Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nossos Autores - Wálter George Durst


Autor de clássicos como “Gabriela”,  Anarquistas Graças a Deus, “Grande Sertão : Veredas” entre outros


        O Autor homenageado deste mês  é um dos pioneiros da tv, seu trabalho como roteirista, adaptando grandes textos teatrais para a Tv de Vanguarda, da Tupi de São Paulo, nos anos 1950, até hoje são  aclamado como um importante marco na história da  teledramaturgia brasileira.

        Nascido em São Paulo, em 15 de Junho de 1922, nos deixou em agosto de 1997, vítima de um câncer. Intelectual e politizado, após experiência como cineasta, estreou  nas telenovelas sob o comando de Glória Magadan, na década de 60.  Os dramalhões adaptados por Walter batiam de frente  com suas ideias tomando como base seu currículo de cineasta. Um contrato  com Colgate-Palmolive e supervisão de Glória, meio que o “obrigaram” a fazer isso.  

        Foi nesta década que o autor escreveu as novelas Cleópatra (1962), O Sorriso de Helena (1964), Gutierritos, O Drama dos Humildes (1964), Teresa (1965), O Cara Suja (1965), Olhos que Amei (1965), A Outra (1965), A Cor da Sua Pele (1965), Um Rosto Perdido (1965) e Meu Filho, Minha Vida (1967) todas na Rede Tupi.



        Em 1969, o autor fez uma passagem pela Tv Cultura, onde adaptou O Feijão e O Sonho, do autor Orígenes Lessa; e no mesmo ano escreveu em parceria com Sylvan Paezzo,  na Rede Bandeirantes, O Bolha,  a novela considerada a primeira feita na rua, sem estúdios.

        De volta à Tv Cultura no início da década de 70, Wálter George Durst ainda escreveu  e adaptou Meus Filhos (1971), O Duelo (1973), O Capote (1973) e Fogo Morto, adaptado do romance homônimo de José Lins do Rêgo.



        Mas Wálter George Durst ainda não tinha mostrado a que veio na teledramaturgia, e foi com a inesquecível adaptação de Gabriela, do romance de Jorge Amado,  feito para a Globo em 1975, que ele conquistou de vez o posto de um dos nossos grandes autores.



        A novela que comemorava os 10 anos da emissora, consagrou Sônia Braga como grande estrela. Gabriela proporcionou momentos artísticos relevantes para a história da teledramaturgia brasileira. Os “Wálter´s” Durst e Avancini na direção,  valorizaram, ampliaram e explicaram  a obra de Jorge Amado, principalmente na ênfase nos aspectos políticos. A preparação da trama teve aspectos “hollywoodianos” das super-produções, desde a escolha do elenco, principalmente a personagem principal, bem ao estilo de Selznick  à procura de sua Scarlett O´hara, como  figurinos, caracterizações, etc. 



        Depois do sucesso de Gabriela, ainda na década de 70,  o autor escreveu a novela Despedida de Casado, que estrearia em 3 de janeiro de 1977, eu disse estrearia por que a Censura do Governo Federal fez  com a trama o mesmo que havia  feito 2 anos antes com a primeira versão de Roque Santeiro. Dez dias antes de estrear, com as chamadas no ar, a direção da Tv Globo de Brasília recebeu um comunicado oficial do Serviço de Censura e Diversões Públicas  que declarava a novela definitivamente proibida, e com  vários capítulos gravados e tantos outros escritos, a Globo teve  um prejuízo de quase 5 milhões para a emissora.  



        Depois do cancelamento de Despedida de Casamento ,  voltou às novelas em junho de 1977,   com a trama de Nina, estrelada por Regina Duarte, que estava afastada das novelas há 3 anos. Nina começava apagar a imagem de Regina Duarte  de “Namoradinha do Brasil” , o que se consolidaria definitivamente com Malu Mulher (1979). A novela teve um dos mais apurados trabalhos de criação feitos para a Tv,  uma pena que o público não tenha entendido  como deveria, e sua audiência deixou muito a desejar.

        No  virada da década de 70 para 80, Wálter foi roteirista dos seriados Carga Pesada (1979) e Obrigado Doutor (1981).



        Voltou às novelas em 1981 com Terras do Sem Fim ,  adaptação de três romances de Jorge Amado, Terras do Sem Fim , Cacau e São Jorge do Ilhéus. A junção dos três romances na tv resultou num  faroeste baiano, com lutas sangrentas entre coronéis e seus jagunços por domínio de terras e poder.  Um clima bem forte para o tradicional horário das seis.



        E também do Wálter George Durst quatro das minissérie mais aclamadas pelo público e pela crítica – Anarquistas,  Graças a Deus (1984), adaptado do romance de Zélia Gattai; Rabo de Saia (1984), baseada no  conto  Pensão Riso da Noite (Cerveja, Sanfona e Amor) de José Condé; Grande Sertão : Veredas (1985), do romance homônimo de Guimarães Rosa e Memórias de Um Gigolô (1986), em parceria com Marcos Rey, baseado no romance do mesmo.



        Na década de 90, o autor fez a supervisão do texto da trama de Gente Fina, novela apresentada no horário das seis dos autores Luis Carlos Fusco, José Louzeiro e Marilu Saldanha.



        Em 1995, depois do fracasso da trama de Tocaia Grande, na Rede Manchete,  Wálter George Durst foi convocado por Walter Avancini para   supervisionar a trama. Adaptação de mais um romance de Jorge Amado para a Tv.  A Emissora apostou alto na trama, e tinha um intuito de revitalizar o núcleo de teledramaturgia depois do  fraco desempenho  de Amazônia (1991).  Walther Avancini sabia do perícia de Durst  na adaptação de obras do Jorge Amado para a Tv. A parceria deles logo se refletiu na audiência que praticamente dobrou.



        O último trabalho de Wálter foi o remake de Os Ossos do Barão, trama do autor Jorge Andrade, apresentada originalmente na Globo em 1973.  Wálter juntou ao remake apresentado em 1997 no SBT, a história central de Ninho da Serpente, também do Jorge Andrade, apresentada na Bandeirantes, em 1982.  Wálter terminou a trama,  porém não assistiu seu últimos capítulos no ar. Wálter  morreu 6 dias antes do seu término.

        Wálter George Durst contribuiu de uma forma incalculável para nossa teledramaturgia, seu dom de transformar livros em novelas ou minisséries,   enriqueceu muito a educação  da grande massa e levou literatura de boa qualidade aos quatro cantos do Brasil.

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...