Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Sangue Bom (2013)


Primeira telenovela totalmente autoral da Maria Adelaide Amaral


        Em abril de 2013, depois de consagrada com colaboração em trabalhos do Cassiano Gabus Mendes (Meu Bem Meu Mal/1990 e O Mapa da Mina/1993), adaptações impecáveis de grandes autores da nossa literatura em minisséries como A Muralha (2000), Os Maias (2001), A Casa das Sete Mulheres (2003), JK (2006) entre outros,  e os remakes  de Anjo Mau (1997) e Ti Ti Ti(2010), clássicos da nossa teledramaturgia, Maria Adelaide Amaral , em parceria com Vicent Villari,  “estreava”  com uma trama totalmente autoral no horário das sete.

Sangue Bom  explorava como pano de fundo a valorização excessiva da aparência, a febre pelo consumo e o desejo de fama à qualquer custo.

A trama foi a prova dos nove da autora, que saia da sua zona de conforto, os remakes e adaptações, e dava a cara a tapa. O Risco valeu muito a pena. Através de um texto irônico e divertido, Sangue Bom abordou de forma inteligente a busca pela fama à qualquer custo, sem mérito e com o mínimo de esforço possível, uma explícita crítica ao mundo das (sub) celebridades.  A novela conquistou o grande público logo em seus primeiros capítulos,   e Maria Adelaide Amaral  havia passado no teste.



A Novela tem como protagonistas 6 jovens que não medem esforços em busca da tão sonhada felicidade:   Bento (Marco Pigossi), a it-girl Amora (Sophia Charlotte), o bad boy Fabinho (Humberto Carrão), a doce Malu (Fernanda Vasconcellos), a corintiana Giane (Isabelle Drumond) e o playboy Maurício (Jayme Matarazzo).  Alguns deles vão demorar um pouco mais que os outros para entender que a felicidade não é um bem de consumo, e que nunca poderá ser comprada.
E  no meio da selva paulistana – da moda, das tendências, das capas de revistas  que vivem   Giane  que ama Bento, que ama Amora, que gosta de Maurício, que é o grande amor de Malu. Fabinho não ama ninguém , a não ser ele mesmo, e faz de tudo para conquistar fama e poder. Entre muitos encontros e desencontros, as vidas desses seis jovens vão se cruzar várias vezes no decorrer da trama.



A novela apostou em seis protagonistas jovens e com poucos trabalhos na tv  que,  bem entrosados, com o texto bem amarrado e direção firme, fizeram  a trama fluir de uma maneira espetacular ,  consagrando o sexteto para o seleto time de grandes astros da casting da GloboFernanda Vasconcellos, Marco Pigossi, Isabelle Drumond, Jayme Matarazzo, e destaque para os vilões complexos  da trama, vividos magistralmente pela Sophie Charlotte e Humberto Carrão.



Assim como em  uma pirâmide, o núcleo jovem tinha um time de peso de coadjuvante para seu alicerce. Neste campo brilharam,  Giulia Gam, como a tresloucada e atriz fracassada Bárbara Ellen; Malu Mader,  inacreditavelmente vivendo uma personagem popularesca, a ex-prostituta Rosemare; MarisaOrth, fazendo uma espécie de remake da Nicinha de Rainha da Sucata, com sua Damaris e Gladis;  e Letícia Sabatella que com sua personagem ficou responsável pela parte dramática da trama, com Verônica e sua outra fase, a cantora de boate Palmira Valente.  Todas atrizes veteranas que fizeram de suas personagens em Sangue Bom um diferencial para seus currículos.

Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari levaram a trama de forma tão linear, que mesmo com um elenco numeroso, nenhum ator ou personagem foi esquecido, cada um sempre com falas e entrechos importantes.



Duas características de Ti Ti Ti (2010), trama anterior da dupla, foram repetidas em Sangue Bom – A trilha sonora espetacular, principalmente a nacional,   começando pelo tema de abertura numa releitura do Grupo Sambô do clássico do Lulu SantosToda Forma de Amor” e as adoráveis citações de outras obras da Maria Adelaide.




A novela foi atualíssima ao abordar o universo das celebridades instantâneas, programas de tv sensacionalistas, reality-shows , flashmobs e vídeos do You Tube. Tudo usado como personagem e ao mesmo tempo campo de divulgação da trama.

Os autores   também se preocuparam  com a abordagem de temas sociais,  e além da questão de adoção, um dos principais assuntos da história, falou ainda sobre o “Verdejando”, programa social lançado pela equipe de jornalismo da emissora que falava sobre o quanto de verde as ruas  tinham perdido no decorrer dos anos; e ainda sobre o drama de pessoa com leucemia através da personagem  Simone (Andreia Horta), a irmã de Amora,  que morre em decorrência da doença.

Yoná Magalhães finalizou sua brilhante carreira na trama de Sangue Bom, onde deu vida a Glória Pais, um  dos bons personagens da trama. A atriz faleceu em 20 de outubro de 2015, quase 2 anos depois da trama.   



Sangue Bom não levantou bandeiras do homossexualismo, porém abordou o tema da forma mais natural possível, mostrando a diversidade da sua forma mais simples , com direito inclusive a um personagem travesti, a Mulher Pau-de-Jacu, vivida pelo ator  Luis André Alvim e a descoberta do homossexualismo do personagem Filipinho, do Josafá Filho, o famosinho da Casa Verde.

A novela  se passa em São Paulo, nas redondezas do bairro da Casa Verde, conhecido pela relação de proximidade entre os moradores e pela intensa vida boêmia. Isso deu um charme a mais à trama.

Sem dúvidas, e talvez pela primeira vez, um elenco numeroso jogou a favor de uma trama, os autores souberam usá-los como poucas vezes visto na tv. Sangue Bom não foi nenhum “buumm” de audiência, não ultrapassou os números de Cheias de Charme (2012), até então o atual sucesso do horário,  mas era impossível imaginar perder um capítulo sequer da trama, a história pegava e nos fazia viajar com os dramas de cada personagem. Quem não odiou ou chorou junto com a Amora ou a Bárbara Ellen? Sem dúvidas  grandes momentos na carreira de Shophie Charlotte e Giulia Gam.

Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari mostraram com maestria o que a mídia  é capaz de fazer, levantando ou derrubando uma pessoa com  facilidade e rapidez. Isso   através de  um folhetim  interessante com  uma  direção, elenco e produção  impecáveis.



Sangue Bom está completando cinco anos de estreia este mês, no próximo dia 29, e é uma das boas opções de reprises para o Vale a Pena Ver de Novo, pós Belíssima, que volta em junho próximo na faixa vespertina.

A novela foi um ótimo  momento do horário das sete,    marcou com excelência a parceira dos autores. Uma pena que isso não tenha se repetido  em A Lei do Amor, a estreia da dupla em horário nobre. 
    
Ficha Técnica:



