dona Fernanda Montenegro em cena é sempre Fernandona e na pele da personagem nos proporcionou momentos  memoráveis, sempre um show à parte, uma aula de como interpretar com simplicidade e segurança.

Caetana / Laura Cardoso

        Outra veterana que deu show em O Outro Lado do Paraíso foi Laura Cardoso como a “Quenga” Caetana. A personagem logo em suas primeiras cenas conquistou o público, tanto que a personagem que ficaria apenas na primeira fase, ganhou sobrevida e voltou ainda mais radiante para a segunda fase da novela. Sempre com um ensinamento   sem nenhum pudor na ponta da língua a personagem brincou na trama e Laura foi mais uma vez excelente numa personagem dosada no humor.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.teledramaturgia.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube