Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Personagens/atores que brilharam em “O Outro Lado do Paraíso”




        A Trama das nove, do autor Walcyr Carrasco, está chegando em sua fase final, e  com uma audiência bombástica a novela  é  sem dúvidas uma fábrica de entrechos com o puro intuito de dar IBOPE. Logo que atingiu seus primeiros picos de audiência, se igualando  à  antecessora A Força do Querer, da Glória Perez, a novela vem apresentando um show de incoerências, absurdos e desserviços   num texto raso e pobre até para os folhetins das seis  que consagraram o autor.
        Sem dúvidas O Outro Lado do Paraíso em seu conjunto da obra  é uma novela que funciona, que agrada o grande público e o mantém cativo com situações pontuais (Retorno da Clara, os assassinatos da Sophia, a virada do mocinho para vilão e do vilão para o mocinho – Renato / Gael) que nos fazem “esquecer” seus pontos fracos.
São exatamente nesses “pedaços” do paraíso  que alguns atores conseguiram fazer da novela seu palco  e terminarão  a trama com mais um grande sucesso para seus currículos.

Clara / Bianca Bin

        Se com a Maria de Êta Mundo Bom (2016), uma coadjuvante, Bianca Bin tomou as rédeas da trama e ofuscou a protagonista, imaginem com uma Clara nas mãos!  Uma personagem cheia de possibilidades e reviravoltas, a Clara, mesmo dentro do texto pobre de O Outro Lado do Paraíso,  se sobressaiu e é uma das mais marcantes protagonistas dos últimos anos. A Cena do retorno da personagem ao Tocantins, em 14 de dezembro de 2017, foi a primeira a dar piques de audiência à novela   e quebrou a internet  virando o símbolo principal da trama do Walcyr Carrasco. Nitidamente podemos dividir a novela entre antes e depois do retorno da Clara. Confesso que não consigo imaginar  uma Ísis Valverde ou Paolla Oliveira fazendo a Clara. A Bianca Bin  me dá essa  impressão de que os personagens são escritos única e exclusivamente para ela,   e talvez isso os transforme em personagens tão bem interpretados e marcantes. Bianca Bin já provou com outros personagens que é uma das melhores da sua geração, mas claro que lhe faltava um grande personagem  em horário  nobre como a Clara,  para coroar seu talento   e trabalho impecáveis.

Renato / Rafael Cardoso

         Rafael Cardoso, assim como  a Bianca Bin, é um ator com pouco tempo de carreira, completa 10 anos em 2018, e já está no hall de um dos melhores da sua geração. O Renato de O Outro Lado do Paraíso, principalmente depois dessa brusca virada do personagem,  de  mocinho para vilão, mostrou todo seu talento e versatilidade. Era uma virada arriscada, afinal de contas a história do Walcyr deixou pontas soltas na trajetória do Renato, mas o charme dado pelo Rafael a versão vilã do personagem  foi a grande sacada da história, e sua parceria  com a Fernanda Rodrigues  foi a cereja do bolo da história. 

Sophia / Marieta Severo

        Marieta Severo voltou às novelas  com tudo,  depois de 13 anos vivendo a Dona Nenê de A Grande Família (2001 – 2014). Primeiro foi a  Fanny de Verdades Secretas (2015), também do Walcyr Carrasco, e  agora a grande vilã de O Outro Lado do Paraíso. Mais uma vez a atriz imprime uma interpretação reta e crível fazendo a Sophia ser odiada e ao mesmo tempo amada,  como acontece com as grandes vilãs da teledramaturgia brasileira feitas com maestria por suas intérpretes. A Certa altura da trama,  Sophia  se transforma em uma serial killer assassinando à tesouradas boa parte dos personagens que ousaram lhe chantagear por quaisquer motivos, o que deu uma ar ainda mais obscuro e interessante  à personagem, o que mostra que a escalação da atriz para vive-la é um dos poucos acertos da trama. Sobre o serial killer, esta não é a primeira vez que a atriz vive uma personagem desse tipo na tv. Em 1963, quando estreava na tv,  na trama de O Sheik de Agadir,  a Princesa Eden de Bassora, sua personagem,   também foi revelada com a serial killer “Rato” que matara boa parte do elenco da trama no decorrer dos capítulos.