Novela dos Autores Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari
Direção Geral : Dênis Carvalho
Elenco:
MARCO PIGOSSI – Bento de Jesus
SOPHIE CHARLOTTE – Amora Campana (Mayara)
FERNANDA VASCONCELLOS – Malu (Maria Luísa Campana)
HUMBERTO CARRÃO – Fabinho (Fábio Queiroz)
ISABELLE DRUMMOND – Giane de Souza
JAYME MATARAZZO – Maurício Vasquez
GIULIA GAM – Bárbara Ellen (Conceição)
MALU MADER – Rosemere Moreira
FELIPE CAMARGO – Perácio Pais
LETÍCIA SABATELLA – Verônica / Palmira Valente
ARMANDO BABAIOFF – Érico
BRUNO GARCIA – Natan Vasquez
HERSON CAPRI – Plínio Campana
DEBORAH EVELYN – Irene Fiori (Rita de Cássia)
MARISA ORTH – Damáris Carmim / Gládis do Cabuçu
MARCO RICCA – Wilson Rabelo
MAYANA NEIVA – Charlene de Souza
REGIANE ALVES – Renata Moretti
YONÁ MAGALHÃES – Glória Pais
INGRID GUIMARÃES – Tina (Albertina Leão)
JOAQUIM LOPEZ – Lucindo Lago
JOSAFÁ FILHO – Filipinho (o Famosinho da Casa Verde)
MARIA HELENA CHIRA – Lara Keller
LETÍCIA ISNARD – Brenda
RODRIGO LOPEZ – Vitinho Barata
FAFY SIQUEIRA – Madá
EDWIN LUISI – Tio Lili (Ulisses Lago)
DANIEL DANTAS – Gilson Rabelo
LOUISE CARDOSO – Salma
TATIANA ALVIM – Socorro 
RÔMULO ARANTES NETO – Tito 
MAURÍCIO DESTRI – Vinny 
THIAGO AMARAL – Caio 
THAILA AYALA – Camila Lancaster
CARMEM VERÔNICA – Karmita Lancaster
TUNA DWEK – Sueli Pedrosa
ELLEN ROCHE – Mulher Mangaba (Brunettý)
MILA MOREIRA – Sílvia Laport
CRIS NICOLOTTI – Odila
WANDI DORATIOTO – Nestor Moretti
NORIVAL RIZZO – Silvério de Souza 
DORIVAL CARPER – Eliseu Toledo
TARCÍSIO FILHO – Nelson Ramos
FELIPE LIMA – Xande 
SAMYA PASCOTTO – Tábata 
CARLA SALLE – Mel 
CAROLINIE FIGUEIREDO – Júlia 
RAFAEL PAOLLI – Edu 
BIA ARANTES – Cléo 
SÉRGIO MALHEIROS – Jonas
PEDRO INOUE – Douglas 
JÚLIO OLIVEIRA – Peixinho
NOEMI MARINHO – Margot Queiroz
IZABELLA BICALHO – Nice 
LUIZ ANDRÉ ALVIM – Mulher Pau-de-Jacú (Serjão)
MÔNICA TORRES – Áurea
MARIAH DA PENHA – Emília 
ALINE DIAS – Luz 
MARCUS RIGONATTI – Kevin 
AYUMI IRIE – Dorothy 
MIGUEL ARRAES – Pedrinho 
THAÍS GARAYP – Santa 
SYLBETH SORIANO – Sandrona 
ANDRÉ GUERREIRO LOPES – Barrabás
RÚBENS CAMELO – Bolívar 
YAÇANÃ MARTINS – Celinha 
ELIANA PITTMAN – Chica 
PRISCILA CAMARGO – Nancí 
NANDA LISBOA – Sheila 
THAÍS LAGO – Mari 
KERUSE BONGIOLO – Mônica 
e
ALEJANDRO CLAVEAUX – Manolo (pai do filho de Lara Keller)
ANA CLÁUDIA FANCHINI – Vanessa (recepcionista no salão de beleza de Tio Lili)
ANA PAULA PEDRO – Caetana (amiga carola de Damáris)
ANDREA HORTA – Simone (irmã de Amora)
ANTÔNIO FIRMINO – Evandro (motorista de Bárbara Ellen)
BERNARDO SIMÕES – Fabinho (criança)
BRUNA HAMU – Carol (secretária na agência de Natan)
BRUNO MELLO – Tavares (marido de Pulquéria) 
CAMILO BEVILACQUA – locatário que entra com ação de despejo contra Rosemere
CARLO ALEXANDRE SADDY – André (filho de Simone)
CÉSAR MELLO – Arthur Bicalho (Bento e Malu foram modelos na campanha dele)
CLÁUDIO CAPARICA – marido de Caetana
CLÁUDIO CINTI – Zezão (médico picareta em uma armação para Brenda e outra para Amora)
CHRISTIANO TORREÃO – Eustáquo (marido de Gertrudes)
DANI VIEIRA – Mulher Pupunha
EDVARD VASCONCELLOS – delegado
FERNANDA ABRAÃO – Mulher Jambolão
GUILHERME GONZALEZ – Zito (camera-man que trabalha com Lara Keller)
HELENA FERNANDES – Lana Ferreira (defende os interesses de Bluma Lancaster)
HENRY FIUKA
JACKSON ANTUNES – Pascoal Gambini (empresário, cliente de Natan)
LETÍCIA CANNAVALE – Lívia (falecida mulher de Wilson, filha de Glória, mãe de Bento)
LUAN PICKLER – Bento (criança)
LU CARRY – Vívian (namorada de Suely Pedrosa)
LUCAS NADIN – Afonso (primo de Camila)
LUÍSA THIRÉ – Isaura (assistente social que cuida do caso de Pedrinho)
MARCELLA RAMALHO – Amora (criança) / Mayara (filha de Simone)
MARLOS CRUZ – Carlito (jovem noivo de Karmita)
PABLO MORAIS – Jonathan James (marido de Bárbara Ellen, morre no início)
ROBERTO BIRINDELLI – Willy Bob (primo de Natan)
ROSANA VIEGAS – Pulquéria (amiga carola de Damáris)
SÁVIO MOLL – Tavares (marido de Pulquéria) 
TATO GABUS – Franklin Cardoso (pai de Caio, morre durante seu casamento com Lara Keller)
TERTULINA ALVES – Gertrudes (amiga carola de Damáris)
TIAGO MARTELLI – Sininho (cabeleireiro no salão de Tio Lili)
VÂNIA LOVE – Mulher Saputá
XUXA LOPES – Bluma Lancaster (socialite, mãe de Camila)
Exibição: 29 de Abril à 02 de Novembro de 2013
Capítulos: 160




Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Trilha Sonora Eterna – O Espigão (1974)

          A   clássica e complexa novela O Espigão , do autor Dias Gomes , comemorou seus 50   anos com a chegada ao Globoplay no último dia 08, e o e10blog , que   é claro,    está acompanhando a novela na plataforma, já está   apaixonado pela história, seus personagens e hipnotizado pela bela trilha sonora nacional   que vai   ser dissecada nesse post.           O Espigão , que em sua estrutura girava em torno da desumanização da cidade, de como o progresso descontrolado poderia esmagar o homem,   com avanço acelerado  e predatório da  imobiliária  sobre o meio ambiente é protagonizada  por  nomes como  Milton Moraes, Betty Faria , Vanda Lacerda, Susana Vieira  entre  outros. Palavras como “ ecossistema ”, “ ecologia ”  e “ espigão ”, que virou sinônimo de prédios altos  como “arranha-céus”, e assuntos como inseminação artificial e bebê  de proveta, entraram para o vocabulário popular ao serem discutidas na trama. Na época,  a Ecologia era discutida apenas  nos meios acadêmico