Gael / Sérgio Guizé

        Sérgio Guizé, apesar de já ter mais de 15 anos de carreira consagrada no teatro, só em 2013 ganhou  seu primeiro personagem de destaque na tv, o João Gibão no remake de  Saramandaia, do Ricardo Linhares. Nesses últimos cinco anos,  o ator teve uma carreira ascendente com personagens importante, interessantes e dos mais variados perfis,  e  que só comprovaram seu talento. Mesmo fugindo do estereótipo do galã, ganhou o protagonista de O Outro Lado do Paraíso e novamente brilhou com as nuances  que o Gael vem lhe proporcionando, interpretando com credibilidade e coerência  tanto o espancador e desiquilibrado do início da trama, como o Gael que ensaia uma redenção depois de começar descobrir seu traumas e tentar curá-los. Não estou elogiando o fato dessa mudança do personagem agressivo ter sido explicada apenas como um trauma de infância descoberto pela vidente Mercedes (Fernanda Montenegro),  esse entrecho deixou muito a desejar, porém só mostrou ainda mais  seu talento,  que se sobressai mesmo em um roteiro precário. 

Duda (Bete)  / Glória Pires

        A Duda foi sem dúvidas a personagem mais difícil já feita pela Glória Pires. Uma personagem com muitas mudanças, reviravoltas e coisas bem radicais, e só uma atriz com a perícia da Glória para conseguir tirar leite de pedra  do texto tão raso do Walcyr e conseguir fazê-la aparecer. Glória Pires passou uma situação parecida com a Norma de Insensato Coração (2011), trama do GilbertoBraga. A personagem era muito menor que seu talento, e só na segunda metade da novela começou crescer e acabou  carregando a trama nas costas quando deu início a vingança contra seu algoz Léo,  o personagem do Gabriel Braga Nunes. O Fato é que mesmo sem o protagonismo merecido e anunciado no início de O Outro Lado do Paraíso, Glória Pires termina mais um trabalho cheio de grandes cenas,  sempre que  teve a oportunidade dentro da trama.

Patrick / Thiago Fragoso              

        Patrick “o maior advogado do país”  tinha tudo para ser um personagem apagado dentro de O Outro Lado do Paraíso. Criado apenas para dar logística a vingança do Clara (Bianca Bin), sem um ator forte em sua interpretação poderia ter passado em branco. Mas o Patrick mesmo sem o devido destaque e com um perfil  nada crível,  conseguiu se sobressair entre os dois galãs e protagonistas pretendentes da Clara, Gael (Sérgio Guizé) e Renato (Rafael Cardoso),  mostrando todo o talento do Thiago Fragoso, que   terá seu trabalho coroado no final como o escolhido da protagonista. 

Adinéia / Ana Lúcia Torre

        Uma grande atriz é sempre uma grande atriz em qualquer momento. É o caso da Ana Lúcia Torre  em O Outro Lado do Paraíso. Mesmo integrante de um dos núcleos que menos contribuem positivamente para a trama, muito pelo contrário, consegue fazer do fraco  texto da Adinéia bons momentos para a trama do Walcyr com sua perícia e talento.   

Laura / Bella Piero

        Vários atores que estrearam  ou que ganharam personagens de maior destaque  em O Outro Lado do Paraíso, tiveram a projeção merecida devido a audiência sempre ascendente da trama. Mesmo em personagens ou tramas esdrúxulas brilharam Anderson Tomazini (Xodó), Giovanna Cordeiro (Cléo), Mayana Neiva (Leandra) entre outros, mas a Bella Piero na pele da Laura foi sem dúvidas a de maior destaque. O Entrecho da violência sexual foi uma das  histórias interessantes e mais responsáveis apresentadas  pelo Walcyr dentro da novela, apesar da regressão através da advogada Coach, mas enfim a atriz mesmo em começo de carreira  mostrou uma caracterização digna das veteranas, com a transformação do perfil da Laura a cada nova descoberta de seus traumas, mostrando que Bella Piero  é um dos nomes promissores para os próximos anos.
    
Mercedes / Fernanda Montenegro

        A Mercedes foi uma personagem criada para servir ao roteiro do Walcyr, ou seja a vidente só acertava ou previa o que era conveniente para a história, porém mesmo sem uma personagem crédula, Dona Fernanda Montenegro em cena é sempre Fernandona e na pele da personagem nos proporcionou momentos  memoráveis, sempre um show à parte, uma aula de como interpretar com simplicidade e segurança.

Caetana / Laura Cardoso

        Outra veterana que deu show em O Outro Lado do Paraíso foi Laura Cardoso como a “Quenga” Caetana. A personagem logo em suas primeiras cenas conquistou o público, tanto que a personagem que ficaria apenas na primeira fase, ganhou sobrevida e voltou ainda mais radiante para a segunda fase da novela. Sempre com um ensinamento   sem nenhum pudor na ponta da língua a personagem brincou na trama e Laura foi mais uma vez excelente numa personagem dosada no humor.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.teledramaturgia.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...